A Articulação do
Processo Avaliativo Na Educação Infantil
Vanessa Carrion Arnaldo Nogaro
Educação afrodescendente: entraves e possibilidades
Mara Rubia Bispo Orth Caroline Signor
Bachelard e Habermas: da Cientificidade e da Racionalidade na
Pedagogia
Adriana Salete Loss Zorzan Idanir Ecco
A facticidade em Heidegger dos anos 20
Cezar Luís Seibt
As geotecnologias no estudo da evolução dos usos e ocupação da terra
em Erebango nos anos de 1984 e 2002
Carlos Antonio da Silva Fabiana Rodighero Bustolin
A sustentabilidade ambiental em unidades de produção agrícola
familiares: um estudo de caso
Mario Marin
História em cedia: breve estudo comparativo acerca da idealização do
sistema penitenciário Brasileira a partir dos modelos Norte-Americano e
Europeu
Humberto José da Rocha
“Moças de família”: sexualidade e família no Alto Uruguai
Sandra Da Cana
Três línguas estrangeiras na EGB3 e no Polimodal: uma experiência
possível
Mara Del Carmen Carolina Julian Teresita Lugrin Laura Yolanda Wagner
Um olhar sobre o caboclo
Vejane Gaelze
A recorrência do tema “mãe-africa” na poesia africana de língua
portuguesa
Donizeth Aparecido dos Santo
Revolução Feminista e representações
Lúcia Osana Zolin
Miséria e Miséria: a estética da aspereza em duas concepções de
“Morte e Vida Severina”
Fabiano Tadeu Grazioli
O espaço dos espaços em Harry Potter e A pedra filosofal
Aida Teston
Professores da Leitura
Dulce M. P. de Camargo Fabio Correa da Silva
Prevalência de idealização suicida e depressão em população
não-clinica de adolescentes
Vivian Roxo Borges Mônica Copati
Repercussões das relações virtuais na adolescência
Michela da Rocha Iop Ana Cristina Garcia Dias
O método de pesquisa que Freud Criou – sobre pesquisa psicanalítica
na Universidade
Juliano Correa Denise Costa Hausen
Rede relacional do trabalho do psicólogo no início da vida
profissional
Gialaine D. N. Orlando Rita de Cássia Gobbo Claudia Boceto Cenci
Resenhas
Lucas Leonardo Palmieri - AMORIM, Antônio César Drumond. Xixi na Cama.
Belo Horizonte: Comunicação, 1985
Idanir Ecco - FREIRE, Paulo. Pedagogia da Indignação: cartas pedagógicas
e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
:: retornar ao topo
A
ARTICULAÇÃO DO PROCESSO AVALIATIVO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
The articulation of the assessment process in Infantile Education
CARRION, V. L. M
NOGARO, A.
RESUMO: O texto “A Articulação do processo avaliativo na Educação
Infantil” visa a conhecer, discutir e analisar diferentes concepções que
cercam a avaliação da aprendizagem, reconhecendo sua importância como um
instrumento de suporte no desenvolvimento cognitivo da criança. Esta
reflexão ganha espaço por conceber a importância do processo avaliativo
na construção do conhecimento, bem como sua articulação na relação
ensino-aprendizagem no cotidiano escolar. Busca-se demonstrar a conexão
entre a avaliação e suas implicações no processo de aprendizagem,
considerando, como base de trabalho, o diálogo, a mediação e o
diagnóstico. Ressalva-se o desenvolvimento da ação avaliativa na
Educação Infantil como forma de acompanhamento do desenvolvimento na
primeira infância, através da observação da criança, a fim de registrar
situações peculiares do cotidiano para qualificar a intervenção do
professor e melhorar os processos de aprendizagem do educando.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Educação Infantil.
ABSTRACT: The text “The articulation of the assessment process in
Infantile Education”, aims to know, to discuss and to analyze the
different conceptions that surround learning assessment, recognizing its
importance as a support tool for the cognitive development of the
children. This reflection gains space because it conceives the
importance of the assessment process in the construction of knowledge,
as well as its articulation in teaching-learning relation in the school
quotidian. It tries to demonstrate the connection between assessment and
its implications in the learning process, considering dialog, mediation
and diagnosis as the base of the work. The development of the assessment
action in the Infantile Education as an way to accompany the development
in the first childhood is emphasized, through observation of the child,
in order to register situations peculiar to the quotidian to qualify the
intervention of the teacher and to improve the learning processes of the
student.
Key words: Assessment. Learning. Infantile Education.
:: retornar ao topo
Educação Afro-descendente: entraves e possibilidades
Afro-descendant Education: difficulties and possibilities
ORTH, M. R. B.
SINGOR, C.
