ATENDIMENTO PSICOLÓGICO FAMILIAR
Family psychological services
CENCI,
C. M. B.; BORGES, V. R.;
GRZYBOWSKI, M. A.;
FLORES, A. C. S.;
CRESTANI,
C.; COSTI, M. T.; CADORE, R.
RESUMO
O
presente estudo retrata uma atividade desenvolvida no Curso de
Psicologia da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das
Missões – Campus de Erechim/RS, através de um projeto de extensão que
objetivou o atendimento psicológico às famílias de uma determinada
comunidade da cidade de Erechim. Esse projeto tinha como propósito
proporcionar um entendimento psicológico dos conflitos existentes no
núcleo familiar, prestando serviço para uma comunidade carente da
cidade, com a finalidade maior de promover a saúde mental através da
atuação de profissionais da área da Psicologia, culminando em um
trabalho de otimização da saúde, além do aspecto preventivo e
terapêutico. O público-alvo atendido foi composto por famílias de baixa
renda de uma comunidade da cidade de Erechim, que buscaram atendimento
psicológico familiar. Participaram do grupo de trabalho: a professora
coordenadora, a professora colaboradora, a aluna bolsista e quatro
alunas colaboradoras. Quanto à efetivação do projeto de extensão, o
local de realização dos atendimentos às famílias interessadas foi o
Laboratório de Observação do Comportamento, localizado no prédio 10 do
Curso de Psicologia da referida Universidade. Esse espaço possui uma
infra-estrutura com espelho de Geisel, filmadora, sistema de áudio,
isolamento acústico, possibilitando um ambiente adequado para a
realização dos atendimentos e, também, contribuindo para o aprendizado
das alunas que participaram do projeto. Como resultados puderam-se
constatar algumas problemáticas relatadas pelas famílias, tais como:
conflitos geracionais, conflitos conjugais, alcoolismo, idéias e
tentativas suicidas, violência física e psicológica, doenças sexualmente
transmissíveis, encarceramento, insegurança relacionada ao papel
parental e novas configurações familiares.
Palavras-chave:
Atendimento familiar. Terapia sistêmica.
Famílias de baixa renda.
ABSTRACT
This
study PORTRAYS an activity developed in the Psychology Course of
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Erechim
Campus/RS, within an extension project that aimed offering psychological
services to the families from a certain community of Erechim town. The
project intended to provide a psychological understanding of the
existing family conflicts within a low-income community of the town,
having the promotion of mental healthcare by Psychology professionals as
a major goal, targeting healthcare optimization, as well as preventive
and therapeutical enhancement. The target included low income families
from a community of Erechim who looked for family psychological
services. The staff included the Coordinating Professor, a collaborating
professor, a grant holder and four cooperating students. The Extension
Project was developed in the Behavior Research Laboratory, based on
Building # 10 of the Psychology School. The facility includes a one-way
mirror, a camcorder, a sound system, and acoustic insulation, providing
a suitable environment for the sessions, also contributing for the
learning of the students who took part in the project. The findings show
some important problems arising within the involved families, such as:
generational and marriage conflicts, alcoholism, suicide ideas and
attempts, physical and psychological violence, sexually-transmitted
diseases, imprisoning, lack of safety related to the parental role and
new family configurations.
Key-words:
Family services. Systematic therapy.
Low income families.
:: retornar ao topo
Interações no Ciclo Vital: Vinculação da Gestante e Apego Materno-Fetal
Interaction in Vital Cicle: Attachment of the Pregnant Woman and
Maternal Fetal Attachment
SCHMIDT, E. B.; ARGIMON, I. I. L.;
KLEIN, A.; PEREIRA, G.
U.;
MOREIRA, R. M.;
FEIHRMANN, V.
RESUMO
O
apego vivenciado pela pessoa na infância influencia no padrão de vínculo
que é relativamente estável e contínuo ao longo do ciclo vital. O modelo
internalizado de apego de uma gestante reflete-se no tipo de vínculo que
estabelecerá com seus filhos. As investigações sobre essa questão vêm
sendo ampliadas, incluindo o período pré-natal, considerando que um bom
apego intra-útero é um facilitador do desenvolvimento saudável do bebê.
