Aquisição de segunda língua: “a melhor idade”
Second
language acquisition: “the best age”
CONFORTIN, H.
RESUMO
Uma das contingências
do mundo moderno, hoje, decorrente do processo de globalização, é a
necessidade de aquisição de uma segunda língua.Há uma grande preocupação
de pais e escola em preparar os filhos/alunos para serem cidadãos do
mundo, capazes de enfrentar os desafios que lhe são apresentados. Para
ser esse cidadão-profissional, é preciso dominar as novas tecnologias
que, por sua vez, exigem domínio das principais línguas de cultura e de
negócios. Nesse contexto, e a partir de teorias atuais sobre
aquisição/aprendizagem de L2, o tema passou a ser analisado sob diversos
enfoques: saiu do campo experimental para inserir-se na glotodidática.
Uma das questões mais freqüentes, que questiona pais e escola, é: Qual a
melhor idade para a criança adquirir uma segunda língua com mais
proficiência? Quais as vantagens e desvantagens do bilingüismo infantil?
Por que ensinar uma língua estrangeira a crianças em idade precoce? Este
texto objetiva fazer uma rápida reflexão sobre aspectos favoráveis e
desfavoráveis ao bilingüismo infantil, considerando não só a questão da
“melhor idade”, como, também, o ato lingüístico ligado à aquisição da L2
em idade precoce, a metodologia utilizada e a motivação necessária.
Palavras-chave:
Aquisição de segunda língua. Bilingüismo precoce. Ato didático e L2.
ABSTRACT
One of
the contingences of the modern world, due to globalization process, is
the need of acquiring a second language, considered to be a market
language. There is a great concern from parents and schools in educating
their children/students to be citizens of the world, able to face the
challenges that are presented to them. In order to be this citizen and a
professional it is necessary to control the new technologies that, on
their turn, demand the domination of the main culture and business
languages. In this context, and from current theories about
acquisition/learning of L2, the theme has been analyzed under several
focuses: it left from the experimental field to be inserted into
glottodidactics. An issue of frequent discussion is the one related to
the best age for a child to start acquiring a second language, more
proficiently. This text, based on recent theories related to more
traditional theories, aims to discuss the advantages and disadvantages
of precocious bilinguism, considering not only the issue of the “best
age”, but also the linguistic act, the methodology and the motivation
for the acquisition, in a structured, scientific and institutionalized
way of L2 in precocious age.
Key
words: Second language acquisition. Precocious bilinguism. Didactic act
and L2.
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A interferência da linguagem virtual no cotidiano de
crianças e adolescentes
The
interference of virtual language on everyday life of children and
adolescents
PAULETTI JOBIM, A. P.
MOKVA,
A.M.D.Z.
RESUMO
Este artigo, resultado
de um trabalho monográfico no Curso de Pós Graduação em Língua
Portuguesa (URI – Erechim), tem como objetivo mostrar a linguagem
virtual e a interferência no cotidiano de crianças e adolescentes. A
linguagem utilizada no mundo virtual é repleta de particularidades já
que os internautas fazem uso de uma linguagem rápida, viva e espontânea.
Uma linguagem diferente daquela mais formal e elaborada. Marcuschi
(2003) afirma que esta linguagem utilizada nas salas de bate-papo faz
parte de um novo gênero textual. Ao focalizar a interferência da
linguagem virtual no cotidiano de crianças e adolescentes, pretende-se
demonstrar que há muito ainda a se explorar a respeito do assunto, já
que a linguagem virtual faz parte da vida de milhares de pessoas em todo
mundo. Muitas pessoas, preocupadas com o assunto em foco, acabam fazendo
indagações sobre o fato dessa linguagem estar “transgredindo” a
norma-padrão da língua e estar ou não prestes a invadir o mundo real.
