Perspectiva Nº 112

112 - Lingüística Letras e Artes e Ciências Humanas
V.30 - Dezembro/2006

A Articulação do Processo Avaliativo Na Educação Infantil
Vanessa Carrion Arnaldo Nogaro

Educação afrodescendente: entraves e possibilidades
Mara Rubia Bispo Orth Caroline Signor

Bachelard e Habermas: da Cientificidade e da Racionalidade na Pedagogia
Adriana Salete Loss Zorzan Idanir Ecco

A facticidade em Heidegger dos anos 20
Cezar Luís Seibt

As geotecnologias no estudo da evolução dos usos e ocupação da terra em Erebango nos anos de 1984 e 2002
Carlos Antonio da Silva Fabiana Rodighero Bustolin

A sustentabilidade ambiental em unidades de produção agrícola familiares: um estudo de caso
Mario Marin

História em cedia: breve estudo comparativo acerca da idealização do sistema penitenciário Brasileira a partir dos modelos Norte-Americano e Europeu
Humberto José da Rocha

“Moças de família”: sexualidade e família no Alto Uruguai
Sandra Da Cana

Três línguas estrangeiras na EGB3 e no Polimodal: uma experiência possível
Mara Del Carmen Carolina Julian Teresita Lugrin Laura Yolanda Wagner

Um olhar sobre o caboclo
Vejane Gaelze

A recorrência do tema “mãe-africa” na poesia africana de língua portuguesa
Donizeth Aparecido dos Santo

Revolução Feminista e representações
Lúcia Osana Zolin

Miséria e Miséria: a estética da aspereza em duas concepções de “Morte e Vida Severina”
Fabiano Tadeu Grazioli

O espaço dos espaços em Harry Potter e A pedra filosofal
Aida Teston

Professores da Leitura
Dulce M. P. de Camargo Fabio Correa da Silva

Prevalência de idealização suicida e depressão em população não-clinica de adolescentes
Vivian Roxo Borges Mônica Copati

Repercussões das relações virtuais na adolescência
Michela da Rocha Iop Ana Cristina Garcia Dias

O método de pesquisa que Freud Criou – sobre pesquisa psicanalítica na Universidade
Juliano Correa Denise Costa Hausen

Rede relacional do trabalho do psicólogo no início da vida profissional
Gialaine D. N. Orlando Rita de Cássia Gobbo Claudia Boceto Cenci

Resenhas

Lucas Leonardo Palmieri - AMORIM, Antônio César Drumond. Xixi na Cama. Belo Horizonte: Comunicação, 1985

Idanir Ecco - FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.

 

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A ARTICULAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
The articulation of the assessment process in Infantile Education


CARRION, V. L. M
NOGARO, A.

 

RESUMO: O texto “A Articulação do processo avaliativo na Educação Infantil” visa a conhecer, discutir e analisar diferentes concepções que cercam a avaliação da aprendizagem, reconhecendo sua importância como um instrumento de suporte no desenvolvimento cognitivo da criança. Esta reflexão ganha espaço por conceber a importância do processo avaliativo na construção do conhecimento, bem como sua articulação na relação ensino-aprendizagem no cotidiano escolar. Busca-se demonstrar a conexão entre a avaliação e suas implicações no processo de aprendizagem, considerando, como base de trabalho, o diálogo, a mediação e o diagnóstico. Ressalva-se o desenvolvimento da ação avaliativa na Educação Infantil como forma de acompanhamento do desenvolvimento na primeira infância, através da observação da criança, a fim de registrar situações peculiares do cotidiano para qualificar a intervenção do professor e melhorar os processos de aprendizagem do educando.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Educação Infantil.
ABSTRACT: The text “The articulation of the assessment process in Infantile Education”, aims to know, to discuss and to analyze the different conceptions that surround learning assessment, recognizing its importance as a support tool for the cognitive development of the children. This reflection gains space because it conceives the importance of the assessment process in the construction of knowledge, as well as its articulation in teaching-learning relation in the school quotidian. It tries to demonstrate the connection between assessment and its implications in the learning process, considering dialog, mediation and diagnosis as the base of the work. The development of the assessment action in the Infantile Education as an way to accompany the development in the first childhood is emphasized, through observation of the child, in order to register situations peculiar to the quotidian to qualify the intervention of the teacher and to improve the learning processes of the student.
Key words: Assessment. Learning. Infantile Education.

