|
Publicação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões
Erechim/RS - EdiFAPES - Trimestral . Suspensa no ano de 1988
ISSN 0101-2908 |
|
99 - Ciências Humanas
V.27 - Setembro/2003
Imagens e Auto-Imagens: Uma análise sobre as representações da profissão
Docente
NOGARO, A. - DALL’
AGNOL, A.
Conhecimento e responsabilidade no processo educativo
GIOLO, J.
Construtivismo e complexidade
BAGGIO, A. -
CAMARGO, M.L.W.
A organização do tempo na escola
GRITTI, S.M.
Do rural ao urbano: o processo de adaptação de alunos
moradores de um assentamento rural à escola urbana
BRANCALEONI, A. P.
L. - PINTO, J. M. R. RIBAS, L. D.
Gravidez na adolescência: aspectos biopsicossociais
DIAS, A. C.
G.
O fetichismo da mercadoria
e do dinheiro em Marx
BENINCÁ,
D.
Reza e política: uma combinação na história do Padre
Busato em Erechim
CIMA, S.M.
Luto e silêncio: imigração polonesa em Áurea
WENCZENOVICZ, T.J.
Os Gringos também amam
MAESTRI,
M.
Resenhas
FRANCO, M. A. S.
Pedagogia como
ciência da educação.
Ivania Nogaro
DEMO, P.
Educar pela
pesquisa.
Adriane Cláudia Melo
Lorentz
MORIN, E.
Os Sete Saberes
necessários à Educação do Futuro.
Gisele Maria Tonin
da Costa
PERRENOUD, P.
Construir as
competências desde a escola.
Caroline Tonin
IMAGENS E
AUTO-IMAGENS:
UMA ANÁLISE SOBRE AS REPRESENTAÇÕES DA PROFISSÃO DOCENTE
Images and Self-images: an analysis about the representations of
teaching profession
NOGARO, A.
DALL’ AGNOL, A.
RESUMO
Este artigo é o resultado de um esforço, a quatro mãos, para
sistematizar e trazer a público o resultado de um projeto de pesquisa
cujo objetivo foi investigar as imagens/auto-imagens e representações
sobre a profissão docente existentes junto a alunos e professores das
escolas de formação (Escola Normal e Curso de Pedagogia). O resultado
desta busca é aqui apresentado na forma de categorias gerais sobre as
quais nos debruçamos procurando entendê-las e problematizá-las à luz de
outras produções teóricas existentes sobre o tema.
Palavras-chave: Imagens, Docência, Representações
ABSTRACT
This article is the result of an effort, made up in four-hands, to
systematize and bring into public the result of a research project whose
aim was to investigate images/self-images and representations about the
teaching profession among students and teachers of formation schools (Teaching
School and Pedagogy Course). The result of this search is presented here
in the format of general categories about those we bended ourselves
trying to understand them and to problematize them under the light of
other theoretical productions about the theme.
Key words: Images, Teaching, Representations
:: retornar ao topo
CONHECIMENTO E
RESPONSABILIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO
Knowledge and responsibility in the educative process
GIOLO, J.
RESUMO
Partindo de uma visão
antropológica evolucionista, o artigo traça o caminho histórico pela
qual passou o desenvolvimento cultural da humanidade, impulsionado pela
progressiva capacidade dos humanos de acumularem conhecimentos e
saberes, práticos e teóricos. A educação é precisamente a forma de
realizar esse acúmulo de conhecimentos e saberes, reproduzindo-os,
questionando-os, complementando-os. A educação, como ato consciente de
ensinar e aprender, apareceu, na história da espécie humana, no exato
momento em que a convivência espontânea e o aprendizado por imitação e
ensaio e erro não eram mais suficientes para preservar e aperfeiçoar as
conquistas culturais dos grupos sociais. A escola e o ensino (educação
formal) surgiram no momento em que, por força da complexidade dos
conhecimentos e saberes (teóricos e práticos), a formação das novas
gerações já não podia dispensar tempos e espaços específicos de ensinar
e aprender. A escola nasceu com a civilização. Daí em diante só fez
crescer e aumentar sua importância e sua presença na vida das pessoas. O
sistema educacional escolar não poderá, portanto, jamais perder de vista
que seu compromisso com a humanidade está em formar, das novas gerações,
pessoas à altura de seu tempo (do nosso tempo). Isso passa, antes de
tudo, pela valorização do espaço escolar, do professor, do conteúdo, da
atitude crítica e criativa, como formas de valorizar a figura central de
todo o processo que é o aluno.
