DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL A DISTÂNCIA: A UTILIZAÇÃO DE BASE DE DADOS
NA FORMAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Distance Professional Development: the use of a database in education
and research in Mathematics Education
BAIRRAL, M
NASCIMENTO, B.
ZANETTE, L.
RESUMO
No Brasil, faz-se
necessário criar um quadro teórico sobre os sistemas de
ensino-aprendizagem em cenários virtuais, bem como definir estratégias
específicas de motivação, apoio e guia de aprendizagem utilizados em
cada cenário do campo educacional. A explicitação do posicionamento de
como as invetigações estão entendendo a relação homem-tecnologia é para
nós imprescindível. Admitindo que a tecnologia, Informática em nosso
caso, deve ser olhada a partir da ação humana, neste artigo
apresentaremos duas pesquisas que exemplificam um terceiro momento de
utilização da tecnologia nos processos de formação a distância, na
aprendizagem matemática.
Palavras-chave: Aprendizagem Matemática – Internet – Banco de
Dados – Ambiente Virtual
ABSTRACT
In Brazil, in the
educational field, there is a lack of a theoretical framework about
teaching-learning systems in virtual settings, as well as the definition
of specific strategies of motivation, support and a guide of learning
used in each setting. The positioning explanation of how investigations
understand man-technology relationship is crucial for us. Admitting that
technology, computing in our case, must be seen from the human’s action.
In this article we are going to present two researches that exemplify a
third moment of using technology in the processes of distance education
in mathematics learning.
Key-words: mathematics learning – internet – database – virtual
setting
:: retornar ao topo
SIMPLIFICAÇÃO DE CIRCUITOS UTILIZANDO O DIAGRAMA DE ALLAN MARQUAND
Simplification of circuits using the diagram of Allan Marquand
MÜHL, V. J. L.
LUVEZUTE, R. M.
ORO, N. T.
RESUMO
A construção de computadores necessita de circuitos de tamanhos e
custo mínimos. Apresenta-se o diagrama de Allan Marquand como uma nova
ferramenta de simplificação. O cálculo algébrico exige habilidade, e os
mapas de Karnaugh dependem de tabela de valores. O diagrama de Allan
Marquand possui estrutura simples e independe de outros instrumentos.
Palavras-chave: Álgebra booleana, mapas de Karnaugh, circuitos de
chavia¬mento, diagrama de Allan Marquand.
ABSTRACT
The construction of computers needs circuits of minimum sizes and
cost. The diagram of Allan Marquand is presented as a new tool of
simplification. The algebraic calculation demands ability and the maps
of Karnaugh depend on table of values The diagram of Allan Marquand
possesss simple structure and it does not need other instruments.
Key words: Boolean algebra, maps of Karnaugh, circuits of keying,
diagram of Allan Marquand.
:: retornar ao topo
IMPLICAÇÕES DA TEORIA DE VYGOTSKY AOS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM E
DESENVOLVIMENTO EM AMBIENTES MEDIADOS PELO COMPUTADOR
Implications of Vygotsky’s theory in learning and development
processes in settings mediated by computer
RICHIT, A
“O processo de ensino-aprendizagem inclui sempre
aquele que aprende,
aquele que ensina e a relação entre essas pessoas”. (Vygotsky)
RESUMO
O presente artigo tem por objetivo apontar algumas das implicações
da teoria sócio-histórico-cultural de Vygotsky ao processo de
desenvolvimento do indivíduo em um ambiente de aprendizagem mediado pelo
computador. Da mesma forma, procura abordar os fundamentos dessa teoria
com o intuito de situar o leitor em sua leitura e reflexão.
Palavras-chave: Tecnologias informáticas, aprendizado,
desenvolvimento, mediação, signos, sistemas de símbolos, zona de
desenvolvimento proximal, ambiente de aprendizagem.
ABSTRACT
The objective of this paper is to highlight some implications of
Vygotsky socio-historical-cultural theory for the developmental process
of the individual in a computer mediated learning environment. We also
seek to address the foundations of this theory with the intention of
situating the reader in his/her reading and reflection.
Key-words: computing technologies, learning, development,
mediation, symbol systems, proximal development zone, learning settings.
:: retornar ao topo
UMA EXPERIÊNCIA MATEMÁTICA SOB O ENFOQUE CTS: SUBSÍDIOS PARA DISCUSSÕES
A mathematical experience from a sts angle: Subsidies for discussions
PINHEIRO, N. A. M.
BAZZO, W. A.