Recebimento: 30/11/2006 - Aceite: 26/01/2007
Resumo: O artigo expõe, inicialmente, uma breve contextualização da
realidade dos afro-descendente da cidade de Erechim/RS e,
concomitantemente, um pequeno relato do trabalho desenvolvido no projeto
Fundamentos Teórico-Metodológicos à Educação dos Afro-descendentes. Em
seguida, são apresentadas definições dos termos “educação” e
“afro-descendentes” com base nas idéias de autores como: Brandão,
Durkheim e Libâneo. Destaca, também, a realidade educacional dos
afro-descendentes no País. Enfatiza a experiência realizada na Vila
União onde foi realizado um trabalho diferenciado. Outra discussão, e
talvez a mais importante, diz respeito aos entraves enfrentados pelos
afro-descendentes na Educação e na convivência social em geral e as
possibilidades de superação. Com esses propósitos, acredita-se
contribuir para que haja universalização do acesso e permanência dos
afro-descendentes na Educação escolar, visando a uma sociedade
democrática, justa e igualitária.
Palavras-chave: Educação Afro-descendente. Realidades.
Teórico-Metodológicos.
Abstract: The text displays, initially, a brief contextualization of the
reality of afro descendants in the city of Erechim/RS and, concomitantly,
a small report of the work developed in the project
Theoretical-Methodological Fundamentals to the Education of the Afro
descendants. Then, the definitions of “education” and “afro descendants”
are presented on the basis of the ideas of authors such as: Brandão,
Durkheim and Libâneo. It also highlights the educational reality of the
afro descendants in the country. It emphasizes the experience carried
through in Vila União where a differentiated work was carried through.
Another quarrel and, perhaps the most important, is related to the
impediments faced by the afro descendants in education and in the social
living and the possibilities of overcoming. In this sense, we believe to
contribute for the universalization of the access and permanence of the
afro descendants in the school education, aiming at a democratic, fair
and equal society.
Key words: Afro descendant education. Realities.
Theoretical-methodological.
:: retornar ao topo
BACHELARD E HABERMAS: DA CIENTIFICIDADE E DA RACIONALIDADE NA PEDAGOGIA
Bachelard and Habermas: scientificity and rationality in pedagogy
Ecco, I.
Zorzan, A. S. L.
Faz parte da natureza da prática
docente a indagação, a busca a pesquisa.
(Paulo Freire)
RESUMO: Discutir a cientificidade da Pedagogia, considerando a crise da
racionalidade instrumental, é o propósito registrado na sistematização
dessa reflexão. Para tanto, inicia-se discutindo que a ciência da
Educação constitui processos e concepções de saber e de racionalidade,
refletindo paradigmas relacionados ao conhecimento científico. A
concepção epistemológica de Bachelard fundamenta a discussão relacionada
à objetividade da Pedagogia. E, nesse particular, Habermas, a partir da
Racionalidade Comunicativa, confirma o sentido epistêmico e a dimensão
hermenêutica da Pedagogia, enquanto ciência da Educação.
Palavras-chave: Educação. Pedagogia. Ciência. Racionalidade
Comunicativa.
ABSTRACT: discussing the scientificity of Pedagogy, considering the
crisis of the instrumental rationality, is the intention registered in
the systematization of this reflection. So that, it starts discussing
that the science of the education constitutes processes and conceptions
of knowledge and of rationalities, reflecting paradigms related to the
scientific knowledge. The epistemologic conception of Bachelard bases
the quarrel related to the objetivity of the Pedagogy. And, in this
particular, Habermas, from the Comunicative Rationality, confirms the
epistemic direction and the hermeneutic dimension of the Pedagogy, while
science of the education.
Key Words: Education. Pedagogy. Science. Communicative. Rationality.
:: retornar ao topo
A facticidade em Heidegger dos anos 20
Facticity in Heidegger in the twenties
Seibt, C. L.
Resumo: O caminho de Heidegger é sempre um exercício de pensamento. Seu
esforço, desde muito cedo, vai concentrar-se na busca da vida efetiva,
marcada pela historicidade e finitude. Buscaremos mostrar alguns dos
elementos que estão sendo gradativamente gestados durante os anos vinte,
e que irão despontar de forma mais sistemática na grande obra Ser e
Tempo, de 1927, na qual o esclarecimento do sentido do ser será o
objetivo final. Destacar-se-á no pensamento de Heidegger sempre um jogo
duplo no qual convivem o manifestar e o ocultar, o descobrir e encobrir.
E o método adequado para lidar com esse jogo do ocultar e manifestar é a
fenomenologia hermenêutica. Esta deverá, por sua vez, tornar visível o
modo como o Dasein é no seu cotidiano, mostrando que aí acontece um
encobrimento, na medida em que ele esquece o seu modo próprio de ser,
bloqueando o acesso aos fenômenos originários.
