Perspectiva Nº 98

98 - Ciências Exatas e da Terra
V.27 - Junho/2003

 

Ação do professor: quatro verbos fundamentais (tecer, mediar, mapear, fabular)

MACHADO, N. J

O papel da Universidade e o comprometimento profissional  na formação de professores para a  Educação Básica

BURAK, D

Dimensões de interação na formação a distância em Matemática

BAIRRAL, M. A.V

Algumas implicações educacionais para o Ensino da Matemática decorrentes do conceito de representação

AGRANIONIH, N. T. – GOLBERT, C.

DORNELES, B. V


As narrativas matemáticas e o estudo da representação gráfica de movimentos corporais realizados com o auxílio de tecnologias

SCHEFFER, N. F


Modelagem matemática na sala de aula

BARBOSA, J. C.

Modelagem matemática e problemas em ciências: uma experiência em um curso de mestrado

CURY, H. N.


Solução paralela de equações diferenciais parciais no Modelo HIDRA

MARTINOTTO, A.L. – PICININ JR, D. – RIZZI, R. L. DORNELES, R. V. – DIVERIO, T. A.


Uso eficiente da BLAS em Cluster

DENARDI, R. M. – CONTESSA, D. F. DIVERIO, T. A.


Construção de uma ferramenta para ensino a distância, utilizando LINUX, PHP e POSTGRESQL

NOVELLO, K. E. – PEDROTTI, L. BRANCHER, J. D.


Alta disponibilidade para aplicações distribuídas

PASIN, M. – WEBER, T. S.


Resenhas

AGRANIONIH, N.T. – SMANIOTTO, M.

Jogos e aprendizagem matemática: uma interação possível.

Fabiane Mondini


VIANNA, C. R.

Vidas e Circunstâncias na Educação Matemática.

Emerson Rolkouski

 


AÇÃO DO PROFESSOR
(TECER, MEDIAR, MAPEAR, FABULAR)

 

Teacher’s Action: Four Fundamental Verbs
(to weave, to mediate, to map, to speak)

MACHADO, N. J.
 

RESUMO
Neste artigo buscamos caracterizar, no âmbito da escola, a função do professor, ou a natureza da ação docente. Para isso, recorremos a alguns verbos que designam ações consideradas verdadeiramente típicas do exercício do magistério. Nesse sentido, procuraremos explicitar o significado das seguintes proposições: o professor é mediador e tecelão, é cartógrafo e fabuloso.
Palavras-chave: Ação do professor: tecer, mediar,mapear, fabular.

ABSTRACT
In this article we tried to characterize, in the school ambit, the teacher’s role, or the nature of teaching action. In order to do so, we recurred to some verbs that indicate actions considered typical for the exercise of teaching. In this sense, we tried to elucidate the meaning of the following propositions: the teacher is the mediator and the weaver, it is cartographer and fabulous.
Key words: Teacher’s action, to weave, to mediate, to map, to speak.
 


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O PAPEL DA UNIVERSIDADE E O COMPROMETIMENTO PROFISSIONAL NA

FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

 

The role of the university and the professional commitment in

the Education of teachers for Elementary and High School

BURAK, D.
 

RESUMO
Este trabalho aborda pontos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, definidores do papel dos professores que atuam na Educação Básica e norteadores da proposta de reorientação dos Cursos de Licenciatura em Matemática. Apresenta as dificuldades encontradas pelos professores que procuram desenvolver as ações e atividades na escola e na comunidade, consoantes com as novas diretrizes. Enfatiza a importância do comprometimento profissional, para consolidar os avanços institucionais e curriculares pretendidos.
Palavras-chave: Formação de Professores, Licenciatura, Diretrizes Curri¬cu¬lares Comprometimento Profissional.

