Quando termina a
adolescência?
Teixeira, M .A. P. – Dias, A. C. G.
Suicídio na adolescência
BORGES, V. R. – WERLANG, B. S. G.
Estratégias de enfrentamento
da depressão no atual contexto de trabalho
CENCI, C. M. B.
Relação mãe e bebê: as
expectativas e vivências do puerpério
BORSA, J. C. – DIAS, A. C. G.
Descobrindo a velhice: um
estudo fenomenológicocom mulheres da terceira idade
BIASUS, F. -
MENEGHETTI, A. D
Fracasso escolar e
cidadania: a escola e a cidade que temos e a escola e a cidade que
queremos
ENRICONE, J. R.B
Escola e tecnologia
educacional: um novo paradigma?
SIEBEN, L. – FERREIRA, L. S.
O portador de necessidades
especiais e sua escolarização
SOUZA, M. L. L. – FREITAS, S. N.
O processo eleitoral de 1930
na vila de Boa Vista do Erechim
CARON, M. S.
Profissionalização e
modernização no futebol brasileiro
RODRIGUES, F. X. F.
A teoria da justiça de
Aristóteles
SILVEIRA, D.
O poder político segundo N.
Maquiavel e T. Hobbes
DANNER, L. F.
Resenhas
Aldo David Meneghetti &
William B. Gomes. Ser adolescente: Um estudo sobre as percepções,
dilemas e reflexões adolescentes na família e na escola
Ana Cristina Garcia Dias .
QUANDO TERMINA A ADOLESCÊNCIA?
When does adolescence end?
TEIXEIRA, M .A.
P.
DIAS, A. C. G.
RESUMO
Este trabalho discute teoricamente o conceito de adolescência,
especialmente os critérios que definem suas fronteiras. Apresentam-se as
principais transições que usualmente são tomadas como definidoras da
adolescência, os aspectos culturais e históricos que levaram à invenção
do conceito e as principais características do individualismo e da
modernidade. Conclui-se que a transição para a vida adulta, nas
sociedades ocidentais modernas, é um processo que tem lugar
subjetivamente, baseado no senso que o indivíduo tem de ter alcançado
maturidade social e psicológica. Tal sentimento pode ser entendido como
a consolidação subjetiva dessa noção de indivíduo que se encontra
impregnada no imaginário social contemporâneo.
Palavras-chave: adolescência, individualismo, modernidade
ABSTRACT
This paper discusses theoretically the concept of adolescence,
specially criteria used to define its boundaries. The main transitions
that are usually adopted as defining adolescence, the historical and
cultural aspects that are associated to the invention of the concept and
the most salient characteristics of individualism and modernity are
presented. It is concluded that the transition to adulthood, in modern
western societies, is a process that takes place subjectively, based on
the sense each individual develops of attaining social and psychological
maturity. Such a sense can be understood as the subjective consolidation
of this notion of individual that is impregnated on contemporary social
imaginary.
Key-words: adolescence, individualism, modernity
:: retornar ao topo
SUICÍDIO NA ADOLESCÊNCIA
Suicide in adolescence
BORGES, V. R.
WERLANG, B. S. G.
RESUMO
O comportamento suicida é uma tragédia pessoal e familiar. De acordo
com a Organização Mundial da Saúde estima-se que, no ano de 2000,
aproximadamente um milhão de pessoas morreu por suicídio. Em todos os
países, o suicídio é tido como a terceira causa de morte entre 15 e 34
anos de idade. No Brasil, Porto Alegre e Curitiba apresentam os maiores
índices de suicídio na adolescência. O suicídio é um sério problema de
Saúde Pública, e essa revisão discutiu sobre o suicídio na adolescência,
bem como a compreensão dos fatores psicológicos associados.
Palavras-chave: suicídio, adolescência, fatores psicológicos,
epidemiologia.
ABSTRACT
Suicidal behavior is a personal and family tragedy. According to
World Health Organization estimates, in the year 2000, approximately one
million people died from suicide. In all countries, suicide is now one
of the three leading causes of death among people aged 15-34 years. In
Brazil, Porto Alegre and Curitiba had the highest suicide rates in
adolescence. Suicide is a serious public-health problem and the present
review discussed about suicide in adolescence, as well as the associate
comprehensive psychological factors.
