AVALIAÇÃO
PRELIMINAR DA APLICABILIDADE DA ZEÓLITA NaX PARA A RETENÇÃO ¬SELETIVA DE
COMPOSTOS NITROGENADOS EM ¬AMOSTRAS DE EFLUENTE DE UM ¬FRIGORÍFICO
Preliminary evaluation of NaX Zeolite employment for selective retention
of nitrogen compounds in samples of a slaughterhouse wastewaters.
MIGNONI, M. L.
NASCIMENTO FILHO, I.
PERGHER, S. B. C.
RESUMO: Amostras de
resíduos de um matadouro “dopadas” com uma solução modelo de compostos
nitrogenados (tioacetamida, naftilamina e difenilamina) foram submetidas
à extração em fase sólida (SPE) com a Zeólita NaX e a resina polimérica
XAD-4TM. A análise instrumental foi realizada num CG/MS, e a maioria dos
compostos retidos em ambas as fases estacionárias foram identificados
pela biblioteca de espectros de massas do CG/MS. Para extrações de
amostras reais, a retenção de compostos nitrogenados, na resina XAD-4TM,
foi de 2,3%, enquanto que, na zeólita NaX foi de 3,0%. Nas extrações das
amostras “dopadas”, a retenção da tioacetamida não foi obser¬vada,
enquanto que as retenções de difenilamine e naftilamine foram de 55,2% e
13,8%, respectivamente. Esses resultados apontam para a possibilidade de
a Zeólita NaX poder atuar como peneira molecular, e a seletividade a
compostos nitrogenados pode ser direcionada pelo volume dos grupos
N-substituintes.
Palavras-chave: Zeólitas. GC/MS. Compostos nitrogenados.
ABSTRACT: Samples of slaughterhouse wastewaters and spiked with a model
solution of nitrogen compounds (tioacetamide, naftylamine and
diphenylamine) were submitted to SPE with the NaX zeolite and polimeric
XAD-4TM resin. The instrumental analysis was performed by GC/MSD and the
majority compounds retained in both stationary phases were identified by
the GC/MSD mass spectra library. For the real samples extraction, the
nitrogen compounds retention in the XAD-4TM resin was 2.3 % while in the
NaX zeolite, was 3.0%. In the extractions with the spiked samples, the
retention of the tioacetamide was not observed while the retentions of
diphenylamine and naftylamine were of 55.2 % and 13.8 %, respectively.
These results pointed out the possibility that the NaX zeolite can acts
as a molecular sieve and the selectivity for nitrogen compounds can be
drived by the volume of the N-replacement groups.
Key words: Zeolite. GC/MSD. Nitrogen compounds.
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METABÓLITOS SECUNDÁRIOS COMO
MARCADORES QUIMIOTAXONÔMICOS NA IDENTIFICAÇÃO DE Butia eriospatha, Butia
capitata e Syagrus romanzoffiana.
Secondary metabólites as marking chemitaxonomicos in the identificacion
of Butia eriospatha, Butia capitata and Syagrus romanzoffiana.
RICHETTI, A.
PAROUL, N.
NASCIMENTO FILHO, I.
EMMERICH, D. J.
RESUMO: Neste
trabalho foram estudados compostos majoritários das ceras epicuticulares
das folhas de Butia eriospatha, Butia capitata e Syagrus romanzoffiana.
A extração foi feita com hexano e fracionada em coluna de vidro com
sílica-gel, usando solventes com polaridade crescente. O fracionamento
foi monitorado por cromatografia em camada delgada (CCD), e as frações
puras foram analisadas por CG/EM. A estrutura dos metabólitos puros foi
determinada por RMN de 1H e 12 C. De B. eriospatha, foi isolado um
metabólito puro identificado como 1-isopropenil-9-metoxi-3a,5a,8,8,11a-
hexametilperidrociclopenta [a] criseno (lupeol metil éter),
correspondendo a 66,8% dos compostos isolados totais, enquanto o extrato
bruto da cera epicuticular de B. capitata apresentou somente 9,0% desse
mesmo composto. Além disso, nos extratos de B. capitata foram
encontrados aldeídos lineares (6,3%), ausentes em B. eriospatha. Em
Syagrus romanzoffiana foi isolado um metabólito puro identificado como
(2E, 6E, 14E, 18E, 22E) 2, 6, 10,10, 19, 23 – hexametil - 2, 6, 10, 14,
18, 22 – tetracosapenteno (10-metilsqualeno), representando 27% dos
compostos isolados totais.