Palavras-chave: Educação, cultura, escola, conhecimento, saber.
ABSTRACT
From an evolutionist anthropologic vision, the article delineates
the historical way by which the cultural development of mankind has gone
through, stimulated by progressive capacity of humans in accumulating
knowledge, both practical and theoretical. Education is precisely a way
to accomplish this accumulation of knowledge, reproducing them,
questioning them, and complementing them. The education, as a conscious
act of teaching and learning, showed up, in the history of human being,
in the exact moment in which spontaneous companionship and the learning
for limitation and assay and error were not enough anymore to preserve
and to improve social conquest of the social groups. The school and the
teaching (formal education) aroused at the moment in which, by the force
of the complexity of the knowledge (theoretical and practical), the
formation of the new generations could not dispense specific time and
space of teaching and to learning. The school was born with civilization.
Thereafter its importance and its presence in people’s life grew and
increased. The school education system cannot, then, lose the sight that
its compromise with mankind is to form, from the new generations, people
up to their time (our time). This goes, first of all, through the
valorization of the school space, of the teacher, of the content, of the
critical and creative attitude, as ways to appraise the central subject
of the process that is the student.
Key-words: education, culture, school, knowledge, acquirement.
:: retornar ao topo
CONSTRUTIVISMO E
COMPLEXIDADE
Constructivism and complexity
BAGGIO, A.
CAMARGO, M.L.W.
RESUMO
A introdução da teoria construtivista nas escolas tem causado muitos
atritos e equívocos. Atritos, porque o construtivismo exige uma
reformulação das cabeças dos profissionais da Educação, e isso não é
algo fácil. Equívocos, porque o comum é implantá-lo com a cabeça em
outras bases. Para se praticar o construtivismo, fazem-se necessárias
outras bases epistemológicas e antropológicas, principalmente. O
construtivismo não convive bem com teorias reducionistas e
simplificadoras. O construtivismo é complexo.
Palavras-chave: construtivismo, complexidade, pedagogia.
ABSTRACT
The introduction of the constructivist theory in schools has caused
several problems and ambiguities. Problems, because constructivism
demands a reformulation of heads of education professionals and this is
not easy. Ambiguities, because the common is implement it with the heads
in other basis. To practice the constructivism, it is necessary other
epistemological and anthropological bases, principally. Constructivism
does not get along well with reductionism and simplified theories.
Constructivism is something complex.
Key words: constructivism, complexity, pedagogy.
:: retornar ao topo
A ORGANIZAÇÃO DO
TEMPO NA ESCOLA1
The organization of time in the school
GRITTI, S.M.
RESUMO
Este artigo pretende refletir como as alterações na forma de
organizar o tempo da produção influenciam a organização do tempo
escolar. Para isso, faço uma análise retrospectiva do uso do tempo na
escola primária rural.
Palavras-chave: tempo, produção, escola.
ABSTRACT
This article intends to reflect how the alterations in the way to
organize production time influences the organization of school time. So
that, I performed a retrospective analysis of the use of time in the
rural elementary school setting.
Key words: time, production, school.
:: retornar ao topo
DO RURAL AO URBANO:
O PROCESSO DE ADAPTAÇÃO DE ALUNOS MORADORES DE UM ASSENTAMENTO RURAL À ESC0LA
URBANA
From rural to urban: the process of adaptation of students who live in a rural
settlement to a the urban school
BRANCALEONI, A. P. L.
PINTO, J. M. R.
RIBAS, L. D.
RESUMO
Trata-se de um estudo qualitativo, de cunho etnográfico, que tem por
objetivo estudar o processo de adaptação dos alunos, que saem da 4a
série da escola de um assentamento rural, e vão estudar em uma escola na
zona urbana. Buscou-se, ainda, analisar como se dá a participação da
comunidade rural nessa escola urbana. Foram utilizados como instrumentos
de coleta de dados: observação participante, entrevistas
semi-estruturadas e análise documental. Constatou-se que a Escola rural
possui uma boa integração com sua comunidade, desenvolvendo um
importante papel na organização comunitária. Todavia, nota-se um
significativo índice de fracasso escolar das crianças. Quanto à
transição para a 5a série, constitui-se em uma forte ruptura sem que
haja qualquer preparação. Na Escola urbana, o índice de fracasso
escolar, entre as crianças do assentamento, é ainda mais elevado, e a
participação da comunidade rural se reduz drasticamente.
Palavras-chave: Escola rural, 5a série, participação na Escola,
Escola e movimentos sociais.
