Mesmo em férias, tem andamento projeto entre a Randon Triel HT e URI Erechim | | URI Câmpus de Erechim

Mesmo em férias, tem andamento projeto entre a Randon Triel HT e URI Erechim

04/02/2022 - 704 exibições

A RANDON TRIEL HT e a URI ERECHIM entregaram, nesta quinta-feira, 03, kits do projeto “Formação Cidadã” ampliando, assim, a identidade visual do projeto. Entre os materiais, as crianças receberam itens como camiseta, boné e squeeze, além de uma máscara de proteção como forma de incentivo à proteção e prevenção contra a disseminação do novo coronavírus.

Para a Consultora de Pessoas e Cultura da Randon Triel-HT, Rafaela Cadore, o projeto “Formação Cidadã” promove a formação humana das crianças, filhos de colaboradores da empresa RANDON TRIEL HT, contribuindo, assim, com um processo socioeducativo transformador do indivíduo e promovendo o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos.

Todos os participantes do projeto participam de oficinas que visam desenvolver competências e habilidades e a percepção do seu próprio valor. Oficinas como a de Judô, com o Professor Pedro Henrique Baidek, da Escola de Educação Básica da URI Erechim e da Seleção Brasileira de Judô para Todos. Pedro ressaltou a importância da disciplina e do respeito pelas pessoas visando alcançar o sucesso no esporte e na vida.

Por meio das oficinas, quer seja nos Laboratórios de Informática, na Praça da Cultura ou no Ginásio de Esportes, são apresentadas temáticas envolventes, fundamentais para um Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ). Entre eles, a inclusão de temas educativos, orientados pelo Programa de Educação aos Valores Olímpicos (OVEP), criado pelo Comité Olímpico Internacional. Além disso, comportamentos positivos, atitudes, competências, valores e habilidades para a vida (life skills) são componentes essenciais do DPJ colaborando com crianças e jovens em desafios da vida diária.
Exemplos de Habilidades para a Vida incluem: respeito, liderança, gestão de tempo, controle emocional, disciplina, honestidade, trabalho em equipe, entre outras. Quando estas são aplicadas somente no contexto esportivo, são identificadas como habilidades esportivas. Contudo, quando são transferidas para contextos além do esporte, como casa, escola e comunidade, tornam-se Habilidades para a Vida.

Para os Professores José Luis “Nino” Dalla Costa, do Curso de Educação Física, e Jorge Reppold Marinho, do Curso de Ciências Biológicas, “o projeto promove ações de formação humana por meio de oficinas de atividades esportivas, culturais, educação ambiental, matemática, nutrição e psicologia, voltadas para crianças e jovens com idade entre 06 e 11 anos, contribuindo, assim, com um processo socioeducativo transformador do indivíduo e, ainda, promove e estimula o desenvolvimento sustentável da comunidade onde estão inseridos, integrando empresa e Universidade”.

Os acadêmicos integrantes do projeto e responsáveis pelo desenvolvimento das oficinas educacionais e esportivas são Cailane da Cruz Beatrici, Diogo Augusto Dallazen e Larissa Tressi.