Palavras-chave: 10-metilsqualeno. Aldeídos lineares. Lupeol metil éter.
ABSTRACT: In this work, the majority compounds of epicuticular leaf
waxes of Butia eriospatha, Butia capitata and Syagrus romanzoffiana were
studied. The extraction was performed with hexan, and purified in glass
column with silica-gel, using solvent with increasing polarity. The
purification was monitored by TLC, and the pure fractions were analyzed
by CG/EM. The structure of the pure metabolites was determined by 1H e
12C RMN. B. eriospatha was isolated and a pure metabolite identified as
1-isopropenil-9-metoxi-3a,5a,8,8,11a- hexametilperidrociclopenta [a]
criseno (lupeol metil ether), corresponding to 66,8% of total isolated
compounds, while the crude extract of B. capitata epicuticular wax
presented only 9,0% of this compound, Besides, in the B. Capitata
extracts linear aldeides (6,3%) were found, which were absent in B.
Eriospatha. In Syagrus romanzoffiana a pure metabolite was isolated
identified as (2E, 6E, 14E, 18E, 22E) 2, 6, 10,10, 19, 23 – hexametil -
2, 6, 10, 14, 18, 22 – tetracosapenteno (10-metilsqualeno), representing
27% of total isolated compounds.
Key words: 10-metilsqualeno. Aldeídos lineares. Lupeol metil éter.
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AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DOS PLÁSTICOS EM RELAÇÃO AOS FTALATOS
Evaluation of the Quality of Plastics in Relation to the Ftalatos
DALLAGO, R. M.
VENQUIARUTO, L. D.
NASCIMENTO FILHO, I.
MENEGAT , G. C.
RESUMO: Os ftalatos
são os plastificantes mais utilizados na indústria do PVC. Seu emprego
como aditivo visa a atribuir maleabilidade e maciez aos plásticos. No
entanto, estudos desenvolvidos in vitro demonstraram que essa classe de
compostos atua no organismo na forma de estrógeno artificial,
ocasionando disfunções hormonais. A sociedade está largamente exposta
aos ftalatos porque o PVC é um polímero amplamente disseminado na
fabricação de utensílios domésticos, dispositivos médicos e itens
infantis. Com base nisso, neste trabalho pretende-se estudar a
lixiviação, em meio aquoso desses compostos, presentes na composição de
diferentes embalagens plásticas (copos plásticos de café, utensílios
domésticos, brinquedos e correlatos) destinadas ao consumo humano.
Palavras-chave: Ftalatos. Plásticos. Extração.
ABSTRACT: The phthalate are the additives plastic spreadly used in the
industry of the PVC. Its use as an additive aims to attribute
malleability and flexibility to plastics. However, studies developed in
vitro had demonstrated that this composite class acts in the organism in
the form of artificial estrogen, causing hormonal dysfunction. The
society is widely displayed to the medical phthalate because PVC is a
widely spread polymer in the manufacture of domestic utensils, infantile
devices and itens. Based on that, in this work it is intended to study
the leaching, in watery way, of these domestic composites, presented in
the composition of different plastic packings (plastic cups of coffee,
utensils, toys and correlate) destined to the human consumption.
Words Key: Phthalate. Plastics. Extration
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REMOÇÃO DE Cu+2 E Zn+2 DE SOLUÇÕES AQUOSAS COM A ZEÓLITA FAUJASITA
Removal of Cu+2 e Zn+2 of aqueous solutions with Faujasita Zeolite
DETONI, C.
CAOVILLA, M.
PERGHER, S. B. C.
RESUMO: O presente
trabalho consiste em avaliar a eficiência de uma Zeólita do tipo
Faujasita na remoção dos íons metálicos Cu+2 e Zn+2 de soluções aquosas,
para seu possível emprego no tratamento de efluentes industriais. Os
experimentos foram realizados em sistema de batelada (shaker e agitação
magnética sob refluxo) em que se estudou a influência de parâmetros como
temperatura, tempo e concentração dos íons metálicos. Dessa forma, foram
preparadas soluções de padrão analítico de Cu+2 e Zn+2 com concentrações
variando entre 50 e 1000 mg L-1. Em cada caso, 100 mg de Zeólita foram
adicionadas a 30 mL de solução, empregando-se temperaturas de 25°C, 50°C
e 80°C e diferentes tempos de contato, que variaram entre 1, 2, 3 e 4
horas. A fase aquosa foi separada da fase sólida por centrifugação, e as
concentrações dos íons metálicos foram determinadas por Absorção
Atômica. A capacidade de adsorção máxima obtida foi 111,4 mg Cu+2 e
119,4 mg Zn+2 / grama Zeólita. Conclui-se que é possível empregar a
Zeólita Faujasita para remoção de íons metálicos.