Palavras-chave: Dasein. Facticidade. Ser-no-mundo.Finitude. Ontologia.
Abstract: Heidegger’s way is always an exercise of thought. His effort,
since his early times, will always concentrate on the search for
effective life, marked by historicity and finiteness. We will try to
show some of the elements that are being gradually bred during the
twenties and that will arise in a more systematical way in his great
work Being and Time, 1927, in which the clearance ofthe meaning of being
is the final target. In Heidegger’s thought a double game will always
stand out where the revealing and the hiding, the discovering and the
covering live together. And the proper method to deal with this game of
hiding and revealing is the hermeneutic phenomenology. This must then
make clear the way Dasein is daily, showing that a covering occurs,
while he forgets his own way of being, blocking the access to the
original phenomena.
Key Words: Dasein. Facticity. Being-in-the-world. Finiteness. Ontology.
:: retornar ao topo
AS GEOTECNOLOGIAS NO ESTUDO DA EVOLUÇÃO DOS USOS E OCUPAÇÃO DA TERRA EM
EREBANGO/RS NOS ANOS DE 1984 E 2002
Geotecnologies in the study of the evolution of the uses and occupation
of the land in Erebango/rs in the years of 1984 and 2002
SILVA, C.A.
BRUSTOLIN, F. R.
RESUMO: O presente trabalho tem como objetivo principal fazer uma
análise comparativa dos usos da terra no município de Erebango/RS, nos
anos de 1984 e 2002. Para tanto, utilizou-se a base cartográfica em
escala 1:50 000. A preparação da base e georreferenciamento das imagens
de satélite do município de Erebango, através das cartas topográficas (
SG.22-Y-D-IV-3/ SG.22-Y-D-IV-4/ SG-22-D-IV-1) da Diretoria de Serviço
Geográfico (DSG de 1975) e da Divisão Político-Administrativa do Estado
do Rio Grande do Sul, que constitui o Município aqui evidenciado e sua
respectiva planta, baseando-se em dados oficiais da Secretaria Estadual
da Agricultura/RS. A classificação automatizada dos usos da terra: esta
etapa constitui-se na identificação e diferenciação de coberturas da
terra pelo padrão de resposta espectral. Nessa classificação,
definiram-se as assinaturas espectrais das categorias de uso conhecidas.
Obtiveram-se os mapas de usos da terra do município de Erebango dos anos
de 1984 e 2002 onde pode-se observar, com a devida análise, que
ocorreram mudanças durante esse período. A pesquisa também evidencia a
importância do uso de geotecnologias no auxílio à prática do
desenvolvimento sustentável.
Palavras-chave: Erebango. Usos da terra. Geoprocessamento.
ABSTRACT: The present work has as its main objective to do a comparative
analysis of the uses of the land in the municipal of Erebango/RS in the
years of 1984 and 2002. For so much the cartographic base was used in
scale 1:50 000. The preparation of the base and georreferencing of the
images of satellite of the municipal of Erebango, through the
topographical maps (SG.22-Y-D-IV-3 / SG.22-Y-D-IV-4 / SG-22-D-IV-1) of
the Management of Geographical Service (DSG 1975) and of the
Administrative Political Division of the state of Rio Grande do Sul that
constitutes the municipal here evidenced and its respective plant basing
on having given officials of the Agriculture State Secretary /RS. The
automated classification of the uses of the land; this stage is
constituted in the identification and differentiation of coverings of
the land by the pattern of ghastly answer. In that classification was
defined the ghastly signatures of the use acquaintances’ categories. It
was obtained the maps of uses of the land of the municipal of Erebango
of the years of 1984 and 2002 where it can be observed with the due
analysis that happened changes during this period. The research also
evidences the importance of the geotecnologias use in the aid practical
of the maintainable development.
Key Words: Erebango. Land cover. Geoprocesssing.
:: retornar ao topo
A SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM UNIDADES DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA
FAMILIARES: UM ESTUDO DE CASO
Environmental sustainability in familiar agricultural units of
production
MARIN, M. Z.
RESUMO: O presente artigo tem por objetivo analisar as transformações do
espaço agrário contemporâneo e seus reflexos para a agricultura
familiar, e a sustentabilidade ambiental. Nesse sentido, buscou-se
analisar as diferentes formas de exploração do espaço agrário do
município de Nova Palma, situado na Região Central do Rio Grande do Sul,
cujas unidades de produção agrícolas são predominantemente familiares,
através da análise da sustentabilidade ambiental nas distintas zonas
agroecológicas do município. Para realizar a análise da sustentabilidade
ambiental, verificou-se o custo entrópico no processo produtivo em
diferentes sistemas de produção de Nova Palma-RS.
Palavras-chave: Agricultura Familiar. Sustentabilidade Ambiental. Zonas
Agroecológicas.