 

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Educação Afro-descendente: entraves e possibilidades
Afro-descendant Education: difficulties and possibilities

 


ORTH, M. R. B.
SINGOR, C.
Recebimento: 30/11/2006 - Aceite: 26/01/2007



Resumo: O artigo expõe, inicialmente, uma breve contextualização da realidade dos afro-descendente da cidade de Erechim/RS e, concomitantemente, um pequeno relato do trabalho desenvolvido no projeto Fundamentos Teórico-Metodológicos à Educação dos Afro-descendentes. Em seguida, são apresentadas definições dos termos “educação” e “afro-descendentes” com base nas idéias de autores como: Brandão, Durkheim e Libâneo. Destaca, também, a realidade educacional dos afro-descendentes no País. Enfatiza a experiência realizada na Vila União onde foi realizado um trabalho diferenciado. Outra discussão, e talvez a mais importante, diz respeito aos entraves enfrentados pelos afro-descendentes na Educação e na convivência social em geral e as possibilidades de superação. Com esses propósitos, acredita-se contribuir para que haja universalização do acesso e permanência dos afro-descendentes na Educação escolar, visando a uma sociedade democrática, justa e igualitária.
Palavras-chave: Educação Afro-descendente. Realidades. Teórico-Metodológicos.
Abstract: The text displays, initially, a brief contextualization of the reality of afro descendants in the city of Erechim/RS and, concomitantly, a small report of the work developed in the project Theoretical-Methodological Fundamentals to the Education of the Afro descendants. Then, the definitions of “education” and “afro descendants” are presented on the basis of the ideas of authors such as: Brandão, Durkheim and Libâneo. It also highlights the educational reality of the afro descendants in the country. It emphasizes the experience carried through in Vila União where a differentiated work was carried through. Another quarrel and, perhaps the most important, is related to the impediments faced by the afro descendants in education and in the social living and the possibilities of overcoming. In this sense, we believe to contribute for the universalization of the access and permanence of the afro descendants in the school education, aiming at a democratic, fair and equal society.
Key words: Afro descendant education. Realities. Theoretical-methodological.

 

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BACHELARD E HABERMAS: DA CIENTIFICIDADE E DA RACIONALIDADE NA PEDAGOGIA
Bachelard and Habermas: scientificity and rationality in pedagogy



Ecco, I.
Zorzan, A. S. L.


Faz parte da natureza da prática
docente a indagação, a busca a pesquisa.
(Paulo Freire)

RESUMO: Discutir a cientificidade da Pedagogia, considerando a crise da racionalidade instrumental, é o propósito registrado na sistematização dessa reflexão. Para tanto, inicia-se discutindo que a ciência da Educação constitui processos e concepções de saber e de racionalidade, refletindo paradigmas relacionados ao conhecimento científico. A concepção epistemológica de Bachelard fundamenta a discussão relacionada à objetividade da Pedagogia. E, nesse particular, Habermas, a partir da Racionalidade Comunicativa, confirma o sentido epistêmico e a dimensão hermenêutica da Pedagogia, enquanto ciência da Educação.
Palavras-chave: Educação. Pedagogia. Ciência. Racionalidade ­Comunicativa.

ABSTRACT: discussing the scientificity of Pedagogy, considering the crisis of the instrumental rationality, is the intention registered in the systematization of this reflection. So that, it starts discussing that the science of the education constitutes processes and conceptions of knowledge and of rationalities, reflecting paradigms related to the scientific knowledge. The epistemologic conception of Bachelard bases the quarrel related to the objetivity of the Pedagogy. And, in this particular, Habermas, from the Comunicative Rationality, confirms the epistemic direction and the hermeneutic dimension of the Pedagogy, while science of the education.
Key Words: Education. Pedagogy. Science. Communicative. Rationality.

 

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A facticidade em Heidegger dos anos 20
Facticity in Heidegger in the twenties



Seibt, C. L.
 


Resumo: O caminho de Heidegger é sempre um exercício de pensamento. Seu esforço, desde muito cedo, vai concentrar-se na busca da vida efetiva, marcada pela historicidade e finitude. Buscaremos mostrar alguns dos elementos que estão sendo gradativamente gestados durante os anos vinte, e que irão despontar de forma mais sistemática na grande obra Ser e Tempo, de 1927, na qual o esclarecimento do sentido do ser será o objetivo final. Destacar-se-á no pensamento de Heidegger sempre um jogo duplo no qual convivem o manifestar e o ocultar, o descobrir e encobrir. E o método adequado para lidar com esse jogo do ocultar e manifestar é a fenomenologia her­menêutica. Esta deverá, por sua vez, tornar visível o modo como o Dasein é no seu cotidiano, mostrando que aí acontece um encobrimento, na medida em que ele esquece o seu modo próprio de ser, bloqueando o acesso aos fenômenos originários.
Palavras-chave: Dasein. Facticidade. Ser-no-mundo.Finitude. Ontologia.