Palavras-chave: Zeólita. Cobre. Zinco. Remoção de metal.
ABSTRACT: The present study consists in evaluating the efficiency of
Faujasite zeolite in removal Cu+2 and Zn+2 from aqueous solutions, for
possible application on wastewater treatment. The experiments were
performed in batch systems (shaker and continuously stirring) where we
studied the influence of parameters such as temperature, time and
concentration of metallic ions. Thus, Cu+2 and Zn+2 standard solutions
were prepared with concentrations from 50 to 1000 mg.L-1. In each case,
100 mg of zeolite were added to 30 mL of solution, employing
temperatures of 298°C, 323°C and 353°C and different contact times,
changing between 1, 2, 3, and 4 hours. The aqueous phase was separated
from the solid phase by centrifugation and the ion metallic
concentration was determinate by atomic absorption. The maximum
adsorption capability was 111,4 mg Cu+2 and 119,4 mg Zn+2 / g of zeolite.
It has been concluded that is possible to employ Faujasite zeolite for
metal removal from wastewater.
Key words: Zeolite. Copper. Zinc. Metal removal.
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AVALIAÇÃO DA CONTAMINAÇÃO POR COMPOSTOS ORGÂNICOS VOLÁTEIS DOS
LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM
QUÍMICA
Assessment of air contamination by Volatile Organic Compounds (VOC) in
Organic Chemistry Laboratory
ROSSSI, P.
EMMERICH, D. J.
NASCIMENTO FILHO, I.
PAROUL, N.
RESUMO: O objetivo
deste trabalho foi avaliar os níveis de contaminação atmosférica por
compostos orgânicos voláteis (VOCs) em laboratórios de ensino de Química
Orgânica, dos cursos de Graduação em Química. Para tal propósito, foi
empregada a técnica de SPME (Solid Phase Microextraction) com fibra
extratora de PDMS (polidimetilsiloxano) para amostragem e posterior
análise dos VOCs. As amostragens foram realizadas durante as aulas, no
primeiro semestre de 2005. Após as extrações, os compostos retidos nas
fibras foram dessorvidos termicamente no injetor de um cromatógrafo a
gás com detecção por Espectrometria de Massas (GC/MS Shimadzu – QP
5050A). Vários VOCs foram identificados pela biblioteca do sistema GC/MS
(Wiley), sendo alguns deles de reconhecido potencial toxicológico como,
por exemplo: benzeno, n-dodecano, dimetilbenzeno e ácido benzóico.
Considerando-se a relação entre a área de cada pico individual e a área
total dos cromato¬gramas, concluiu-se que os VOCs majoritários nos
laboratórios de ensino de Química Orgânica são: trimetilpenteno,
dimetildeceno, benzeno e ácido acético, com 11,25%, 9,92%, 5,70% e 4,73%
da área total dos cromatogramas, respectivamente. Dessa forma, tornou-se
clara a necessidade de adoção de medidas urgentes que eliminem ou, pelo
menos minimizem, a contaminação atmosférica, por esses compostos, nos
ambientes de ensino estudados.
Palavras-chave: SPME. VOCs. GC/MS. Laboratórios de Química ¬Orgânica.
ABSTRACT: The main objective of this work was to evaluate the air
contamination by volatile organic compounds (VOCs) in laboratories of
Organic Chemistry. Solid Phase Microextraction (Solid Phase
Microextraction) with PDMS (polydimethylsiloxane) fiber was used for
sampling and analysis of the VOCs. The sampling was performed during the
class experiments in the first six months in 2005. After the extractions,
the retained compounds were thermally desorbed at the injection port of
a gas chromatograph coupled with a mass spectrometer detector. The VOCs
were identified by the GC/MS library (Wiley). Some of the identified
VOCs are well known for their harmful properties. Some examples are:
benzene, n-dodecane, dimethyl benzene and acetic acid. The ratio between
the individual area of each peak and the total area of the chromatograms
show that the major VOCs were: trimethylpentene, dimethyldecene, benzene
and acetic acid with 11.25%, 9.92%, 5.70% and 4.73% of the chromatograms
total area, respectively. These results showed then that it is necessary
to look for solutions for the improvement of the air quality in these
laboratories.