ABSTRACT: This article aims to analyze the transformation of
contemporaneous agricultural space and its reflexes for familiar
agriculture and environmental sustainability. Different forms of
exploration were performed regarding the agricultural space in the town
of Nova Palma, placed in the central region of the state of Rio Grande
do Sul, whose units of agricultural production are predominantly
familiar, through the analysis of environmental sustainability in the
distinct agri-ecological areas of the town. To perform the analysis of
the environmental sustainability, the entropic cost in the productive
process in different production systems of Nova Palma were verified.
Key Words: Familiar Agriculture. Environmental Sustainability.
Agri-ecological Areas.
:: retornar ao topo
HISTÓRIA EM CADEIA: BREVE ESTUDO COMPARATIVO ACERCA DA IDEALIZAÇÃO DO
SISTEMA PENITENCIÁRIO BRASILEIRO A PARTIR DOS MODELOS NORTE-AMERICANO E
EUROPEU
History in network: brief comparative study about the idealization of
the brazilian penitentiary system up from the north-american and
european models
ROCHA, H. J
RESUMO: Este artigo trata da implantação do sistema penitenciário
brasileiro pensado a partir dos modelos europeu e norte-americano. A
análise está centrada nos casos das Casas de Correção do Rio de Janeiro
e Porto Alegre onde, no século XIX, começou-se a idealizar instituições
prisionais inspiradas nos modelos auburniano e panóptico.
Palavras-chave: História comparada. Prisão. Cultura
ABSTRACT: This article discusses the implantation of the Brazilian
penitentiary system thought up from the European and North American
models. The analysis is centered on the Correction Houses cases of Rio
de Janeiro and Porto Alegre, where in the 19th century the idealized
penitentiary institutions inspired in the auburnian and panoptic models
started to be thought.
Key Words: Compared history. Prison. Culture.
:: retornar ao topo
“MOÇAS DE FAMÍLIA”: SEXUALIDADE E FAMÍLIA NO ALTO URUGUAI
“Young woman of family”: sexual y family in the High Uruguai
CANAL, S.
RESUMO: A pesquisa historiográfica investiga a construção de gênero das
“moças de família” na Região Alto Uruguai, nas décadas de 30 e 40. O
texto discute como eram as vivências sexuais e sociais das jovens,
anteriormente ao casamento à cerca da honra e da moralidade.
Palavras-chaves: Moças. Família. Sexualidade.
ABSTRACT: The historiographer research examines the construction of the
gender of “young woman of family” in the Alto Uruguai region in the
thirties and forties. The text discuss how the youngsters’ sexual and
social livings were before marriage regarding of honor and morality.
Key Words: Young woman. Family. Sexual.
:: retornar ao topo
TRES LENGUAS EXTRANJERAS EN EGB3 Y POLIMODAL: UNA EXPERIENCIA POSIBLE
Três línguas estrangeiras na EGB3 e no Polimodal: uma experiência
possível
FERREYRA, M. del C. C.
LUGRIN, J. T.
WAGNER, L. Y.
RESUMEN: La Provincia de Entre Ríos, en su Diseño Curricular para EGB3
de 1998, ya impulsaba el estudio de varias lenguas reconociendo que
“poder actuar en más de un idioma, (…) poseer una competencia
plurilingüe, desarrolla una conciencia lingüística y comunicacional que
posibilita (…) una mayor disponibilidad cognitiva y mejor manipulación
del propio código lingüístico”. Por otro lado, la Comisión Provincial de
Política Lingüística, en 2003, advierte que “achicar el espectro de las
lenguas conlleva inexorablemente a la disminución de la diversidad
cultural” recomendando “la pluralidad lingüística” que “implica la
enseñanza de más de una lengua”. El Marco de Referencia Europeo para las
Lenguas sostiene hoy “que las lenguas que se ofrecen en las
instituciones educativas tienen que diversificarse y que a los alumnos
debe dárseles la posibilidad de desarrollar una competencia plurilingüe”
En la Escuela de Comercio Nº1 de Paraná -establecimiento educativo de
gestión estatal- donde cada alumno había estudiado francés o inglés
durante cinco años, la implementación de EGB3 fue una excelente
oportunidad para asegurar el derecho de todo alumno a acceder a
experiencias culturales en varias lenguas. A partir del 2000, se
implementa el Proyecto de Plurilingüismo, iniciando la experiencia con
las dos lenguas que los alumnos ya aprendían e incorporando en el 2003,
en Polimodal, el portugués con la misma carga horaria (3 hs.
cátedra).Este proyecto ha provocado un gran impacto en la comunidad
educativa y hoy estamos abocados a la evaluación del mismo.
Palabras clave: Plurilingüismo. Diversidad cultural. Enseñanza de la
lengua extranjera.