Abstract: Heidegger’s way is always an exercise of thought. His effort, since his early times, will always concentrate on the search for effective life, marked by historicity and finiteness. We will try to show some of the elements that are being gradually bred during the twenties and that will arise in a more systematical way in his great work Being and Time, 1927, in which the clearance ofthe meaning of being is the final target. In Heidegger’s thought a double game will always stand out where the revealing and the hiding, the discovering and the covering live together. And the proper method to deal with this game of hiding and revealing is the hermeneutic phenomenology. This must then make clear the way Dasein is daily, showing that a covering occurs, while he forgets his own way of being, blocking the access to the original phenomena.
Key Words: Dasein. Facticity. Being-in-the-world. Finiteness. Ontology.


 

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AS GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DOS USOS E OCUPAÇÃO DA TERRA EM EREBANGO/RS NOS ANOS DE 1984 E 2002

Geotecnologies in the study of the evolution of the uses and occupation of the land in Erebango/rs in the years of 1984 and 2002


SILVA, C.A.
BRUSTOLIN, F. R.



RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal fazer uma análise comparativa dos usos da terra no município de Erebango/RS, nos anos de 1984 e 2002. Para tanto, utilizou-se a base cartográfica em escala 1:50 000. A preparação da base e georreferenciamento das imagens de satélite do município de Erebango, através das cartas topográficas ( SG.22-Y-D-IV-3/ SG.22-Y-D-IV-4/ SG-22-D-IV-1) da Diretoria de Serviço Geográfico (DSG de 1975) e da Divisão Político-Administrativa do Estado do Rio Grande do Sul, que constitui o Município aqui evidenciado e sua respectiva planta, baseando-se em dados oficiais da Secretaria Estadual da Agricultura/RS. A classificação automatizada dos usos da terra: esta etapa constitui-se na identificação e diferenciação de coberturas da terra pelo padrão de resposta espectral. Nessa classificação, definiram-se as assinaturas espectrais das categorias de uso conhecidas. Obtiveram-se os mapas de usos da terra do município de Erebango dos anos de 1984 e 2002 onde pode-se observar, com a devida análise, que ocorreram mudanças durante esse período. A pesquisa também evidencia a importância do uso de geotecnologias no auxílio à prática do desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Erebango. Usos da terra. Geoprocessamento.
ABSTRACT: The present work has as its main objective to do a comparative analysis of the uses of the land in the municipal of Erebango/RS in the years of 1984 and 2002. For so much the cartographic base was used in scale 1:50 000. The preparation of the base and georreferencing of the images of satellite of the municipal of Erebango, through the topographical maps (SG.22-Y-D-IV-3 / SG.22-Y-D-IV-4 / SG-22-D-IV-1) of the Management of Geographical Service (DSG 1975) and of the Administrative Political Division of the state of Rio Grande do Sul that constitutes the municipal here evidenced and its respective plant basing on having given officials of the Agriculture State Secretary /RS. The automated classification of the uses of the land; this stage is constituted in the identification and differentiation of coverings of the land by the pattern of ghastly answer. In that classification was defined the ghastly signatures of the use acquaintances’ categories. It was obtained the maps of uses of the land of the municipal of Erebango of the years of 1984 and 2002 where it can be observed with the due analysis that happened changes during this period. The research also evidences the importance of the geotecnologias use in the aid practical of the maintainable development.
Key Words: Erebango. Land cover. Geoprocesssing.

 

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A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM UNIDADES DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO
Environmental sustainability in familiar agricultural units of production


MARIN, M. Z.


 

RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar as transformações do espaço agrário contemporâneo e seus reflexos para a agricultura familiar, e a sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, buscou-se analisar as diferentes formas de exploração do espaço agrário do município de Nova Palma, situado na Região Central do Rio Grande do Sul, cujas unidades de produção agrícolas são predominantemente familiares, através da análise da sustentabilidade ambiental nas distintas zonas agroecológicas do município. Para realizar a análise da sustentabilidade ambiental, verificou-se o custo entrópico no processo produtivo em diferentes sistemas de produção de Nova Palma-RS.
Palavras-chave: Agricultura Familiar. Sustentabilidade Ambiental. Zonas Agroecológicas.
ABSTRACT: This article aims to analyze the transformation of contempo­raneous agricultural space and its reflexes for familiar agriculture and environmental sustainability. Different forms of exploration were performed regarding the agricultural space in the town of Nova Palma, placed in the central region of the state of Rio Grande do Sul, whose units of agricultural production are predominantly familiar, through the analysis of environmental sustainability in the distinct agri-ecological areas of the town. To perform the analysis of the environmental sustainability, the entropic cost in the productive process in different production systems of Nova Palma were verified.
Key Words: Familiar Agriculture. Environmental Sustainability. Agri-ecological Areas.