A presente pesquisa teve como objetivo verificar a relação entre o
padrão de vinculação da gestante e o nível de apego com seu bebê
intra-útero, relacionando-os com sintomas de ansiedade e depressão da
gestante. Foi realizado um estudo quantitativo, descritivo,
correlacional e transversal. A amostra foi composta por 136 gestantes
que estavam entre o 6º e o 9º mês de gestação, na faixa etária de 18 a
42 anos e nível de instrução mínimo de 5ª série. A pesquisa foi
realizada em Erechim/RS e teve a participação de gestantes vinculadas ao
Programa Materno-Infantil da Secretaria de Saúde do Município e
gestantes que realizavam acompanhamento nos grupos de gestantes
desenvolvido no Hospital de Caridade. Foram utilizados como
instrumentos: Ficha de Dados Sócio-demográficos, Escala de Vinculação do
Adulto (EVA), Escala de Apego Materno-Fetal (MFAS), Inventário de
Depressão de Beck (BDI) e Inventário de Ansiedade de Beck (BAI). A
análise dos dados foi realizada através de procedimentos estatísticos
via programa SPSS. Como resultado, verificou-se que, gestantes que
apresentaram uma vinculação segura, evidenciaram apego materno-fetal
alto e sintomas depressivos e ansiosos mínimos.
Palavras-chave:
Gravidez. Apego materno-fetal.
Depressão. Ansiedade.
ABSTRACT
The
attachment experienced by a person in his childhood influences the type
of entailment which is relatively stable and continuous throughout his
life cycle. The internalized model of attachment of a pregnant woman
reflects the type of attachment that she will establish with her
children. Investigations on this issue are being amplified o including
the pre-natal period considering that a strong intra-uterine attachment
would ease the healthy development of the child. The present research
aims to verify the relationship between the model of the pregnant
woman's attachment and the level of attachment with her unborn child,
relating them to the anxiety symptoms and depression experienced by the
pregnant woman. A quantitative, descriptive, correlative and transversal
study was performed. The sample was composed by 136 pregnant women who
were in their sixth to ninth month of pregnancy, between 18 and 42 years
old, and having at least the fifth grade level of study. The research
took place in Erechim/RS and the pregnant women were entailed the
Maternal-Infantile Program belonging to Municipal Health Department, as
well as pregnant women whose pregnancies were monitored by groups
developed in Hospital de Caridade. Social-demographic data, Files Adult
Bonding Scale (EVA), Maternal Fetal Attachment scale (MFAS), Beck
Depression Inventory (BDI) and Beck Anxiety Index (BAI) were used as
instruments. The data were analyzed by statistical procedures via SPSS
program. As a result, it was evidenced that pregnant women who presented
secure attachment showed a higher degree of maternal fetal attachment
and lesser anxious and depressive symptoms.
Key-words:
Pregnancy. Maternal-fetal attachment.
Depression. Anxiety.
:: retornar ao topo
LEVANTAMENTO DOS CASOS DE SUICÍDIO EM CIDADES DAS REGIÕES NORTE
E NORDESTE DO RIO GRANDE DO SUL
Survey of suicide cases in the towns within the northern and
northeastern regions of Rio Grande do Sul state
BORGES,
V. R.; COPATTI, M.;
RANZI,
A.; RÖRIG, C. R.; ROLDO, E.;
BRAAMBATI, J.; MASSIERO, P.
RESUMO
O
presente estudo teve como objetivo fazer um levantamento dos casos de
suicídio ocorridos nas Regiões Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul,
entre os anos de 2000 e 2004. Para o levantamento dos casos, foi
utilizado o método quantitativo de pesquisa documental. Foram
pesquisados os suicídios que ocorreram nas cidades de Itatiba do Sul,
Aratiba, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Estação, Mariano Moro, Barão
de Cotegipe, Erechim, Barracão, Guabiju, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa
Vermelha, Nova Araçá, Nova Bassano, Paraí, Sananduva, Santo Expedito do
Sul, São João da Urtiga, São Jorge, Viadutos, Gaurama, Entre Rios do
Sul, São Valentin e Jacutinga, entre os anos de 2000 e 2004. Foram
coletados dados das vítimas, como: gênero, idade e tipo/modo de morte.
Para a coleta de dados, foi realizada pesquisa documental dos
inquéritos abertos para investigação dos casos de suicídio ocorridos
nas Delegacias das cidades mencionadas. Para tanto, contou-se com a
colaboração das 11ª e 15ª Delegacias de Polícia Regionais para
autorização da coleta de dados, possibilitando a inserção dos
pesquisadores nas Delegacias. Para o levantamento dos casos, realizou-se
uma análise descritiva através de cálculos de freqüências e
porcentagens, realizando-se, também, tabelas e gráficos de contingência.