ABSTRACT
This paper shows some points of Education´s Bases and Directions Law, These points help to difine the teacher´s new role who teach at Basic Education, and they are the purpose´s guiders of think over about the Licentiate´s orientations in Mathematics.This paper describe some difficults that the teachers felt on developing actions and activities at their school and their community according to the new directions. It gives a special importance to the profissional engagement that is essencial to consolidate the wished institucional and curriculum´s development.
Key words: formation of teachers, licentiate, directions, profissional engagement.
 

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DIMENSÕES DE INTERAÇÃO NA FORMAÇÃO A DISTÂNCIA EM MATEMÁTICA

Dimensions of Interaction in Mathematics Distance Education
 

BAIRRAL, M. A.
 

RESUMO
A comunicação através das ferramentas da Internet tem enriquecido bastante o capital lingüístico e os intercâmbios profissionais. Nessas constantes trocas de experiências, a atividade discursiva e o processo interativo devem ser respeitados, seja numa dinâmica de trabalho a distância, ou em qualquer outro processo formativo. Neste artigo, exemplificaremos textos docentes cons¬truídos em diferentes espaços comunicativos de um cenário virtual e identificaremos dimensões no processo interativo a distância em Matemática.
Palavras-chave: Internet – Interações Docentes - Geometria – Ensino Fundamental

ABSTRATCT
The communication through Internet tools has enriched the linguistic capital and professional interchanges. In these frequent exchanges of experience discursive activity and interactive process must be respected, both in a dynamics of distance work and in any other formative process. In this article we will exemplify teaching texts built in different communicative spaces of a virtual scenario and we will identify dimensions in the interactive distance process in mathematics.
Key words: Internet – Teaching Interaction – Geometry – Elementary School Teaching
 

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ALGUMAS IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA DECORRENTES DO CONCEITO DE REPRESENTAÇÃO
 

Some educational implications for the teaching of mathematics
resulting from the concept of representation.
 

AGRANIONIH, N. T
GOLBERT, C.
DORNELES, B. V
 

RESUMO
O objetivo deste texto é examinar as concepções de alguns autores em torno do tema representação e contribuir para repensar o tratamento que tem sido dado às questões representacionais na dinâmica do ensino da Matemática, a partir da análise das suas implicações educacionais. Para tal, num primeiro momento apresenta as posições dos autores escolhidos para esta análise (Goldin e Kaput (1996) e Von Glasersfeld (1995)), em torno da definição do termo representação, seguidas de reflexões relativas às possíveis relações entre seus pressupostos básicos e contribuições ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Os autores referidos reuniram um conjunto de elementos epistemológicos em torno do tema da representação (e suas implicações para a Matemática) importante de ser examinado, uma vez que aponta novas perspectivas ao ensino dessa disciplina que tem sido profundamente marcado por excessivas ênfases, ora aos aspectos formais, ora aos aspectos conceituais da Matemática.
Palavras-chave: Representação, Ensino-aprendizagem, Construtivismo, Ensino de Matemática.

ABSTRACT
The aim of this text is to examine the conceptions of some authors regarding representation, and to contribute to rethink the treatment that has been given to representational questions in the dynamics of mathematics teaching, from the analysis of its educational implications. Thus, at first, the position taken by the authors chosen for this analysis, such as Goldin and Kaput (1996) and Von Glasersfeld (1995), is presented, regarding the definition of representation, followed by reflections related to possible relations between its basic presuppositions and contributions to the teaching and learning process of mathematics. The mentioned authors brought together a set of epistemological elements regarding representation and its implications for the discipline of mathematics to be examined, since it points out new perspectives for the teaching of this discipline that has been deeply marked by excessive emphasis, either to formal aspects or to conceptual aspects of mathematics.
Key words: representation, teaching-learning, constructivism, mathematics teaching.

 

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AS NARRATIVAS MATEMÁTICAS E O ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE MOVIMENTOS

CORPORAIS REALIZADOS COM O AUXÍLIO DE TECNOLOGIAS
Mathematics Narratives and the Study of graphical representation of
body movements performed with the help of technology
 

SCHEFFER, N. F.
 