 

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HISTÓRIA EM CADEIA: BREVE ESTUDO COMPARATIVO ACERCA DA IDEALIZAÇÃO DO SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO A PARTIR DOS MODELOS NORTE-AMERICANO E EUROPEU
History in network: brief comparative study about the idealization of the brazilian penitentiary system up from the north-american and european models


ROCHA, H. J
 


RESUMO: Este artigo trata da implantação do sistema penitenciário brasileiro pensado a partir dos modelos europeu e norte-americano. A análise está centrada nos casos das Casas de Correção do Rio de Janeiro e Porto Alegre onde, no século XIX, começou-se a idealizar instituições prisionais inspiradas nos modelos auburniano e panóptico.
Palavras-chave: História comparada. Prisão. Cultura
ABSTRACT: This article discusses the implantation of the Brazilian penitentiary system thought up from the European and North American models. The analysis is centered on the Correction Houses cases of Rio de Janeiro and Porto Alegre, where in the 19th century the idealized penitentiary institutions inspired in the auburnian and panoptic models started to be thought.
Key Words: Compared history. Prison. Culture.

 

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“MOÇAS DE FAMÍLIA”: SEXUALIDADE E FAMÍLIA NO ALTO URUGUAI
“Young woman of family”: sexual y family in the High Uruguai

CANAL, S.



RESUMO: A pesquisa historiográfica investiga a construção de gênero das “moças de família” na Região Alto Uruguai, nas décadas de 30 e 40. O texto discute como eram as vivências sexuais e sociais das jovens, anteriormente ao casamento à cerca da honra e da moralidade.
Palavras-chaves: Moças. Família. Sexualidade.
ABSTRACT: The historiographer research examines the construction of the gender of “young woman of family” in the Alto Uruguai region in the thirties and forties. The text discuss how the youngsters’ sexual and social livings were before marriage regarding of honor and morality.
Key Words: Young woman. Family. Sexual.

 

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TRES LENGUAS EXTRANJERAS EN EGB3 Y POLIMODAL: UNA EXPERIENCIA POSIBLE
Três línguas estrangeiras na EGB3 e no Polimodal: uma experiência possível


FERREYRA, M. del C. C.
LUGRIN, J. T.
WAGNER, L. Y.


RESUMEN: La Provincia de Entre Ríos, en su Diseño Curricular para EGB3 de 1998, ya impulsaba el estudio de varias lenguas reconociendo que “poder actuar en más de un idioma, (…) poseer una competencia plurilingüe, desarrolla una conciencia lingüística y comunicacional que posibilita (…) una mayor disponibilidad cognitiva y mejor manipulación del propio código lingüístico”. Por otro lado, la Comisión Provincial de Política Lingüística, en 2003, advierte que “achicar el espectro de las lenguas conlleva inexorablemente a la disminución de la diversidad cultural” recomendando “la pluralidad lingüística” que “implica la enseñanza de más de una lengua”. El Marco de Referencia Europeo para las Lenguas sostiene hoy “que las lenguas que se ofrecen en las instituciones educativas tienen que diversificarse y que a los alumnos debe dárseles la posibilidad de desarrollar una competencia plurilingüe” En la Escuela de Comercio Nº1 de Paraná -establecimiento educativo de gestión estatal- donde cada alumno había estudiado francés o inglés durante cinco años, la implementación de EGB3 fue una excelente oportunidad para asegurar el derecho de todo alumno a acceder a experiencias culturales en varias lenguas. A partir del 2000, se implementa el Proyecto de Plurilingüismo, iniciando la experiencia con las dos lenguas que los alumnos ya aprendían e incorporando en el 2003, en Polimodal, el portugués con la misma carga horaria (3 hs. cátedra).Este proyecto ha provocado un gran impacto en la comunidad educativa y hoy estamos abocados a la evaluación del mismo.
Palabras clave: Plurilingüismo. Diversidad cultural. Enseñanza de la lengua extranjera.