Key-words: suicide, adolescence, psychological factors,
epidemiology.
:: retornar ao topo
ESTRATÉGIAS DE
ENFRENTAMENTO DA DEPRESSÃO NO ATUAL CONTEXTO DE TRABALHO
Strategies of facing depression in the current work context
CENCI, C. M. B.
RESUMO
Este artigo trata da temática da depressão no contexto de trabalho
sob a ótica dos trabalhadores bancários e comerciários da cidade de
Passo Fundo. Para dar conta desta proposta de investigação, foi
utilizado, no processo de coleta e análise dos dados, o referencial
teórico-metodológico da Teoria das Representações Sociais, tendo sido
realizados dois grupos focais e seis entrevistas individuais. Nessa
perspectiva, buscou-se compreender qual a relação estabele¬cida pelos
trabalhadores entre trabalho e depressão, assim como quais as
estratégias de enfrentamento da depressão utilizadas por eles na
tentativa de manter a saúde e o emprego.
Palavras-chave: Depressão, Trabalho, Estratégias de defesa,
Representações sociais.
ABSTRACT
This article deals with the issue of depression within the work
context in the view of bank and trade workers in the city of Passo
Fundo. To conduct this investigation, during the process of collecting
and analyzing data, the theoretical-methodological reference from the
Social Representation Theory was used with two focus groups and six
individual interviews. Under this perspective the aim was to understand
what was the link established by the workers between work and depression
and also what were their strategies to face depression in the attempt to
keep health and job.
Key-words: Depression, Work, Defense Strategies, Social
Representation.
:: retornar ao topo
RELAÇÃO MÃE E
BEBÊ: AS EXPECTATIVAS E VIVÊNCIAS DO PUERPÉRIO1
Mother and child relationship: expectancies and living on the post
childbirth period
BORSA, J. C.
DIAS, A. C. G.
RESUMO
Esta pesquisa teve por objetivo investigar a percepção da mulher
diante de seus primeiros momentos da maternidade. Foi realizada uma
entrevista, e aplicado um questionário a dez mães, no período pós-parto.
Essa pesquisa propiciou a compreensão de alguns aspectos objetivos e
subjetivos da relação mãe e bebê. Após os relatos das mães, observou-se
que a maternidade desperta sentimentos ambivalentes, modificando a vida
e a rotina das mulheres, proporcionando-lhes uma experiência única, em
seus momentos frustrantes e gratificantes.
Palavras-chave: Maternidade, Pós-parto, Relação mãe-bebê
ABSTRACT
This research was made with the objective to investigate the woman’s
perception about hers first moments of motherhood. It was made an
interview and it was applied a questionary with ten mothers in the
postpartum period. This research permitted an understood of objective
and subjective aspects of mother-child relationship. After all
descriptions of mothers, it was observed that the motherhood brought
about ambivalents feelings, changing women’s life and the routine,
offering an unique experience in theirs frustrating and rewarding
moments.
Key-Words: Motherhood, Postpartum, Mother-child relationship.
:: retornar ao topo
DESCOBRINDO A
VELHICE: UM ESTUDO FENOMENOLÓGICO COM MULHERES DA TERCEIRA IDADE
Discovering the age: a phenomenological study with elderly women
BIASUS, F.
MENEGHETTI, A. D.
RESUMO
Oito mulheres com idades entre 61 e 76 anos, de condição
sócio-econômica média alta, integrantes de um grupo de convivência da
terceira idade, participaram de um grupo focal, apresentando sua
experiência consciente a respeito dessa fase do desenvolvimento em que
se encontram. Os dados, colhidos nesse encontro, apresentaram as
percepções das participantes sobre o assunto, sendo posteriormente
analisados com o auxílio do método fenomenológico, característico por
suas descrições sucessivas. Os resultados apresentaram o mundo vivido
daquelas mulheres através de três temáticas fundamentais: envelhecer,
relação com os filhos, e grupo de convivência. A intencionalidade da
consciência das participantes mostrou a velhice como resultado da soma
de experiências passadas (criação dos filhos e trabalho doméstico),
juntamente com a constatação das possibilidades e modificações presentes
(afastamento dos filhos, autonomia, liberdade, convívio com noras,
genros e netos), além da formulação e ativação de novos projetos
(viagens, trabalhos voluntários, grupos, novos aprendizados). Tais
movimentos são facilitados pela presença de redes sociais de apoio como,
por exemplo, o grupo de convivência, que privilegia o compartilhar, o
exercício da liberdade, além da manutenção da plena cidadania, elementos
muitas vezes prejudicados na terceira idade.
