Além de ensinar, professor deve também encantar seus alunos | | URI Câmpus de Erechim

Além de ensinar, professor deve também encantar seus alunos

11/02/2022 - 481 exibições

Oitocentos professores da rede municipal de 30 municípios da região participaram nesta quinta-feira, 10, no Salão de Eventos da URI, de um encontro de formação proporcionado pela Universidade.

Foi um marco importante tanto para a URI Erechim e também para os professores. Conforme o Diretor Acadêmico do Câmpus, professor Adilson Luís Stankiewicz, “esse encontro é uma forma de passarmos uma energia positiva para que todos possam iniciar o período letivo levando o que é de melhor a todos os alunos das escolas municipais. E a URI preparou esse encontro com este objetivo e estará sempre disponível para essas parcerias”, frisou o Diretor.

O início do encontro de educadores contou com a presença do conferencista Jorge Trevisol, que tem dedicado boa parte de sua vida profissional na formação de professores e dirigentes escolares, inclusive através da música. “Passamos e ainda estamos vivendo a pandemia e precisamos entender que devemos, antes de tudo, ter um coração mais puro, pois estamos todos no mesmo patamar”, disse o palestrante.

Segundo Trevisol, com a pandemia, todo mundo morreu um pouco. “Agora entendemos que não podemos controlar tudo, pois fomos obrigados a nos relacionar com o invisível, ou seja, o vírus. Agora entendemos também que materializamos demais o nosso mundo e que é possível viver com muito menos do que temos”.

Então, frisou o palestrante, chegou a hora de repassarmos uma energia boa para a escola, enfrentando um novo ciclo a partir deste ano. “Todos os educadores devem compreender que crescemos também nessa área, mas também precisamos entender que devemos crescer todos os dias, não apenas através do estudo”, analisou. “Isso quer dizer que devemos desmaterializar a escola, valorizando cada vez mais o carinho e o encantamento que são características marcantes na vida de um jovem estudante”, destacou.

A formação promovida pela Universidade contou, ainda, com várias oficinas: educação infantil, com Catia Francziak Zambonato; ensino religioso, com Cleci Luís Lovera; ensino da matemática, com Daniela Schiffl; ensino das ciências humanas, com Sônia Cima; ensino das ciências da natureza, com Sônia Zakrzevski; e ensino das linguagens, com Mariele Zawierucka Bressan.

A repercussão entre os professores foi extremamente positiva. Segundo a professora Roseli Maria Vendrusculo, de Severiano de Almeida, “a formação oferecida pela URI tem muito a contribuir para o início do ano letivo. A palestra com Jorge Trevisol deu um ânimo extra para todos nós e as oficinas realizadas à tarde, como a de Matemática, da qual participei, também contribuíram para que possamos desenvolver o nosso trabalho com muito mais qualidade durante o ano”.

A formação promovida pela URI Erechim, foi organizada pela área comercial do câmpus, coordenada pelo professor Gilberto Pereira. “Acredito que os professores e as escolas entenderam e aceitaram o nosso convite de forma muito positiva, pois todos compreenderam que este é um momento importante de toda educação regional. Então, nos resta agradecer aos educadores por aceitarem o nosso convite e compartilharem conosco conhecimentos que serão muito importantes para o crescimento de todos os alunos do ensino fundamental da nossa região”.