RESUMO
O trabalho aqui apresentado descreve uma prática que envolveu a construção de Narrativas Matemáticas, estabelecendo integração entre a Educação Matemática e o Ensino de Física no Ensino Fundamental, mais especificamente na 8a série, tendo em vista observar, analisar e discutir a caracterização, interpretação e representação gráfica de movimentos corporais, utilizando sensores e recursos tecnológicos, considerando aspectos como: a expressão corporal, a visualização, a simbolização e as narrativas construídas pelos estudantes nas atividades realizadas.
Palavras-chave: Educação Matemática, Movimentos Corporais, Representação Gráfica, Tecnologias, Narrativas Matemáticas.

ABSTRACT
This work aims to describe a practice that envolved the construction of Mathematical Narratives establishing integration between Mathematics Education and Physics Teaching in the eighth grade, aiming to observe, to analize and to discuss the characterization, interpretation and graph representation of body motion with sensors and technologic resources, considering aspects like body expretion, visualization, symbolism and narratives constructed by the students in the perfomed.
Key-words: Mathematical Education, Body Motion, Graph Representation, Technology, Mathematical Narratives.

 

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MODELAGEM MATEMÁTICA NA
SALA DE AULA
Mathematic modeling in classrooms
 

BARBOSA, J. C.
 

RESUMO
Neste artigo, apresento algumas idéias teóricas sobre Modelagem Matemática na sala de aula. Usando uma experiência e colocando ênfase em aspectos sócio-culturais, relaciono Modelagem com a idéia de problema com referência na realidade. Além disso, discuto a integração desse ambiente de aprendizagem no currículo.
Palavras-chave: Educação Matemática, Modelagem, Sala de Aula.

ABSTRACT
I underline some theoretical ideas about Modelling in classroom. Using an experience and emphasizing socio-cultural aspectcs, modelling is related to problems that are rooted in reality. The integration of modelling into the mathematics curriculum is also discussed.
Key words: Mathematics Education, Modelling, Classroom.

 

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MODELAGEM MATEMÁTICA E PROBLEMAS EM CIÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA EM UM CURSO DE MESTRADO
Modelagem matemática e problemas em ciências:
Uma experiência em um curso de mestrado
 

CURY, H. N.
 

RESUMO
Este trabalho apresenta uma experiência com uma disciplina de Modelagem Matemática realizada em um curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemática. Baseando-se em pesquisadores que definem modelagem na Educação Matemática e que apontam suas possibilidades, a disciplina foi desenvolvida através de leituras e busca de situações reais para modelar, de forma que os alunos passassem por todas as fases do trabalho com essa abordagem. São apresentados alguns dos modelos desenvolvidos e as considerações sobre os mesmos. Nas conclusões, são discutidas as vantagens dessa metodologia, especialmente levando-se em conta que o curso se apoia nos pressupostos do Educar pela Pesquisa e tem caráter interdisciplinar. As opiniões de alunos e docentes mostram que a experiência foi bem sucedida e que pode servir de apoio para as práticas dos participantes, em sala de aula.
Palavras-chave: Modelagem, Formação de Professores, Educação em Ciências e Matemática.

ABSTRACT
This paper presents an experiment with a mathematical modeling subject, in a Master Degree Course in Science and Mathematical Education. According to researchers who define modeling in math education and point out their possibilities, the subject was developed through readings and searching for situations of the real world to be modeled, to surpass all the phases of the activity. Models developed by the students are presented, as well as some considerations about them. As conclusions, advantages of this approach in teachers formation are discussed, specially taking in account the Education by Research presuppositions and the interdisciplinary character of the course. Opinions of students and professor indicate that the experiment was successful and can support teachers’ practices in classroom.
Key words: Modeling. Teacher Formation. Science and Mathematics Education.
 