Palavras-chave: Envelhecer, grupo de convivência, fenomenologia,
terceira idade.
ABSTRACT
Eight women age 61 to 76, under medium to high social-economical
conditions, participating in a group of elderly people, took part in a
focal group, presenting their conscious experience regarding this phase
of development in which they are. The data, collected in this meeting
showed the participants’ perception about the issue, and these data were
afterwards evaluated with the help of phenomenological method, peculiar
by its successive descriptions. The results showed the world lived by
those women through three fundamental thematic: aging, relation with
sons and daughters, and a living together group. The intention of the
participants’ consciousness showed aging as the result of past
experiences (raising the children and housework), together with the
establishment of possibilities and modifications (to be apart from the
children, autonomy, freedom, living together with daughters-in-law,
sons-in-law, and grandchildren), besides the formulation and activation
of new projects (trips, volunteer works, groups, new learning). Such
movements are facilitated by the presence of support social networks,
such as living together groups, which privilege sharing, the exercise of
freedom, besides keeping total citizenship, elements that sometimes are
not accomplished due to aging.
Key words: aging, living together group, phenomenology, elderly
:: retornar ao topo
FRACASSO ESCOLAR
E CIDADANIA: A ESCOLA E A CIDADE QUE TEMOS E A ESCOLA E A CIDADE QUE
QUEREMOS
School failure and citizenship: the school and the city we have,
and the school and the city we want
ENRICONE, J. R.B.
RESUMO
Este trabalho aborda o tema fracasso escolar, estabelecendo relações
com a proposta de cidade educadora. Trata-se de um resgate teórico de
algumas pesquisas realizadas sobre fracasso escolar que buscam uma
compreensão mais ampliada do tema e da descrição do que significa para
uma cidade assumir-se como cidade educadora. O fracasso escolar continua
sendo um tema desafiador, que preocupa muitos educadores, pois apesar de
ser um problema antigo na área educacional, ainda não está superado A
proposta de cidade educadora ou a idéia de desenvolvimento de projetos
educativos de cidade são temas bastante discutidos na área educacional
atualmente e redimensionam o papel da escola e da cidade priorizando a
participação e o comprometimento de todos com o processo educativo. O
texto aponta para aproximações entre a busca de alternativas para a
superação do fracasso escolar e a idéia de um projeto educativo de
cidade. Ambos objetivam romper com a exclusão social, oportunizando a
participação e aprendizagem para todos. Essa abordagem permite o
estabelecimento de canais entre a comunidade e a escola e o rompimento
com idéias naturalizadas de fracasso escolar através da reflexão de
práticas escolares de professores e também de especialistas que atuem na
área da educação. Os conceitos apresentados neste trabalho abrem a
possibilidade de formular um sistema educativo integrado com a
sociedade, em função do qual todos assumam sua quota de responsabilidade
e no qual todos possam aprender.
Palavras-chave: fracasso escolar, escola, cidade educadora.
ABSTRACT
This work approaches the theme school failure, establishing
relations with the proposal of an educational city. It is about a
theoretical ransom of some research about school failure that aims a
wider comprehension of the theme and the description of what it means a
city to assume to be an educational city. School failure remains as a
challenging theme, which worries many educators, because despite being
an old problem in the educational area, it has not been overcome yet.
Nowadays, the proposal of an educational city or the idea of the
development of the city educational projects are rather discussed themes
in the educational area, and they re-dimension the school and the city
role giving priority to participation and engagement of everyone with
the educative process. The text points to approximation between
searching alternatives for overcoming school failure and the idea of an
educational project in the city. Both of them aim to break up with
social exclusion, offering everyone’s participation and learning. This
approach allows the establishment of channels between the community and
the school, and the breakage with naturalized ideas of school failure
through reflections of teachers’ school practices and also of
specialists who act inside the educational area. The concepts presented
in this work open several possibilities to formulate an educative system
integrated to the society, where everyone assumes his portion of
responsibility and in which everyone can learn.
