Perspectiva Nº 96

96 - Lingüística e Letras
V.26 - Dezembro/2002

Estrutura argumentativa: recursos e marcas lingüísticas na propaganda eleitoral

SANTOS, N. L. – SCHNEIDER, M.


Tempo & discurso nas manchetes jornalísticas

LONARDONI, M.


Os sentidos que circulam na mídia: um estudo da capa da veja

Ghilardi-Lucena, M. I. – Silva, F. C.


A constituição do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus

SORMANI, M. B.


Formação discursiva: o componente revelador do sujeito no discurso

OLIVEIRA, P. A.


Afetividade: fator preponderante para aquisição da língua estrangeira

REIS, S.M.


A recepção da obra infantil de Monteiro Lobato

DEZOTTI, M. – SILVA, R. M. G.


Hibridismo lingüístico no cotidiano da fronteira brasileiro-argentina evidências do léxico espanhol em contos de Apparicio Silva

VELOSO, M. T. – GONÇALVES, A. B.


Intercâmbios lingüísticos de fronteira: incidência no falar dos alunos do curso de português da u.na.m
.

MAIA, I. C.


IV ESP 1 - La gramática en el currículo de lengua extranjera.

BALLESTEROS, L. A.


Sublegendas no filme Mississipi em chamas

SCARPARI, R.


Paradiso: a formação de um poeta

KOHLRAUSCH, R.


Resenhas

MOKVA, Ana Maria Dal Zott.

A semântica na sala de aula.

Mary Bortolanza Spessatto.


PAIVA, Yolanda M. S., PERTILE, Marley T., CIELO, Cacilda e MESCKA, Paulo M.

Afinal, Ivo vê ou não vê a uva?

Cristiano Oldoni .


 

Estrutura argumentativa: recursos e marcas lingüísticas na propaganda eleitoral

 

Argumentative Structure: resources and linguistic marks in electioneering

 

SANTOS, N. L.

SCHNEIDER, M.

RESUMO

O presente trabalho buscou conhecer recursos argumentativos presentes nos discursos políticos da propaganda eleitoral. Foram analisados textos extraídos da propaganda eleitoral televisiva, do horário gratuito, dos candidatos ao cargo de governador do Estado do Rio Grande do Sul, veiculada em 1998, durante a campanha para o segundo turno. Os textos foram coletados diretamente da televisão, através de gravação, selecionados e transcritos com base em critérios relativos aos temas abordados (agricultura, adversário e o momento decisório) e ao contexto imediato de realização (primeiros dias da propaganda eleitoral do segundo turno). Teve especial importância para as análises a obra "Argumentação e discurso político", de Haquira Osakabe, a qual apresenta o esquema de Pêcheux, que se constitui de uma série de perguntas relativas às imagens e aos atos de orientação argumentativa. A análise não obedeceu a uma ordem fixa. No seu decorrer, buscou-se primeiramente os quadros de conhecimentos e as imagens e, depois, os atos de orientação argumentativa, sempre com o apontamento dos modalizadores ao final. O desempenho oral foi analisado observando-se o conjunto das gravações, por candidato. De um modo geral, as análises provaram a existência da estrutura argumentativa sugerida por Osakabe (1979). As afirmações e as modalidades epistêmicas foram predominantes nos textos analisados. Não somente os modalizadores indicaram o comprometimento dos candidatos, mas certas escolhas vocabulares, tais como o uso dos pronomes pessoais retos "eu" e/ou "nós". As diferenças existentes entre os discursos parecem estar vinculadas à ideologia.
 

Palavras-chave: análise, discurso, leitura, propaganda, argumentação
 

Abstract

The present work aimed to know argumentative resources present in electioneering political speeches. Texts taken for TV free time electioneering of the candidates for Rio Grande do Sul governor position, in the campaign for the second round in 1998, were analyzed. The texts were collected directly from television, through recording, selected and transcribed based on criteria related to the approached themes (agriculture, adversary and decisive moment) and to the immediate context of realization (first days of electioneering for second round). The book "Argumentação e discurso político", from Haquira Osakade, had special importance for the analysis. This book brings Pechêux’s schemme, which is a series of questions related to the image and to the acts of argumentative orientation. The analysis did not follow a fixed list. During the work, firstly the pictures of knowledge and images, then the acts of argumentative orientation were searched, always pointing the modalizers at the end. The oral performance was analyzed by observing the sets of recording, by candidate. Generally, the analysis proved the existence of argumentative structure suggested by Osakabe (1979). The statements and the epistemic modalities were predominant in the texts analyzed. Not only modalizers indicated the candidates commitment, but certain vocabulary choices, such as the use of personal pronoums "I" and/or "we". The existing differences amoung the speeches seem to be linked to ideology.


Key- words:
analysis, discourse, reading, advertisement, argumentation.


TEMPO & DISCURSO NAS MANCHETES JORNALÍSTICAS

Time and Space in journalistic headlines

LONARDONI, M.