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SOLUÇÃO PARALELA DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS PARCIAIS NO MODELO HIDRA
Parallel solution of partial differential equations in Hidra Model
 

MARTINOTTO, A. L.
PICININ JR, D.
ROGÉRIO L. RIZZI, R. L.
DORNELES, R. V.
DIVERIO, T. A.
 

RESUMO
Este artigo apresenta um estudo sobre técnicas para a solução das equações diferencias parciais (EDPs) da hidronâmica no modelo HIDRA, que é modelo computacional paralelo multifísica com balanceamento dinâmico de carga desenvolvido no Grupo de Matemática da Computação e Processamento de Alto Desempenho (GMCPAD) para a simulação do escoamento e do transporte de substâncias em corpos de águas. Esse modelo pode ser aplicado sobre qualquer domínio físico (RIZZI, 2002) (DORNELES, 2003).
Palavras-chave: Modelo HIDRA, Métodos de Decomposição de Domínio, Método Aditivo Schwarz

ABSTRACT
This article presents a study about techniques for the solution of partial differential equations (EDPs) of hydrodynamics in HIDRA Model, which is a parallel multi-physics computational model with dynamics balance of loading developed by the Mathematics Group of High Performance Computing and Processing (GMCPAD) for the simulation of draining and the transport of substances in water bodies. This model can be applied on any physical domain (RIZZI, 2002) (DORNELES, 2003).
Key words: HIDRA Model, Domain Decomposition Methods, Schwarz Additive Method.
 

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USO EFICIENTE DA BLAS EM CLUSTER
Efficient use of BLAS in Cluster
 

DENARDI, R. M.
CONTESSA, D. F.
DIVERIO, T. A.
 

RESUMO
Este artigo apresenta os primeiros resultados do estudo sobre o uso da biblio¬teca BLAS (Basic Linear Algebra Subprograms) no ambiente de máquinas de alto desempenho do tipo Cluster. Busca-se relatar as diferentes imple¬mentações e o uso eficiente dessas rotinas na resolução de problemas, via programação paralela baseada em memória compartilhada e em troca de mensagens. Por fim, será mostrada uma aplicação do ganho da eficiência na implementação do Gradiente Conjugado.
Palavras-chave: Algebra linear, Processamento de Alto Desempenho, BLAS, Cluster.

ABSTRACT
This article presents the first results of the study about the use of BLAS Library (Basic Linear Algebra Sub-programs) in the environment of Cluster machines with high performance. It is aimed to report the different implementations and the efficient use of these routines in the resolution of problems, through parallel programming based on shared memory and message exchange. Finally, an application of the profit in the efficiency of Conjugated Gradient will be presented.
Key wods: Linear Algebra, Self performance processing, BLAS, Cluster.
 

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CONSTRUÇÃO DE UMA FERRAMENTA PARA ENSINO A DISTÂNCIA, UTILIZANDO LINUX, PHP E POSTGRESQL
Construction of a tool for Distance Education, using LINUX,
PHP and POSTGRESQL

 

NOVELLO, K. E.
PEDROTTI, L.
BRANCHER, J. D
 

RESUMO
O Ensino a Distância é um recurso de extrema importância para atender grandes contingentes de alunos de forma mais efetiva do que outras modalidades como, por exemplo, o modo tradicional de ensino, e sem o risco de reduzir a qualidade do aprendizado dos conteúdos propostos. Sua utilização, cada vez mais massificada, deve-se à urgência de formação escolar, à necessidade de atualização permanente, busca de habilitações específicas e à impossibilidade de se ter escolas ou centros de treinamento em todas as Regiões do País.
Com o aparecimento das novas tecnologias de comunicação e de informação, e em especial a Internet, o Ensino à Distância tornou-se uma poderosa fonte de obtenção e disseminação do conhecimento, permitindo a possibilidade de se alcançar com maior facilidade e velocidade a democratização do acesso à informação e ao conhecimento; incentivo à aprendizagem permanente; flexibilidade de horário e local para o aprendizado e a promoção de um ensino inovador e de qualidade.
Nesse sentido, foi desenvolvida uma ferramenta de Ensino a Distância que irá permitir aos professores disponibilizarem conhecimento em forma de cursos, permitindo a interação com seus alunos através de comunicações síncronas (chat) e assíncronas (fóruns e lições), juntamente com a realização de provas. É importante salientar que foram utilizados somente softwares totalmente gratuitos. Para a sua construção, foi utilizado o banco de dados PostgreSQL e a linguagem PHP para o desenvolvimento do site.
Além disso, utilizou-se a Linguagem de Programação UML para a modelagem do sistema proposto. Por fim, para se ter uma melhor visão de como funciona essa ferramenta, foi estruturado um curso completo, onde são feitas simulações de todas as etapas de desenvolvimento de um curso pelo professor e seu estudo pelos alunos.
Palavras-chave: Ensino a Distância, PHP, Postgres, EAD