 

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UM OLHAR SOBRE O CABOCLO
A look over the caboclo


GAELZER, V.
 


RESUMO: A proposta do presente trabalho está centrada na reflexão sobre a construção da representação de uma das figuras típicas do cenário brasileiro: Jeca-Tatu: o caipira, o preguiçoso. A construção desse sujeito deu-se por meio do olhar do outro, por práticas discursivas, transcritas por Monteiro Lobato, em A velha praga, e enraizadas pelo próprio autor com o conto Urupês. Assim, a escrita desse artigo é fruto de leituras e pesquisas realizadas a partir de uma reflexão sobre o poder do olhar do outro, do discurso; logo, o da linguagem que é uma instância de representações, perpassando diferentes regiões. Também está presente, no trabalho, a análise de um estudo sobre o caboclo no planalto agrário gaúcho, além de interlocuções entre alunos e professores do Mestrado nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Baseado nesse estudo, propõe-se um outro olhar sobre os discursos e as obras que são lidas e tidas como parte do elenco do cenário educacional brasileiro, constituindo sujeitos, como Jeca-Tatu, e excluindo outros, a exemplo: Zé do Brasil. Daí a pertinência de um olhar questionador, um pensar diferente e critico, conforme a proposta de Foucault e Bakhtin.
Palavras-chave: Jeca-Tatu. Caboclo preguiçoso. Construção do Sujeito e Construção Discursiva.
ABSTRACT: The proposal of this workk is centered on the reflexion about the representation building of a typical figure in the Brazilian scene: Jeca Tatu, the backwoodsman, the lazy guy. The construction of this subjet happened through the others’ view, through writing practices, written by Monteiro Lobato, in A velha praga, and emphasized out by the author himself with the short story Urupês. So, this article is a result of readings and researches carried out from a reflection about the power from the others view, from the speech, therefore, of the language, that is a field of representation perpassing different regions. An analysis of a study about the caboclo in the “planalto agrário gaucho” is presented, besides some dialogs between students and teachers from the Master´s degree at Science Masters from Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Based on this study, another glance at the speeches and the short stories that have been read and considered a part of the group in the Brazilian educational scenery constituting subjects, like: Jeca Tatu, excluding others, for instance: Ze do Brasil, is proposed. Then, the need of a questioning glance, a different and critical thinking according to Bakhtin’s and Foucault’s proposal.
Key words: Jeca-Tatu. Caboclo. Izy. Subject and writind burlding.

 

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A RECORRÊNCIA DO TEMA “MÃE-ÁFRICA” NA POESIA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA
The evoking of the topic “Mother-Africa” in the African poetry in the Portuguese language


SANTOS, D. A.



RESUMO: Este artigo apresenta uma análise da recorrência do tema Mãe-África (ou Mãe-Terra) na poesia africana de língua portuguesa, no período entre o final dos anos 40 e início dos anos 60, levando-se em consideração o contexto histórico-político-social da época. Esse período abarca acontecimentos importantes como a fundação da Casa dos Estudantes do Império, em Lisboa e Coimbra, órgão de apoio aos estudantes africanos vindos das colônias portuguesas; a criação do movimento cultural Vamos Descobrir Angola; e o início da luta armada contra o poder colonial. A literatura produzida nesses territórios sofre uma renovação temática, voltando-se aos valores sócio-culturais pré-coloniais. Os poetas africanos de língua portuguesa, influenciados pelos movimentos culturais negros de ideologia pan-africanista e pelo Neo-realismo português, concebem uma poesia alicerçada num forte discurso anticolonial, de resgate da identidade cultural africana e da reivindicação da independência das Colônias em que a temática envolvendo a Mãe-África é uma constante.
Palavras-chave: Poesia Africana de Língua Portuguesa. Mãe-África. Mãe-Terra.
ABSTRACT: : This paper presents a brief about the evoking of the topic Mother Africa (or Mother Earth) in the African Poetry of Portuguese language ranging from the late 40s to the beginning of the 60s, taking into consideration the social, political and historical context of that time. In that period, that holds important facts such as the foundation of the House of the Empire Students in Lisbon and Coimbra, an agency to support African students coming from the Portuguese colonies; the creation of the cultural movement called Let’s discover Angola; and the beginning of the armed conflict against the colonial power, the literature produced in those areas went under a thematic renewing, backing to pre-colonial socio and cultural values. African poets of Portuguese language, influenced by the Afro cultural movements of a pan-African ideology and by the Portuguese neo realism, conceive poetry based on a strong anti-colonialist discourse, rescuing the African cultural identity and the claim for Colonies’ independence, in which the topic involving Mother Africa is continuous.
Key words: African poetry of Portuguese language. Mother Africa. Mother Earth.

