Perspectiva Nº 100

100 - Lingüística Letras e Artes
V.27 - Dezembro/2003

Gêneros de discurso e tipos de texto
SIQUEIRA, J. H. S.

A inserção do aluno na intencionalidade do texto
BRITO, G. M.

Abordagens de avaliação de textos em língua materna
ZANINI, M. - MENEGASSI, R. J.

Motivação para o aprendizado da língua inglesa
BROCK, M. P. S.

Para enseñar una lengua extranjera (no) basta con...
VOLPI, M. T.

Leitura e produção de textos – duas habilidades lingüísticas em discussão
ZAGO, N.

Uma perspectiva psicanalítica no mundo do “era uma vez”
BERGAMO, C. L. G.

The teacher’s role in reading instruction in EFL
TOMITCH, L.M.B.

El sujeto en la poesía lírica española de los siglos de oro. Garcilaso y Góngora
BALLESTEROS, L. A.


El tiempo y el hombre latinoamericano en los pasos perdidos de Alejo Carpentier
NOAL, J. M.


Habilidade de ler sob o foco das inteligências múltiplas
MOKVA, A.M.D.Z. - RISSON, L.
 

Riobaldo e Alonso Quijano: ser um ou ser o outro
KOHLRAUSCH, R.
 

Resenhas
GUEDES, Paulo Coimbra. Da redação escolar ao texto: um manual de redação.
Bethânia Pasa


BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira. Literatura – A Formação do Leitor - Alternativas Metodológicas.
Cleusa Soares Boeira

 


GÊNEROS DE DISCURSO E TIPOS DE TEXTO
Discourse genre and text types


SIQUEIRA, J. H. S.


RESUMO
O texto objetiva propor reflexões sobre as formas e as funções que um texto adquire, dependendo da esfera social de comunicação em que é proposto. A discussão embasa-se em postulados da teoria interacionista sociocognitiva que concebe a linguagem em três dimensões: como representação, como relação e como identidade. Para um estudo e um entendimento adequados da linguagem nessa perspectiva, necessários são conceitos complementares sobre conhecimento, discurso e texto. Do conhecimento, são enfocados os socialmente transmitidos e armazenados pelo sujeito enunciador, que lhe possibilitam distinguir forma e função da linguagem; do discurso, seus domínios: consensual e polêmico; e do texto, sua forma estável, tecida lingüisticamente por recursos léxico-gramaticais.
Palavras-chave: interacionismo sociocognitivo; gêneros de discurso; tipos de texto.

ABSTRACT
The text aims to propose reflections about forms and functions a text acquires, depending on the communicative social setting in which it is proposed. The discussion is based on principles of the socio-cognitive interactionist theory that conceives language in three dimensions, as representation, as relation, and as identity. For a suitable study and understanding of language in this perspective, it is necessary complementar concepts about knowledge, discourse and text. We focused on the socially transmited knowledge and stored by the subject that allows to distinguish form and function of the language, the discourse, the consensual and polemic domains, and the text, its stable form, performed linguistically by lexical gramatical recources.
Key-words: Socio-cognitive interacionism, discourse genre, text types.
 

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A INSERÇÃO DO ALUNO NA INTENCIONALIDADE DO TEXTO
The insertion of student in the intencionality of the text
 

BRITO, G. M.
 

RESUMO
Sabe-se que no ensino da linguagem existem muitas falhas e, para tentar supri-las, surgem vários estudos. Bordini e Aguiar apresentam-nos, dentre outros, o método comunicacional que tem por objetivo inferir no ensino da linguagem a fim de despertar no aluno sua criatividade, que vem sendo limitada nos textos presentes nos livros didáticos. Para tanto, esse método divide-se em cindo etapas: a) o contato com textos que comuniquem um fato individual ou social; b) identificação dos elementos dos jogos comunicativos; c) análise das funções lingüísticas expressas nos textos comunicativos; d) exame das formas de manifestações da função predominante; e) cotejo dos textos quanto à predominância de funções lingüísticas. Esse método está voltado para a teoria de Jakobson que nos esclarece as funções que caracterizam o texto. O presente trabalho parte da continuidade de mundo que o educando já possui, considerando também toda a sua historicidade enquanto sujeito-leitor, o qual, no ato da comunicação, interage com o texto extraindo sua intenção e atribuindo-lhe um sentido.
Palavras-chave: Ensino, Leitor, Interação.