RESUMO
No presente trabalho, buscamos apresentar os resultados de uma
experiência realizada com alunos da segunda série do Ensino Médio, do
Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná –CEFET-PR, na cidade de
Ponta Grossa. Nosso objetivo foi verificar a viabilidade de utilização
da abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) através de
estratégias que permitissem ao aluno questionar, refletir e avaliar o
envolvimento do conhecimento matemático com as questões relacionadas ao
contexto científico-tecnológico e social. Tecemos algumas considerações
que podem trazer à tona a relevância do enfoque CTS para o espaço de
ação da Matemática, de forma a elucidar o comprometimento desse saber –
em conjunto com os demais saberes – para com o desenvolvimento humano. A
análise dos dados apontou para a pertinência de introduzir debates,
análises escritas e leituras em sala de aula, como forma de romper com a
concepção positivista e promover uma nova forma de entender a produção
do conhecimento, destacando a responsabilidade política que os
diferentes conhecimentos carregam.
Palavras-chave: Conhecimento matemático, CTS, Ensino Médio
ABSTRACT
In the present paper, we have sought to present the results of an
experiment carried out on students during the second grades of Secondary
School, from Federal Center of Technological Education of Paraná -CEFET/PR,
in Ponta Grossa city. Our aim was to verify the feasibility use of STS (Science,
Technology, and Society) approach through strategies that allowed
students the questioning, contemplation and evaluation of mathematical
knowledge involvement of the scientific-technological and social context
related matters. We have thought about some considerations that might
emerge from the relevance of STS perspective for mathematics surrounding
space of action, in a way to clarify the commitment of such knowledge –
in conjunction with other knowledges - to human development. The
relevance to introduce debates, written analyses and readings in
classroom has been pointed out by data analysis, as a way of breaking
the positivist conception off and promoting a new form of understanding
the knowledge creation, highlighting the political responsibility
carried out by different knowledges.
Key-words: Mathematical knowledge, STS, Secondary School
:: retornar ao topo
A
EXTENSÃO PRESENTE NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA
NA REGIÃO ALTO URUGUAIERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO.
An extension project in the initial education of the mathematics
teacher in Alto Uruguai Region
SCHEFFER, N. F.
AIMI, S.Erro! Indicador não definido.
RESUMO
Apresentamos neste artigo algumas das discussões e possibilidades
destacadas pela implementação de um Projeto de Extensão em Educação
Matemática que está sendo desenvolvido pelo Departamento de Ciências
Exatas e da Terra da URI – Campus de Erechim, na Região Alto Uruguai. O
Projeto tem como objetivo atuar diretamente na comunidade escolar, sendo
que as atividades de Extensão promovidas estão relacionadas ao ensino e
aprendizagem da Matemática na escola de Educação Básica, as quais
envolvem acadêmicos e professores do Curso de Matemática, alunos e
professores de escolas da 15ª Coordenadoria Regional de Educação, para
uma ação mais efetiva, que proporcione condições de reconstrução,
atualização e aperfeiçoamento da prática pedagógica. O trabalho envolve
discussão cuidadosa, elaboração e desenvolvimento de atividades de
ensino com a utilização de softwares, materiais concretos e
calculadoras; promoção de Cursos de Extensão para professores e
acadêmicos, além de dar suporte para um trabalho voluntário,
desenvolvido em escolas públicas com alunos que possuem dificuldades em
Matemática e também com alunos que freqüentam uma Escola de Educação
Especial.
Palavras -Chave: Universidade, Comunidade, Contexto Escolar,
Ensino e Aprendizagem da Matemática.
ABSTRACT
In this article we present some discussion and possibilities raised by
the implementation of an Extension Project in Mathematics Education that
is being developed by the Department of Exact and Hearth Sciences from
URI – Campus de Erechim, in Alto Uruguai region. The project aims to act
directly in the school community, and the promoted extension activities
are related to Mathematics teaching and learning in Fundamental School.
The activities involved academics and teachers from the Math Course, as
well as students and teachers belonging to 15ª Regional Coordination of
Education, aiming more effective actions which could provide conditions
of reconstruction, updating and improvement of the pedagogical practice.
The work involved a careful discussion, elaboration and development of
teaching activities using software, concrete materials and calculators;
the promotion of extension courses for teachers and academics, besides
giving support for a voluntary work, developed in public schools with
students that have difficulties in mathematics and with students who
attend special education.
Key-words: university, community, school context, math teaching
and learning.
:: retornar ao topo
MEMORIZAÇÃO, MEMÓRIA E APRENDIZAGEM MATEMÁTICA
Memorization, memory and mathematics learning
AGRANIONIH, N. T.