Considerando tal preocupação, é que se coloca em evidência a análise de
um instrumento de pesquisa, o qual permitiu a aproximação dos recursos
lingüísticos criados pelos usuários da grande rede. De posse de um
material rico, foi possível chegar à constatação de que a linguagem
utilizada pelos usuários da Internet é um gênero textual em ascensão,
além de ser mais uma das inúmeras variantes de uso da língua. Sendo
assim, a linguagem da Internet poderá influenciar futuras
transformações, nas quais a língua passará nos próximos anos.
Palavras-chave:
Linguagem virtual. Gênero textual.
Usuários.
ABSTRACT
This
article, which is the result of a monographic work in a Post-Graduation
Course in Portuguese Language (URI – Erechim), has as an objective to
show virtual language and interference in everyday life of children and
adolescents. The language used in the virtual language is full of
particularities since internauts make use of a quick, alive and
spontaneous language; a different language from the formal and
elaborated one. Marcuschi (2003) states that the language used in chat
rooms belong to a new textual genre. Focusing on the interference of
virtual language on everyday life of children and adolescents, we intend
to demonstrate that there is a lot more to explore in this matter, since
virtual language is part of the life of thousands of people around the
world. Many people, concerned about with this issue, end up making
enquiries on the fact that the language used in the virtual world is
“transgressing” the standard norm of the language, and it is about, or
not, to invade the real world. Considering this concern, the analysis of
a research instrument is put into evidence, which allowed the approach
of linguistic resources created by the net users. Having this rich
material, it was possible to get to the conclusion that the language
used by Internet users is a rising textual genre, besides being one of
the several variants of the language, Thus, Internet language might
influence future transformations of the language forthcoming.
Key
words: Virtual language. Textual gender.
Users.
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O LETRAMENTO COMO PROPOSTA DE ENSINO DA LÍNGUA
Literacy as a proposal of language teaching
Oldoni, C.
Confortin, H.
Resumo
Ao nos referirmos ao
ensino atual da língua, automaticamente nos remetemos às dificuldades
enfrentadas, tanto pela escola e professores quanto pelos alunos que,
não raramente, são sistematicamente reprovados por não manifestarem de
forma satisfatória o seu discurso. Assim, torna-se urgente que
repensemos os métodos atuais de ensino da língua para romper essa cadeia
de verdadeiros fracassos. A proposta sugerida por este trabalho busca
tornar o ensino da língua, hoje, um real habilitador das competências
comunicativa e lingüística e, para isso, aponta o letramento como base
dos estudos escolares. Sugere uma concepção de língua enquanto unidade
comunicativa e de discurso, justifica seu uso e seu ensino como práticas
sociais e propõe que seu trabalho escolar esteja baseado na observação,
análise, discussão e conclusões. Essa abordagem que é sustentada por
levantamento bibliográfico referente ao ensino da língua e suas práticas
sociais, apresenta também proposta metodológica de aplicação na qual,
além de beneficiar as competências básicas da língua, privilegia-se a
reflexão sobre seu uso em situações comunicativas e de interação.
Torna-se, assim, um momento de reflexão sobre nossa práxis e uma
tentativa de revitalizar os discursos próprios de nossos alunos que,
muitas vezes, são subjugados ou mesmo anulados.
Palavras-chave: Ensino
da língua.
Letramento. Proposta metodológica.
Abstract
When
we refer to the teaching of the current language, automatically we
address to the difficulties faced both by the school and the teachers,
and by the students who, sometimes are systematically reproved for not
using their discourse in a satisfactory way. Thus, it urges to rethink
the current methods of language teaching to break this chain of
failures. The following proposal aims to turn the current language
teaching into a real facilitator of the communicative and linguistic
competences and then it points to literacy as a background of school
studies. Thus, it suggests a conception of language as a communicative
and a discourse unit, it justifies its use and its teaching as social
practices, and it proposes that its school work be based on observation,
analysis, discussion and conclusions. This approach, which is supported
by a bibliographic survey concerning language teaching and its social
practices, brings a methodological proposal of application, which,
besides benefiting the language basic competences, gives privilege to
the reflection about its use in communicative and interaction
situations. It becomes, then, a moment for reflection about our praxis
and an attempt to revitalize the students’ own discourse, which many
times is subjugated or negated.