Keywords: SPME. VOCs. GC/MS. Organic chemistry laboratories.
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REDUÇÃO DE DQO EM EFLUENTES QUÍMICOS COM Eichhornia crassipes (Mart.)
Solms
COD reduction in chemical effluents with Eichhornia crassipes (Mart.)
Solms
IORIS, M.
HEPP, L. U.
RESUMO: As macrófitas aquáticas apresentam grande capacidade de remoção
de substâncias em águas onde elas são encontradas. Com isso, o objetivo
deste trabalho foi verificar a aplicabilidade da Eichhornia crassipes (Mart.)
Solms no tratamento de efluentes químicos da Estação de Tratamento de
Efluentes da URI – Campus de Erechim (ETE/URI). O efluente foi diluído e
colocado em três tanques, sendo observados parâmetros físico-químicos
diariamente, durante um período de oito dias. Ao final do experimento
observou-se uma redução média de 62% na DQO, demostrando grande
potencial em sistemas alternativos para o tratamento de efluentes.
Palavras-chave: Qualidade de água. Macrófitas aquáticas. Efluentes
químicos.
ABSTRACT: The aquatic macrophytes present a great capacity of substance
removal in waters where they are found. Then, the objective of this work
was to verify the applicability of the Eichhornia crassipes (Mart.)
Solms in the treatment of chemistry effluents in the Effluent Station of
Treatment of URI - Campus of Erechim (EST/URI). The effluent was diluted
and placed in three tanks, and physicist-chemistries parameters were
daily observed during a period of eight days. In the end of the
experiment, an average reduction of 62% in the COD was observed,
demonstrating large potential in alternative systems for the effluents
treatment.
Key words: Water quality. Aquatic macrophytes. Chemical effluents.
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ENSINO TECNOLÓGICO: POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM POR MEIO DA
MODELAGEM MATEMÁTICA
Technological teaching: possibilities of learning through
Mathematical Modeling
FERRUZZI., E. C.
ALMEIDA, L. M. W.
GONÇALVES, M. B.
RESUMO: A Educação Profissional implica o envolvimento com conhecimentos
que não se esgotam na instituição de Ensino e nem se iniciam com o
trabalho, de modo que os estudantes são constantemente incentivados a
pensar-refletir-agir. O perfil desejável do profissional dessa área
privilegia a liderança, iniciativa, capacidade de tomar decisões,
autonomia e habilidade de comunicação. Nesse sentido, desenvolver essas
competências é um dos desafios educacionais, e o que se procura é
desenvolver no aluno a capacidade de trabalhar em equipe, investigar e
solucionar problemas, aplicar os conhecimentos em atividades diárias,
modelar situações e analisar de forma crítica os resultados obtidos.
Neste trabalho investigamos a Modelagem Matemática como alternativa
pedagógica, em um Curso Superior de Tecnologia na disciplina de Cálculo
Diferencial e Integral. A análise dos resultados, obtidos durante um ano
letivo, indica que, mesmo em um curso regular, com limitações de tempo e
conteúdo programático, o uso dessa estratégia de ensino se revela uma
alternativa viável para o Ensino, contribuindo para o desenvolvimento de
competências almejadas para a sua formação profissional.
Palavras-chave: Ensino tecnológico. Modelagem matemática.
ABSTRACT: Technological Education implies in the involvement with
knowledge that does not deplete in an educational institution nor
initiate with the work, so that the students constantly are stimulated
to think-reflect- act. The desirable profile of the professional of the
technological area privileges the leadership, initiative, capacity to
take decisions, autonomy and ability of communication. In this sense, to
develop these abilities is one of the educational challenges and to
develop in the student of technological courses the capacity to work in
team, to investigate and to solve problems, to apply the knowledge in
daily activities, to shape situations and to analyze, in a critical way,
the obtained results. In this work we investigate Mathematical Modeling
as a pedagogical alternative in a University Course of Technology in the
disciplines of Differential and Integral Calculus. The analysis of the
results obtained during one school year, indicates that in a regular
course with limitations of time and programmatic content, the use of
Mathematical Modeling in education is a viable alternative for the
teaching of Calculus in the High Courses of Technology, contributing for
the development of competences longed for the student’s professional
education.
