As lições que ficaram da Integrafisio | | URI Câmpus de Erechim

As lições que ficaram da Integrafisio

04/01/2022 - 702 exibições

A XI Integrafisio, realizada pelo Curso de Fisioterapia da URI, através da turma 2018, gerou importantes conhecimentos e que vieram contribuir sobremaneira para esta carreira profissional. Foram várias vivências e contato com profissionais renomados para aprimoramento pessoal e profissional.

Segundo a aluna Júlia Basso, do 6º semestre, “o Integrafisio foi uma excelente oportunidade para que nós, estudantes, pudessem se integrar em diversas áreas da fisioterapia, abrindo portas, nos aproximando da prática e do cotidiano do fisioterapeuta, somando conhecimento e acrescentando muito em nossa vida acadêmica e, futuramente, profissional”.

Para a coordenadora do Curso de Fisioterapia, professora Janesca Mansur Guedes, “foi emocionante ter um primeiro evento presencial, depois de mais de vinte meses com palestras à distância. O Curso de Fisioterapia é uma área da ciências da saúde que precisa do toque, da presença, do contato com o paciente para uma boa reabilitação, e nesse evento, por meio dos minicursos, foi proporcionado aos nossos estudantes esta vivência com qualidade e com todo o respeito às normas de segurança em relação ao COVID-19”.

Segundo Camile Madalozzo, que realizou o minicurso sobre a atuação da Fisioterapia no paciente pediátrico, “o evento Integrafisio proporcionou aos alunos vivenciar e experimentar diferentes áreas de atuação do profissional fisioterapeuta, alinhando a teoria com a prática, desenvolvendo o conhecimento e contribuindo para a formação acadêmica. Oportunidades como esta desenvolvem habilidades específicas, preparando o futuro profissional para o mercado de trabalho”.

A única atividade remota foi a conferência com o Fisioterapeuta da Equipe de Judô da SOGIPA, de Porto Alegre, Daniel Carrasco, que falou dos novos conceitos sobre Recovery: Experiência Olímpica.

Os outros dias foram reservados para a realização de diversos minicursos, todos de forma presencial, englobando diferentes áreas e temas da Fisioterapia: avaliação postural: quando, como e porquê; uma abordagem através da racionalidade científica (Jonas Fernando Magnabosco); abordagem da fisioterapia respiratória e vestibular no pós-Covid-19 (Nedi Macagnin); treinamento funcional (Felipe Freitas Araújo e Carlos Henrique Tochetto); drenagem linfática manual (Mírian Taís Trevisan); estratégias de reforço do complexo póstero lateral do quadril (Alexandre Marek); primeiros socorros (Bruna Lis Briani); facilitação neuromuscular proprioceptiva (FNP) (Márcia Bairros de Castro); abordagem osteopática nas disfunções do diafragma (Petrônio Delgado e Raquel Presotto); e pilates kids (Vanessa Dembinski).