URI Erechim

Notícias Gerais

Equipe URI Baja Team tem bom desempenho na Etapa Sul | | URI Câmpus de Erechim

Equipe URI Baja Team tem bom desempenho na Etapa Sul

20/11/2019 - 1050 exibições
   

Nos dias 15, 16 e 17 de novembro, a equipe do Projeto Baja da URI Erechim participou da 17ª Competição Baja SAE – Etapa Sul, em Caxias do Sul, no câmpus da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Equipes dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná trocaram experiências e apresentaram seus protótipos off-road em uma competição cheia de emoção e surpresas.
A representação da URI, que conta com participantes dos cursos de Engenharias Mecânica, Elétrica e de Produção, acabou a competição em 18º lugar entre as 27 equipes participantes. Mas no prime de largada chegou em 12º lugar e no quesito aceleração acabou ficando em 4º lugar. O desempenho acabou motivando a equipe para buscar uma melhor colocação na competição do ano que vem.
Cada equipe passou por uma série de provas que avaliaram os mais diversos requisitos relacionados ao protótipo baja, desenvolvido por cada uma. Entre as avaliações, a apresentação do projeto desenvolvido pela equipe para uma banca formada por juízes da Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, que fizeram apontamentos e comentários relativos ao planejamento e execução do projeto.
A equipe também passou por inspeções de segurança no carro, provas dinâmicas, super prime e o aguardado enduro, um circuito com obstáculos que põem à prova a resistência dos protótipos desenvolvidos.
Esta é a primeira competição do URI Baja Team, que consiste em uma nova formulação da equipe do Projeto Baja da URI Erechim, sendo que sua última participação na competição ocorreu em 2012. Ao final do evento, os componentes da equipe destacaram o grande aprendizado proporcionado pela competição, onde houve intensa troca de ideias tanto com outras equipes quanto com juízes, engenheiros e comissários da competição.
Para o próximo ano, a equipe tem ótimas perspectivas em relação ao novo protótipo. “A participação na competição serviu para nos motivar ainda mais na busca de nossos objetivos e nos ajudou a entender de uma forma mais clara como ela funciona. Nela foi possível adquirir alguma experiência que nos faltava e que com certeza irá ajudar muito no desenvolvimento do novo protótipo para o próximo ano, onde esperamos figurar entre as 10 melhores equipes da competição. Apesar de alguns imprevistos, o desempenho do nosso carro superou todas as nossas expectativas, apresentando diversos pontos fortes. Isso nos dá ainda mais confiança para 2020, pois acreditamos que com alguns pequenos ajustes podemos desenvolver um novo protótipo capaz de competir em igualdade com as equipes mais tradicionais”, ressalta o capitão da equipe, o acadêmico de Engenharia Mecânica, Diógenes Dal Magro.
A equipe também destaca a importância dos patrocinadores na realização do projeto: “O auxílio de diversas empresas da cidade foi fundamental para que conseguíssemos executar o projeto e termos resultados positivos em relação ao nosso carro. Para o próximo ano pretendemos estreitar essa parceria e obter resultados ainda melhores”, salienta o professor orientador do projeto, Oséias Esmelindro.
Além do Coordenador da equipe, professor Oseias Esmelindro, e o capitão Diógenes Dal Magro, a equipe contou, ainda, com os seguintes participantes: Renata Rech de Souza, Nicole Rosset, Poliane Flávia Picolo Czapela, Joao Luiz Rizzatti, Anderson Luis Slaviero, Cristiano Rodrigues da Silva, Igor Giacobbo Troitinho, Lucas Marmentini e Gabriel Salcher.

 

Ver mais notícias