Pós-Graduação

Doutorandas em Engenharia de Alimentos realizam missões de estudo na UFRJ | | URI Câmpus de Erechim

Doutorandas em Engenharia de Alimentos realizam missões de estudo na UFRJ

25/11/2019 - 1807 exibições

As discentes do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos da URI Erechim, Bruna Maria Saorin Puton, Karine Dalla Costa, Patrícia Fonseca Duarte e Roberta Cristina de Souza, realizaram, no período de setembro a outubro, missões de estudo na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A iniciativa fez parte do Projeto de Cooperação Acadêmica PROCAD (Programa Nacional de Cooperação Acadêmica) da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que prioriza a bioprodução, purificação, imobilização e aplicação de enzimas em reações de interesse industrial.
As atividades das missões de estudo foram desenvolvidas em vários laboratórios do Câmpus de Macaé. No Laboratório do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), tiveram a supervisão da Professora Michelle Frazão Muzitano. No Centro de Ciências e Saúde/Laboratório de Produtos Naturais e Ensaios Biológicos (LaProNEB) e no Laboratório de Hemostasia Experimental (LabHEx), tiveram a supervisão dos Professores Ivana Correa Ramos Leal, Naomi Kato Simas e Plínio Cunha Sathler, e no Instituto de Química/Grupo de Biocatálise e Síntese Orgânica (Boss Group), a supervisão foi do Professor Rodrigo Octavio Mendonça Alves de Souza.
As discentes relatam que estas experiências são de grande importância para a formação profissional, agregando resultados às teses de doutorado, adquirindo novos conhecimentos de análises e técnicas laboratoriais. Acrescentam, ainda, que a conexão com novos grupos de pesquisas e a vivência em outra universidade são enriquecedoras, pois promovem crescimento profissional e pessoal.