Foi levantado um total de 106 casos de suicídio nas cidades mencionadas,
sendo, Erechim, a cidade com o maior número de casos: 25 (23,6%). Em
relação ao gênero das vítimas, pôde-se constatar que 80 (75,5%) eram do
gênero masculino e 26 (24,5%) do feminino. A idade média encontrada foi
de 42 anos, variando entre 15 e 82 anos. O ano em que ocorreu o maior
número de casos registrados de suicídio foi 2004, seguido de 2003. No
que se refere ao tipo de morte, este levantamento demonstrou que o
método mais utilizado foi o enforcamento, e o do envenenamento em 2º
lugar.
Palavras-chave:
Suicídio. Epidemiologia. Rio Grande do Sul.
ABSTRACT
The
study aimed to raise the suicide cases in the Northern and Northeastern
regions of Rio Grande do Sul state from 2000 to 2004. A qualitative
documental research method was used to survey the cases.
Suicide cases
researched included those occurred in the towns of Itatiba do Sul,
Aratiba, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Estação, Mariano Moro, Barão
de Cotegipe, Erechim, Barracão, Guabijú, Ibiaçá, Ibiraiaras, Lagoa
Vermelha, Nova Araçá, Nova Bassano, Parai, Sananduva, Santo Expedito do
Sul, São João da Urtiga, São Jorge, Viadutos, Gaurama, Entre Rios do
Sul, São Valentin and Jacutinga, from 2000 to 2004.
The
victims’ data included gender, age and type/kind of death. To collect
data, a documental research was conducted on suicide investigations at
the police stations of the above towns. The 11th and
15th Regional
Police Departments cooperate, a with the research authorizing data
collection and allowing researchers admittance into the police stations.
Cases were raised through a descriptive analysis, including frequency
calculation and rates, contingency tables and charts. One hundred and
six suicide cases were raised in the above towns, Erechim being the one
having the highest number of cases, 25 (23.6%). As to victims gender, 80
(75.5%) were male and 26 (24.5%) female individuals. Average age was 42
years old, ranging from 15 to 82 years. The highest suicide rate was
assessed in 2004, and then, in 2003. As to the kind of death, the
research showed hanging in first place, followed by poisoning.
Key words: Suicide. Epidemiology. Rio Grande do Sul.
:: retornar ao topo
Crime Passional: Um Tipo de Comportamento Violento
Passion Crime: A Kind of Violent Behavior
SÁ, S. D.
WERLANG,
B. S. G.
RESUMO
O
crime passional é um tipo de comportamento violento que, juridicamente é
entendido como todo o crime cometido em razão de relacionamento sexual
ou amoroso. De um modo geral, o sistema social atual não parece levar em
conta a alta potencialidade lesiva do conflito doméstico que é uma das
formas mais comuns de manifestação da violência e, no entanto, uma das
mais invisíveis. Não é fácil compreender como um indivíduo seja capaz de
matar sua companheira, deixando um legado de horror e indignação no meio
que o cerca. Assim, a violência perpetrada contra a mulher, em âmbito
privado, ou seja, dentro dos seus próprios lares, é um problema crítico
de Saúde pública que necessita maior e mais cuidadosa atenção dos
Agentes de Saúde.
Palavras-chave:
Crime
passional. Comportamento violento.
Violência doméstica.
ABSTRACT
Passion crime is a kind of violent behavior legally understood as any
crime committed due to a sexual or love relationship. In general, the
current social system seems not to consider the highly harmful potential
of home conflict, one of the most common ways of violence, although one
of the most invisible ones. It is not easy to understand how an
individual is capable of killing his partner, leaving horror and
indignation as a legacy. Thus, violence against women, within a private
environment, that is, within their own homes, is a critical public
health problem which needs more and more careful attention from
healthcare agents.
Key
words:
Passion crime. Violent behavior.
Domestic violence.
:: retornar ao topo
A
Opção do Professor pela Área de Educação Especial e
sua Visão Acerca de um Trabalho Inclusivo
The Option for Special Education and the teacher´s
view of an Inclusive Work
GOLDBERG, K.
PINHEIRO, L. R. S.
BOSA, C.
