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Publicação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões
Erechim/RS - EdiFAPES - Trimestral . Suspensa no ano de 1988
ISSN 0101-2908 |
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100 - Lingüística Letras e Artes
V.27 - Dezembro/2003
Gêneros de discurso e tipos de texto
SIQUEIRA, J. H. S.
A inserção do aluno na intencionalidade do texto
BRITO, G. M.
Abordagens de avaliação de textos em língua materna
ZANINI, M. - MENEGASSI, R. J.
Motivação para o aprendizado da língua inglesa
BROCK, M. P. S.
Para enseñar una lengua extranjera (no) basta con...
VOLPI, M. T.
Leitura e produção de textos – duas habilidades
lingüísticas em discussão
ZAGO, N.
Uma perspectiva psicanalítica no mundo do “era uma vez”
BERGAMO, C. L. G.
The teacher’s role in reading instruction in EFL
TOMITCH, L.M.B.
El sujeto en la poesía lírica española de los siglos de
oro. Garcilaso y Góngora
BALLESTEROS, L. A.
El tiempo y el hombre latinoamericano en los pasos
perdidos de Alejo Carpentier
NOAL, J. M.
Habilidade de ler sob o foco das inteligências
múltiplas
MOKVA, A.M.D.Z. - RISSON, L.
Riobaldo e Alonso Quijano: ser um ou ser o outro
KOHLRAUSCH, R.
Resenhas
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação escolar ao texto: um
manual de redação.
Bethânia Pasa
BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura – A
Formação do Leitor - Alternativas Metodológicas.
Cleusa Soares Boeira
GÊNEROS DE DISCURSO E TIPOS DE TEXTO
Discourse genre and text types
SIQUEIRA, J. H. S.
RESUMO
O texto objetiva propor reflexões sobre as formas e as funções que um texto
adquire, dependendo da esfera social de comunicação em que é proposto. A
discussão embasa-se em postulados da teoria interacionista sociocognitiva que
concebe a linguagem em três dimensões: como representação, como relação e como
identidade. Para um estudo e um entendimento adequados da linguagem nessa
perspectiva, necessários são conceitos complementares sobre conhecimento,
discurso e texto. Do conhecimento, são enfocados os socialmente transmitidos e
armazenados pelo sujeito enunciador, que lhe possibilitam distinguir forma e
função da linguagem; do discurso, seus domínios: consensual e polêmico; e do
texto, sua forma estável, tecida lingüisticamente por recursos
léxico-gramaticais.
Palavras-chave: interacionismo sociocognitivo; gêneros de discurso; tipos
de texto.
ABSTRACT
The text aims to propose reflections about forms and functions a text acquires,
depending on the communicative social setting in which it is proposed. The
discussion is based on principles of the socio-cognitive interactionist theory
that conceives language in three dimensions, as representation, as relation, and
as identity. For a suitable study and understanding of language in this
perspective, it is necessary complementar concepts about knowledge, discourse
and text. We focused on the socially transmited knowledge and stored by the
subject that allows to distinguish form and function of the language, the
discourse, the consensual and polemic domains, and the text, its stable form,
performed linguistically by lexical gramatical recources.
Key-words: Socio-cognitive interacionism, discourse genre, text types.
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A INSERÇÃO DO ALUNO NA
INTENCIONALIDADE DO TEXTO
The insertion of student in the intencionality of the text
BRITO, G. M.
RESUMO
Sabe-se que no ensino da linguagem existem muitas falhas e, para tentar
supri-las, surgem vários estudos. Bordini e Aguiar apresentam-nos,
dentre outros, o método comunicacional que tem por objetivo inferir no
ensino da linguagem a fim de despertar no aluno sua criatividade, que
vem sendo limitada nos textos presentes nos livros didáticos. Para
tanto, esse método divide-se em cindo etapas: a) o contato com textos
que comuniquem um fato individual ou social; b) identificação dos
elementos dos jogos comunicativos; c) análise das funções lingüísticas
expressas nos textos comunicativos; d) exame das formas de manifestações
da função predominante; e) cotejo dos textos quanto à predominância de
funções lingüísticas. Esse método está voltado para a teoria de Jakobson
que nos esclarece as funções que caracterizam o texto. O presente
trabalho parte da continuidade de mundo que o educando já possui,
considerando também toda a sua historicidade enquanto sujeito-leitor, o
qual, no ato da comunicação, interage com o texto extraindo sua intenção
e atribuindo-lhe um sentido.
