Perspectiva Nº 102

102 - Ciências Humanas
V.28 - Junho/2004

 

Quando termina a adolescência?

Teixeira, M .A. P. – Dias, A. C. G.

 

Suicídio na adolescência

BORGES, V. R. – WERLANG, B. S. G.

 

Estratégias de enfrentamento da depressão no atual contexto de trabalho

CENCI, C. M. B.

 

Relação mãe e bebê: as expectativas e vivências do puerpério

BORSA, J. C. – DIAS, A. C. G.

 

Descobrindo a velhice: um estudo fenomenológicocom mulheres da terceira idade

BIASUS, F. - MENEGHETTI, A. D

 

Fracasso escolar e cidadania: a escola e a cidade que temos e a escola e a cidade que queremos

ENRICONE, J. R.B

 

Escola e tecnologia educacional: um novo paradigma?

SIEBEN, L. – FERREIRA, L. S.

 

O portador de necessidades especiais e sua escolarização

SOUZA, M. L. L. – FREITAS, S. N.

 

O processo eleitoral de 1930 na vila de Boa Vista do Erechim

CARON, M. S.

 

Profissionalização e modernização no futebol brasileiro

RODRIGUES, F. X. F.

 

A teoria da justiça de Aristóteles

SILVEIRA, D.

 

O poder político segundo N. Maquiavel e T. Hobbes

DANNER, L. F.

 

Resenhas

Aldo David Meneghetti & William B. Gomes. Ser adolescente: Um estudo sobre as percepções, dilemas e reflexões adolescentes na família e na escola

Ana Cristina Garcia Dias     .


 


QUANDO TERMINA A ADOLESCÊNCIA?
When does adolescence end?

TEIXEIRA, M .A. P.
DIAS, A. C. G.
 

RESUMO
Este trabalho discute teoricamente o conceito de adolescência, especialmente os critérios que definem suas fronteiras. Apresentam-se as principais transições que usualmente são tomadas como definidoras da adolescência, os aspectos culturais e históricos que levaram à invenção do conceito e as principais características do individualismo e da modernidade. Conclui-se que a transição para a vida adulta, nas sociedades ocidentais modernas, é um processo que tem lugar subjetivamente, baseado no senso que o indivíduo tem de ter alcançado maturidade social e psicológica. Tal sentimento pode ser entendido como a consolidação subjetiva dessa noção de indivíduo que se encontra impregnada no imaginário social contemporâneo.
Palavras-chave: adolescência, individualismo, modernidade
 

ABSTRACT
This paper discusses theoretically the concept of adolescence, specially criteria used to define its boundaries. The main transitions that are usually adopted as defining adolescence, the historical and cultural aspects that are associated to the invention of the concept and the most salient characteristics of individualism and modernity are presented. It is concluded that the transition to adulthood, in modern western societies, is a process that takes place subjectively, based on the sense each individual develops of attaining social and psychological maturity. Such a sense can be understood as the subjective consolidation of this notion of individual that is impregnated on contemporary social imaginary.
Key-words: adolescence, individualism, modernity
 

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SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA
Suicide in adolescence

BORGES, V. R.
WERLANG, B. S. G.

 

RESUMO
O comportamento suicida é uma tragédia pessoal e familiar. De acordo com a Organização Mundial da Saúde estima-se que, no ano de 2000, aproximadamente um milhão de pessoas morreu por suicídio. Em todos os países, o suicídio é tido como a terceira causa de morte entre 15 e 34 anos de idade. No Brasil, Porto Alegre e Curitiba apresentam os maiores índices de suicídio na adolescência. O suicídio é um sério problema de Saúde Pública, e essa revisão discutiu sobre o suicídio na adolescência, bem como a compreensão dos fatores psicológicos associados.
Palavras-chave: suicídio, adolescência, fatores psicológicos, epidemiologia.