 

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REVOLUÇÃO FEMINISTA E REPRESENTAÇÃO
Feminist revolution and representation



ZOLIN, L. O.



RESUMO: Tomando como suporte teórico os conceitos operatórios fornecidos pelo feminismo crítico, o texto se ocupa da análise da trajetória de Breta, uma das principais personagens femininas do romance A república dos sonhos (1984), de Nélida Piñon. Inserida numa família cujos valores sempre foram ditados pelos ideais da ideologia patriarcal, fundamentalmente marcados pela opressão da mulher, essa figura feminina é construída como sujeito, ou seja, como sendo capaz de se desvencilhar da dominação masculina e decidir sobre o rumo que deseja imprimir à vida. Trata-se, sobretudo, de analisar as atitudes que distinguem Breta como sendo uma mulher libertária, com voz e vez, de modo a inscrever o romance na tendência contemporânea da literatura de autoria feminina, em que as relações de gênero não mais consistem na essência da problemática que envolve as personagens.
Palavras-chave: Autoria feminina. Representação. Nélida Piñon.

ABSTRACT: This work studies the trajectory of Breta, one of the main character from Nélida Piñon’s novel A República dos Sonhos (The Republic of Dreams) (1984), using feminist criticism concepts as a theoretical support. Living in a traditional patriarchal family, whose values were fundamentally oppressive for women, Breta is represented as a subject, which means that she is able to get rid of male domination and to decide her life’s path by herself. The analysis is centered on the specific actions and attitudes that mark Breta as a libertarian, with voice and an option, in order to inscribe the novel in the contemporary trend of feminine authorship literature, in which gender relationships are not centered on the character’s problematicity.
Key words: Feminine authorship. Representation. Nélida Piñon.

 

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MISÉRIA É MISÉRIA: A ESTÉTICA DA ASPEREZA EM DUAS CONCEPÇÕES DE “MORTE E VIDA SEVERINA”1
Misery and Misery: the esthetics of roughness in two conceptions of Death and Life Severina



GRAZIOLI, F. T.


 

RESUMO: O presente texto aborda aspectos importantes acerca das relações entre literatura e televisão, verificados na adaptação do texto teatral “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, para os programas de teledramaturgia, produzidos e exibidos pela Rede Globo na década de oitenta. A análise se pauta na observação da tradução de aspectos próprios do texto escrito para a televisão, sem, no entanto, entender a fidelidade como elemento significativo nesse processo.
Palavras-chave: Dramaturgia. Teledramaturgia. Transposição.
ABSTRACT: The text approaches important aspects concerning the relationships between literature and television, verified in João Cabral de Melo Neto theatrical text Morte e Vida Severina (Death and Life Severina) adaptated to the teledramaturgy programs produced and exhibited by Rede Globo in the Eighties. The analysis is made based on the observation of the translation of the aspects pertaining to the text written for television, without the understanding of the fidelity as a significant element in this process, though.
Key Words: Dramaturgy. Teledramaturgy. Transposition. Television.

 

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O ESPAÇO DOS ESPAÇOS EM HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL
The space of the spaces in Harry Potter and the Philosophical Stone


TESTON, A. T.



Quem vive mais de uma vida,
mais de uma morte há de morrer.
Oscar Wilde


RESUMO: A ficção transita por espaços reais e imaginários; externos e internos; verossímeis e inverossímeis. Eles, os espaços, conferem, ao narrado, singularidade. São parte ímpar em determinadas formas de contar. Na especificidade de Harry Potter e A pedra filosofal, cada espaço reveste-se de singularidade. Torna-se co-partícipe, personaliza e confere vida aos vários e insólitos cenários de nuanças múltiplas, assim como plurais são as saídas encontradas pelo protagonista. O texto de ficção intercala espaços denominados sagrados com outros tidos como profanos, e estes conferem, à mesma, certa complexidade O percurso deste artigo consiste em identificar alguns dos espaços existentes na referida obra e conferir a importância deles na performance dos personagens, sobremaneira do protagonista.
Palavras-chave: Harry Potter. Espaços. Complexidade.
ABSTRACT: The fiction goes through real and fantastic spaces; external and internal ones; probable and improbable. The spaces give singularity to the narrator. They are impair in the ways of telling the story. In Harry Potter and the Philosophical Stone each space is embraced by singularity. It is a co-participant, it is personified and gives life to several scenarios of multiple nuances; also the escapes found by the protagonist are plural. Fiction texts intercalates spaces considered to be sacred with others considered profanes, giving to fiction a complexity. This article consists of identifying some spaces existent in the book and also to determine their importance in the performance of some characters, mostly the protagonist.
Key words: Harry Potter. Spaces. Complexity.