RESUMO
O
presente estudo tem por objetivo revisar a literatura sobre a questão da
inclusão, em especial a percepção do professor acerca de sua opção pela
Educação Especial e como este visualiza a possibilidade de uma educação
inclusiva. O tema inclusão mostra-se atualmente bastante polêmico, uma
vez que suscita diferentes opiniões. Apesar de existirem leis que
asseguram essa prática é escasso o material que diz respeito a essa
temática. Como parte da revisão, são aqui reportados e discutidos
resultados parciais de uma pesquisa com 11 professores que trabalham, ou
já trabalharam com crianças em uma escola de Educação Especial e em
Escola regular da cidade de Erechim. A partir da análise das entrevistas
efetuadas e da divisão em categorias, constataram-se alguns aspectos
primordiais que merecem ser destacados. Entre eles evidenciou-se a opção
do professor por essa prática, o qual, em sua maioria, revelou-se
desvinculado do desejo, provocando assim ansiedades e fantasias. Por
outro lado, identificou-se que tais sentimentos transformam-se com a
prática cotidiana. Ainda, o estudo revelou que os professores sentem-se
excluídos do processo da inclusão e salientam a necessidade de formação
e capacitação para a efetividade do processo. Observou-se, também, que
existe um desconhecimento científico frente à proposta da inclusão, isto
é, o conhecimento relativo à temática mostrou-se empírico. Portanto,
inclusão transcende os aspectos de igualdade e integração: requer
professores preparados, mudanças curriculares, revisão de concepções
como, por exemplo, a questão da aprendizagem. Enfim, uma mudança de
perspectivas na educação, de paradigmas e de estrutura geral. Requer,
também, que todas as partes envolvidas se questionem quanto aos
investimentos (interno e externo) colocados no processo.
Palavras-chave:
Educação Especial. Inclusão.
Professores. Opção.
ABSTRACT
This
article aims to review the literature on the teachers' perception about
his/her decision of working with the Special Education as well as
his/her point of view about inclusive education. Nowadays, the inclusion
is really a controversial subject. Although there are some laws that
assure this activity this issue is rarely investigated. As part of the
review, this article presents parcial results of a study carried out
with 11 teachers who or worked have worked with children either in a
school of special education or in a regular one in the city of Erechim.
Taking into account the interview analysis as well as the categories,
some important results can be discussed, such as the teachers' option
for the area of Special Education, which most of the time was not
related to his/her own desire. In addition, it caused him/her anxiety
and fantasies. But the study also showed that these feelings may change
with the daily activity. Moreover, this study has revealed that the
teachers feel themselves excluded from the inclusion process; this way
they urge better academic education and professional improvement.
Another point that could be observed is that there is a lack of
scientific knowledge about the inclusion proposal, that is, there is
only empiric knowledge about it. Therefore, the inclusion lies beyond
equality and integration. It requires well-prepared teachers, curriculum
changes, conception reviews in terms of education, paradigms and general
structure of the learning process. Finally, it is also necessary that
the interested people question themselves about their own investment in
the whole inclusion process.
Key-words:
Special Education. Inclusion.
Teachers. Option
:: retornar ao topo
UM ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE AS PERCEPÇÕES DE CUIDADORES
ACERCA DO TRABALHO INSTITUCIONAL REALIZADO COM CRIANÇAS EM SITUAÇÕES DE
RISCO
An exploratory study about the perceptions of professional caregivers
about the institutional work with children at risk
DIAS, A. C. G.
VIERO, E. V.
RESUMO
Este
estudo foi realizado com o objetivo de obter informações exploratórias,
com cuidadores de uma instituição que abriga crianças em situações de
risco, sobre as percepções destes acerca do trabalho realizado com as
crianças. Foram feitas entrevistas semi-estruturadas com sete cuidadores
de uma instituição gratuita prestadora de cuidado infantil. Após a
coleta de dados, os mesmos foram transcritos e submetidos a uma análise
de conteúdo, conforme proposta de Bardin (1994). Os resultados indicam
que o cuidador percebe seu trabalho como essencialmente educativo,
desvinculando a questão pedagógica da afetiva: os sentimentos são
vivenciados de forma ambivalente, sendo os mais experienciados os de
desamparo, frustração, impotência, reconhecimento, prazer e
gratificação. As dificuldades do trabalho estão ligadas, essencialmente,
à forma de agir frente a comportamentos agressivos e destrutivos. A
valorização e a gratificação que sentem por trabalhar como cuidadores
passam pelo crivo da aceitação e reconhecimento de terceiros.