ABSTRACT
Suicidal behavior is a personal and family tragedy. According to World Health Organization estimates, in the year 2000, approximately one million people died from suicide. In all countries, suicide is now one of the three leading causes of death among people aged 15-34 years. In Brazil, Porto Alegre and Curitiba had the highest suicide rates in adolescence. Suicide is a serious public-health problem and the present review discussed about suicide in adolescence, as well as the associate comprehensive psychological factors.
Key-words: suicide, adolescence, psychological factors, epidemiology.
 

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ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO DA DEPRESSÃO NO ATUAL CONTEXTO DE TRABALHO
Strategies of facing depression in the current work context
 

CENCI, C. M. B.
 

RESUMO
Este artigo trata da temática da depressão no contexto de trabalho sob a ótica dos trabalhadores bancários e comerciários da cidade de Passo Fundo. Para dar conta desta proposta de investigação, foi utilizado, no processo de coleta e análise dos dados, o referencial teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, tendo sido realizados dois grupos focais e seis entrevistas individuais. Nessa perspectiva, buscou-se compreender qual a relação estabele¬cida pelos trabalhadores entre trabalho e depressão, assim como quais as estratégias de enfrentamento da depressão utilizadas por eles na tentativa de manter a saúde e o emprego.
Palavras-chave: Depressão, Trabalho, Estratégias de defesa, Representações sociais.

ABSTRACT
This article deals with the issue of depression within the work context in the view of bank and trade workers in the city of Passo Fundo. To conduct this investigation, during the process of collecting and analyzing data, the theoretical-methodological reference from the Social Representation Theory was used with two focus groups and six individual interviews. Under this perspective the aim was to understand what was the link established by the workers between work and depression and also what were their strategies to face depression in the attempt to keep health and job.
Key-words: Depression, Work, Defense Strategies, Social Representation.
 

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RELAÇÃO MÃE E BEBÊ: AS EXPECTATIVAS E VIVÊNCIAS DO PUERPÉRIO1
Mother and child relationship: expectancies and living on the post childbirth period
 

BORSA, J. C.
DIAS, A. C. G.
 

RESUMO
Esta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção da mulher diante de seus primeiros momentos da maternidade. Foi realizada uma entrevista, e aplicado um questionário a dez mães, no período pós-parto. Essa pesquisa propiciou a compreensão de alguns aspectos objetivos e subjetivos da relação mãe e bebê. Após os relatos das mães, observou-se que a maternidade desperta sentimentos ambivalentes, modificando a vida e a rotina das mulheres, proporcionando-lhes uma experiência única, em seus momentos frustrantes e gratificantes.
Palavras-chave: Maternidade, Pós-parto, Relação mãe-bebê

ABSTRACT
This research was made with the objective to investigate the woman’s perception about hers first moments of motherhood. It was made an interview and it was applied a questionary with ten mothers in the postpartum period. This research permitted an understood of objective and subjective aspects of mother-child relationship. After all descriptions of mothers, it was observed that the motherhood brought about ambivalents feelings, changing women’s life and the routine, offering an unique experience in theirs frustrating and rewarding moments.
Key-Words: Motherhood, Postpartum, Mother-child relationship.
 


 

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DESCOBRINDO A VELHICE: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO COM MULHERES DA TERCEIRA IDADE
Discovering the age: a phenomenological study with elderly women
 

BIASUS, F.
MENEGHETTI, A. D.
 

RESUMO
Oito mulheres com idades entre 61 e 76 anos, de condição sócio-econômica média alta, integrantes de um grupo de convivência da terceira idade, participaram de um grupo focal, apresentando sua experiência consciente a respeito dessa fase do desenvolvimento em que se encontram. Os dados, colhidos nesse encontro, apresentaram as percepções das participantes sobre o assunto, sendo posteriormente analisados com o auxílio do método fenomenológico, característico por suas descrições sucessivas. Os resultados apresentaram o mundo vivido daquelas mulheres através de três temáticas fundamentais: envelhecer, relação com os filhos, e grupo de convivência. A intencionalidade da consciência das participantes mostrou a velhice como resultado da soma de experiências passadas (criação dos filhos e trabalho doméstico), juntamente com a constatação das possibilidades e modificações presentes (afastamento dos filhos, autonomia, liberdade, convívio com noras, genros e netos), além da formulação e ativação de novos projetos (viagens, trabalhos voluntários, grupos, novos aprendizados). Tais movimentos são facilitados pela presença de redes sociais de apoio como, por exemplo, o grupo de convivência, que privilegia o compartilhar, o exercício da liberdade, além da manutenção da plena cidadania, elementos muitas vezes prejudicados na terceira idade.
Palavras-chave: Envelhecer, grupo de convivência, fenomenologia, terceira idade.