Key
words: Language teaching. Literacy.
Methodological
proposal.
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MÍDIA E CIDADANIA1
Media and citizenship
Citelli, A.
RESUMO
A crescente e
diversificada presença dos meios de comunicação no mundo moderno vem
provocando discussões envolvendo temas sobre a construção das
instituições democráticas. Trata-se de matéria ampla, com múltiplas
implicações e, certamente, da maior importância para orientar as formas
de organização social e da construção da cidadania em nosso tempo. Dado,
contudo, o lugar onde este texto foi enunciado, uma palestra, reduziu-se
o problema a uma idéia central: a constituição do espaço público sob
circunstâncias mediáticas.
Palavras-chave: Mídia
e cidadania.
Meios
de comunicação.
ABSTRACT
The
growing and diversified presence of the means of communication in the
modern world has been provoking discussions involving issues related to
the construction of democratic institutions. It is a broad subject, with
multiple implications, and, certainly, crucial to guide forms of social
organization and the construction of citizenship in our era. However,
given the context where this text was exposed, that is, a lecture, the
central idea was reduced to the constitution of the public space under
media circumstances.
Key
words: Media and citizenship. Means of communication.
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GÊNEROS DO DISCURSO
Discourse genre
Pagliosa, E. L. P.
RESUMO
Este ensaio tem por
objetivo fundamentar e discutir a questão dos gêneros discursivos,
oferecendo ao professor a possibilidade de refletir e avaliar seus
procedimentos no manejo dos discursos que circulam socialmente.Além da
introdução e conclusão, está dividido em três partes. Na primeira delas
enfoca o gênero relacionado ao texto e princípios de tipologização desse
último. Os gêneros do discurso na perspectiva bakhtiniana são o foco da
segunda parte, ficando para a terceira e quarta partes, respectivamente,
a visão do lingüista brasileiro Marcuschi e as considerações acerca dos
gêneros, escola e ensino-aprendizagem.
Palavras-chave:
Gêneros do discurso. Gênero. Gêneros textuais e escola.
abstract
This
work aims to found and to discuss the issue of discourse genre, offering
the teachers the possibility to reflect and to evaluate their procedures
in handling the discourse that is socially used. Besides the
introduction and the conclusion, this work is divided into four
sections. In the first section, it focuses on genre related to the text
and principles of text typology. Discourse genre under Bakhtin’s
perspective is the focus of the second section. The third section brings
the issue of genre under Marcuschi’s perspective. Considerations about
genre, school and teaching-learning process constitute the fourth
section.
Key
words: Discourse genre. Genre.
Textual genre. School.
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O MUNDO CHEGA À SALA DE AULA POR MEIO DOS GÊNEROS
TEXTUAIS PRESENTES NO JORNAL
The
world reaches the classroom through textual
genre
in newspapers
COSTENARO, S.
MOKVA,
A.M.D.Z.
RESUMO
Nas páginas dos
jornais que circulam diariamente diante de nossos olhos, está um rico
material que pode tornar as aulas de Língua Portuguesa mais dinâmicas e
interessantes. Levando em consideração a realidade dos educandos, é
possível realizar atividades que, realmente, chamem a atenção dos alunos
e lhes mostrem o verdadeiro sentido do estudo da língua materna. O
trabalho com os diversos gêneros textuais existentes nos jornais
regionais é uma importante ferramenta para que se consigam bons
resultados, entre eles, a tão desejada e importante leitura crítica e o
aprimoramento da produção textual.
Palavras-chave:
Jornal. Gêneros Textuais.
Produção textual.
ABSTRACT
On
newspaper pages that circulate daily ahead our eyes, there is a rich
material that can make our Portuguese classes more dynamic and
interesting. Taking the context of students into consideration, it is
possible to propose activities that can really call the students’
attention and show them the real sense of studying the mother tongue.
The work with several textual genre found in the regional newspapers is
an important tool to obtain good results, among them, the desired and
important critical reading and the improvement of text production.
Key
words: Newspaper. Functions literal.
Writing production.