Palavras-chave:
Cuidado infantil. Situações de risco.
Cuidadores. Responsabilidade.
ABSTRACT
The
aim of this exploratory study was to investigate the perceptions that
professional caregivers that work at institutions with children at risk
have about their work. Semi-structured interviews were conducted with
seven professionals that worked at one institution. The interviews were
transcribed and content analyzed according to the guidelines proposed by
Bardin (1991). Results suggested that professional caregivers perceive
their work as essentially educational, separating the pedagogical
aspects from the affective ones. Reported feelings related to the work
were ambivalent, and the most frequent ones were hopelessness,
frustration, impotence, recognition, pleasure, and gratification.
Perceived difficulties were associated to lack of confidence about how
to cope with children's aggressive and destructive behavior.
Furthermore, participants indicated that their valorization and
perceived gratification depends on the recognition and acceptation of
others.
Key-words:
Institution. Children. Professional caregivers.
Work educational.
:: retornar ao topo
A
EXPERIÊNCIA DE GRUPOS DE APOIO COM CUIDADORES
The experience of supporting groups with caretakers
Meneghetti, A. D.
Testolin, J. E.
RESUMO
Muitas pessoas necessitam de assistência e atenção integral para
realizar em suas atividades diárias, por conta de vários aspectos, como
negligência de seus responsáveis ou limitações associadas a doenças,
dentre outros. Nesse âmbito, encontram-se desde crianças tuteladas até
idosos em asilos, onde é exigida a figura de um ou mais cuidadores que,
em conseqüência, passam a ter restrições em relação à sua vida, com
efeitos psicológicos negativos. No Brasil, são escassas as informações
sobre programas de atendimento a cuidadores, havendo, também, falta de
suporte por parte dos Serviços públicos de Saúde. Assim, percebe-se a
necessidade de programas que visem a aliviar a sobrecarga e o estresse
associado ao papel de cuidador, principalmente sob uma óptica
preventiva. O projeto visa a proporcionar assessoria e apoio a
cuidadores, por meio de troca de informações e experiências, num
contexto grupal. As atividades propostas objetivam capacitar os
participantes à conscientização plena de suas experiências, através do
contato e do convívio com iguais, buscando o desenvolvimento de
estratégias de intermediação saudáveis com a população sob seus
cuidados. Ao início de cada etapa, são verificadas demandas junto a
equipes institucionais ou entre a população em geral. Formalizado o
convênio, são realizadas entrevistas individuais com os cuidadores
previamente inscritos, visando à formação dos grupos. Segue-se um
programa continuado, de duração variável, de acordo com as necessidades
e/ou características grupais. Os resultados do projeto são verificados
junto aos participantes, ao final dos encontros e na conclusão de cada
semestre. Dentre as principais contribuições proporcionadas pelo
projeto, foram citadas principalmente uma significativa melhora na
qualidade dos relacionamentos interpessoais no ambiente de trabalho, a
formação de vínculos mais fortes e sadios, tanto entre os cuidadores
quanto entre a população sob seus cuidados, além do aproveitamento de um
importante espaço de interlocução entre os membros da equipe de
trabalho.
Palavras-chave:
Cuidadores. Saúde mental.
Grupo.
ABSTRACT
Many
people need integral attention and assistance to accomplish their daily
activities, due to several aspects, such as negligence from people
responsible for them or limitations associated to diseases, among
others. In this context, there are children and elderly who require one
or more caretakers that, in consequence, start having restrictions in
their personal lives, with negative psychological consequences. In
Brazil, information about programs of attendance and caretakers are
rare, also there is a lack of support from the health public services.
Thus, there is a need of programs that can release the overload and the
stress associated to caretakers, mostly under a preventive view. The
project aims to provide help and support to caretakers, through exchange
of information and experience, in a group context. The activities
proposed aim to capacitate the participants to the consciousness of
their experiences, through the contact and living together, searching
for the development of strategies of healthy intermediation with the
population under their care. In the beginning of each step, demands of
institutional teams or the population are verified. After the agreement
is formalized, individual interviews with the caretakers, previously
enrolled, are performed, aiming the formation of groups. Then, a
continuum program, of viable duration, is set according to the group
necessities and/or characteristics. The results of the project are
checked with the participants, at the end of the meetings and the end of
each semester. Among the main contributions provided by the project, a
significant improvement on interpersonal relationships within the work
environment, stronger and healthier bonds, both between caretakers and
the population under care, and the improvement of conversation among the
work team were mainly quoted.