 

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PROFESSORES DA LEITURA
Reading teachers


CAMARGO, D.M.P.
SILVA, F.C.

 

RESUMO: Formar professores da leitura deveria ser uma das prioridades dos Cursos de Licenciatura, pois o educador é aquele agente transformador que precisa assumir o seu lugar na construção de uma sociedade mais cons­ciente e menos alienada em relação aos acontecimentos que a cercam. A leitura na formação de professores de Línguas é algo muito estudado atualmente. Afinal, tornou-se preocupante a dificuldade que os graduandos dos mais diversos cursos superiores encontram ao ler e compreender os diferentes tipos de textos com os quais mantêm contato. A educação para a leitura preza pelo trabalho com a formação integral do homem, acreditando que a sabedoria pode transformar o mundo, tornando-o mais justo e igualitário. Porém, ainda há muitos graduandos e professores que não conseguem estabelecer um contato diário com a leitura, desacreditando que ela possa contribuir para a melhoria de vida na sociedade. Portanto, é necessário que haja políticas públicas de incentivo à leitura no Ensino Superior; afinal, formar professores para a leitura é garantia de cidadãos livres e conscientes.
Palavras-chave: Formação de Professores. Leitura. Ensino Superior.
ABSTRACT: Educating reading teachers should be one of the priorities of undergraduate courses, because the educator is a transformer agent who needs to take over his/her place in the construction of a more conscious and less unstable society in relation to the events that surround it. At the moment the reading in the education of Language teachers is something well studied, after all, the difficulty concerning the undergraduates of the different university courses that are found in the reading, the comprehension of different hinds of texts that they read is a serious concern. The reading education cares about the work and the formation of man, and believes that wisdom can change the world into one of fear. However, there are a lot of teachers and undergraduates that cannot establish a daily reading contact, and do nott believe that it can contribute to improvement of life in our society. Therefore, it is necessary public polices to estimulate teachers reading in universities, afterall, forming teachers for reading is the guarantee for free and conscious citizeens.
Key words: Teachers formation. Reading. Higher education.
 

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PREVALÊNCIA DE IDEAÇÃO SUICIDA E DEPRESSÃO EM POPULAÇÃO NÃO-CLÍNICA DE ADOLESCENTES
Prevalence of suicide ideation and depression in non-clinical population of youngsters


BORGES, V. R.
COPATTI, M.


 

RESUMO: O presente estudo teve como objetivo verificar a presença de ideação suicida e depressão em adolescentes fora de um contexto clínico (população geral). Este foi um estudo quantitativo, transversal e de levantamento. Participaram da pesquisa 204 adolescentes dos gêneros masculino e feminino, com idades entre 13 e 17 anos, das cidades de Erechim/RS e Mariano Moro/RS. Com relação à amostra, pôde-se verificar que 123 adolescentes (60,3%) eram do gênero feminino, e 81 (39,7%), do gênero masculino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a Escala de Ideação Suicida de Beck (BSI) e o Inventário de Depressão de Beck (BDI). Os adolescentes que participaram do estudo, freqüentavam escolas públicas das cidades mencionadas, e a aplicação dos instrumentos foi realizada no próprio contexto escolar, sendo de forma coletiva e em período de aula. Para a análise dos dados, foram realizados cálculos de freqüência e porcentagem, além de tabelas e gráficos de contingência para o levantamento de ideação suicida e de depressão nos adolescentes pesquisados. Os resultados demonstraram que, dos 204 adolescentes, 32% apresentaram ideação suicida através da Escala de Ideação Suicida de Beck (BSI). Com relação à presença de depressão na amostra pesquisada, foi possível constatar que, dos 204 adolescentes, 67 (32,9%) apresentaram depressão leve, moderada ou grave.
Palavras-chave: Ideação Suicida. Depressão. Adolescência.
ABSTRACT: This study aimed to verify the presence of suicide ideation and depression in youngsters out of the clinical context (general population). It was a quantitative, transversal survey study. Two hundred and four (204) male and female youngsters from 13 to 17 years old from Erechim and Mariano Moro towns (Rio Grande do Sul, Brazil) took part in the study. The sample included 123 female and 81 (39.7%) male youngsters (60.3%). Instruments applied for data collection were the Beck’s Scale of Suicide Ideation and Beck’s Depression Inventory (BDI). Youngsters taking part of the research attended public schools from the above towns and the instruments were collectively applied within the school environment, during class period. Data were examined calculating frequency and rate, using contingency tables and graphics for the survey of suicide ideation and depression among the individuals. Results showed 32% the 204 youngsters have suicide ideation according to Beck’s Scale of Suicide Ideation (BSI). As to depression, the sample showed 67 (32.9%) youngsters having mild, moderate or severe depression out of the 204 individuals.
Key words: Suicide Ideation. Depression. Adolescence.
 