DORNELES, B. V.
RESUMO
O objetivo deste texto é buscar fundamentos teóricos que permitam
elucidar o papel da memória e as contribuições da memorização e da
automatização de processos para o ensino e a aprendizagem da Matemática,
através da reflexão das contribuições efetivas desses processos à
aprendizagem matemática na sociedade informatizada em que vivemos.
Justifica-se diante da necessidade de compreender melhor os papéis
desses processos na aprendizagem mediante a concepção ainda presente de
que memorizar ou aprender de memória são sinônimos de incompreensão. A
partir da revisão teórica realizada, fica claro que memorizar, dispor de
recursos mnemônicos, evocar, associar e reconstruir memórias
significativas, automatizar determinados processos, são recursos às
aprendizagens matemáticas que podem tornar-se úteis nos contextos
escolares e entendidos como processos necessários e importantes à
aprendizagem da Matemática, desde que realizados em conexão com os seus
significados, com a compreensão dos conceitos envolvidos e com as
situações em que serão utilizados. Nesse sentido constituem-se em
ferramentas importantes ao pensamento matemático em muitas situações.
Palavras-chave: Memorização, Memória, Aprendizagem matemática,
Ensino de Matemática
ABSTRACT
The aim of this text is to look for theoretical background that
might allow elucidating the role of memory and the contributions of
memorization and automatization of processes for teaching and learning
mathematics, through the reflection of the effective contributions of
these processes for mathematics learning in the computerizing society we
live in. It is justified before the necessity of understanding better
the roles of these processes in learning through the current conception
that memorizing or learning through memorization are synonyms of
incomprehension. From the theoretical review, it is clear that
memorizing, using mnemonic resources, evoking, associating and
reconstructing significant memories, automatizing certain processes, are
resources to mathematics learning that can become useful in school
contexts and understood as important and necessary processes for
learning mathematics, inasmuch as performed in connection with their
meanings, with the comprehension of the concepts involved and with the
situations in which they will be used. In this sense, they constitute
important tools for mathematics thought in many actions.
Key-words: Memorization, Memory, Mathematics learning,
Mathematics teaching
:: retornar ao topo
RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA
Pedagogic and didactic for the Mathematic teaching.
MOTTIN, E.
RESUMO
Neste artigo, apresento algumas idéias teóricas sobre recursos
didático-pedagógicos, direcionados ao ensino da Matemática, destacando
os jogos, o material concreto e os recursos audiovisuais, apresentando,
também, algumas sugestões de como utilizá-los, abordando especificamente
o teorema de Pitágoras, sendo que as mesmas foram desenvolvidas com
alguns alunos da 8ª série do Ensino Fundamental.
Palavras-chave: Recursos didático-pedagógicos, teorema de
Pitágoras e ensino da Matemática
ABSTRACT
In this issue, I address some theroic ideas about didactic pedagogic
resources, related to the mathematic teaching, highlighting the games,
concrete material and the audio visual resources, presenting, as well,
some suggestions on how to use them, copying specifically the Pitagoras
theorem , yet they were developed with some students from 8ª grade of
the el ementary school.
Key-words: didactic pedagogic resources, Pitagoras theorem and
mathematic teaching.
:: retornar ao topo
A
IDÉIA DE NÚMERO: UM ESTUDO COM ALUNOS INGRESSANTES NO ENSINO SUPERIOR
The idea of number: a study with students starting the university
MARIANI, R. C. P.
SOARES, M. A. S.
RESUMO
A capacidade de resolução de problemas gráfica e/ou numericamente,
além da necessidade de manipular variações de grandezas e realizar
aproximações locais, é essencial para a compreensão dos conceitos e
manipulação correta das notações matemáticas, ou habilidades
fundamentais para os profissionais da área das Ciências Exatas. No
entanto, na prática observa-se que os alunos de Cálculo Diferencial e
Integral cometem erros, muitas vezes considerados inconsistentes,
expressando muito mais que falta de entendimento dos tópicos abordados
na disciplina tais, como estudos de funções, limites, derivadas e
integrais, mas sim da noção de número. Com o intuito de detectar e
‘analisar’ os erros desses alunos ao solucionarem questões que envolvem
a idéia de número em inequações, realizamos uma investigação com 22
(vinte e dois) alunos do segundo semestre de um Curso de Matemática
(Licenciatura Plena), que iriam cursar no próximo semestre a disciplina
de Cálculo Diferencial e Integral I. O trabalho foi realizado em duplas
e referenciado na teoria dos Registros de Representação Semiótica de
Duval e, a partir dos protocolos apresentados pelos alunos, pode-se
constatar que os alunos apresentam resolução mecânica utilizando
algoritmos, obtendo respostas aparentemente desprovidas de significado
uma vez que elas eram inconsistentes com as obtidas posteriormente.