ABSTRACT
It is known that in the teaching of language there are many lacks, and in an attempt to fulfill them, several studies come up. Bordini and Aguiar among others, present them, the communicative method that aims to infere on the teaching of language in order to awake creativity on the student, which has been limited on text of didatic books. Then, this method is divided into five phases: a) the contact with texts that communicate an individual or social fact; b) identification of communicative games elements; c) analysis of linguistic functions expressed on communicative texts; d) examination of manifestation forms of the predominant function; e) comparison of texts regarding its predominance of linguistic functions This method turns to Jacobson’s theory that clarifies the functions that feature texts. The present work start from the continuity of world the students have already had, also considering their history while a reader, who, in the communicative act, interacts with the text extracting its intention and giving it a mening.
Key Words: teaching, reader, interaction.
 

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ABORDAGENS DE AVALIAÇÃO DE
TEXTOS EM LÍNGUA MATERNA
Approaches of evaluation of texts in mother tongue

 

ZANINI, M.
MENEGASSI, R. J.
 

RESUMO
Se de um lado surgem questionamentos sobre o que se faz nas aulas de língua materna:redação ou produção de textos?, de outro surge o conflito: como avaliar esta ou aquela atividade? De que forma agir para que a avaliação seja menos injusta e traumatizante? Para responder a esses questionamentos, elaboramos o projeto Redação em língua materna: abordagens de avaliação, que vem sendo desenvolvido desde 1999. O seu objetivo é construir critérios de avaliação de redação, em contextos específicos, como o é o concurso vestibular, coerentes com a prática pedagógica. A pesquisa se ancora no fato de, primeiramente, entender que avaliar não é a tarefa das mais fáceis e nem das mais confortáveis, já que prevê um julgamento; depois, porque toda avaliação deve respaldar-se em argumentos consistentes que justifiquem o parecer e permitam ao avaliado sentir-se mais confiante e distanciado das angústias e incertezas que se instauram em todo o processo de avaliação. Neste trabalho, propomos apresentar e discutir a construção de critérios de avaliação de redação e da planilha de avaliação que tem norteado o processo de avaliação de redação nos concursos vestibulares da Universidade Estadual de Maringá.
Palavras-chave: redação, avaliação, ensino-aprendizagem, língua materna.
 

ABSTRACT
It from one side there are questions about what is done in redaction in mother tongue or text production, from the other there is a conflict about how to evaluate one or another activity. Ho to act in order to have a less traumatized and unfair evaluation? To answer these questions, we elaborated the project Redaction in Mother Tongue: approaches for evaluation, which has been developed since 1999. Its aim is to build up criteria to evaluate redaction, in specific contexts, such as vestibular, coherent to the pedagogical practice. The research is based, at first, on the fact evaluating is not an easy nor a comfortable task, since it implies a judgments, then, because all evaluation must be based on consistent arguments that justify the concept and that allow the student to feel more confident and away the affliction and doubts that are inserted in the process of evaluation. In this work, we intend to present and to discuss criteria of redaction evaluation and a chart of evaluation that has led the process of redaction evaluation in the vestibular of Universidade ¬Estadual de Maringá.
Key words: redaction, evaluation, teaching, learning, mother tongue
 

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MOTIVAÇÃO PARA O APRENDIZADO DA LÍNGUA INGLESA
MOTIVATION TO THE ENGLISH LANGUAGE LEARNING
 

BROCK, M. P. S.
 

