Notícias | Institucional

Formação de Educadores Ambientais tem novo encontro quarta-feira

18/08/2016 - 2248 exibições

   



Representantes de várias instituições da região, que fazem parte do projeto Coletivo Educador do Alto Uruguai, voltam a se reunir para tratar da gestão de resíduos sólidos. O encontro, a ter lugar na URI, vai acontecer na próxima quarta-feira, 24, quando está prevista também uma palestra sobre toxoplasmose, que está associada também à saúde ambiental. A palestra será com o médico Cláudio Silveira, de Erechim, um dos maiores pesquisadores da doença e que sido referência no assunto em todo o mundo.

No último dia 09 de agosto, o Coletivo Educador, juntamente com o Curso de Ciências Biológicas da URI, promoveu a primeira etapa do Curso de Formação de Educadores Ambientais. Participaram 130 profissionais das áreas da educação, saúde, meio ambiente e extensão rural de 32 municípios da região do Alto Uruguai Gaúcho.

Na primeira etapa aconteceram discussões sobre conservação e tratamento da água. Foram abordados os seguintes temas: bacia hidrográfica como unidade de planejamento e gestão ambiental, com o professor Vanderlei Secretti Decian/URI; bioindicadores e qualidade da água, com a professora Rozane Maria Restello/URI; avaliação da qualidade da água na região do Alto Uruguai Gaúcho, com a bióloga Cláudia Zanchett, da 11ª CRS; e proteção de recursos hídricos e tratamento da água no meio rural e nas cidades, com Claudir Luiz Alves, da Corsan, Engenheiro Químico Industrial Jean Carlos Merg e Fernanda Angonese, da EMATER Regional Erechim.

No primeiro dia da formação também foi apresentado o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e o diagnóstico inicial que está servindo de subsídio para a elaboração do Plano da Bacia Hidrográfica Apuaê-Inhandava, pelos presidentes dos Comitês de Bacia, Claudir Alves e Vanderlei Decian. O evento gerou grandes discussões sobre a qualidade da água nos municípios da região.

O curso de formação de educadores ambientais está sendo realizado em parceria com o Pelotão Ambiental de Erechim (Patram); 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE); 11ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS); Emater; Corsan; e Comitês das Bacias Hidrográficas Apuaê-Inhandava e Rio Passo Fundo.


Veja mais Notícias | Institucional

Ver todas