Key words: Technological teaching. Mathematical modelling.
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O IMPACTO DA INFORMÁTICA EDUCATIVA NA QUALIDADE DE VIDA PARA IDOSOS
The impact of educational information technology in elderly quality
of life
SARAIVA, C. A. E.
WENDT, G. W.
RECH, T. F.
ARGIMON, I. I. L.
RESUMO: O presente
artigo teve por objetivo avaliar o impacto da Informática na qualidade
de vida de idosos. Em um enfoque de pesquisa qualitativo, foram
aplicados questionários com questões referentes ao aprendizado de
Informática, suas motivações, expectativas, dificuldades e
possibilidades. A análise dos dados, feita através da análise de
conteúdo, indicou a aproximação de gerações como o maior benefício da
Informática, nessa etapa, o que remete diretamente para um aumento na
qualidade de vida. Constatou-se, ainda, a importância de inserir os
idosos num contexto atual, através de metodologia apropriada, para que
eles sintam-se parte integrante de um processo tecnológico mundial.
Palavras-chave: Qualidade de vida. Idosos. Informática educativa.
ABSTRACT: This article aimed to appraise Information Technology impact
in elderly quality of life. Questionnaires were applied with questions
regarding learning Information Technology, motivations, expectations,
difficulties and possibilities. The data analysis, done through the
content analysis, indicated the gathering of generation as the greatest
Information Technology benefit in this stage, which causes a raise in
the quality of life. The importance of elderly insertion on a
contemporary context was assumed, throughout appropriated methodology,
for them to feel as part of a worldwide process.
Key words: Quality of life, elderly. Educational information.
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: UM OLHAR A PARTIR DE PAULO FREIRE
Mathematical Education: a look after Paulo Freire
AGRANIONIH, N. T.
ECCO, I.Erro! Indicador não definido.
RESUMO: As
exigências da sociedade contemporânea crescem aceleradamente e estão
intimamente relacionadas às múltiplas dimensões da vida dos seres
humanos. Destaca-se, nesse particular, a dimensão educacional, focando,
sobremaneira, a Educação Matemática no sentido de sua ressignificação,
tanto na produção e aquisição do saber matemático, quanto na prática
pedagógica, considerando os diferentes graus de Ensino, bem como outras
práticas sociais. Partindo da constatação de que os processos de
ensino-aprendizagem da Matemática estão marcados pelo insucesso,
objetiva-se fundamentar teoricamente a possibilidade de ela vir a
constituir-se num momento educativo, na perspectiva da construção,
re-construção de conhecimentos e significados, na referida área do
conhecimento. Para isso, buscam-se na teoria freiriana, mais
precisamente, nos diálogos entre a teoria de Paulo Freire e a Educação
Matemática, elementos viabilizadores para esse intento.
Palavras-chave: Educação Matemática. Paulo Freire. Ensino-aprendizagem.
ABSTRACT: The demands of the contemporary society are growing fast and
intimately related to the multiple dimensions of the life of the human
beings. It is distinguished, in this particular, the educational
dimension, focusing specifically on the Mathematical education, in the
sense of its re-signification, as much in the production and acquisition
of math knowing, as in the pedagogical practice, considering the
different degrees of education, as well as other social practices. From
the evidence that the mathematics teaching-learning processes are marked
by failure, this text aims to base theoretically the possibility of
mathematics to come to be an educative moment, in the perspective of
construction, reconstruction of knowledge and meanings, in its area of
knowledge. Thus, viable elements for this purpose were searched on
Freire’s theory, more specifically, on the dialogs between Paulo
Freire’s theory and the Mathematical Education.
Key words: Education. Mathematical. Paulo Freire. Teaching-Learning
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MODELAGEM MATEMÁTICA: UMA PROPOSTA DESENVOLVIDA EM SALA DE AULA
Mathematical Modeling: A Proposal Developed In Classroom
VIECILI, C. R. C.
HILLEBRAND, V.