Palavras-chave: Ensino, Leitor, Interação.
ABSTRACT
It is known that in the teaching of language there are many lacks, and
in an attempt to fulfill them, several studies come up. Bordini and
Aguiar among others, present them, the communicative method that aims to
infere on the teaching of language in order to awake creativity on the
student, which has been limited on text of didatic books. Then, this
method is divided into five phases: a) the contact with texts that
communicate an individual or social fact; b) identification of
communicative games elements; c) analysis of linguistic functions
expressed on communicative texts; d) examination of manifestation forms
of the predominant function; e) comparison of texts regarding its
predominance of linguistic functions This method turns to Jacobson’s
theory that clarifies the functions that feature texts. The present work
start from the continuity of world the students have already had, also
considering their history while a reader, who, in the communicative act,
interacts with the text extracting its intention and giving it a mening.
Key Words: teaching, reader, interaction.
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ABORDAGENS DE AVALIAÇÃO DE
TEXTOS EM LÍNGUA MATERNA
Approaches of evaluation of texts in mother tongue
ZANINI, M.
MENEGASSI, R. J.
RESUMO
Se de um lado surgem questionamentos sobre o que se faz nas aulas de língua
materna:redação ou produção de textos?, de outro surge o conflito: como avaliar
esta ou aquela atividade? De que forma agir para que a avaliação seja menos
injusta e traumatizante? Para responder a esses questionamentos, elaboramos o
projeto Redação em língua materna: abordagens de avaliação, que vem sendo
desenvolvido desde 1999. O seu objetivo é construir critérios de avaliação de
redação, em contextos específicos, como o é o concurso vestibular, coerentes com
a prática pedagógica. A pesquisa se ancora no fato de, primeiramente, entender
que avaliar não é a tarefa das mais fáceis e nem das mais confortáveis, já que
prevê um julgamento; depois, porque toda avaliação deve respaldar-se em
argumentos consistentes que justifiquem o parecer e permitam ao avaliado
sentir-se mais confiante e distanciado das angústias e incertezas que se
instauram em todo o processo de avaliação. Neste trabalho, propomos apresentar e
discutir a construção de critérios de avaliação de redação e da planilha de
avaliação que tem norteado o processo de avaliação de redação nos concursos
vestibulares da Universidade Estadual de Maringá.
Palavras-chave: redação, avaliação, ensino-aprendizagem, língua materna.
ABSTRACT
It from one side there are questions about what is done in redaction in
mother tongue or text production, from the other there is a conflict about how
to evaluate one or another activity. Ho to act in order to have a less
traumatized and unfair evaluation? To answer these questions, we elaborated the
project Redaction in Mother Tongue: approaches for evaluation, which has been
developed since 1999. Its aim is to build up criteria to evaluate redaction, in
specific contexts, such as vestibular, coherent to the pedagogical practice. The
research is based, at first, on the fact evaluating is not an easy nor a
comfortable task, since it implies a judgments, then, because all evaluation
must be based on consistent arguments that justify the concept and that allow
the student to feel more confident and away the affliction and doubts that are
inserted in the process of evaluation. In this work, we intend to present and to
discuss criteria of redaction evaluation and a chart of evaluation that has led
the process of redaction evaluation in the vestibular of Universidade ¬Estadual
de Maringá.
Key words: redaction, evaluation, teaching, learning, mother tongue
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MOTIVAÇÃO PARA O
APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA
MOTIVATION TO THE ENGLISH LANGUAGE LEARNING
BROCK, M. P. S.