:: retornar ao topo
UM OLHAR SOBRE O CABOCLO
A look over the caboclo
GAELZER, V.
RESUMO: A proposta do presente trabalho está centrada na reflexão sobre
a construção da representação de uma das figuras típicas do cenário
brasileiro: Jeca-Tatu: o caipira, o preguiçoso. A construção desse
sujeito deu-se por meio do olhar do outro, por práticas discursivas,
transcritas por Monteiro Lobato, em A velha praga, e enraizadas pelo
próprio autor com o conto Urupês. Assim, a escrita desse artigo é fruto
de leituras e pesquisas realizadas a partir de uma reflexão sobre o
poder do olhar do outro, do discurso; logo, o da linguagem que é uma
instância de representações, perpassando diferentes regiões. Também está
presente, no trabalho, a análise de um estudo sobre o caboclo no
planalto agrário gaúcho, além de interlocuções entre alunos e
professores do Mestrado nas Ciências da Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Baseado nesse estudo, propõe-se
um outro olhar sobre os discursos e as obras que são lidas e tidas como
parte do elenco do cenário educacional brasileiro, constituindo
sujeitos, como Jeca-Tatu, e excluindo outros, a exemplo: Zé do Brasil.
Daí a pertinência de um olhar questionador, um pensar diferente e
critico, conforme a proposta de Foucault e Bakhtin.
Palavras-chave: Jeca-Tatu. Caboclo preguiçoso. Construção do Sujeito e
Construção Discursiva.
ABSTRACT: The proposal of this workk is centered on the reflexion about
the representation building of a typical figure in the Brazilian scene:
Jeca Tatu, the backwoodsman, the lazy guy. The construction of this
subjet happened through the others’ view, through writing practices,
written by Monteiro Lobato, in A velha praga, and emphasized out by the
author himself with the short story Urupês. So, this article is a result
of readings and researches carried out from a reflection about the power
from the others view, from the speech, therefore, of the language, that
is a field of representation perpassing different regions. An analysis
of a study about the caboclo in the “planalto agrário gaucho” is
presented, besides some dialogs between students and teachers from the
Master´s degree at Science Masters from Universidade Regional do
Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Based on this study, another
glance at the speeches and the short stories that have been read and
considered a part of the group in the Brazilian educational scenery
constituting subjects, like: Jeca Tatu, excluding others, for instance:
Ze do Brasil, is proposed. Then, the need of a questioning glance, a
different and critical thinking according to Bakhtin’s and Foucault’s
proposal.
Key words: Jeca-Tatu. Caboclo. Izy. Subject and writind burlding.
:: retornar ao topo
A RECORRÊNCIA DO TEMA “MÃE-ÁFRICA” NA POESIA AFRICANA DE LÍNGUA
PORTUGUESA
The evoking of the topic “Mother-Africa” in the African poetry in
the Portuguese language
SANTOS, D. A.
RESUMO: Este artigo apresenta uma análise da recorrência do tema
Mãe-África (ou Mãe-Terra) na poesia africana de língua portuguesa, no
período entre o final dos anos 40 e início dos anos 60, levando-se em
consideração o contexto histórico-político-social da época. Esse período
abarca acontecimentos importantes como a fundação da Casa dos Estudantes
do Império, em Lisboa e Coimbra, órgão de apoio aos estudantes africanos
vindos das colônias portuguesas; a criação do movimento cultural Vamos
Descobrir Angola; e o início da luta armada contra o poder colonial. A
literatura produzida nesses territórios sofre uma renovação temática,
voltando-se aos valores sócio-culturais pré-coloniais. Os poetas
africanos de língua portuguesa, influenciados pelos movimentos culturais
negros de ideologia pan-africanista e pelo Neo-realismo português,
concebem uma poesia alicerçada num forte discurso anticolonial, de
resgate da identidade cultural africana e da reivindicação da
independência das Colônias em que a temática envolvendo a Mãe-África é
uma constante.
Palavras-chave: Poesia Africana de Língua Portuguesa. Mãe-África.
Mãe-Terra.
ABSTRACT: : This paper presents a brief about the evoking of the topic
Mother Africa (or Mother Earth) in the African Poetry of Portuguese
language ranging from the late 40s to the beginning of the 60s, taking
into consideration the social, political and historical context of that
time. In that period, that holds important facts such as the foundation
of the House of the Empire Students in Lisbon and Coimbra, an agency to
support African students coming from the Portuguese colonies; the
creation of the cultural movement called Let’s discover Angola; and the
beginning of the armed conflict against the colonial power, the
literature produced in those areas went under a thematic renewing,
backing to pre-colonial socio and cultural values. African poets of
Portuguese language, influenced by the Afro cultural movements of a
pan-African ideology and by the Portuguese neo realism, conceive poetry
based on a strong anti-colonialist discourse, rescuing the African
cultural identity and the claim for Colonies’ independence, in which the
topic involving Mother Africa is continuous.