Ficou patente também que, para esses alunos, a idéia de número se
restringe ao conjunto dos inteiros.
Palavras-chave: Ensino de Cálculo, Registros de Representação
Semiótica, Números, Desigualdade.
ABSTRACT
The capacity of graphical resolution of problems or numerically,
besides the necessity of manipulating largenesses variations and
carrying local approaches, is essential for the understanding of
concepts and correct manipulation of mathematical notations, or basic
abilities for professionals of the area of Accurate Sciences. However,
in the practice is observed that the pupils of integral differential
calculus commit errors, many times considered unconscious, expressing
much more that lack of agreement of the boarded topics in disciplines
such as: studies of functions, limits, derivatives and integrals, and in
number notion. With the intention of detecting and “to analyze” the
errors of these pupils when solving questions that involve the idea of
number in (inequações) unequations we carry through an inquiry with 22 (twenty
two) pupils of the semester of the Degree Course of Mathematics, that
they will attend next semester the course of integral differential
calculus. The work was carried in pairs and referenced in the theory of
the Registers of Representation Semiotics of Duval and, from the
protocols presented for the pupils, it can be evidenced that the pupils
present mechanics resolution using algorithms, getting answers
apparently unprovided of meaning once they were inconsistent with the
gotten ones later. It was clear also that for these pupils that the idea
of number is restricted to the set of whole numbers.
Key words: Education of Calculation, Registers of Semiotics
Representation, Numbers, Inequality.
:: retornar ao topo
INVESTIGAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DO ENSINAR E APRENDER QUÍMICA
Theoretical and practical investigation of teaching and learning
chemistry
KUSIAK, A. P.
MURARI, A.
ZULIAN, C. A.
ULTRICH, I..
LANGARO, R.
BAGGIO, K. F.
RESUMO
A temática desta pesquisa intenta a compreensão das implicações no
que diz respeito ao ensino e à aprendizagem em Química, abordando como
objeto de estudo o ambiente escolar e suas múltiplas relações. Para
melhor compreender o universo dos significados da Química, adota-se como
referência professores de Química do Ensino Médio das escolas da Rede de
ensino local e professores do Curso de Licenciatura em Química.
Caracterizamos esta pesquisa como uma pesquisa de cunho qualitativo, ao
refletirmos sobre os objetivos e significados da Química e de seu
ensino, durante o processo educativo, no tocante ao desenvolvimento da
pessoa. A referida pesquisa foi realizada na Universidade Regional
Integrada - Campus de Erechim, no Curso de Licenciatura em Química, na
disciplina de Prática de Ensino.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Escola, Química.
ABSTRACT
The main objective of this research was the knowledgement of the
Chemistry education, focusing the school and their relationships or, in
other words, learning and teaching Chemistry and how the chemistry can
help the personal development. For a better knowledgement of the
Chemistry education universe, this qualitative research discuss the
characteristic activities of the Chemistry teachers of a local High
School and a graduation Chemistry course (URI-Campus de Erechim).
Keywords: Teacher and learning, school, chemistry.
:: retornar ao topo
PRÁTICAS DE QUÍMICA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO
MÉDIO NA REGIÃO DE ABRANGÊNCIA DA 15A COORDENADORIA REGIONAL DE
EDUCAÇÃO
Practices of Chemistry in the Continued Formation of High School
Teachers in the Region of Abrangency of 15a Regional Education
Coordination (CRE)
VENQUIARUTO , L. D.
DALLAGO, R. M.
RESUMO
Com a finalidade de propiciar aos professores, que lecionam Química,
pertencentes à 15a Coordenadoria Regional de Educação (CRE), um espaço
de aperfeiçoamento sobre temas relacionados à Química, a URI-Campus de
Erechim, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Rio
Grande do Sul, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do
Sul (FAPERGS) e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID),
desenvolveu o projeto Pró-ciências, entre os anos de 2003 e 2004,
totalizando uma carga horária de 150 horas/aula. Observou-se que apenas
30% dos participantes deste projeto tinham sua formação em Química. Fato
que chamou a atenção dos professores que ministravam o curso e que,
talvez, explique a carência de conhecimentos químicos por parte de
alguns desses profissionais, que mesmo apresentando grande esforço
pessoal e vontade para adquirirem conhecimentos específicos da área
química, encontram dificuldades para entender alguns conceitos e
formulações.