RESUMO
A motivação para o aprendizado da língua inglesa está relacionada a
fatores internos e externos. Com o objetivo de determinar quais são
estes fatores, dois grupos de alunos, um de curso superior e outro de
curso livre, foram convidados a participar desta pesquisa. Uma
entrevista oral e um questionário escrito foram aplicados aos alunos a
fim de obter os dados necessários para definir estes fatores internos e
externos, bem como determinar quais destes fatores são mais relevantes
para a aprendizagem da língua inglesa. Com a obtenção destes dados,
pode-se afirmar que os alunos da graduação estão mais motivados por
fatores internos, caracterizando a Motivação Intrínseca, enquanto que os
alunos de curso livre apresentam uma motivação maior em relação aos
fatores externos, o que caracteriza a Motivação Extrínseca.
Verificou-se, também, que os fatores internos possuem maior relevância
para o aprendizado da língua inglesa no contexto desta pesquisa.
Palavras-chave: motivação, fatores internos, fatores externos.
ABSTRACT
The motivation to learn the English Language is related to internal and
external factors. In order to determine which these factors are, two
groups of students were invited to take part in this research: a group
of graduate students and another from a foreign language course. An oral
interview and a written questionnaire were answered by the students in
order to obtain the necessary data to define these internal and external
factors, and besides, to determine which of them are more relevant to
learn the English Language. The obtained data showed that the graduate
students are more motivated by internal factors, presenting then,
Intrinsic Motivation, while the students from the foreign language
course presented their higher motivation on que external factors, which
means the presence of Extrinsic Motivation. It was also verified that
internal factors are more relevant in learning English language for both
groups in the context of this research.
Key-words: motivation, internal factors, external factors.
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PARA ENSEÑAR UNA LENGUA
EXTRANJERA (NO) BASTA CON...
Para ensinar uma lígua estrangeira (não) basta ...
VOLPI, M. T.
RESUMEN
Enseñar una lengua extranjera constituye una actividad compleja y exige un
conjunto de conocimientos que va mucho más allá del puro “saber” lingüístico.
Teniendo en cuenta la complejidad sociocultural que rodea esa tarea y los
factores psicoafectivos, sociales y educativos que inciden en el proceso de
enseñanza y aprendizaje, el profesor, en su incuestionable posición de
media¬dor, formador e informador, necesita una preparación consistente y
especifica que le permita llevar a cabo su quehacer pedagógico en consonancia
con los desafíos de sus circunstancias y su tiempo y con los avances de la
investigación científica. El presente artículo pretende hacer una reflexión
respecto a la formación de profesores de lengua española y la responsabilidad de
la universidad en ese proceso.
Palabras clave: formación de profesores – lengua extranjera - enseñanza
RESUMO
Ensinar uma língua estrangeira constitui uma atividade complexa e exige um
conjunto de conhecimento que vai além do puro “saber” lingüístico. Considerando
a complexidade sócio-cultural que permeia essa tarefa e os fatores
psico-afetivos, sociais e educativos que incidem no processo de ensino e
aprendizagem, o professor, em sua inquestionável posição de mediador, formador e
informador, necessita uma preparação consistente e específica que lhe permita
levar a cabo sua tarefa pedagógica em consonância com os desafios de suas
circunstâncias e seu tempo e com os avanços da investigação científica. O
presente artigo pretende fazer uma reflexão a respeito da formação de
professores de língua espanhola e a responsabilidade da universidade nesse
processo
Palavras-chave: formação de professores – língua estrangeira – ensino
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LEITURA E PRODUÇÃO DE
TEXTOS – DUAS HABILIDADES LINGÜÍSTICAS EM DISCUSSÃO
Reading and texts production – two language skills in discussion
ZAGO, N.
RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de levantar algumas considerações sobre o
hábito da leitura e o processo de produção escrita como duas habilidades
lingüísticas básicas e controversas sobre as quais a literatura da área
lingüística devota atenção especial. Estas considerações são frutos da
experiência prática, da observação da sala de aula e das leituras de
livros e artigos acadêmicos sobre as duas habilidades em questão. Uma
atividade de leitura dirigida é apresentada como experiência prática e
válida de sala de aula. É sabido que os alunos não praticam devidamente
a leitura (conforme resultados de um questionário aplicado referidos
neste trabalho), e não têm o hábito de escrever e, também que as
instituições de ensino não dedicam atenção especial. Acredita-se que,
embora exista evolução nas pesquisas em leitura e escrita, a solução
para melhorar o seu desempenho passa pela prática sistemática em sala de
aula e fora dela, pela conscientização dos aprendizes e também pela
maior atenção dos órgãos educacionais a respeito.
Palavras-chave: leitura, prática, habilidade, escrita.
ABSTRACT
The purpose of this work is to raise some considerations about the
practice of the reading habit and the writing texts, both basic
communicative skills on which the literature gives special emphasis. The
considerations about them come from the classroom observation, and
information from the reading academic articles and the area literature
books. A reading activity is suggested as a practical task in the
classroom. It’ s known that most of students are not used to read as
much they should (according to the questionnaire data referred in this
work) and also are not accustomed to write, and that schools dealt the
matter in an inappropriate way. The same point of view is applied to the
text production ability. One example of this is the students’ low
written composition performance in the scholastic aptitude test
(vestibular). Although there is much concern and a lot of literature
about the reading and writing processes has been printed lately, it
seems that the solution to improve the student’s performance in the
target skills is accomplished by their own practice in reading and
writing skills and through a close attention devoted by the schools.
Keyword: hability, reading, speaking, practice.
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UMA PERSPECTIVA
PSICANALÍTICA NO MUNDO DO “ERA UMA VEZ”
A psycho-analytical perspective in the world of “Once upon a time”
BERGAMO, C. L. G.
RESUMO
Freud e Jung são psicanalistas que deixaram um legado importante de
conceitos que podem ser relacionados às narrativas literárias infantis,
já que essas possuem um universo simbólico que permite interpretações
bastante variadas. A ênfase dos aspectos espirituais e místicos em
oposição aos físicos e racionalistas constitui-se no grande abismo que
separa a psicanálise junguiana da freudiana.Impressiona muito a forma
como determinados estudiosos analisam os contos tradicionais. Dentre as
correntes gerais da simbologia, Bruno Bettelheim e Fausto Motta adotam a
psicanalítica para, por exemplo, revelar simbologias no mínimo
surpreendentes buscadas nas entrelinhas de cada história e capazes de
representar os mecanismos do inconsciente.Diante dos argumentos usados
por autores como os acima citados, nasceu a curiosidade de pesquisar se
certos elementos psicanalíticas, tão bem diagnosticados em contos de
fadas tradicionais, permanecem latentes em contos de fadas modernizados.
Para tanto é necessário submeter à análise freudiana e junguiana alguns
contos da literatura infantil, propósito aliás desenvolvido em trabalho
monográfico anterior, que também verificou o procedimento de rituais já
que estes possuem um caráter simbólico muito intenso, e isto é algo que
muito interessa à psicanálise. Neste artigo apenas um conto de cada
modalidade será abordado e com isto procurar-se-á compreender a
simbologia expressa e as possíveis conotações que esses símbolos
acrescentam ao enredo.
Palavras-chave: Literatura infantil, leitura psicanalítica, Bela
Adormecida, Grimm, Sapomorfose, Cora Rónai
ABSTRACT
Freud and Jung are psychoanalysts who left an important legacy of
concepts that might be related to infantile literary narratives, since
they have symbolic universe which allows varied interpretations. The
emphasis on mistic and spiritual aspects in oposition to physical and
rationalist ones, constitutes the big abyss that separates Jung from
Freud psychoanalyses.It is very impressive the way some studiers
individuals analyze traditional tales. Among the general tendencies of
simbology, Bruno Bettelheim and Fausto Motta, adopted the psychoanalytic
one, for instant, to reveal simbologies, at leat surprising, taken from
the line space of each story and capable of representing the mechanisms
of the unconscious. From the arguments mentioried by the authors above,
a curiosity arised concerning if certain psychoanalytic elements, so
well diagnosed in traditional fairy tales, remain latent in the modern
fairy tales. So that, it is necessary to submit to Freud and Jung
analysis some tales, of the infantile literature, a purpose developed in
a previous monographic work which also verified the procedure of rituals
since these have a symbolic character and this is something that really
interests to psychanalysis. In this article only a fairy tale of each
modalit will be approached and thus we will try to understand the
simbology expressed and the possible connotations that these symbols add
to the plot.