RESUMO
A motivação para o aprendizado da língua inglesa está relacionada a fatores internos e externos. Com o objetivo de determinar quais são estes fatores, dois grupos de alunos, um de curso superior e outro de curso livre, foram convidados a participar desta pesquisa. Uma entrevista oral e um questionário escrito foram aplicados aos alunos a fim de obter os dados necessários para definir estes fatores internos e externos, bem como determinar quais destes fatores são mais relevantes para a aprendizagem da língua inglesa. Com a obtenção destes dados, pode-se afirmar que os alunos da graduação estão mais motivados por fatores internos, caracterizando a Motivação Intrínseca, enquanto que os alunos de curso livre apresentam uma motivação maior em relação aos fatores externos, o que caracteriza a Motivação Extrínseca. Verificou-se, também, que os fatores internos possuem maior relevância para o aprendizado da língua inglesa no contexto desta pesquisa.
Palavras-chave: motivação, fatores internos, fatores externos.

ABSTRACT
The motivation to learn the English Language is related to internal and external factors. In order to determine which these factors are, two groups of students were invited to take part in this research: a group of graduate students and another from a foreign language course. An oral interview and a written questionnaire were answered by the students in order to obtain the necessary data to define these internal and external factors, and besides, to determine which of them are more relevant to learn the English Language. The obtained data showed that the graduate students are more motivated by internal factors, presenting then, Intrinsic Motivation, while the students from the foreign language course presented their higher motivation on que external factors, which means the presence of Extrinsic Motivation. It was also verified that internal factors are more relevant in learning English language for both groups in the context of this research.
Key-words: motivation, internal factors, external factors.
 

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PARA ENSEÑAR UNA LENGUA
EXTRANJERA (NO) BASTA CON...
Para ensinar uma lígua estrangeira (não) basta ...
 

VOLPI, M. T.
 


RESUMEN
Enseñar una lengua extranjera constituye una actividad compleja y exige un conjunto de conocimientos que va mucho más allá del puro “saber” lingüístico. Teniendo en cuenta la complejidad sociocultural que rodea esa tarea y los factores psicoafectivos, sociales y educativos que inciden en el proceso de enseñanza y aprendizaje, el profesor, en su incuestionable posición de media¬dor, formador e informador, necesita una preparación consistente y especifica que le permita llevar a cabo su quehacer pedagógico en consonancia con los desafíos de sus circunstancias y su tiempo y con los avances de la investigación científica. El presente artículo pretende hacer una reflexión respecto a la formación de profesores de lengua española y la responsabilidad de la universidad en ese proceso.
Palabras clave: formación de profesores – lengua extranjera - enseñanza

RESUMO
Ensinar uma língua estrangeira constitui uma atividade complexa e exige um conjunto de conhecimento que vai além do puro “saber” lingüístico. Considerando a complexidade sócio-cultural que permeia essa tarefa e os fatores psico-afetivos, sociais e educativos que incidem no processo de ensino e aprendizagem, o professor, em sua inquestionável posição de mediador, formador e informador, necessita uma preparação consistente e específica que lhe permita levar a cabo sua tarefa pedagógica em consonância com os desafios de suas circunstâncias e seu tempo e com os avanços da investigação científica. O presente artigo pretende fazer uma reflexão a respeito da formação de professores de língua espanhola e a responsabilidade da universidade nesse processo
Palavras-chave: formação de professores – língua estrangeira – ensino
 

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LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – DUAS HABILIDADES LINGÜÍSTICAS EM DISCUSSÃO
Reading and texts production – two language skills in discussion
 

ZAGO, N.
 