Key-words:
Caretakers. Mental health.
Group.
:: retornar ao topo
CAMINHOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E SÉRIES INICIAIS
Ways of physical education in infantile education and
elementary school
HANEL,
E. E.
WISNIEWSKI, M. S. W.
RESUMO
Nossa
atuação profissional em escolas das Redes Pública Estadual e Municipal
da Região e formação em Educação Física nos levou a indagar o enfoque
que é dado a essa disciplina nas Séries Iniciais e Educação Infantil.
Isso porque nos deparamos, não raras vezes, com situações em que os
horários de aula de Educação Física são substituídos por reuniões de
classe, palestras ou encontros. Freqüentemente os alunos são dispensados
de suas atividades físicas, como se esse conteúdo não implicasse em
aprendizagem. Não estaria o desenvolvimento cognitivo do educando nessa
faixa etária, intrinsecamente, relacionado ao desenvolvimento motor e,
este, na dependência da estimulação motora recebida? Sendo assim, fez-se
interessante indagar e refletir sobre as concepções que os professores
que atuam nessas áreas, possuem acerca dessa temática. Para tanto,
utilizou-se de um questionário, contendo perguntas abertas e
direcionadas, aplicados a 23 professores das Séries Iniciais e Educação
Infantil de Escolas da Rede Pública Estadual e Municipal da Região do
Planalto Médio. O projeto foi previamente aprovado pelo Comitê de
Bioética, sob Parecer Nº 122-1/PGH/04. Os resultados transcrevem uma
prática semanal de atividade física com duração de 45 minutos em 66% das
escolas e, em apenas 4% destas, é realizada diariamente. Em 56% é
ministrada por educadores físicos; em 32%, por professores regentes, e
em 12%, por professores substitutos. Atividades psicomotoras, jogos,
brincadeiras e rodas cantadas são as principais atividades estimuladas,
e a falta de concentração/atenção e disfunções psicomotoras são as
dificuldades de sala de aula mais apontadas pelos pesquisados.
Concluímos que as três linhas de trabalho em Educação Física foram
mencionadas: ludicidade, preparação física e aspectos motores; porém,
percebemos tênue inter-relação entre teoria e prática educacional.
Palavras-chave:
Educação Física. Educação Infantil e Séries Iniciais.
Psicomotricidade. Movimento Humano.
ABSTRACT
Our professional acting in public schools, both state and local, and
education in physical education led us to question the focus given to
the discipline in Infantile Education and Elementary School. This is
because we have frequently seen that class meetings, lectures or other
kinds of reunions replace the time for physical education. Frequently
the students are released from their physical activities as if this
content would not have influence on the learning. Wouldn’t the cognitive
development of the student at this age intrinsically relate to his/her
motor development, and this on the dependence of motor stimulus
received? Thus, it is interesting to question and to reflect about the
conceptions that the teachers in this area have about the topic. This
study used a questionnaire, containing open and directed questions to 23
teachers of Elementary and Infantile Education of State and Local
Schools from Planalto Médio region. The project was previously approved
by Bioethics Committee, under report number 122-1/PGH/04. The results
show a weekly practice of physical activity lasting 45 minutes in 66% of
the schools, and in only 4% this practice is performed daily. In 56%
physical educators give it, in 32% regular teachers give it and in12%
substitute teachers do that. Psychomotor activities, games, jokes and
poetry set to music are the main activities, and the lack of
concentration/attention and psychomotor dysfunctions are the
difficulties found by the researchers. We concluded that the three lines
of work in physical education were mentioned: playful, physical
preparation and motor aspects; however, we realized a tenuous
inter-relation between educational theory and practice.
Key-words:
Physical Education. Infantile Education and Elementary School.
Psychomotricity. Human Movement.
:: retornar ao topo
PERCURSOS
METODOLÓGICOS EM PESQUISA SOBRE FORMAÇÃO DE
PROFESSORES E SABERES DOCENTES1
Methodological paths in research on education of teachers and
teachers’ knowledge
CHAVES, E. M.; AMORIM, D. M. B.;
ESTEVES, M. P.;
SIMONI, M. O. F.;
OLIVEIRA, Z. F. F.;
RODRIGUES, E. M. O.