Key-wods: Infantile literature, psycho-analytical reading, Bela
Adormecida, Grimm, Sapomorfose, Cora Rónai
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THE TEACHER’S ROLE IN
READING INSTRUCTION IN EFL
O papel do professor na leitura de instruções em Inglês
como Língua Estrangeira
TOMITCH, L.M.B.
ABSTRACT
The main issue addressed in this paper is an attempt to answer the
question that from time to time insists on popping up, be it in my
practice as a teacher, be it in the course of carrying out theoretical
research that brings pedagogical implications: Why does the L2 reading
learner need the teacher? In the attempt to answer this question some
major aspects will be developed: reading in L1 and L2, the strategic
reader, reading strategies, and intensive and extensive reading. I will
be advocating the importance of the teacher in the EFL reading context
and also the need for some personal theoretical background to support
everyday practice.
Key-words: Reading, reader, strategies reading
RESUMO
O principal aspecto abordado neste artigo é uma tentativa de
responder à pergunta que de tempos em tempos insiste em aparecer: “por
que o leitor- aprendiz de língua estrangeira precisa do professor?” Para
tentar responder essa pergunta, alguns aspectos serão desenvolvidos,
tais como: leitura em língua materna e língua estrangeira, o leitor
estratégico, estratégia de leitura, e leitura intensiva e extensiva. Eu
estarei defendendo a importância do professor no contexto de leitura de
Inglês como língua estrangeira e também a necessidade de algum suporte
teórico pessoal para ajudar na prática diária.
Palavras-chave: Leitura, leitor, estratégias de leitura.
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EL SUJETO EN LA POESÍA LÍRICA ESPAÑOLA DE LOS SIGLOS DE ORO.
GARCILASO Y GÓNGORA
O sujeito na poesia lírica espanhola dos séculos de ouro
Garcilaso e Góngora
BALLESTEROS, L. A.
RESUMEN
La poesía lírica española de los siglos XVI y XVII, período que es
tradicional denominar Siglos de Oro, ocupa un lugar canónico por excelencia en
el conjunto de la producción literaria en lengua española. Constituye asimismo
un corpus en el que la crítica hispanista especializada ha instituido
operaciones críticas y de lectura que han perpetuado parámetros de la crítica
biográfica y de la estilística, que se evidencian en nociones tales como la de
expresión y en la búsqueda de datos históricos que permitan orientar y fijar el
sentido de los textos. El propósito de este trabajo es la relectura de ese grupo
de textos y de la bibliografía consagrada a su estudio, para lo cual se
seleccionan a modo de muestras dos sonetos, uno de Garcilaso de la Vega y otro
de Luis de Góngora y Argote, y se propone un acercamiento a ellos desde la
noción de sujeto hablante de la teoría de la enunciación en diálogo con la
problematización de las nociones mismas de sujeto y de identidad formulada en el
marco de los estudios de género. Se ponen en relación los dos sonetos con las
lecturas canónicas respecto de ambos y se muestra de ese modo cómo intervienen
en las interpretaciones eruditas no solo la materialidad lingüística del poema
objeto de análisis y el bagaje de conocimientos de los críticos, sino también
las representaciones sociales acerca de la subjetividad y el género, que
restringen con frecuencia, desde su presencia no explícita, los interrogantes
que es posible formular a los textos y, en consecuencia, la significación de los
mismos consolidada en el campo del hispanismo. Se arriba a la conclusión de que
el sujeto en la lírica española de los Siglos de Oro se constituye como un punto
de cruce de discursos que dialogan y se contradicen, sin anularse, en el
interior del poema, de manera tal que resulta imposible una respuesta exacta a
la pregunta acerca de quién habla en el texto, al tiempo que se vuelve evidente
la condición autorreferencial de la literatura.