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REPERCUSSÕES DAS RELAÇÕES VIRTUAIS NA ADOLESCÊNCIA
Repercussions of virtual relations in adolescence
 

IOP, M. R.
DIAS, A. C. G.

 

RESUMO: O presente trabalho almejou conhecer quais as repercussões das relações virtuais na adolescência. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com seis adolescentes com idades variando entre 15 e 18 anos, usuários do programa de bate-papo na Internet, mIRC. A análise e interpretação dos resultados foram feitas a partir do método fenomenológico. Os resultados deste estudo mostraram que as relações virtuais permitem que os adolescentes estabeleçam novos relacionamentos, virtuais e presenciais, aumentem o grau de amizade e intimidade com pessoas já conhecidas e, também, experimentem novas identidades. De um modo geral, foi possível compreender que as relações virtuais na adolescência assumem uma função positiva na vida dos jovens, beneficiando suas vidas sociais ao aproximá-los do grupo de pares.
Palavras-chave: Relações virtuais. Adolescência. Grupo de pares. Salas de bate-papo.
ABSTRACT: The present work aimed to know which the repercussions of the virtual relations in adolescence are. Semi-structured interviews were conducted with six teenagers with ages ranging between 15 and 18 years, users of a kind of Internet chatroom program called mIRC. Analysis and interpretation of the results were based on the phenomenological method. The results of this study showed that the virtual relations allow teenagers to establish new relationships, virtual and actual, to increase their level of friendship and intimacy with people they already knew and, also, to experiment new identities online. In general, results indicate that the virtual relations in adolescence have a positive function in the life of the young, bringing benefits to their social lives, since they help the adolescents to feel closer to their peer groups.
Key words: Virtual relations. Adolescence. Peer groups. Chatrooms.
 

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REDE RELACIONAL DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO INÍCIO DA VIDA PROFISSIONAL
The relational network of the psycologist work in the beginning of the professional life

 

ORLANDO, G.D.N.
GOBBO, R. C.
CENCI, C.M.B.

 

RESUMO: Este estudo procurou demonstrar como é a rede relacional do trabalho do psicólogo nos primeiros cinco anos de inserção profissional. Para tanto, entrevistaram-se cinco psicólogas, no quinto ano de exercício profissional, que se encontravam empregadas no período de realização da pesquisa. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada de acordo com a teoria das redes sociais, objetivando compreender os aspectos da rede relacional construída pelas profissionais nesse processo inicial da profissão. Constatou-se que as redes são médias ou pequenas, sendo que os vínculos exercem função de ajuda de serviços (indicação ou informação) e acesso a novos contatos. Esse estudo demonstrou que, em muitos casos, as profissionais foram indicadas por pessoas próximas já inseridas no mercado de trabalho, por colegas de profissão, por dirigentes de empresas onde realizaram estágio profissionalizante durante a graduação, ou por professores universitários. Já os colegas de Graduação são informantes que dão acesso à seleção. Esse acesso é importante para se inserir, pois a divulgação das vagas é feita apenas para algumas pessoas.
Palavras-chave: Psicólogo. Rede relacional. Trabalho. Inserção profissional
ABSTRACT: This study aimed to show how the relational network of the psychologist work in the first five years of professional insertion is. Five psychologists that were in the fifth year of the professional activity and were employed during the study were the subjects. The data were collected by semi-structured interview and analyzed according to the social network theory, in order to understand the relational network constructed by the professionals during their insertion in the work. It was found that the networks were middle or small and the bonds had the function of service (indication or information) and access to new contacts. This study showed that, in many cases, the professionals were indicated by close people that were already inserted in the work, by workmates, by managers of an institution where they attended Psychology Internship or by professors. The classmates from university were informants who gave access to selection. This access was important because the vacancies were exposed only for some people.
Key words: Psychology. Relational networks. Work. Professional insertion.
 

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