RESUMO: Neste artigo, apresentamos uma experiência vivenciada em sala de
aula, durante a realização de um curso de Mestrado, e consta de uma
proposta diferenciada para o ensino da Matemática, denominada Modelagem
Matemática, que faculta ao aluno ser agente na construção do
conhecimento, superando com descontração e motivação as dificuldades que
a Matemática apresenta. Uma pesquisa foi realizada com alunos de sétima
série do Ensino Fundamental, procurando-se compreender como o emprego da
Modelagem pode auxiliar na aprendizagem da Matemática, fazendo com que
os alunos gostem dessa Disciplina, mudem suas percepções negativas com
relação a ela e percebam sua importância no dia-a-dia. Foram feitas
observações e análises das atividades desenvolvidas em sala de aula. No
caso em questão, a Modelagem Matemática ajudou no entendimento e no
desenvolvimento de produtos notáveis, bem como no equacionamento e na
compreensão de situações matemáticas do quotidiano. Após a aplicação da
Modelagem, foi realizada a avaliação com os alunos envolvidos na
pesquisa, podendo-se perceber a mudança de percepções com relação à
Matemática, bem como de interesse e motivação em trabalhar com
Modelagem.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Construção de Modelos. Modelagem
Matemática.
ABSTRACT: In this article we present an experience lived during the
realization of a Master’s course and consists of a differentiate
proposal for the teaching of Mathematics so-called Mathematical Modeling
that makes the student to be the agent in the building of the knowledge,
overcoming, without constraint and with motivation, the difficulties
that Mathematics present. A research was done with students of the
seventh grade of the Fundamental School, trying to understand how the
use of the Modeling can help out with the learning of Mathematics, doing
it in a way that the students like this discipline, and change their
negative perceptions in relation to it and perceive its importance day
by day. Observations and analysis of the activities developed in
classroom have been done. In the case of this matter, the Mathematical
Modeling helped for the understanding and for the development of notable
products, as well as for the equating and the comprehension of
mathematical situations of every day. After the application of the
Modeling, the evaluation with the involved students in the research has
been done, one can perceive the change of the perceptions in relation to
Mathematics, as well as the interest and motivation in working with
Modeling.
Key words: Teaching-learning. Building of Models. Modeling. Mathematics.
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ÓLEOS ESSENCIAIS E EXTRATOS RESIDUAIS DA CASCA DE LARANJA-PÊRA
E
LARANJA-VALÊNCIA (Citrus sinensis)
Essential oils and residues extraction of peel orange pear and
valencia (Citrus sinensis).
SGUISSARDI, J. C.
Z.; CANSIAN, R. L.;
CICHOSKI, A. J.; STUART, G. R.;
RICHETTI, A.; PAROUL, N.
RESUMO: Neste
trabalho foi estudada a composição química de óleos essenciais de duas
variedades de laranja: Pêra e Valência. Os extratos foram obtidos por
hidrodestilação das cascas in natura e desidratadas, em diferentes
tempos de extração. Foi avaliada a presença de flavonóides nos resíduos
hidrodestilados sólidos e líquidos. A extração das cascas de
laranja-valência desidratadas apresentaram um maior rendimento de óleo
essencial. O d-limo¬neno foi o composto majoritário identificado (mais
de 95% dos compostos identificados). O extrato metanólico apresentou 4
bandas características de rutina, naringina, hesperidina e quercitina.
Resíduos sólidos (casca após a hidrodestilação), apresentaram bandas
compatíveis com o padrão herperidina e/ou naringina. As amostras dos
óleos essenciais, assim como os resíduos líquidos (água após a
hidrodestilação), apresentaram bandas compatíveis com o padrão de
quercitina.
Palavras-chave: Óleos essenciais. Citrus. Flavonóides.
ABSTRACT: In this work, the chemical composition of essential oils of
two orange varieties: pear and valência were studied. The extracts were
obtained by hydro distillation of in natura dehydrated peels in
different extraction times. The presence of flavonoids in the solid and
liquid hydro distillation residues was evaluated. The dehydrated
valencia orange peel provided the greater extraction yeld of essential
oil. The limonene was the major compound identified (over 95% of the
identified compounds). The methanolic extracts showed 4 characteristic
bands of rutine, naringine, herperidine and quercitine. The solid
residues showed bands compatible with the herperidine and/our naringine
standard. The essential oils samples and the liquid residues showed
bands compatible with the quercitine standard.