Palabras clave: poesía-sujeto-producción-género-lectura-significación
RESUMO
A poesia lírica espanhola dos séculos XVI e XVII, período que é tradicional
denominar Século de Ouro, ocupa um lugar canônico por excelência no conjunto da
produção literária em língua espanhola. Constitui também um corpus no qual a
crítica hispanista especializada instituiu operações críticas e de leitura que
perpetuaram parâmetros da crítica biográfica e da estilística, que se evidenciam
em noções tais como a de expressão e na busca de dados históricos que permitam
orientar e fixar o sentido dos textos. O propósito deste trabalho é a releitura
desse conjunto de textos e da bibliografia consagrada a seu estudo, para o qual
se selecionam a título de amostras dois sonetos, um de Garcilaso de la Vega e
outro de Luis de Góngora e Argote e propõe uma abordagem a partir da noção de
sujeito falante da teoria da enunciação em diálogo com a problematização das
mesmas noções de sujeito e de identidade formulada no limite dos estudos de
gênero. Relacionam-se os dois sonetos com as leituras canônicas a respeito de
ambos e se mostra desse modo como intervêm nas interpretações eruditas não
somente a materialidade lingüística do poema-objeto de análise e a bagagem de
conhecimentos dos críticos, mas também das representações sociais sobre a
subjetividade e o gênero, que restringem com freqüência, a partir de sua
presença não explícita, as questões que é possível formular sobre os textos e,
em conseqüência, a significação dos mesmos consolidada no campo do hispanismo.
Conclui-se que o sujeito na lírica espanhola dos Séculos de Ouro constitui-se
como um ponto de cruzamento de discursos que dialogam e se contradizem, sem
anular-se, no interior do poema, de maneira tal que resulta impossível uma
resposta exata à pergunta sobre de quem fala no texto, ao mesmo tempo em que se
torna evidente a condição auto-referencial da literatura.
Palavras-chave: poesia-sujeito-produção-gênero-leitura-significação
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EL TIEMPO Y EL HOMBRE
LATINOAMERICANO EN LOS PASOS PERDIDOS DE ALEJO CARPENTIER
O tempo e o homem latino-americano em
Os Passos Perdidos de Alejo Carpentier
NOAL, J. M.
RESUMEN
En este trabajo presentaremos un análisis del tiempo en la obra Los
pasos perdidos de Alejo Carpentier, considerando el protagonista como
una representación del hombre latinoamericano, debido al anonimato y a
la realidad absurda de lo real maravilloso vivida por él. Para el
estudio del tiempo, utilizamos la teoría de Gérard Genette, con las
categorías de orden, duración y frecuencia, comprobando que el tiempo es
el conductor de la narrativa, en que todo se da por vía temporal.
Relacionamos la pérdida de identidad del musicólogo de la novela cubana
a la pérdida de identidad sufrida por el hombre latinoamericano. Además,
entendemos que el juego entre los tiempos (pasado, futuro) existente en
un único tiempo (presente) está en la realidad latinoamericana y en la
novela en análisis. Este estudio tiene como objetivo divulgar la obra y
el autor, resaltando la importancia de la comprensión de la realidad
latinoamericana por parte de profesores brasileños de lengua española.
Palabras-clave: Teoría de la literatura, literatura
latinoamericana, Alejo Carpentier, tiempo, Los pasos perdidos.