RESUMO
Este trabalho tem o objetivo de levantar algumas considerações sobre o hábito da leitura e o processo de produção escrita como duas habilidades lingüísticas básicas e controversas sobre as quais a literatura da área lingüística devota atenção especial. Estas considerações são frutos da experiência prática, da observação da sala de aula e das leituras de livros e artigos acadêmicos sobre as duas habilidades em questão. Uma atividade de leitura dirigida é apresentada como experiência prática e válida de sala de aula. É sabido que os alunos não praticam devidamente a leitura (conforme resultados de um questionário aplicado referidos neste trabalho), e não têm o hábito de escrever e, também que as instituições de ensino não dedicam atenção especial. Acredita-se que, embora exista evolução nas pesquisas em leitura e escrita, a solução para melhorar o seu desempenho passa pela prática sistemática em sala de aula e fora dela, pela conscientização dos aprendizes e também pela maior atenção dos órgãos educacionais a respeito.
Palavras-chave: leitura, prática, habilidade, escrita.

ABSTRACT
The purpose of this work is to raise some considerations about the practice of the reading habit and the writing texts, both basic communicative skills on which the literature gives special emphasis. The considerations about them come from the classroom observation, and information from the reading academic articles and the area literature books. A reading activity is suggested as a practical task in the classroom. It’ s known that most of students are not used to read as much they should (according to the questionnaire data referred in this work) and also are not accustomed to write, and that schools dealt the matter in an inappropriate way. The same point of view is applied to the text production ability. One example of this is the students’ low written composition performance in the scholastic aptitude test (vestibular). Although there is much concern and a lot of literature about the reading and writing processes has been printed lately, it seems that the solution to improve the student’s performance in the target skills is accomplished by their own practice in reading and writing skills and through a close attention devoted by the schools.
Keyword: hability, reading, speaking, practice.
 

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UMA PERSPECTIVA PSICANALÍTICA NO MUNDO DO “ERA UMA VEZ”
A psycho-analytical perspective in the world of “Once upon a time”
 

BERGAMO, C. L. G.
 

RESUMO
Freud e Jung são psicanalistas que deixaram um legado importante de conceitos que podem ser relacionados às narrativas literárias infantis, já que essas possuem um universo simbólico que permite interpretações bastante variadas. A ênfase dos aspectos espirituais e místicos em oposição aos físicos e racionalistas constitui-se no grande abismo que separa a psicanálise junguiana da freudiana.Impressiona muito a forma como determinados estudiosos analisam os contos tradicionais. Dentre as correntes gerais da simbologia, Bruno Bettelheim e Fausto Motta adotam a psicanalítica para, por exemplo, revelar simbologias no mínimo surpreendentes buscadas nas entrelinhas de cada história e capazes de representar os mecanismos do inconsciente.Diante dos argumentos usados por autores como os acima citados, nasceu a curiosidade de pesquisar se certos elementos psicanalíticas, tão bem diagnosticados em contos de fadas tradicionais, permanecem latentes em contos de fadas modernizados. Para tanto é necessário submeter à análise freudiana e junguiana alguns contos da literatura infantil, propósito aliás desenvolvido em trabalho monográfico anterior, que também verificou o procedimento de rituais já que estes possuem um caráter simbólico muito intenso, e isto é algo que muito interessa à psicanálise. Neste artigo apenas um conto de cada modalidade será abordado e com isto procurar-se-á compreender a simbologia expressa e as possíveis conotações que esses símbolos acrescentam ao enredo.
Palavras-chave: Literatura infantil, leitura psicanalítica, Bela Adormecida, Grimm, Sapomorfose, Cora Rónai