ABSTRACT
Eight women age 61 to 76, under medium to high social-economical conditions, participating in a group of elderly people, took part in a focal group, presenting their conscious experience regarding this phase of development in which they are. The data, collected in this meeting showed the participants’ perception about the issue, and these data were afterwards evaluated with the help of phenomenological method, peculiar by its successive descriptions. The results showed the world lived by those women through three fundamental thematic: aging, relation with sons and daughters, and a living together group. The intention of the participants’ consciousness showed aging as the result of past experiences (raising the children and housework), together with the establishment of possibilities and modifications (to be apart from the children, autonomy, freedom, living together with daughters-in-law, sons-in-law, and grandchildren), besides the formulation and activation of new projects (trips, volunteer works, groups, new learning). Such movements are facilitated by the presence of support social networks, such as living together groups, which privilege sharing, the exercise of freedom, besides keeping total citizenship, elements that sometimes are not accomplished due to aging.
Key words: aging, living together group, phenomenology, elderly
 

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FRACASSO ESCOLAR E CIDADANIA: A ESCOLA E A CIDADE QUE TEMOS E A ESCOLA E A CIDADE QUE QUEREMOS
School failure and citizenship: the school and the city we have,
and the school and the city we want


ENRICONE, J. R.B.
 

RESUMO
Este trabalho aborda o tema fracasso escolar, estabelecendo relações com a proposta de cidade educadora. Trata-se de um resgate teórico de algumas pesquisas realizadas sobre fracasso escolar que buscam uma compreensão mais ampliada do tema e da descrição do que significa para uma cidade assumir-se como cidade educadora. O fracasso escolar continua sendo um tema desafiador, que preocupa muitos educadores, pois apesar de ser um problema antigo na área educacional, ainda não está superado A proposta de cidade educadora ou a idéia de desenvolvimento de projetos educativos de cidade são temas bastante discutidos na área educacional atualmente e redimensionam o papel da escola e da cidade priorizando a participação e o comprometimento de todos com o processo educativo. O texto aponta para aproximações entre a busca de alternativas para a superação do fracasso escolar e a idéia de um projeto educativo de cidade. Ambos objetivam romper com a exclusão social, oportunizando a participação e aprendizagem para todos. Essa abordagem permite o estabelecimento de canais entre a comunidade e a escola e o rompimento com idéias naturalizadas de fracasso escolar através da reflexão de práticas escolares de professores e também de especialistas que atuem na área da educação. Os conceitos apresentados neste trabalho abrem a possibilidade de formular um sistema educativo integrado com a sociedade, em função do qual todos assumam sua quota de responsabilidade e no qual todos possam aprender.
Palavras-chave: fracasso escolar, escola, cidade educadora.

ABSTRACT
This work approaches the theme school failure, establishing relations with the proposal of an educational city. It is about a theoretical ransom of some research about school failure that aims a wider comprehension of the theme and the description of what it means a city to assume to be an educational city. School failure remains as a challenging theme, which worries many educators, because despite being an old problem in the educational area, it has not been overcome yet. Nowadays, the proposal of an educational city or the idea of the development of the city educational projects are rather discussed themes in the educational area, and they re-dimension the school and the city role giving priority to participation and engagement of everyone with the educative process. The text points to approximation between searching alternatives for overcoming school failure and the idea of an educational project in the city. Both of them aim to break up with social exclusion, offering everyone’s participation and learning. This approach allows the establishment of channels between the community and the school, and the breakage with naturalized ideas of school failure through reflections of teachers’ school practices and also of specialists who act inside the educational area. The concepts presented in this work open several possibilities to formulate an educative system integrated to the society, where everyone assumes his portion of responsibility and in which everyone can learn.
Key-words: school failure, school, educative city.
 