Key words: African poetry of Portuguese language. Mother Africa. Mother
Earth.
:: retornar ao topo
REVOLUÇÃO FEMINISTA E REPRESENTAÇÃO
Feminist revolution and representation
ZOLIN, L. O.
RESUMO: Tomando como suporte teórico os conceitos operatórios fornecidos
pelo feminismo crítico, o texto se ocupa da análise da trajetória de
Breta, uma das principais personagens femininas do romance A república
dos sonhos (1984), de Nélida Piñon. Inserida numa família cujos valores
sempre foram ditados pelos ideais da ideologia patriarcal,
fundamentalmente marcados pela opressão da mulher, essa figura feminina
é construída como sujeito, ou seja, como sendo capaz de se desvencilhar
da dominação masculina e decidir sobre o rumo que deseja imprimir à
vida. Trata-se, sobretudo, de analisar as atitudes que distinguem Breta
como sendo uma mulher libertária, com voz e vez, de modo a inscrever o
romance na tendência contemporânea da literatura de autoria feminina, em
que as relações de gênero não mais consistem na essência da problemática
que envolve as personagens.
Palavras-chave: Autoria feminina. Representação. Nélida Piñon.
ABSTRACT: This work studies the trajectory of Breta, one of the main
character from Nélida Piñon’s novel A República dos Sonhos (The Republic
of Dreams) (1984), using feminist criticism concepts as a theoretical
support. Living in a traditional patriarchal family, whose values were
fundamentally oppressive for women, Breta is represented as a subject,
which means that she is able to get rid of male domination and to decide
her life’s path by herself. The analysis is centered on the specific
actions and attitudes that mark Breta as a libertarian, with voice and
an option, in order to inscribe the novel in the contemporary trend of
feminine authorship literature, in which gender relationships are not
centered on the character’s problematicity.
Key words: Feminine authorship. Representation. Nélida Piñon.
:: retornar ao topo
MISÉRIA É MISÉRIA: A ESTÉTICA DA ASPEREZA EM DUAS CONCEPÇÕES DE “MORTE E
VIDA SEVERINA”1
Misery and Misery: the esthetics of roughness in two conceptions of
Death and Life Severina
GRAZIOLI, F. T.
RESUMO: O presente texto aborda aspectos importantes acerca das relações
entre literatura e televisão, verificados na adaptação do texto teatral
“Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto, para os programas
de teledramaturgia, produzidos e exibidos pela Rede Globo na década de
oitenta. A análise se pauta na observação da tradução de aspectos
próprios do texto escrito para a televisão, sem, no entanto, entender a
fidelidade como elemento significativo nesse processo.
Palavras-chave: Dramaturgia. Teledramaturgia. Transposição.
ABSTRACT: The text approaches important aspects concerning the
relationships between literature and television, verified in João Cabral
de Melo Neto theatrical text Morte e Vida Severina (Death and Life
Severina) adaptated to the teledramaturgy programs produced and
exhibited by Rede Globo in the Eighties. The analysis is made based on
the observation of the translation of the aspects pertaining to the text
written for television, without the understanding of the fidelity as a
significant element in this process, though.
Key Words: Dramaturgy. Teledramaturgy. Transposition. Television.
:: retornar ao topo
O ESPAÇO DOS ESPAÇOS EM HARRY POTTER E A PEDRA FILOSOFAL
The space of the spaces in Harry Potter and the Philosophical Stone
TESTON, A. T.
Quem vive mais de uma vida,
mais de uma morte há de morrer.
Oscar Wilde
RESUMO: A ficção transita por espaços reais e imaginários; externos e
internos; verossímeis e inverossímeis. Eles, os espaços, conferem, ao
narrado, singularidade. São parte ímpar em determinadas formas de
contar. Na especificidade de Harry Potter e A pedra filosofal, cada
espaço reveste-se de singularidade. Torna-se co-partícipe, personaliza e
confere vida aos vários e insólitos cenários de nuanças múltiplas, assim
como plurais são as saídas encontradas pelo protagonista. O texto de
ficção intercala espaços denominados sagrados com outros tidos como
profanos, e estes conferem, à mesma, certa complexidade O percurso deste
artigo consiste em identificar alguns dos espaços existentes na referida
obra e conferir a importância deles na performance dos personagens,
sobremaneira do protagonista.
Palavras-chave: Harry Potter. Espaços. Complexidade.