RESUMO
O
objetivo deste artigo é descrever os instrumentos escolhidos para a
pesquisa intitulada Contribuição do Curso Superior de Formação de
Professores – CSFP – para a política de formação docente, assim como
sugerir procedimentos metodológicos para pesquisas qualitativas sobre
formação de professores e saberes docentes.
Palavras-chave:
Pesquisa qualitativa. Formação de professores.
Saberes docentes. Procedimentos metodológicos.
ABSTRACT
The
aim of this article is to describe the field instruments chosen for the
research Contributions of the Undergraduate Course of Teachers
Education – CSFP – concerning policies of teachers education , as
well as to suggest some methodological procedures for qualitative
research on the education of teachers and teachers’ knowledge.
Key-words:
Qualitative research. Education of teachers.
Teachers’ knowledge.
Methodological procedures.
:: retornar ao topo
O
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO SOCIAL E EDUCACIONAL: IMPLICAÇÕES DA
RACIONALIDADE
The educational and the social political-pedagogic project:
rationality implications
MEURER,
A. C.
RESUMO
Neste
texto procuro trazer aspectos sobre a racionalidade implícita em nossas
relações e que se encontram arraigadas em nossa formação. A
racionalidade preponderante desde a Idade Moderna encontra-se amplamente
comprometida com a racionalidade instrumental e, Habermas, ao propor a
ação comunicativa, pretende dar instrumentos para que possamos pensar a
respeito da sua superação. Quando apresenta a sua teoria, divide as
ações humanas de acordo com modelos que têm como fundamento a
racionalidade e/ou a racionalização.
Palavras-chave:
Racionalidade. Projeto político-pedagógico.
Formação.
ABSTRACT
In
that text I try to bring up related aspects of the implicit rationality
in our relationships which are ingrained in our formation. The
preponderant rationality from the Modern Age is thoroughly committed
with the instrumental rationality and, Habermas, when proposing the
communicative action intends to give instruments so that we can think
about overcoming. When he presents his theory, he divides the human
actions according to models that have the rationality and/or the
rationalization as foundation.
Key-words:
Rationality. Political-pedagogic project.
Formation.
:: retornar ao topo
A
REPROVAÇÃO NA PRIMEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO1 :
UM OLHAR SOB A PERSPECTIVA DA AVALIAÇÃO INCLUSIVA.
Reproving in the first grade of high school:
a look under the perspective of inclusive evaluation.
NOGARO, A.
ZANIN, O. T.
RESUMO
O
texto proposto resulta de uma investigação junto a uma escola estadual a
respeito da reprovação no primeiro ano do Ensino Médio. Na escola
estudada, percebe-se que, na 1ª série do Ensino Médio, ingressa um
grande número de alunos oriundos de diferentes escolas da Região. Ao
iniciarem o Ensino Médio, os alunos deparam-se com vários professores,
cada um administrando o seu conteúdo, tendo pouca integração com os
demais. A situação vivida por esses alunos constitui um quadro que
resulta na reprovação de um grande percentual deles. O caso dessa escola
é um exemplo, dentre muitos, que são encontrados hoje em outros espaços
do Sistema Educacional, sendo um alerta para o problema da avaliação que
é grave e tem raízes profundas. Não é um problema de uma matéria, série,
curso, escola; é de todo o Sistema Educacional que está inserido num
Sistema Social que impõe valores como o individualismo, a competição, a
alienação, a marginalização; valores, esses, incorporados em práticas
sociais e cujos resultados aparecem em sala de aula, uma vez que
funcionam como filtros de reinterpretação do sentido da Educação e da
avaliação. A avaliação é essencial à Educação; inerente e indissociável
enquanto concebida como problematização, questionamento, reflexão sobre
a ação. A avaliação inclusiva percebe a heterogeneidade como
possibilidade de enriquecimento do grupo e possibilita um ambiente
escolar propício ao saber e ao conhecimento, dando oportunidades amplas
de evolução das competências de cada aluno e objetivando sua percepção
como ser humano histórico e inserido no contexto social.
Palavras-chave:
Avaliação. Escola. Reprovação.