Key-words: school failure, school, educative city.
:: retornar ao topo
ESCOLA E
TECNOLOGIA EDUCACIONAL: UM NOVO PARADIGMA
School and educational technology: a new paradigm?
SIEBEN, L.
FERREIRA, L. S.
RESUMO
Ao se analisar a prática de aula nas escolas da Região do Alto
Uruguai, percebe-se uma realidade bastante diferenciada daquela
caracterizada nas obras referentes à tecnologia educacional: em muitas
escolas, a tecnologia (desde a televisão ao computador) não é elemento
integrante do cotidiano da aula e auxiliar no processo de produção de
saberes. Isso acontece por questões estruturais relativas à falta de
materiais, questões relativas aos discursos de caráter ideológico
referentes ao mercado de trabalho e por questões relativas às
competências dos professores quanto à associação entre aula e tecnologia
educativa. Por isso, propõe-se, neste artigo, refletir sobre a
existência e evidência ou não de um novo paradigma educacional centrado
na prática pedagógica aliada à tecnologia educativa. Para tanto, são
retomadas concepções de paradigmas e de tecnologia educativa, além de
caracterizar-se a realidade educacional referente a esse aspecto, tal
como é percebida nesta Região.
Palavras-chave: Educação, tecnologia educativa, paradigma, aula,
¬professor
ABSTRACT
When analyzing classroom practices in the schools of Alto Uruguai
region, one can notice a reality far from the one seen in the literature
pertaining to educational technology: in many schools, technology (from
television to computer) is not an everyday integrant element of the
classroom and an auxiliary in the process of producing knowledge. This
happens due to structural questions regarding lack of materials, issues
concerning the speech of ideological features about the work market, and
questions regarding teachers’ competence on the association between
class and educational technology. Then, in this article, it is proposed
to reflect about the existence and evidence, or not, of a new paradigm
centered on a pedagogical practice allied to an educational technology.
Thus, conceptions on paradigms and educational technology are retaken,
besides characterizing the educational reality concerned to this aspect,
such as it is noticed in this region.
Key- words: education, educational technology, paradigm, class,
teacher
:: retornar ao topo
O PORTADOR DE
NECESSIDADES ESPECIAIS E SUA ESCOLARIZAÇÃO
The special kid and his/her scholarization
SOUZA, M. L. L.
FREITAS, S. N.
RESUMO
O presente artigo trata da resistência à inclusão de portadores de
necessidades especiais na rede regular de Ensino devido à falta de
preparo dos nossos educadores, falta de uma política pública eficaz e
aplicável e desconhecimento da legislação que lhes garante o direito de
usufruir de todos os bens e serviços oferecidos a todos os cidadãos.
Palavras-chave: Inclusão, legislação, políticas públicas.
ABSTRACT
The present article treats about the resistance of inclusion of porter
special abilities in regular net of instruction, because there is a lack
of preparation of our educators, as well as a lack of efficient and
applicable public politic and the unknown of the legislation which to
guarantee the justice to make good use of the all real state and
services that are offered for all people.
Key-words: Inclusion, legislation, public politic.
:: retornar ao topo
O PROCESSO
ELEITORAL DE 1930 NA VILA DE BOA VISTA DO ERECHIM
The electoral process of 1930 in “Boa Vista do Erechim”
CARON, M. S.
RESUMO
Este artigo pretende analisar o processo eleitoral de 1930 na vila
de Boa Vista do Erechim, abrangendo o período de julho de 1929 a
fevereiro de 1930, e culminando com a eleição do dia 1º de março de
1930. Destaca-se também a ênfase dada à figura de Getúlio Vargas na
propagação das idéias liberais.
Palavras-chave: Eleição de 1930, campanha, propaganda eleitoral,
Getúlio Vargas
ABSTRACT
This article intends to analyze the electoral process of 1930 in
“Boa Vista do Erechim” village, covering the period between July 1929
and February 1930; culminating in the election day in March 1st, 1930.
It also stands out the emphasis given to Getúlio Vargas figure at the
propagation of liberal ideas.
Key-words: Election of 1930, campain, electoral propaganda,
Getúlio Vargas.