ABSTRACT
Freud and Jung are psychoanalysts who left an important legacy of concepts that might be related to infantile literary narratives, since they have symbolic universe which allows varied interpretations. The emphasis on mistic and spiritual aspects in oposition to physical and rationalist ones, constitutes the big abyss that separates Jung from Freud psychoanalyses.It is very impressive the way some studiers individuals analyze traditional tales. Among the general tendencies of simbology, Bruno Bettelheim and Fausto Motta, adopted the psychoanalytic one, for instant, to reveal simbologies, at leat surprising, taken from the line space of each story and capable of representing the mechanisms of the unconscious. From the arguments mentioried by the authors above, a curiosity arised concerning if certain psychoanalytic elements, so well diagnosed in traditional fairy tales, remain latent in the modern fairy tales. So that, it is necessary to submit to Freud and Jung analysis some tales, of the infantile literature, a purpose developed in a previous monographic work which also verified the procedure of rituals since these have a symbolic character and this is something that really interests to psychanalysis. In this article only a fairy tale of each modalit will be approached and thus we will try to understand the simbology expressed and the possible connotations that these symbols add to the plot.
Key-wods: Infantile literature, psycho-analytical reading, Bela Adormecida, Grimm, Sapomorfose, Cora Rónai
 

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THE TEACHER’S ROLE IN READING INSTRUCTION IN EFL
O papel do professor na leitura de instruções em Inglês
como Língua Estrangeira
 

TOMITCH, L.M.B.
 

ABSTRACT
The main issue addressed in this paper is an attempt to answer the question that from time to time insists on popping up, be it in my practice as a teacher, be it in the course of carrying out theoretical research that brings pedagogical implications: Why does the L2 reading learner need the teacher? In the attempt to answer this question some major aspects will be developed: reading in L1 and L2, the strategic reader, reading strategies, and intensive and extensive reading. I will be advocating the importance of the teacher in the EFL reading context and also the need for some personal theoretical background to support everyday practice.
Key-words: Reading, reader, strategies reading
 

RESUMO
O principal aspecto abordado neste artigo é uma tentativa de responder à pergunta que de tempos em tempos insiste em aparecer: “por que o leitor- aprendiz de língua estrangeira precisa do professor?” Para tentar responder essa pergunta, alguns aspectos serão desenvolvidos, tais como: leitura em língua materna e língua estrangeira, o leitor estratégico, estratégia de leitura, e leitura intensiva e extensiva. Eu estarei defendendo a importância do professor no contexto de leitura de Inglês como língua estrangeira e também a necessidade de algum suporte teórico pessoal para ajudar na prática diária.
Palavras-chave: Leitura, leitor, estratégias de leitura.
 

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EL SUJETO EN LA POESÍA LÍRICA ESPAÑOLA DE LOS SIGLOS DE ORO.
GARCILASO Y GÓNGORA
O sujeito na poesia lírica espanhola dos séculos de ouro
Garcilaso e Góngora


BALLESTEROS, L. A.
 

RESUMEN
La poesía lírica española de los siglos XVI y XVII, período que es tradicional denominar Siglos de Oro, ocupa un lugar canónico por excelencia en el conjunto de la producción literaria en lengua española. Constituye asimismo un corpus en el que la crítica hispanista especializada ha instituido operaciones críticas y de lectura que han perpetuado parámetros de la crítica biográfica y de la estilística, que se evidencian en nociones tales como la de expresión y en la búsqueda de datos históricos que permitan orientar y fijar el sentido de los textos. El propósito de este trabajo es la relectura de ese grupo de textos y de la bibliografía consagrada a su estudio, para lo cual se seleccionan a modo de muestras dos sonetos, uno de Garcilaso de la Vega y otro de Luis de Góngora y Argote, y se propone un acercamiento a ellos desde la noción de sujeto hablante de la teoría de la enunciación en diálogo con la problematización de las nociones mismas de sujeto y de identidad formulada en el marco de los estudios de género. Se ponen en relación los dos sonetos con las lecturas canónicas respecto de ambos y se muestra de ese modo cómo intervienen en las interpretaciones eruditas no solo la materialidad lingüística del poema objeto de análisis y el bagaje de conocimientos de los críticos, sino también las representaciones sociales acerca de la subjetividad y el género, que restringen con frecuencia, desde su presencia no explícita, los interrogantes que es posible formular a los textos y, en consecuencia, la significación de los mismos consolidada en el campo del hispanismo. Se arriba a la conclusión de que el sujeto en la lírica española de los Siglos de Oro se constituye como un punto de cruce de discursos que dialogan y se contradicen, sin anularse, en el interior del poema, de manera tal que resulta imposible una respuesta exacta a la pregunta acerca de quién habla en el texto, al tiempo que se vuelve evidente la condición autorreferencial de la literatura.
Palabras clave: poesía-sujeto-producción-género-lectura-significación