RESUMO
Neste trabalho apresentaremos uma análise do tempo na obra Os passos
perdidos de Alejo Carpentier, considerando o protagonista como uma
representação do homem latino-americano, devido ao anonimato e a
realidade absurda do real maravilhoso vivida por ele. Para o estudo do
tempo, utilizamos a teoria de Gérard Genette, com as categorias de
ordem, duração e freqüência, comprovando que o tempo é o condutor da
narrativa, em que tudo se dá por via temporal. Relacionamos a perda de
identidade do musicólogo da novela cubana à perda de identidade sofrida
pelo homem latino-americano. Além disso, entendemos que o jogo entre os
tempos (passado, futuro) existente em um único tempo (presente) está na
realidade latino-americana e na novela em análise. Este estudo tem como
objetivo divulgar a obra e o autor, ressaltando a importância da
compreensão da realidade latino-americana por parte de professores
brasileiros de língua espanhola.
Palavras-chave: Teoria da Literatura, literatura
latino-americana, Alejo Carpentier, tempo, Os passos perdidos.
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HABILIDADE DE LER SOB O FOCO
DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Reading ability under the focus of multiple intelligence
MOKVA, A.M.D.Z.
RISSON, L.
RESUMO
A relevância do estudo que associa as estratégias de leitura ao ato de ler,
enquanto processo interativo e criativo, está em considerar a leitura como
fundamental para a construção de leitores competentes e pessoas críticas e
atuantes na sociedade. Ler significa refletir, pensar, comentar, interpretar,
argumentar, exercer desde e sempre a cidadania. Sendo assim, o leitor é que
constrói o significado do texto. Isso porque o texto atua sobre os elementos
cognitivos do leitor. Como cada indivíduo possui um esquema cognitivo e o seu
conhecimento de mundo é diferente, possuímos um espectro de oito inteligências a
comandar a mente humana.
Palavras-Chave: Leitura, inteligências múltiplas, estratégias.
ABSTRACT
The study’s prominence, that associates the strategics of reading to the act of
reading while interplayer and creative’s process, it is in considering the
reading as fundamental to the construction of competents readers and critic and
actuating’s people in the society. To read means to reflect, to think, to
comment, to interpret, to argue, always practising the citizenship. In such
case, the reader is the one that constructs the text’s meaning. It happens
because the text actuates on the reading cognitive knowledge. As each person has
a cognitive scheme and the word acquaintance is different, we have a spectu of
eight intelligences commanding the human mind.
Key words: Reading, multiple intelligences, strategics.
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RIOBALDO E ALONSO
QUIJANO:
SER UM OU SER O OUTRO
Riobaldo and Alonso Quijano: to be one or the other
KOHLRAUSCH, R.
RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de
transformação ou metamorfose pela qual passa a personagem-protagonista
Riobaldo no decorrer da trama narrativa de Grande Sertão: Veredas, de
João Guimarães Rosa, assim como da personagem Alonso Quijano da obra El
ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes,
visando apresentar o princípio responsável por tal transformação.
Entendemos por metamorfose a transformação no estado de espírito e no
comportamento das personagens diante dos fatos que vão vivenciando e
assistindo no meio em que se encontram, deixando de ser um para ser o
outro. Para isso, iniciamos situando, de forma resumida, os autores e
respectivas publicações. A seguir, apresentamos um resumo dos textos,
acompanhado da descrição dos fatos que contribuem para o processo de
metamorfose das personagens. Por último a relação entre as mesmas.
Palavras-chave: Metamorfose, Literatura brasileira, Literatura
espanhola, Narrativa.
ABSTRACT
This work aims to analyze the process of transformation or metamorphosis
by which the character-protagonist Riobaldo goes through on the
narrative plot of Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa, as well
as the character Alonso Quijano in the book El ingenioso hidalgo don
Quijote de la Mancha, by Miguel de Cervantes, aiming to present the
principle responsible for such transformation. We understand by
metamorphosis the state of spirit and behavior transformation of
characters in front of facts they live and watch in the environment
where they are, leaving to be one in order to be another. Thus, we start
situating, briefly, the authors and their respective publications. Then,
we present a summary of the texts, together with the description of
facts that contribute for the process of metamorphosis of the characters.
And last, the relations between them.
Key-words: Metamorphosis, Brazilian literature, Spanish
literature, Narrative.
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