Curso de Direito realiza Estudo de Caso Simulado de Direito Financeiro | | URI Câmpus de Erechim

Curso de Direito realiza Estudo de Caso Simulado de Direito Financeiro

25/11/2019 - 954 exibições

Com objetivo de integrar novas metodologias no ensino, os acadêmicos do Curso de Direito da URI (oitavo semestre – diurno e noturno), realizaram uma atividade desenvolvida dentro da disciplina de Direito Financeiro, chamada de Estudos de Casos Simulados.
Dentro dos conteúdos propostos na ementa da matéria, foi apresentado situações-limites aos alunos, envolvendo impasses concretos referentes a políticas públicas que existem no quotidiano das pessoas que envolvem o direito financeiro.
A atividade contou com a participação dos acadêmicos dos cursos de Administração (matérias de Gestão Pública (8º semestre) e Direito Empresa (2º semestre) e Direito, aprimorando, assim, a interdisciplinaridade entre as matérias e cursos ofertados na Universidade.
Os alunos foram divididos em grupos e através do estudo das funções básicas das profissões jurídicas (advocacia privada, advocacia pública, ministério público e magistratura), houve a ampliação na discussão dos temas sobre a Necessidade Pública, Receita e Despesa Pública, Orçamento Público, Escolhas Trágicas, Colisão de Normas e Princípios, entre outros.
Segundo o Professor Doutorando Rafael Sottili Testa, “os Estudos de Casos são trabalhados para que o aluno possa de fato vislumbrar os assuntos estudados até o momento. O Direito em situações-limites é um dos objetivos deste trabalho de pesquisa acadêmica, correlacionando as matérias e interagindo, desta forma, com o mundo real na busca pela informação metodológica da pesquisa”.
Os coordenadores de Direito, Professor José Plínio Rigotti, e de Administração, Professor Darci Kuiawinski, enfatizam que os objetivos propostos de interdisciplinaridade contribuem no processo de crescimento acadêmico. Ambos destacam que a busca pelas propostas que inserem os acadêmicos nos assuntos cotidianos, aliando a teoria com a prática, fortalecem cada vez mais os futuros profissionais que a Universidade prepara para a sociedade.
Os dois temas trabalhados foram a Reforma do Presídio e o Fornecimento de Medicamentos. A construção argumentativa dos acadêmicos inter-relacionadas com o Direito Financeiro, aprimorou a discussão de cada caso sobre os conflitos existentes ou não entre as leis, os princípios, os interesses individuais, sociais e coletivos.