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ESCOLA E TECNOLOGIA EDUCACIONAL: UM NOVO PARADIGMA
School and educational technology: a new paradigm?

SIEBEN, L.
FERREIRA, L. S.
 

RESUMO
Ao se analisar a prática de aula nas escolas da Região do Alto Uruguai, percebe-se uma realidade bastante diferenciada daquela caracterizada nas obras referentes à tecnologia educacional: em muitas escolas, a tecnologia (desde a televisão ao computador) não é elemento integrante do cotidiano da aula e auxiliar no processo de produção de saberes. Isso acontece por questões estruturais relativas à falta de materiais, questões relativas aos discursos de caráter ideológico referentes ao mercado de trabalho e por questões relativas às competências dos professores quanto à associação entre aula e tecnologia educativa. Por isso, propõe-se, neste artigo, refletir sobre a existência e evidência ou não de um novo paradigma educacional centrado na prática pedagógica aliada à tecnologia educativa. Para tanto, são retomadas concepções de paradigmas e de tecnologia educativa, além de caracterizar-se a realidade educacional referente a esse aspecto, tal como é percebida nesta Região.
Palavras-chave: Educação, tecnologia educativa, paradigma, aula, ¬professor

ABSTRACT
When analyzing classroom practices in the schools of Alto Uruguai region, one can notice a reality far from the one seen in the literature pertaining to educational technology: in many schools, technology (from television to computer) is not an everyday integrant element of the classroom and an auxiliary in the process of producing knowledge. This happens due to structural questions regarding lack of materials, issues concerning the speech of ideological features about the work market, and questions regarding teachers’ competence on the association between class and educational technology. Then, in this article, it is proposed to reflect about the existence and evidence, or not, of a new paradigm centered on a pedagogical practice allied to an educational technology. Thus, conceptions on paradigms and educational technology are retaken, besides characterizing the educational reality concerned to this aspect, such as it is noticed in this region.
Key- words: education, educational technology, paradigm, class, teacher
 


 

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O PORTADOR DE NECESSIDADES ESPECIAIS E SUA ESCOLARIZAÇÃO
The special kid and his/her scholarization
 

SOUZA, M. L. L.
FREITAS, S. N.

RESUMO
O presente artigo trata da resistência à inclusão de portadores de necessidades especiais na rede regular de Ensino devido à falta de preparo dos nossos educadores, falta de uma política pública eficaz e aplicável e desconhecimento da legislação que lhes garante o direito de usufruir de todos os bens e serviços oferecidos a todos os cidadãos.
Palavras-chave: Inclusão, legislação, políticas públicas.

ABSTRACT
The present article treats about the resistance of inclusion of porter special abilities in regular net of instruction, because there is a lack of preparation of our educators, as well as a lack of efficient and applicable public politic and the unknown of the legislation which to guarantee the justice to make good use of the all real state and services that are offered for all people.
Key-words: Inclusion, legislation, public politic.
 

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O PROCESSO ELEITORAL DE 1930 NA VILA DE BOA VISTA DO ERECHIM
The electoral process of 1930 in “Boa Vista do Erechim”

CARON, M. S.
 

RESUMO
Este artigo pretende analisar o processo eleitoral de 1930 na vila de Boa Vista do Erechim, abrangendo o período de julho de 1929 a fevereiro de 1930, e culminando com a eleição do dia 1º de março de 1930. Destaca-se também a ênfase dada à figura de Getúlio Vargas na propagação das idéias liberais.
Palavras-chave: Eleição de 1930, campanha, propaganda eleitoral, Getúlio Vargas


ABSTRACT
This article intends to analyze the electoral process of 1930 in “Boa Vista do Erechim” village, covering the period between July 1929 and February 1930; culminating in the election day in March 1st, 1930. It also stands out the emphasis given to Getúlio Vargas figure at the propagation of liberal ideas.
Key-words: Election of 1930, campain, electoral propaganda, Getúlio Vargas.
 

