Notícias | Serviços

Comitê de Ética em Pesquisa promove encontro de formação

27/02/2015 - 20156 exibições

   



O Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) da URI Erechim, promoveu na segunda-feira, 23, um encontro com os professores e alunos da Instituição que realizam pesquisas em seres humanos. O principal objetivo da atividade, que aconteceu no Auditório da Instituição, foi apresentar, além da função do Comitê no resguardo da dignidade dos participantes da pesquisa, a metodologia de análise dos projetos de pesquisa em seres humanos e os procedimentos relativos ao cadastro dos protocolos de pesquisa na Plataforma Brasil.

A abertura do evento foi feita pelo professor Giovani Palma Bastos, pró-Reitor de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação da URI, que reiterou importância dos comitês para a pesquisa em todos os câmpus da URI e, principalmente, na defesa da dignidade dos participantes da pesquisa. Em seguida, o professor Claodomir Antonio Martinazzo, coordenador do Comitê do câmpus de Erechim, apresentou a vice-coordenadora, professora Silvane Roman, os membros do comitê presentes no evento e a secretária Cláudia Tomazelli.

Foi apresentada ao grupo a metodologia de análise dos projetos, destacando os itens importantes que devem ser observados no momento da inserção dos projetos na Plataforma Brasil, pois repercutem na análise do protocolo de pesquisa. Além disso, tomaram conhecimento sobre o fluxo do protocolo de pesquisa na Plataforma e no âmbito do CEP/CONEP (Comissão Nacional de Ética em Pesquisa) e os passos de preenchimento dos campos de informações e anexos na Plataforma Brasil.

Veja mais Notícias | Serviços

Ver todas