Escola Básica

Projeto EcoEscolha da Escola completa quatro anos | | URI Câmpus de Erechim

Projeto EcoEscolha da Escola completa quatro anos

08/11/2019 - 793 exibições

Tudo iniciou em setembro de 2015. A partir do Projeto “Escola Comunicadora”, promovido pela Rádio Cultura e pelo Garra Pré-Vestibular, de Erechim, a Escola de Educação Básica da URI buscou sensibilizar os jovens e aliar o conhecimento e prática a partir de ações simples que podem mudar a rotina da sociedade.
Assim, surgiu o “Grupo EcoEscolha”, uma oportunidade de mudança de comportamentos a partir da redução, separação adequada e reaproveitamento do lixo. O grupo contou, no início, com os ex-alunos Ana Laura Giaretta, Anna Bárbara Leal Marcolin, Gustavo Cavaletti, Iasmin Tomelero, Milena Molina, Laura Radaelli e Liege Baggio Boroski. O projeto foi promovido, na época, pelo programa "Mandou Bem!", da Rádio Cultura, com o objetivo de incentivar os jovens a se envolverem com questões voluntárias. E essas atividades persistiram. O EcoEscolha continuou ativo, engajado em causas ambientais. As sementes plantadas brotaram e frutificaram.
Este ano de 2019 foi marcado por muitas atividades, dentre elas, a realização da horta ecológica. Foram plantadas aproximadamente 100 mudas, entre alface, tomate, pimentão, brócolis e couve. Tudo seguindo os princípios da agroecologia, permacultura e agricultura sintrópica, aproveitando ao máximo os recursos do próprio local (composto da composteira, restos de roçadas, galhos e serrapilheira da floresta).
De acordo com o professor de Biologia e Diretor da Escola, Alan Bresolin, 'nenhum aditivo ou agroquímico externo foi utilizado. Muitos dos tomateiros brotaram espontaneamente de sementes que já estavam na terra retirada da composteira. Agora, entrando no período de primavera e verão, é muito provável que brotem as sementes de abóbora, melancia e até de melão', apontou o professor. Ele apontou também a importância dos microorganismos do solo e utilização de adubação natural como é observado nas hifas e micorrizas da horta do Espaço EcoEscolha.
Vários professores estão engajados neste projeto: Alan Bresolin, Sílvia Vendruscolo Milesi, Abel Vargas, Cleide Zanella Schuchmann, os quais dedicam um pouco do seu tempo junto ao Projeto e ao grupo. Muitas são as ideias desenvolvidas em prol do cuidado com o meio ambiente. Preocupados com a geração de lixo plástico, um grupo de alunos do terceiro ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica da URI vai deixar um legado importante para a Universidade.
O Ecoescolha também participa de outras iniciativas como a arrecadação de papel, em parceria com a AGPAR (Associação Grupo de Professores e Amigos dos Recicladores); recolhimento de caixas de leite – devidamente limpas e cortadas, para o projeto BRASIL SEM FRESTAS.