ABSTRACT
It refers to a quantitative ethnological study, which has the aim of
studying the adaptation’s process involving the 4th year’s students of
the primary education who move from the school based at the rural
settlement to the urban school. Furthermore, it has been searched and
even analyzed how the rural community’s participation was developed in
this urban school. It was used as instruments for the collection of
data’s: participatory observation, semi-structural interviews and
documentary analyze. It was evidenced that the rural school has a good
integration with its community and fulfill an important role in the
community’s organization. However, it has been noticed that there was a
significant level of scholar’s failure among the children. Concerning
the transition to the 5th year, it was constituted in a sturdy rupture
without any preparation. In the urban school, the level of scholar’s
failure, among the children of the rural settlement, is even higher and
the rural community’s participation is reduced drastically.
Key words: rural school, 5th year - participation at school,
school and social movement.
:: retornar ao topo
GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA:
ASPECTOS BIOPSICOSSOCIAIS
Pregnancy in Adolescence: Biopsychosocial aspects
DIAS, A. C. G.
RESUMO
A gestação na adolescência está se tornando um fenômeno comum em
nossa sociedade. Isso significa que um número significativo de mulheres
adolescentes tem o seu desenvolvimento psicossocial afetado por essa
transição precoce à maternidade. Neste estudo, é apresentada uma revisão
de literatura acerca da gestação na adolescência. São discutidas
possíveis causas para a ocorrência do fenômeno, e as mudanças que
ocorrem no contexto familiar em função da gestação. Inicialmente, são
apresentadas as conseqüências da gestação na adolescência sob um prisma
biopsicossocial. Uma vez situado o contexto em que emerge a gestação na
adolescência, são enfocados os estudos encontrados sobre comunicação
entre pais e filhos acerca da sexualidade e reações familiares à
gestação em adolescentes. Ao final, são discutidos os resultados de
pesquisas sobre o tema, sendo apontadas sugestões para novos estudos.
Palavras-chave: Gravidez na Adolescência, desenvolvimento
psicossocial, pais e filhos
ABSTRACT
Adolescent pregnancy is becoming an ordinary phenomenon in our
society. This means that a significant amount of adolescent girls have
their psicosocial development affected by this early transition to
motherhood. In this study, a literature review on adolescent pregancy is
presented. Possible causes of this phenomenon and the changes that occur
in the family context as a result of the pregnancy are discussed. First,
the consequences of adolescent pregnancy are presented on a
biopsicosocial outlook. Once described the context in which adolescent
pregnancy emerges, the focus is directed on selected studies on
parent-adolescent communication about sexuality and family reactions to
pregancy in adolescence. Finally, the results of these studies are
discussed, and suggestions for future research are presented.
Key words: Pregnancy in adolescence, psychosocial development,
parents and kids.
:: retornar ao topo
O FETICHISMO DA
MERCADORIA
E DO DINHEIRO EM MARX
The fetishism of the merchandise and the money in Marx
BENINCÁ, D.
RESUMO
A complexidade da sociedade
pós-moderna requer estudos acurados. Analisar o perfil e o conteúdo das
ações que se desencadeiam neste cenário significa, necessariamente,
demandar atenção às relações que se dão entre os indivíduos e as
“coisas”. Coisas, essas, que podem ser produtos, mercadorias ou dinheiro
e que interferem diretamente no teor das relações entre os próprios
indivíduos. Esse debate já é antigo, mas continua mais atual do que
nunca. Muitos cientistas sociais e pensadores em geral se debruçaram
longamente sobre ele. Contudo, quando se trata do poder representativo
da mercadoria e do dinheiro, há uma passagem obrigatória: Karl Marx. Em
sua imortal obra – “O Capital” – problematizou o assunto e ofereceu
elementos úteis para importantes discussões em nossa época. O presente
texto visa, ainda que de modo sucinto, rever a abordagem marxista acerca
do “valor de uso” e do “valor de troca” dos produtos, bem como a
existência de um “outro valor” atribuído às mercadorias e ao dinheiro,
identificado como “fetichismo”. No mundo da economia de mercado, esse é
um fator muito recorrente e que ganha cada vez mais evidência. Daí, o
interesse em estudá-lo.
Palavras-chave: fetichismo, Karl Marx, comportamento
ABSTRACT
The complexity of the pos-modern society requires accurate studies.