Key words: Essential oil. Citrus. Flavonoids.
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UTILIZAÇÃO DE GESSO AGRÍCOLA NO SISTEMA PLANTIO-DIRETO
Use of Gypsum in No-tillage System
AMARAL A. S.; SLOMP,
E. P.;
PICCOLI, C.; PALMA, M.A.Z.; ORO, A.S.
RESUMO: O trabalho
teve como objetivos: Avaliar as alterações das características químicas
do solo promovidas pela aplicação de gesso superficial; avaliar o efeito
do gesso nos parâmetros físicos que determinam a compactação do solo e
avaliar a resposta da cultura de milho à aplicação superficial de
calcário e gesso no sistema plantio-direto. Tratamentos: Testemunha;
Calcário; Calcário + 3 t de gesso; Calcário + 6 t de gesso; Sem calcário
+ 3 t de gesso e sem calcário + 6 t de gesso agrícola. O delineamento
experimental foi de blocos, ao acaso, com três repetições. Não houve
resposta do milho à aplicação de calcário e gesso no rendimento de
matéria seca da parte aérea. No rendimento de grãos, a aplicação de 6 t
ha-1 de gesso, associada ao pH 6,0, resultou em maior rendimento,
indicando uma boa resposta do milho. Em relação às características
químicas promovidas pela aplicação de gesso e calcário, o pH e o SMP
apresentaram um comportamento semelhante, sendo os maiores valores
observados na camada inicial. Não foi possível verificar aumento de pH
em profundidade. Confirmou-se a hipótese de que o gesso não altera o pH.
A maior concentração de K, Ca e Mg é encontrada na primeira camada,
formando um gradiente de concentração a partir da superfície,
principalmente nos tratamentos que receberam calcário + gesso. Não foi
possível constatar lixiviação desses cátions ao longo do perfil. Isso
indica que a dose de 6 t ha-1 de gesso foi eficiente para o suprimento
de cálcio e enxofre, sem causar perdas por lixiviação dos cátions
básicos. O alumínio trocável apresentou um comportamento inverso ao do
pH, independentemente dos tratamentos. A partir do pH 5,5, o alumínio
trocável foi completamente neutralizado. As avaliações das
características físicas do solo não permitiram verificar nenhum efeito
do gesso agrícola sobre a compactação do solo.
Palavras-chave: Gesso agrícola. Milho. Sistema plantio-direto.
ABSTRACT: The work aimed o evaluate the alterations of the chemical
characteristics of the soil promoted by the application of superficial
gypsum; to evaluate the effect of the gypsum in the physical parameters
that determine the compaction of the soil and to evaluate the answer of
the corn culture to the superficial application of lime and gypsum in
the no-tillage system. Treatments: no treatment; lime; lime + 3 t of
gypsum; lime + 6 t of gypsum; without lime + 3 t of gypsum and without
lime + 6 t of gypsum. A randomized complete block design was used, with
three replications. There was no answer of the culture of the corn to
the superficial application of lime and gypsum in the dry matter of the
shoot. In the variable corn yield, the application of the rates 6 t of
gypsum associated to the pH 6,0, resulted in an increase of the corn
yield, indicating a good answer of the corn to that treatment. In
relation to the alterations of the chemical characteristics of the soil
promoted by the application of gypsum and lime superficial, it can be
verified that: the pH and Index SMP presented a similar behavior, being
the largest values observed in the initial layer, as it was expected. It
was not possible to verify pH increase in depth, for the superficial
application of lime. The hypothesis that the gypsum does not alter the
pH of the soil was confirmed. The largest concentration of K, Ca and Mg
is found in the first layer, forming a concentration gradient starting
from the surface of the soil, mainly in the treatments that received
lime + gypsum. It was not possible to verify percolation of those
nutrients during the analyzed profile. This indicates that the rate of 6
t of gypsum was efficient for the supplying of calcium and sulfur
without causing losses for percolation of the mentioned basic cations.
As it was expected, the exchangeable aluminum presented an inverse
behavior to the of the pH independently of the treatments. Starting from
the pH 5,5 the exchangeable aluminum is completely neutralized. The
evaluations of the physic characteristics of the soil did not allow to
verify any effect of the gypsum on the compaction of the soil.
Key words: Gypsum. Zea mayz L.. No-tillage System
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