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O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA: ENFOQUE NO GÊNERO
JORNALÍSTICO-OPINATIVO
Newspapers in classrooms: focus on the journalistic-opinionative genre
LEMOS, S.
MESCKA,
P. M.
TESTON,
A. T.
PASA, B.
RESUMO
Objetiva-se, com este
artigo, relatar e descrever o processo de elaboração e desenvolvimento
do projeto “Ensino de Redação: Problemas e Perspectivas”, trabalhado em
parceria com os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio,
insertos na 15ª CRE. O trabalho centra-se na elaboração de material
didático apropriado para ser desenvolvido, especificamente, na
construção de uma seqüência didática, orientada ao ensino da produção de
textos do gênero jornalístico-opinativo, aplicação dessa proposta aos
alunos e a avaliação dos efeitos na produção de textos desse gênero. O
projeto foi aplicado a partir da adoção de uma concepção enunciativa de
linguagem, na qual, entre outras, a noção de gênero do discurso é
norteadora das atividades didático-pedagógicas.
Palavras-chave: Ensino
de redação. Aprendizagem significativa.Gênero jornalístico-opinativo.
ABSTRACT
This
article aims to report and to describe the process of elaboration and
development of the project: “Teaching writing: Problems and
Perspectives”, which was performed together with Portuguese teachers
from 15ª CRE that work in high school education. The work is based on
the elaboration of suitable didactic materials to be developed
specifically on the construction of a didactic sequence towards teaching
text production on journalistic-opinionative genre, the application of
this proposal to students and the evaluation of the effects on the
production of texts of this genre. The project was applied from the
adoption of an enunciative conception of the language, in which, among
others, the notion of the genre of discourse is the guide of
didactic-pedagogical activities.
Key
words: Teaching of writing. Significant learning.
Journalistic-opinionative genre.
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PRESENÇA DA ESTÉTICA HEGELIANA EM BORGES
The
presence of Hegel’s aesthetic in Borges
SASS, V. B.
RESUMO
O texto faz referência
a aspectos de alguns contos de Borges a partir do ponto de vista
hegeliano quanto ao ato de produção da obra de arte. Segundo Hegel, a
obra de arte faz parte da interioridade subjetiva antes de ser uma
realidade tangível e visível, ela tem de amadurecer na subjetividade
criadora, no gênio e no talento que lhe dão a forma definitiva. É o que
ocorre com a obra borgiana. O escritor argentino Jorge Luís Borges era
portador de uma erudição e de uma criatividade amadurecida por uma
formação cultural prévia, por isso no momento da criação não se apoiava
apenas na realidade circundante, mas ia além dessa realidade que, para
ele, incluia a imaginação e o sentimento. Se Hegel enfatiza que uma
fantasia fácil jamais produzirá uma obra durável, nota-se em Borges o
apelo à reflexão calma e vigilante do intelecto, bem como a busca de
profundidade do seu sentimento vivificado pela ação. Hegel considera a
imaginação não passiva a faculdade mais importante quanto ao poder de
criação artística, já que a verdadeira imaginação criadora deverá ser
ativa e carregada de fantasia. A fantasia em Borges é latente. Em seus
contos aparecem labirintos, espelhos, bibliotecas, planetas imaginários,
símbolos do infinito que abrigam a diversidade de ângulos do universo.
Assim, Borges insere-se no conceito hegeliano de originalidade ao criar
uma obra de arte como produto de um espírito profundamente emocionado,
que alia a concentração da alma a sua experiência do mundo no momento da
criação.
Palavras-chave:
Estética hegeliana. Borges.
Literatura hispano-americana.
ABSTRACT
The
text refers to aspects of some short stories written by Borges, from
Hegel’s point of view concerning the act of art work production.