Palavras-Chave: Ensino Médio, Química, metodologia.
ABSTRACT
With the purpose to propitiate to the professors, that teach
chemistry, in the 15a Regional Education Coordination (CRE), a space of
perfectioning on related subjects chemistry, the URI-Campus of Erechim
in partnership with the Secretary of Education of the Rio Grande do Sul
State, Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul and
Development International Bank, it developed the project Pro-sciences,
it enters the years of 2003 and 2004, totalizing 150 hours. It was
observed that only 30% of the participants of this project had its
formation in chemistry. Fact that called the attention the teachers who
gave the course and, that, he perhaps explains the lack of chemical
knowledge on the part of some of these professionals, who exactly
presenting great personal effort and will to acquire specific knowledge
of the chemical area, find difficulties to understand some concepts and
formulations.
Keywords: high school, chemistry, methodology
:: retornar ao topo
ESTUDO DA REMOÇÃO DE CORANTES DE SOLUÇÕES AQUOSAS EMPREGANDO ARGILA
MONTMORILLONITA
A study of the removal of watery solution coloring using
Montmorillonita clay
CAOVILLA, M.
SMANIOTTO, A.
DALLAGO, R. M.
PERGHER, S. B. C.
RESUMO
O presente trabalho consiste em avaliar a eficiência de uma argila
montmorillonita natural, calcinada e pilarizada na remoção de corante
Azul de metileno de soluções aquosas, para seu possível emprego no
tratamento de efluentes industriais. Os experimentos foram realizados em
sistema batelada (agitação magnética sob refluxo) a temperatura ambiente
por 24 horas. Foram preparadas soluções do corante azul de metileno de
10 a 1000 mg L-1. Em cada caso, 100 mg de argila foram adicionadas a 30
mL de solução de corante. As concentrações do corante foram medidas em
um Espectrofotômetro UV-vís. Os resultados indicam que é possível
empregar argilas para remoção de corantes.
Palavras-chave: argila montmorillonita, corante, remoção.
ABSTRACT
The present study consists in evaluating Montmorillonite clay
(natural, calcinated and pillared) for metilene blue dye removal from
aqueous solutions, for latter use on waste waters treatment. The
experiments were performed in batch systems (continuously stirred) at 24
hours and 25ºC. Metilene blue dye solutions from 10 to 1000 mg L-1 were
prepared. In each case, 100 mg of clay were added to 30 mL of dye
solution. The dye concentrations were analyzed by espectrofotômeter
UV-vís. The results show that is possible to use Montmorillonite clay
from dye removes from aqueous solutions.
Keywords: montmorillonite clay, dye, removes.
:: retornar ao topo
HEADSPACE SPME OF NITROGEN ORGANIC COMPOUNDS AND PHTHALATE ESTERS IN
LANDFILL LEACHATE
Carin von Mühlen
Elina Bastos Caramão
Rogério Marcos Dallago
Marcieli Peruzzolo
Irajá do Nascimento Filho
ABSTRACT
In this work it was described the utilization of headspace SPME (Solid
Phase Micro Extraction), at room temperature, for the analysis of
nitrogen compounds and phthalate esters in landfill leachate, samples.
There were used the PDMS (polydimethylsyloxane) and PA (polyacrilate)
coatings. The samples were extracted by 5 min and, after extraction, the
attached analytes were desorbed in the injection port of the GC/MSD
system. The main compounds identified by the GC/MSD library were
tetranitromethane, nitrous oxide, trimethyl hidrazine, and dimethyl,
dioctyl and diethyl phthalates.
Keywords: landfill leachate, GC/MS, nityrogen compounds,
phthalate esters, SPME, Headspace.
RESUMO
Este trabalho descreve a utilização da técnica de Microextração em
Fase Sólida (SPME), à temperatura ambiente, na análise de compostos
nitrogenados a ftalatos em amostras de lixiviado de aterro sanitário (chorume).
Foram utilizadas fibras com filme extrator de polidimetilsiloxano (PDMS)
e poliacirlato (PA). As amostras foram submetidas à extração por 5
minutos. Após a extração, os analitos retidos foram desorvidos
termicamente no injetor de um cromatógrafo a gás com detector de massa
(C/MSD). Os principais compostos identificados pela biblioteca de
espectros do sistema GC/MSD foram: tetranitrometano, óxido nitroso,
trimetil hidrazina e ftalatos (dimetil, dietil e dioctil).
Palavras-chave: chorume, GC/MSD, compostos nitrogenados, ftalatos,
SPME.
:: retornar ao topo