ABSTRACT
Distance learning is a resource of extreme importance to take care of great contingents of pupils more effective then other modalities, as for example, the traditional way of education, and without the risk to reduce the quality of the learning of the considered contents. Its use, each time more massive it must urgency of pertaining to school formation, the necessity of permanent , search of specific qualifications and the impossibility of having schools or centers of training in all the regions of the country.
With the appearance of the new technologies of communication and information, and in special the InterNet, the Distance Learning became a powerful source of attainment and dissemination of the knowledge, allowing the possibility of reaching with bigger easiness and speed up the democratization of the access to the information and the knowledge; incentive to the permanent learning; flexibility of schedule and place for the learning and the promotion of an innovative education and of quality.
In this direction, a tool of Distance Learning that will allow the professors to dispose knowledge in form of courses, allowing the interaction with its pupils through synchronous communications (chat) and asynchronous (News and lessons), together with the accomplishment of tests was developed . It is important to point out that they had been used only softwares totally free.For its construction, it was used the data base PostgreSQL and language PHP for the development of the site.
Moreover, it was used Programming language UML for the modeling of the considered system. Finally, to have one better vision of as this tool functions, a course was completelly structuralized, where the stages of development of a course for the professor and its study for the pupils are made simulation of all.
Key words: learning distance, PHP, Postgres, EAD
 

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ALTA DISPONIBILIDADE PARA
APLICAÇÕES DISTRIBUÍDAS
High availability of Distributed Applications

PASIN, M.
WEBER, T. S.
 

RESUMO
Alta disponibilidade é uma das propriedades mais desejáveis em sistemas computacionais, principalmente em aplicações comercias. Essas aplicações compreendem desde sistemas bancários até supermercados, e a indis¬po¬nibilidade de um serviço pode representar substanciais perdas financeiras. Alta disponibilidade pode ser alcançada através de replicação. No entanto, réplicas requerem consistência, i.e., todas as réplicas devem ter estados idênticos. Comunicação de grupo é uma tecnologia que tem sido aplicada com eficiência a sistemas distribuídos, e sua aplicação a bancos de dados e transações, conceitos tipicamente presentes em aplicações comerciais, não é comum. Neste artigo, são explorados protocolos e técnicas implementadas por sistemas computacionais que agregam esses diferentes conceitos. Essa combinação demonstra uma interessante solução para aplicações com requisitos de alta disponibilidade.
Palavras–chave: Replicação, Alta disponibilidade, Aplicações comerciais.

ABSTRACT
High availability is one of the most desirable properties in computational systems, mostly in commercial applications. These applications comprise since bank systems to supermarkets, and the non-availability of one service may represent substantial financial losses. High availability can be reached through replication. However, replicas require consistence, i.e., all replicas should have identical states. Group communication is a technology that has been applied efficiently to distribute systems, and its applications to database and transactions; concepts typically present in commercial applications are not common. In this article, protocols and techniques implemented by computational systems that aggregate these different concepts are explored. This combination shows an interesting solution for applications with requirements of high availability.
Key words: replication, high availability, commercial applications.
 

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