According to Hegel, the work of art makes part of a subjective
interiority before being a tangible and visible reality, it has to ripe
in the creative subjectivity, in the genius and talent which give it the
definitive form. That’s what occurs in Borges’ work. This Argentinean
writer, Jorge Luís Borges, had an erudition and a ripen creativity
through a previous cultural formation, and because of that in his moment
of creation he didn’t base himself on the surrounding reality, but went
far beyond this reality, which, according to him, included imagination
and feeling. If Hegel emphasizes that an easy fantasy will never produce
a durable work, we observe in Borges the appeal for a calm and vigilant
reflection of the intellect, besides the fact that he seeks depth of
feeling experimented by action. Hegel considers the non passive
imagination the most important faculty concerning the power of artistic
creation, once the true creative imagination must be active and loaded
on fantasy. Borges’ fantasy is latent. In his short stories emerge
labyrinths, mirrors, libraries, imaginary planets, symbols of the
infinite which shelter the diversity of angles of the universe. So,
Borges inserts himself in Hegel’s concept of originality when creates a
work of art as a product of a deeply moved spirit, which allies the
concentration of soul to his world experience in the moment of creation.
Key
Words: Hegel’s aesthetic. Borges.Hispanic-American Literature.
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OS CAMINHOS DA FILOLOGIA e LINGÜÍSTICA NO RIO GRANDE
DO SUL
The
way of philology and linguistics in Rio Grande do Sul
Clemente,
Ir.
E.
RESUMO
O presente ensaio
apresenta rápida história da Filologia nos cursos de Letras da
Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, a partir de 1940
até 1970, ano da implantação do Programa de Pós-Graduação em Letras.
Relatam-se as atividades de Celso Pedro Luft e Heinrich Bunse na
Filologia, na Gramática e na Lingüística. Aparecem os Cursos de Línguas
como auxiliares à preparação do ambiente Lingüística e Filologia. A
tese de Doutorado sobre a obra de Celso Pedro Luft, pela Professora
Clarice Teresinha Arenhart Menegat, enfeixa estes estudos.
Palavras-chave:
Filologia. Lingüística. Celso PedroLuft.
Heinrich Bunse.
ABSTRACT
This
essay presents a brief history of Philology taught in the Language
Courses of Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul, from
1940 up to 1970, when the Post-Graduation Program in Languages was
implemented. Celso Pedro Luft and Heinrich Bunse’s activities in
Philology, Grammar and Linguistics are presented. These Language Courses
show up as helpers to the Linguistics and Philology environment. Dr.
Clarice Teresinha Arenhart Menegat’s doctorate thesis about Celso Pedro
Luft assembles these studies.
Key
words: Filology. Linguistics. Celso Pedro Luft.
Heinrich Bunse.
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As quatro habilidades comunicativas (ouvir, falar,
ler, escrever) e a abordagem comunicativa - uma análise de livro
didático produzido no Brasil e na Espanha para o ensino de Língua
Espanhola
Las
cuatro habilidades comunicativas (oír, hablar, leer y escribir) y el
abordaje comunicativo - un análisis del libro didáctico producido en
Brasil y en España para la enseñanza de Lengua Española
BRESOLIN, A.
NOAL, J. M.
Resumo
O texto a seguir é o
resultado de um projeto de pesquisa de iniciação científica que
verifica o desenvolvimento das quatro habilidades comunicativas, através
da análise de livros didáticos de Língua Espanhola, utilizados no Ensino
Médio. Primeiramente será apresentado um suporte teórico sobre livro
didático, ensino de Línguas Estrangeiras no Brasil, habilidades
comunicativas e, por fim, a análise dos manuais.
Palavras-chave: Livro
didático. Abordagem comunicativa.
Ensino de
língua espanhola.
ResumeN
El texto
a seguir es el resultado de un proyecto de pesquisa de iniciación
científica que verifica el desarrollo de las cuatro habilidades
comunicativas, a través del análisis de libros didácticos de Lengua
Española, utilizados en la Enseñanza Secundaria. Primeramente será
presentado un aporte teórico sobre libro didáctico, enseñanza de Lenguas
Extranjeras en Brasil, habilidades comunicativas y, por fin, el
análisis de los manuales.
Palabras-clave: Libro didáctico. Abordaje comunicativo.
Enseñanza de Lengua Española.
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