RESUMO
A poesia lírica espanhola dos séculos XVI e XVII, período que é tradicional denominar Século de Ouro, ocupa um lugar canônico por excelência no conjunto da produção literária em língua espanhola. Constitui também um corpus no qual a crítica hispanista especializada instituiu operações críticas e de leitura que perpetuaram parâmetros da crítica biográfica e da estilística, que se evidenciam em noções tais como a de expressão e na busca de dados históricos que permitam orientar e fixar o sentido dos textos. O propósito deste trabalho é a releitura desse conjunto de textos e da bibliografia consagrada a seu estudo, para o qual se selecionam a título de amostras dois sonetos, um de Garcilaso de la Vega e outro de Luis de Góngora e Argote e propõe uma abordagem a partir da noção de sujeito falante da teoria da enunciação em diálogo com a problematização das mesmas noções de sujeito e de identidade formulada no limite dos estudos de gênero. Relacionam-se os dois sonetos com as leituras canônicas a respeito de ambos e se mostra desse modo como intervêm nas interpretações eruditas não somente a materialidade lingüística do poema-objeto de análise e a bagagem de conhecimentos dos críticos, mas também das representações sociais sobre a subjetividade e o gênero, que restringem com freqüência, a partir de sua presença não explícita, as questões que é possível formular sobre os textos e, em conseqüência, a significação dos mesmos consolidada no campo do hispanismo. Conclui-se que o sujeito na lírica espanhola dos Séculos de Ouro constitui-se como um ponto de cruzamento de discursos que dialogam e se contradizem, sem anular-se, no interior do poema, de maneira tal que resulta impossível uma resposta exata à pergunta sobre de quem fala no texto, ao mesmo tempo em que se torna evidente a condição auto-referencial da literatura.
Palavras-chave: poesia-sujeito-produção-gênero-leitura-significação
 

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EL TIEMPO Y EL HOMBRE LATINOAMERICANO EN LOS PASOS PERDIDOS DE ALEJO CARPENTIER
O tempo e o homem latino-americano em
Os Passos Perdidos de Alejo Carpentier
 

NOAL, J. M.
 

RESUMEN
En este trabajo presentaremos un análisis del tiempo en la obra Los pasos perdidos de Alejo Carpentier, considerando el protagonista como una representación del hombre latinoamericano, debido al anonimato y a la realidad absurda de lo real maravilloso vivida por él. Para el estudio del tiempo, utilizamos la teoría de Gérard Genette, con las categorías de orden, duración y frecuencia, comprobando que el tiempo es el conductor de la narrativa, en que todo se da por vía temporal. Relacionamos la pérdida de identidad del musicólogo de la novela cubana a la pérdida de identidad sufrida por el hombre latinoamericano. Además, entendemos que el juego entre los tiempos (pasado, futuro) existente en un único tiempo (presente) está en la realidad latinoamericana y en la novela en análisis. Este estudio tiene como objetivo divulgar la obra y el autor, resaltando la importancia de la comprensión de la realidad latinoamericana por parte de profesores brasileños de lengua española.
Palabras-clave: Teoría de la literatura, literatura latinoamericana, Alejo Carpentier, tiempo, Los pasos perdidos.

