Medicina Veterinária mostra resultados de avaliação em projeto com Colégio Agrícola | | URI Câmpus de Erechim

16/07/2021 - 585 exibições

O Curso de Medicina Veterinária da URI realizou uma pesquisa de avaliação de diferentes manejos de bovinos de leite, analisando o perfil bioquímico de sangue e urina, bem como a área microbiológica do leite. Os resultados do trabalho foram apresentados para alunos e professores do Colégio Agrícola Ângelo Emílio Grando de Erechim, produtores de leite e familiares dos alunos que participaram do projeto, além de professores do próprio Curso de Medicina Veterinária.

A apresentação aconteceu na quarta-feira, 14, onde foram mostrados os resultados do trabalho de pesquisa referente à curricularização da extensão, vinculada à disciplina de Projeto Integrador III A, do Curso de Medicina Veterinária, ministrada pelos professores Rogério Cansian e Geciane Backes.

Os temas abordados pela pesquisa foram: Manejo de Alta e Baixa Tecnologia de Produção de Leite; Vacas em Lactação Sadias e com Mastite; Manejo a Pasto e Confinado; Manejo Confinado Free Stall e Compost Barn; Vacas em Início e Final de Lactação; e Vacas Primíparas e Multíparas. Em cada um destes manejos foram apresentados resultados da avaliação bioquímica de sangue, urinálise e microbiológica de urina e leite.

Segundo os professores, o perfil bioquímico do sangue permite observar o estado clínico de um animal, bem como seu equilíbrio nutricional, condição imunológica, acompanhamento de tratamentos e prognósticos.

A urinálise fornece informações sobre o funcionamento do sistema urinário, sendo composta por determinação da cor, odor, aspecto, densidade e pH. Este é simples, barato, que trás informações importantes para o diagnóstico de diversas doenças.

As análises microbiológicas do leite são importantes para a avaliação da qualidade do produto e sanidade do animal, principalmente a mastite, enquanto que a análise microbiológica da urina permite identificar possíveis microrganismos causadores de infecção urinária.