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PROFISSIONALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO1
Professionalization and modernization in the brazilian soccer


RODRIGUES, F. X. F.
 

RESUMO
O presente trabalho investiga o processo de implementação do futebol profissional no Brasil. Analisa a modernização do futebol brasileiro a partir das mudanças na legislação e das inovações nos sistemas de treinamentos. As leis Zico e Pelé, os centros de treinamentos, os manuais de conduta são elementos do futebol moderno, científico e globalizado.
Palavras-chave: Profissionalização, Modernização, Futebol Brasileiro.

ABSTRACT
The present work investigates the process of implementation of the professional soccer in Brazil. It analyzes the modernization of the Brazilian soccer starting from the changes in the legislation and of the innovations in the systems of trainings. The laws Zico and Pelé, the centers of trainings, the manuals of conduct are elements of the soccer modern scientific and globalized.
Keywords: professionalization, modernization, brazilian soccer.
 

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A TEORIA DA JUSTIÇA DE ARISTÓTELES
Aristotle’s Theory of Justice
 

SILVEIRA, D
 

RESUMO
O objetivo do presente texto é analisar a teoria da justiça aristotélica elaborada no Livro V da EN para evidenciar a complementaridade entre o modelo teleológico e substancial com o modelo deontológico e procedimental. É possível observar essa complementaridade no momento em que se verifica que a teoria da justiça é elaborada a partir de um afastamento do modelo utilizado na teoria das virtudes, que faz uso do entendimento subjetivo do agente, para utilizar-se de critérios mais objetivos baseados na igualdade, para o estabelecimento dos princípios de justiça. Para tanto, investigo a concepção de justiça universal que apresenta uma distinção entre o campo da moral e o campo do direito, o que conduz ao âmbito da justiça eqüitativa (particular) que é compreendida enquanto distributiva, corretiva, comercial e política, operando com os critérios da igualdade geométrica, igualdade aritmética, reciprocidade e legalidade, respectivamente.
Palavras-Chave: Teoria da justiça, teleológico, deontológico, substancial, procedimental, Aristóteles.

ABSTRACT
The aim of this text is to raise some considerations about the Aristotle’s theory of justice elaborated in Nicomachean Ethics, Book V, to evidence the complementary between teleological and substantial model with deontological and procedural conception. It is possible to observe this complementary at the moment where if is verifies that the theory of justice is worked from a removal of the model use in the theory of the virtues, that makes use of the subjective agreement of the agent, to use itself of based more objective criteria in the equality for the establishment of the justice principles. For in such way, I investigate the conception of universal justice that presents a distinction enters the scope of the moral and the right, what is leads to the scope of fairness justice (particular) that it is understood while distributive, corrective, commercial and politics, operating with the criteria of the geometric equality, arithmetical equality, reciprocity and legality, respectively.
Key-words: theory of justice, teleological, deontological, substantial, procedural, Aristotle.
 

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O PODER POLÍTICO SEGUNDO N. MAQUIAVEL E T. HOBBES
Political power according to N. Maquiavel and T. Hobbes

DANNER, L. F.
 

RESUMO
Alguns comportamentos, essenciais para a manutenção do poder: eis o que Maquiavel nos propõe em sua obra O Príncipe. Implícito a isso, porém, aparece, de forma muito clara, a maneira de se exercer a política em nossas sociedades. Hobbes, em sua obra Leviatã, vem afirmar o poder absoluto do Estado e sua função pedagógica, regradora da negatividade inerente à natureza humana.
Palavras-chave: Maquiavel, Hobbes, Estado, Poder Político.

ABSTRACT
Some behaviours, essentials to the maintenance of the power, here is what Maquiavel propose for us in his work The Prince. Implicit at this, however, appear, of a very clear form, the way of exercise itself the politic in our societies. Hobbes, in his work The Leviathan, comes to claim the absolut power of the estate and its educational function, order of the negativity inherent in human nature.
Key-words: Maquiavel, Hobbes, State, Politic Power.
 

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