RESUMO
Neste trabalho apresentaremos uma análise do tempo na obra Os passos perdidos de Alejo Carpentier, considerando o protagonista como uma representação do homem latino-americano, devido ao anonimato e a realidade absurda do real maravilhoso vivida por ele. Para o estudo do tempo, utilizamos a teoria de Gérard Genette, com as categorias de ordem, duração e freqüência, comprovando que o tempo é o condutor da narrativa, em que tudo se dá por via temporal. Relacionamos a perda de identidade do musicólogo da novela cubana à perda de identidade sofrida pelo homem latino-americano. Além disso, entendemos que o jogo entre os tempos (passado, futuro) existente em um único tempo (presente) está na realidade latino-americana e na novela em análise. Este estudo tem como objetivo divulgar a obra e o autor, ressaltando a importância da compreensão da realidade latino-americana por parte de professores brasileiros de língua espanhola.
Palavras-chave: Teoria da Literatura, literatura latino-americana, Alejo Carpentier, tempo, Os passos perdidos.
 

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HABILIDADE DE LER SOB O FOCO
DAS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
Reading ability under the focus of multiple intelligence


MOKVA, A.M.D.Z.
RISSON, L.


RESUMO
A relevância do estudo que associa as estratégias de leitura ao ato de ler, enquanto processo interativo e criativo, está em considerar a leitura como fundamental para a construção de leitores competentes e pessoas críticas e atuantes na sociedade. Ler significa refletir, pensar, comentar, interpretar, argumentar, exercer desde e sempre a cidadania. Sendo assim, o leitor é que constrói o significado do texto. Isso porque o texto atua sobre os elementos cognitivos do leitor. Como cada indivíduo possui um esquema cognitivo e o seu conhecimento de mundo é diferente, possuímos um espectro de oito inteligências a comandar a mente humana.
Palavras-Chave: Leitura, inteligências múltiplas, estratégias.

ABSTRACT
The study’s prominence, that associates the strategics of reading to the act of reading while interplayer and creative’s process, it is in considering the reading as fundamental to the construction of competents readers and critic and actuating’s people in the society. To read means to reflect, to think, to comment, to interpret, to argue, always practising the citizenship. In such case, the reader is the one that constructs the text’s meaning. It happens because the text actuates on the reading cognitive knowledge. As each person has a cognitive scheme and the word acquaintance is different, we have a spectu of eight intelligences commanding the human mind.
Key words: Reading, multiple intelligences, strategics.
 

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RIOBALDO E ALONSO QUIJANO:
SER UM OU SER O OUTRO
Riobaldo and Alonso Quijano: to be one or the other


KOHLRAUSCH, R.
 

RESUMO
O presente trabalho tem por objetivo analisar o processo de transformação ou metamorfose pela qual passa a personagem-protagonista Riobaldo no decorrer da trama narrativa de Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, assim como da personagem Alonso Quijano da obra El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha, de Miguel de Cervantes, visando apresentar o princípio responsável por tal transformação. Entendemos por metamorfose a transformação no estado de espírito e no comportamento das personagens diante dos fatos que vão vivenciando e assistindo no meio em que se encontram, deixando de ser um para ser o outro. Para isso, iniciamos situando, de forma resumida, os autores e respectivas publicações. A seguir, apresentamos um resumo dos textos, acompanhado da descrição dos fatos que contribuem para o processo de metamorfose das personagens. Por último a relação entre as mesmas.
Palavras-chave: Metamorfose, Literatura brasileira, Literatura espanhola, Narrativa.

ABSTRACT
This work aims to analyze the process of transformation or metamorphosis by which the character-protagonist Riobaldo goes through on the narrative plot of Grande Sertão: Veredas by João Guimarães Rosa, as well as the character Alonso Quijano in the book El ingenioso hidalgo don Quijote de la Mancha, by Miguel de Cervantes, aiming to present the principle responsible for such transformation. We understand by metamorphosis the state of spirit and behavior transformation of characters in front of facts they live and watch in the environment where they are, leaving to be one in order to be another. Thus, we start situating, briefly, the authors and their respective publications. Then, we present a summary of the texts, together with the description of facts that contribute for the process of metamorphosis of the characters. And last, the relations between them.
Key-words: Metamorphosis, Brazilian literature, Spanish literature, Narrative.

 

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