Curso de Medicina desenvolve atividade com a Universidade Sem Limites | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Medicina desenvolve atividade com a Universidade Sem Limites

21/11/2019 - 497 exibições

O que era feito por nossos pais para cuidar de nossa saúde em nossa infância foi o tema de um encontro com as senhoras participantes do Projeto Universidades Sem Limites. A atividade foi desenvolvida pela Coordenadora Acadêmica do Curso de Medicina da URI, Professora Miriam Salete Wilk Wisniewski, acompanhada por um grupo de acadêmicas do Curso.
Com muito carinho, as senhoras rememoraram os cuidados dispensados pelos pais e familiares quando adoeciam, os chás e xaropes preparados com esmero, as canjas, cataplasmas, unguentos para amenizar as tosses, as dores e o adoecimento na infância. Conforme relatou uma participante, “a nossa saúde, na infância, era cuidada pelos nossos pais de acordo com o que sabiam por experiência e o que existia na época”. Conhecimento que foi reproduzido no cuidado aos filhos e netos.
As senhoras lembraram que “antigamente, os médicos eram de família” e muitos faziam o atendimento na própria residência e somente os casos mais graves eram encaminhados para o hospital.
Este encontro possibilitou que as acadêmicas do Curso de Medicina tivessem contato com o saber popular que tem sido transmitido de mães para filhas há gerações e que, muitas práticas, continuam sendo reproduzidas ainda hoje.