ABSTRACT: The fiction goes through real and fantastic spaces; external
and internal ones; probable and improbable. The spaces give singularity
to the narrator. They are impair in the ways of telling the story. In
Harry Potter and the Philosophical Stone each space is embraced by
singularity. It is a co-participant, it is personified and gives life to
several scenarios of multiple nuances; also the escapes found by the
protagonist are plural. Fiction texts intercalates spaces considered to
be sacred with others considered profanes, giving to fiction a
complexity. This article consists of identifying some spaces existent in
the book and also to determine their importance in the performance of
some characters, mostly the protagonist.
Key words: Harry Potter. Spaces. Complexity.
:: retornar ao topo
PROFESSORES DA LEITURA
Reading teachers
CAMARGO, D.M.P.
SILVA, F.C.
RESUMO: Formar professores da leitura deveria ser uma das prioridades
dos Cursos de Licenciatura, pois o educador é aquele agente
transformador que precisa assumir o seu lugar na construção de uma
sociedade mais consciente e menos alienada em relação aos
acontecimentos que a cercam. A leitura na formação de professores de
Línguas é algo muito estudado atualmente. Afinal, tornou-se preocupante
a dificuldade que os graduandos dos mais diversos cursos superiores
encontram ao ler e compreender os diferentes tipos de textos com os
quais mantêm contato. A educação para a leitura preza pelo trabalho com
a formação integral do homem, acreditando que a sabedoria pode
transformar o mundo, tornando-o mais justo e igualitário. Porém, ainda
há muitos graduandos e professores que não conseguem estabelecer um
contato diário com a leitura, desacreditando que ela possa contribuir
para a melhoria de vida na sociedade. Portanto, é necessário que haja
políticas públicas de incentivo à leitura no Ensino Superior; afinal,
formar professores para a leitura é garantia de cidadãos livres e
conscientes.
Palavras-chave: Formação de Professores. Leitura. Ensino Superior.
ABSTRACT: Educating reading teachers should be one of the priorities of
undergraduate courses, because the educator is a transformer agent who
needs to take over his/her place in the construction of a more conscious
and less unstable society in relation to the events that surround it. At
the moment the reading in the education of Language teachers is
something well studied, after all, the difficulty concerning the
undergraduates of the different university courses that are found in the
reading, the comprehension of different hinds of texts that they read is
a serious concern. The reading education cares about the work and the
formation of man, and believes that wisdom can change the world into one
of fear. However, there are a lot of teachers and undergraduates that
cannot establish a daily reading contact, and do nott believe that it
can contribute to improvement of life in our society. Therefore, it is
necessary public polices to estimulate teachers reading in universities,
afterall, forming teachers for reading is the guarantee for free and
conscious citizeens.
Key words: Teachers formation. Reading. Higher education.
:: retornar ao topo
PREVALÊNCIA DE IDEAÇÃO SUICIDA E DEPRESSÃO EM POPULAÇÃO NÃO-CLÍNICA DE
ADOLESCENTES
Prevalence of suicide ideation and depression in non-clinical
population of youngsters
BORGES, V. R.
COPATTI, M.
RESUMO: O presente estudo teve como objetivo verificar a presença de
ideação suicida e depressão em adolescentes fora de um contexto clínico
(população geral). Este foi um estudo quantitativo, transversal e de
levantamento. Participaram da pesquisa 204 adolescentes dos gêneros
masculino e feminino, com idades entre 13 e 17 anos, das cidades de
Erechim/RS e Mariano Moro/RS. Com relação à amostra, pôde-se verificar
que 123 adolescentes (60,3%) eram do gênero feminino, e 81 (39,7%), do
gênero masculino. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados
foram a Escala de Ideação Suicida de Beck (BSI) e o Inventário de
Depressão de Beck (BDI). Os adolescentes que participaram do estudo,
freqüentavam escolas públicas das cidades mencionadas, e a aplicação dos
instrumentos foi realizada no próprio contexto escolar, sendo de forma
coletiva e em período de aula. Para a análise dos dados, foram
realizados cálculos de freqüência e porcentagem, além de tabelas e
gráficos de contingência para o levantamento de ideação suicida e de
depressão nos adolescentes pesquisados. Os resultados demonstraram que,
dos 204 adolescentes, 32% apresentaram ideação suicida através da Escala
de Ideação Suicida de Beck (BSI). Com relação à presença de depressão na
amostra pesquisada, foi possível constatar que, dos 204 adolescentes, 67
(32,9%) apresentaram depressão leve, moderada ou grave.
Palavras-chave: Ideação Suicida. Depressão. Adolescência.
ABSTRACT: This study aimed to verify the presence of suicide ideation
and depression in youngsters out of the clinical context (general
population). It was a quantitative, transversal survey study. Two
hundred and four (204) male and female youngsters from 13 to 17 years
old from Erechim and Mariano Moro towns (Rio Grande do Sul, Brazil) took
part in the study. The sample included 123 female and 81 (39.7%) male
youngsters (60.3%). Instruments applied for data collection were the
Beck’s Scale of Suicide Ideation and Beck’s Depression Inventory (BDI).