ABSTRACT
This
text is a result of an investigation in a public state school concerning
reproving in the first grade of high school. In the school under study,
one can notice that in the first grade a lot of students come from
different schools of the region. When these students start high school,
they meet several teachers, and each teacher teaches his/her subject
integrating very little with the others. This situation leads to a high
level of reproving in this grade. This school is an example, among many
others, found nowadays in the Educational System, being an alert for the
problem of evaluation, which is serious and has deep roots. It is not a
problem of a specific discipline, a grade, a course, or a school, but a
problem that should concern the whole educational system, which is
inserted in a social system that imposes values such as individualism,
competition, alienation, marginalization; values that are incorporated
in social practices and whose results have showed up in the classroom,
since they work as filters of reinterpreting the sense of education and
evaluation. Evaluation is essential for education, inherent and
indissoluble while conceived as a problem, questioning, and reflection
about the action. Inclusive evaluation sees heterogeneity as a
possibility of enrichment of the group and allows a school environment
propitious to learning and knowledge, providing broad opportunities for
the evaluation of competences of each student and aiming the student’s
perception as a historical human being and insertion in the social
context.
Key-words:
Evaluation. School. Reproving.
:: retornar ao topo
O
ENSINO DE GEOGRAFIA SEGUNDO A TRADIÇÃO DA EDUCAÇÃO INDÍGENA
KAINGANG NA RESERVA DO LIGEIRO – CHARRUA –RS
The teaching of geography according to the tradition of
the indigenous education kaingang in village of the Ligeiro - Charrua
-RS
ENGE , T. R.,
GRESSANA, L.
SILVA, C. A.
RESUMO
Este
trabalho busca resgatar a cultura Kaingang nos aspectos da compreensão e
vivência do espaço indígena, de acordo com a tradição cultural dos
Kaingangs, e confrontar essa compreensão do espaço com os ensinamentos
geográficos ministrados pelos professores de Geografia na Reserva
indígena do Ligeiro, Charrua – RS. Esta pesquisa, de cunho introdutório,
visa a destacar a importância de valorizar o contexto indígena no
processo ensino-aprendizagem de Geografia. Compreendendo o ensino de
Geografia não apenas como uma disciplina do Ensino formal, mas como a
construção de um conhecimento mediador entre aluno e professor e suas
diferentes histórias de vida, vivências e culturas. Destacando a
valorização da relação entre aluno e professor como uma mediação de
construção da compreensão de diferentes realidades, às vezes
contrastantes, mas que incentiva a troca de informações e o estímulo ao
intercâmbio cultural.
Palavras-chave:
Educação, Geografia, Indígena
ABSTRACT
This work aims to rescue the Kaingang culture regarding the
understanding and existence of the indigenous space in agreement with
the cultural tradition of Kaingangs and to confront that understanding
of the space with the geographical education given by the teachers of
Geography in the indigenous village of Ligerio, Charrua - RS. This
research, of introductory stamp, seeks to highlight the importance of
valuing the indigenous context in the process of Geography
teaching-learning. Understanding the teaching of Geography not just as a
discipline of formal education but as the construction of a mediator
knowledge between student and teacher and their different life
histories, existences and cultures. Highlighting the importance of the
relationship between student and teacher as a mediation of construction
of the understanding of different realities, sometimes contrasting, but
that motivates the exchange of information and the incentive to the
cultural exchange.
Key-words:
Education. Geography. Indigenous.
:: retornar ao topo
AS DIRETRIZES CURRICULARES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA E
A MODELAGEM MATEMÁTICA
The curricular line of direction for math teaching
and the math moulding
BURAK,
D.
Resumo
Este
artigo mostra a interação existente entre as novas diretrizes para o
ensino de Matemática e a Modelagem Matemática enquanto uma alternativa
metodológica para o ensino de Matemática. Apresenta as discussões e as
perspectivas para sua adoção na Educação Básica. Descreve as etapas da
Modelagem no desenvolvimento de um tema e o princípio que fundamenta
suas ações “o interesse do grupo”.
Palavras-chave:
Ensino de Matemática. Modelagem Matemática. Diretrizes. Educação
Matemática.
Abstract
This paper shows the existing interaction among the new lines of
direction for teaching of Mathematics and the Mathematics Modelling as a
methodological alternative to the teaching of Mathematics. It presents
the discussion and the perspective for its adoption in Basic Education.
It describes the steps of Modelling Mathematics in the development of a
theme and the principles, which ground its actions “the interest of the
group”.
Key-words:
The teaching of Mathematics. Modelling Mathematics. Line of direction.
Mathematics Education.
:: retornar ao topo