Professora do Curso de Enfermagem conclui pós-doutorado em epidemiologia | | URI Câmpus de Erechim

Professora do Curso de Enfermagem conclui pós-doutorado em epidemiologia

21/02/2022 - 850 exibições

A professora Marciane Kessler, do Curso de Enfermagem da URI Erechim, concluiu o pós-doutorado em epidemiologia na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), dentro do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, na área de concentração “epidemiologia dos serviços de saúde” e na linha de pesquisa “acesso e utilização de serviços de saúde”.

Marciane, que teve como orientadoras as professoras Elaine Tomasi e Elaine Thumé, já havia desenvolvido seu doutorado na mesma Universidade, mas na área de Ciências do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

A pesquisa desenvolvida pela professora teve como objetivo identificar a prevalência de não recebimento de visita domiciliar por Agente Comunitário de Saúde (ACS), a qualidade da visita domiciliar do ACS e os fatores associados. Este estudo foi realizado com 38.865 equipes e 140.444 usuários em todo o território nacional, que participaram da avaliação externa do último ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade (PMAQ) da Atenção Básica, que ocorreu em 2017/2018.

A pesquisa mostrou que a cada 100 usuários da atenção básica entrevistados, 19 não recebiam a visita domiciliar do ACS, seja por desconhecimento ou por não encontrar ninguém em casa.

A probabilidade das pessoas receberem visita domiciliar foi maior em regiões mais pobres como o Nordeste, entre usuários com maior idade e menor renda, com condições crônicas de saúde ou com dificuldade de locomoção, entre mulheres que relataram gravidez nos últimos dois anos e entre usuários que referiram ter filho(s) menor(es) de dois anos de idade. Estes resultados evidenciam a necessidade de aumento da cobertura de ACS no país, considerando que sua visita promove equidade em saúde.

Em relação à qualidade da visita domiciliar do ACS no Brasil, percebeu-se que a qualidade foi maior em municípios menores, entre equipes com definição da área de abrangência, que realizam monitoramento e análise dos indicadores, avaliação de satisfação do usuário e utilizam critérios de risco e vulnerabilidade para a definição do tamanho do território. Estes resultados evidenciam a importância da organização do processo de trabalho das equipes para a qualidade da visita domiciliar do ACS e seu papel na equidade em saúde.

Este e outros assuntos, como a importância da vacinação neste momento de pandemia, são evidenciados pela professora no Programa Expressão Universitária, da URI Erechim, desta segunda-feira, que vai ao ar às 21h30min, na TV Erechim, canal 526. O programa, que também terá a presença da coordenadora do Curso de Enfermagem, Angela Maria Brustolin, pode ser conferido no site uricer.edu.br a partir desse mesmo horário.