Youngsters taking part of the research attended public schools from the
above towns and the instruments were collectively applied within the
school environment, during class period. Data were examined calculating
frequency and rate, using contingency tables and graphics for the survey
of suicide ideation and depression among the individuals. Results showed
32% the 204 youngsters have suicide ideation according to Beck’s Scale
of Suicide Ideation (BSI). As to depression, the sample showed 67
(32.9%) youngsters having mild, moderate or severe depression out of the
204 individuals.
Key words: Suicide Ideation. Depression. Adolescence.
:: retornar ao topo
REPERCUSSÕES DAS RELAÇÕES VIRTUAIS NA ADOLESCÊNCIA
Repercussions of virtual relations in adolescence
IOP, M. R.
DIAS, A. C. G.
RESUMO: O presente trabalho almejou conhecer quais as repercussões das
relações virtuais na adolescência. Foram realizadas entrevistas
semi-estruturadas com seis adolescentes com idades variando entre 15 e
18 anos, usuários do programa de bate-papo na Internet, mIRC. A análise
e interpretação dos resultados foram feitas a partir do método
fenomenológico. Os resultados deste estudo mostraram que as relações
virtuais permitem que os adolescentes estabeleçam novos relacionamentos,
virtuais e presenciais, aumentem o grau de amizade e intimidade com
pessoas já conhecidas e, também, experimentem novas identidades. De um
modo geral, foi possível compreender que as relações virtuais na
adolescência assumem uma função positiva na vida dos jovens,
beneficiando suas vidas sociais ao aproximá-los do grupo de pares.
Palavras-chave: Relações virtuais. Adolescência. Grupo de pares. Salas
de bate-papo.
ABSTRACT: The present work aimed to know which the repercussions of the
virtual relations in adolescence are. Semi-structured interviews were
conducted with six teenagers with ages ranging between 15 and 18 years,
users of a kind of Internet chatroom program called mIRC. Analysis and
interpretation of the results were based on the phenomenological method.
The results of this study showed that the virtual relations allow
teenagers to establish new relationships, virtual and actual, to
increase their level of friendship and intimacy with people they already
knew and, also, to experiment new identities online. In general, results
indicate that the virtual relations in adolescence have a positive
function in the life of the young, bringing benefits to their social
lives, since they help the adolescents to feel closer to their peer
groups.
Key words: Virtual relations. Adolescence. Peer groups. Chatrooms.
:: retornar ao topo
REDE RELACIONAL DO TRABALHO DO PSICÓLOGO NO INÍCIO DA VIDA PROFISSIONAL
The relational network of the psycologist work in the beginning of the
professional life
ORLANDO, G.D.N.
GOBBO, R. C.
CENCI, C.M.B.
RESUMO: Este estudo procurou demonstrar como é a rede relacional do
trabalho do psicólogo nos primeiros cinco anos de inserção profissional.
Para tanto, entrevistaram-se cinco psicólogas, no quinto ano de
exercício profissional, que se encontravam empregadas no período de
realização da pesquisa. O instrumento utilizado para a coleta de dados
foi entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada de
acordo com a teoria das redes sociais, objetivando compreender os
aspectos da rede relacional construída pelas profissionais nesse
processo inicial da profissão. Constatou-se que as redes são médias ou
pequenas, sendo que os vínculos exercem função de ajuda de serviços
(indicação ou informação) e acesso a novos contatos. Esse estudo
demonstrou que, em muitos casos, as profissionais foram indicadas por
pessoas próximas já inseridas no mercado de trabalho, por colegas de
profissão, por dirigentes de empresas onde realizaram estágio
profissionalizante durante a graduação, ou por professores
universitários. Já os colegas de Graduação são informantes que dão
acesso à seleção. Esse acesso é importante para se inserir, pois a
divulgação das vagas é feita apenas para algumas pessoas.
Palavras-chave: Psicólogo. Rede relacional. Trabalho. Inserção
profissional
ABSTRACT: This study aimed to show how the relational network of the
psychologist work in the first five years of professional insertion is.
Five psychologists that were in the fifth year of the professional
activity and were employed during the study were the subjects. The data
were collected by semi-structured interview and analyzed according to
the social network theory, in order to understand the relational network
constructed by the professionals during their insertion in the work. It
was found that the networks were middle or small and the bonds had the
function of service (indication or information) and access to new
contacts. This study showed that, in many cases, the professionals were
indicated by close people that were already inserted in the work, by
workmates, by managers of an institution where they attended Psychology
Internship or by professors. The classmates from university were
informants who gave access to selection. This access was important
because the vacancies were exposed only for some people.
Key words: Psychology. Relational networks. Work. Professional
insertion.
::
retornar ao topoo