To analyze the profile and the content of the actions which break loose
in this scenario means, necessarily, to demand attention to relations
that happen between the individual and the “things”. Things that might
be products, goods or money an that interfere directly on the tenor of
the relations between the individuals. This debate is old, but it is
more current than never. Many social scientists and thinkers in general
have bended largely over it. However, when the representative power of
the goods and the money is concerned, there is an obligatory way: Karl
Marx. In his immortal work – The Capital” – he problemathised the
subject and offered useful elements for important discussions in our
times. This text aims, although in a succinct way, to revise the Marxist
approach about “Value of use” and “Value of exchange” of products, as
well as the existence of “Another value” attributed to goods and to
money, identifying it as “fetishism”. In the world of market economy,
this is a very recurrent factor which gains more and more evidence. Then
the interest in studying it.
Key words: fetishism, Karl Marx, behavior.
:: retornar ao topo
REZA E POLÍTICA: UMA
COMBINAÇÃO NA HISTÓRIA DO PADRE BUSATO EM ERECHIM
PRYING AND POLITICS: a combination of padre Busato’s history in Erechim
CIMA, S.M.
RESUMO
O presente estudo analisa a biografia do padre Benjamin Busato,
necessariamente envolvendo a história do município de Erechim, na região
do Alto Uruguai, do Rio Grande do Sul, no período de 1926 a 1950. Os
aspectos biográficos de um personagem que teve grande influência na
história político-social do município, são apenas um pretexto para
explicar o contexto e as relações sociais no período em que permaneceu
como pároco da igreja São José, de Erechim.
Palavras-chave: biografia, história regional, Igreja Católica,
Erechim.
ABSTRACT
The present study, of political and cultural character, analyses the
biography of the priest Benjamin Busato, necessarily involving the
history of the municipality of Erechim, located in the High Uruguai
region of the state of Rio Grande do Sul, during the period from 1926 to
1950. The biographical aspects of a personage with great influence in
the political and social history of the municipality are just a pretext
for explainning the context and social relations throughout the period
he was the parson of São José church in Erechim.
Key-words: biography, regional history, Catholic Church, Erechim
:: retornar ao topo
LUTO E SILÊNCIO:
IMIGRAÇÃO POLONESA EM ÁUREA
Mourning and silence: Polish immigration in Áurea
WENCZENOVICZ, T.J.
RESUMO
Através do tema morte, com crescente importância na historiografia
contemporânea, procura-se definir de forma mais precisa perfis das
comunidades humanas em estudo. Esse é um tema pouco tocado pelos estudos
referentes à imigração no Rio Grande do Sul. Analisar a morte na
imigração polonesa, mais especificamente no município de Áurea,
permitirá desvelar, ainda que parcialmente, este lado ainda “sombrio”
dessa vertente imigratória.
Palavras-chave: alienação mental, imigração polonesa, morte,
suicídio.
ABSTRACT
Trough the topic deatch, with increasing importance in the
contemporany historiography, it tried to define in a more precise way
profiles of the human communities in study. This is a theme rather
commented by the studies referred to the immigration in Rio Grande do
Sul. Analyzing the death in the Pilish immigration, specifically in the
city of Áurea, will permit to uncover, even partially, this side still
“obscure” of this immigratory slope.
Key words: mental alienation, polish immigration, death, suicide.
:: retornar ao topo
OS GRINGOS TAMBÉM AMAM
Gringos also love.
MAESTRI, M.
RESUMO
Ondas imaginárias ocorridas no século XIX, nem sempre foram estudas e
analisadas no seu verdadeiro sentido. Muitas vezes a vida dos primeiros
imigrantes foi vista mais no seu aspecto mítico, idílico de que real. A
partir do centenário da imigração italiana surgiram muitas obras
analisando a vida, religião e costumes dos imigrantes italianos. Hoje,
principalmente através de programas de Pós-Graduação, procura-se um
estudo crítico e lançar novos olhares sobre a vida, religião e costumes
desses construtores de uma nova terra.
Palavras-chaves: Imigração italiana, cultura, historiografia,
identidade cultural, religiosidade
ABSTRACT
The migratory moving occurred on the 20th century, not always were
studied and analyzed in the real sense. Many times, the life of the
first immigrants was seen more in its idyllic, mythic aspects rather
than in its real ones. From the centenarian of the Italian immigration
many works came up analyzing life, religion and habits of the Italian
immigrants. Nowadays, principally through Post-Graduation Programs, a
critical study is aimed and also to cast new looks at the life, religion
and habits of the constructors of the new land.
Key words: Italian Immigration, culture, historiography, cultural
identity, religiousness.
:: retornar ao topo
|
|
|
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil
|
|
|