Cursos superiores EAD se consolidam na preferência de estudantes de todo o Brasil | | URI Câmpus de Erechim

05/07/2021 - 308 exibições

Cursos EAD e semipresenciais vêm se consolidando dentro do cenário da educação brasileira. Segundo pesquisa realizada pela Educa Insights, denominada “Coronavírus e Educação Superior: o que pensam os alunos”, 38% dos potenciais estudantes entrevistados têm interesse em ingressar na faculdade em 2021. Desses, 46% afirmaram que escolheriam um curso EAD.

A pesquisa foi realizada em parceria com a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) e entrevistou 1.024 potenciais alunos, entre homens e mulheres de todas as classes sociais, de 17 a 50 anos, com interesse de fazer um curso de graduação presencial ou EAD nos próximos 18 meses.

Para a Coordenadora Institucional do Ensino a Distância da URI, Manoelle Silveira Duarte, o ensino remoto, utilizado em caráter de emergência durante a Pandemia, instaurada pelo coronavírus e o ensino a distância possuem abordagens e metodologias diferentes. “Contudo, alguns aspectos desta experiência, como flexibilidade, necessidade de protagonismo na aprendizagem, utilização de ambientes virtuais de aprendizagem, de recursos mais dinâmicos e interativos, permitiu a adaptação ao formato de aulas mediadas por novas tecnologias. Certamente, isso irá despertar o interesse pela modalidade a distância”.

O crescimento do EAD já acontece há bastante tempo. Só em 2019, houve um aumento de 21,7% nas matrículas em cursos EAD, principalmente na rede privada de ensino. Os dados são da edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil 2021, produzido pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior do Brasil (Semesp).

Na Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões (URI) são ofertados mais de 20 cursos, entre EAD e semipresenciais, como Administração, Pedagogia, Gestão de Agronegócios, Ciências Contábeis, Biomedicina, Estética e Cosmética, entre outros. “Anualmente, a URI está aumentando o portfólio possibilitando, assim, novas áreas de formação para quem deseja ingressar na URI”, afirma a Coordenadora.

Dentre os diferenciais de quem escolhe fazer uma graduação EAD na URI está o acesso a uma ampla biblioteca virtual e suporte dos professores e colegas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). É nesse espaço on-line em que o estudante tem acesso aos livros, infográficos, vídeos, exercícios e demais materiais necessários para o estudo. Para ter acesso a esse material, basta estar conectado à internet, pelo computador, tablet ou até mesmo smartphone.

As provas, entretanto, ocorrem no câmpus escolhido pelo estudante no momento da matrícula. Quem faz a graduação EAD ou semipresencial na URI ainda consegue economizar em deslocamentos e alimentação.

Outro ponto que atrai cada vez mais estudantes para os cursos EAD é o fato de não haver diferença entre os diplomas do presencial e do ensino a distância, garantindo a quem se forma as mesmas chances no mercado de trabalho. Quem conclui a graduação no EAD da URI tem, ainda, a vantagem de ter o diploma de uma instituição reconhecida em todo o Rio Grande do Sul pela qualidade de ensino.

Formas de ingresso no EAD da URI

Vestibular Online: composto por uma redação que o candidato faz pelo computador, sem a necessidade de sair de casa. Quem for aprovado tem desconto de 80% na primeira mensalidade e uma bolsa de 20% no restante do curso.

Nota do ENEM: basta o candidato ter feito mais de 200 pontos no exame, que entra na graduação sem precisar fazer o vestibular, e ainda com a chance de ganhar uma bolsa de até 100%, dependendo da nota obtida na prova.

2ª graduação e Egressos: pode entrar usando o diploma, também sem a necessidade de processo seletivo, e ganha 80% de desconto na primeira mensalidade e bolsa de até 45% no restante do semestre.

Transferência: aqueles que transferirem o curso de outra instituição de ensino para o EAD da URI também terão desconto de 80% na primeira mensalidade e bolsa de 40% no ano.

Para fazer a inscrição e saber mais detalhes sobre cada curso, basta acessar o site ead.uri.br.