:: retornar ao topo
PROFISSIONALIZAÇÃO E MODERNIZAÇÃO NO FUTEBOL BRASILEIRO1
Professionalization and modernization in the brazilian soccer
RODRIGUES, F. X. F.
RESUMO
O presente trabalho investiga o processo de implementação do futebol
profissional no Brasil. Analisa a modernização do futebol brasileiro a
partir das mudanças na legislação e das inovações nos sistemas de
treinamentos. As leis Zico e Pelé, os centros de treinamentos, os
manuais de conduta são elementos do futebol moderno, científico e
globalizado.
Palavras-chave: Profissionalização, Modernização, Futebol
Brasileiro.
ABSTRACT
The present work investigates the process of implementation of the
professional soccer in Brazil. It analyzes the modernization of the
Brazilian soccer starting from the changes in the legislation and of the
innovations in the systems of trainings. The laws Zico and Pelé, the
centers of trainings, the manuals of conduct are elements of the soccer
modern scientific and globalized.
Keywords: professionalization, modernization, brazilian soccer.
:: retornar ao topo
A TEORIA DA
JUSTIÇA DE ARISTÓTELES
Aristotle’s Theory of Justice
SILVEIRA, D
RESUMO
O objetivo do presente texto é analisar a teoria da justiça
aristotélica elaborada no Livro V da EN para evidenciar a
complementaridade entre o modelo teleológico e substancial com o modelo
deontológico e procedimental. É possível observar essa complementaridade
no momento em que se verifica que a teoria da justiça é elaborada a
partir de um afastamento do modelo utilizado na teoria das virtudes, que
faz uso do entendimento subjetivo do agente, para utilizar-se de
critérios mais objetivos baseados na igualdade, para o estabelecimento
dos princípios de justiça. Para tanto, investigo a concepção de justiça
universal que apresenta uma distinção entre o campo da moral e o campo
do direito, o que conduz ao âmbito da justiça eqüitativa (particular)
que é compreendida enquanto distributiva, corretiva, comercial e
política, operando com os critérios da igualdade geométrica, igualdade
aritmética, reciprocidade e legalidade, respectivamente.
Palavras-Chave: Teoria da justiça, teleológico, deontológico,
substancial, procedimental, Aristóteles.
ABSTRACT
The aim of this text is to raise some considerations about the
Aristotle’s theory of justice elaborated in Nicomachean Ethics, Book V,
to evidence the complementary between teleological and substantial model
with deontological and procedural conception. It is possible to observe
this complementary at the moment where if is verifies that the theory of
justice is worked from a removal of the model use in the theory of the
virtues, that makes use of the subjective agreement of the agent, to use
itself of based more objective criteria in the equality for the
establishment of the justice principles. For in such way, I investigate
the conception of universal justice that presents a distinction enters
the scope of the moral and the right, what is leads to the scope of
fairness justice (particular) that it is understood while distributive,
corrective, commercial and politics, operating with the criteria of the
geometric equality, arithmetical equality, reciprocity and legality,
respectively.
Key-words: theory of justice, teleological, deontological,
substantial, procedural, Aristotle.
:: retornar ao topo
O PODER POLÍTICO SEGUNDO N.
MAQUIAVEL E T. HOBBES
Political power according to N. Maquiavel and T. Hobbes
DANNER, L. F.
RESUMO
Alguns comportamentos, essenciais para a manutenção do poder: eis o
que Maquiavel nos propõe em sua obra O Príncipe. Implícito a isso,
porém, aparece, de forma muito clara, a maneira de se exercer a política
em nossas sociedades. Hobbes, em sua obra Leviatã, vem afirmar o poder
absoluto do Estado e sua função pedagógica, regradora da negatividade
inerente à natureza humana.
Palavras-chave: Maquiavel, Hobbes, Estado, Poder Político.
ABSTRACT
Some behaviours, essentials to the maintenance of the power, here is
what Maquiavel propose for us in his work The Prince. Implicit at this,
however, appear, of a very clear form, the way of exercise itself the
politic in our societies. Hobbes, in his work The Leviathan, comes to
claim the absolut power of the estate and its educational function,
order of the negativity inherent in human nature.
Key-words: Maquiavel, Hobbes, State, Politic Power.
:: retornar ao topo