Enfermagem realiza visita técnica | | URI Câmpus de Erechim

Enfermagem realiza visita técnica

21/11/2019 - 732 exibições

Acadêmicos do Curso de Enfermagem da URI (turma 2018) realizaram na quarta-feira, 20, uma visita técnica à Comunidade Terapêutica Guerreiros da Luz, uma instituição extra-hospitalar, no interior de Erechim. A visita, que foi acompanhada pela professora Daniela Lasari De Cesaro, permitiu conhecer todos os setores e as atividades desenvolvidas.
Os alunos também realizaram verificação de sinais vitais e orientações gerais de saúde com os internos. Além de conhecer a estrutura física e a partir da fala dos responsáveis da unidade visitada, foram realizadas análises críticas quanto às experiências vivenciadas bem como a relação do conteúdo teórico/prático das disciplinas de Psiquiatria e Saúde Mental.
A Comunidade Terapêutica é uma residência transitória que realiza acolhimento e garante o cuidado de qualidade ao usuário com uso abusivo e/ou dependência de substâncias psicoativas, contratualizadas com o poder público ou não, em regime voluntário, com a permanência de até 12 (doze) meses, como componente da Rede de Atenção Psicossocial no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Segundo a professora Daniela, as visitas ou viagens de estudo realizadas pelo Curso de Enfermagem são atividades de fundamental relevância para o desenvolvimento dos conhecimentos trabalhados em sala de aula, bem como a sua contextualização e compreensão, correlacionando os conceitos teóricos às vivências das visitas técnicas. Momentos como este são de extrema importância, pois oportunizam aos discentes o conhecimento dos vários serviços vinculados à rede de atendimento, diferentes realidades, novas abordagens e manejos.
Além disso, diz a professora, “o foco da Enfermagem é o cuidado e no âmbito da saúde mental e para que este aconteça faz-se necessário que todos, órgãos públicos ou privados, ligados direta ou indiretamente, façam a sua parte e estejam dispostos a ajudar, partilhar saberes, momentos de escuta, de apoio, podendo cuidar com os olhos do coração e da alma com o intuito de lidar com a história que transformou a psiquiatria e os que sofrem mentalmente, considerar que o cuidado perpassa pelo cotidiano de suas vidas, no reconhecimento das diferenças que pautam “o novo olhar e o cuidado” com os portadores de transtorno mental”.