Resumo

Este trabalho tem por objetivo discutir as mudanças/inovações observadas na escritura de textos em relação ao emprego do tempo verbal no Português do Brasil. Desse modo, realizou-se uma reflexão acerca do emprego das formas do futuro flexionado e perifrásticas (verbo ir + infinitivo) com o valor de futuro nas manchetes jornalísticas. Para tanto, foram coletadas manchetes dos Jornais Folha de São Paulo (FPS) e O Estadão de São Paulo (OESP) e tomou-se como base de apoio à reflexão a teoria da Análise de Discurso Francesa. Uma reflexão, neste sentido, justifica-se, pois é senso comum nos manuais de redação de jornais que o tempo verbal das manchetes jornalísticas, por excelência, é o presente. Raramente tem-se manchetes com verbos no pretérito(perfeito), e o uso do futuro flexionado é mais comum do que o pretérito. Além disto, por ser a linguagem jornalística transfronteiras, e por entender-se que o discurso da mídia, de modo geral, contempla as inovações e as transformações lingüísticas que ocorrem contemporaneamente, possivelmente seria o melhor lugar onde observar as construções lingüísticas pretendidas para análise.


Palavras-chave:
Tempo, Discurso, Manchete.
 

Abstract

This work aims to discuss the changes/innovations observed in the writing of texts regarding the use of verbal tense in Brazilian Portuguese. This way, a reflexion about the use of future forms with the the value of future tense in journalistic headlines was done. Thus, headlines from Folha de São Paulo (FPS) and O Estadão de São Paulo (OESP) were collected and the theory of French Discourse Analysis was taken as the basis for the reflexion. A reflexion, in this sense, is justified because it is common sense in writing manuals that the present is the verbal tense used in journalistic headlines. Headlines in the past or present perfect tense are rarelly found, and the use of future tense is more common than the past. Besides, because journalistic language goes beyond frontiers, and by the understanding that media discourse, in general, contemplates the innovation and linguistics transformation that occur nowadays, it would be possibly the best place to observe the linguistics constructions intended for the analysis.


Key words:
Time, Discourse, Headlines


 

Os sentidos que circulam na mídia: um estudo da capa da Veja

The senses that surround the media: a Study of VEJA paperback

 

Ghilardi-Lucena, M. I.

Silva, F. C.

Resumo

Com o propósito de compreender alguns dos recursos argumentativos dos textos midiáticos, este artigo analisa uma das capas da revista Veja, de 23/10/2002, momento que antecede o segundo turno das eleições para presidente do Brasil, em que concorriam dois candidatos: José Serra, do PSDB, e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Na capa, os temas são figurativizados de modo a tocar o lado emocional dos indivíduos. Ao publicar essa capa num contexto em que o desejo da maioria era banir radicalismos e intransigências, a intenção foi a de desqualificar o candidato do PT, bem como marcar a posição político-partidária da revista contrária à eleição de Lula. Ficou subentendido seu apoio a Serra.


Palavras-chave:
discurso, sentido, figurativização, mídia.
 

Abstract

With the aim to understand some argumentative resources of media texts, this paper analyses one of Veja paperbacks, from 10/23/2002, a period which precedes the second round of the elections for the Brazilian president, in which two candidates disputed the position: José Serra, (PSDB) and Luiz Inácio Lula da Silva (PT). On the paperback, the themes are figurativated aiming to touch the sentimental side of the individuals. In publishing this paperback in a context in which the majority’s wish was to vanish radicalisms and strictness, the intention was to disqualify the PT’s candidate, as well as to mark the political-party position of the magazine against the election of Lula. It was assumed their support to Serra.


Key words:
discourse, sense, figurativation, media.


A CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO DA IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS

 

The constitution of Religious discourse st The Universal Church of the God’s Kigdom

 

SORMANI, M. B.

RESUMO

O objetivo do presente trabalho é discorrer a respeito da constituição do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus, baseando-nos na Teoria das Heterogeneidades Enunciativas de Jacqueline Authier-Revuz. O assunto aqui abordado consiste em um dos capítulos de nossa tese de doutoramento1  defendida na Universidade Estadual Paulista – Campus de Araraquara – SP, neste ano.


Palavras-chave:
discurso religioso, heterogeneidade constitutiva.
 

ABSTRACT

The aim of the present work is to discuss about the constitutive heterogeneity of The Universal Church of the God’s Kingdom, according to the Theory of the Enunciative Heterogeneities by Jacqueline Authier-Revuz. This subject consists of one of the chapters of our doctore thesis, defended at Universidade Paulista- Campus de Araraquara- SP, this year.


Key-words:
religious discourse, constitutive heterogeneity.


 

FORMAÇÃO DISCURSIVA: O COMPONENTE REVELADOR DO SUJEITO NO DISCURSO

 

OLIVEIRA, P. A.

RESUMO

A Análise do Discurso é uma área do conhecimento que tem por objetivo analisar a linguagem e seu funcionamento no interior da sociedade. Esta atividade lingüística pressupõe a interação homem-língua-mundo. A partir destas noções, investigou-se, neste trabalho, as marcas textuais reveladoras das posições do sujeito no discurso, demarcadas por um espaço ideológico específico, denominado Formação Discursiva.

Palavras-chaves: Discurso; Sujeitos; Formação Discursiva; Marcas Lingüísticas; Ideologia.

RESÚMEN

El Análisis del Discurso es un area del conocimiento que tiene por objetivo analisar el lenguage y su funcionamiento en el interior de la sociedad. Esta actividad lingüística presupone la interación hombre-lengua-mundo. A partir de estas nociones se investigó, en este trabajo, las marcas textuales reveladoras de las posiciones del sujeto en el discurso, demarcadas por un espacio ideológico específico, denominado Formación Discursiva.


Palabras llaves:
Discurso; Sujetos; Formación Discursiva; Marcas Lingüísticas; Ideologia.


 

AFETIVIDADE: FATOR PREPONDERANTE PARA AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA

 

Affection: a predominant factor for foreing language acquisition

 

REIS, S.M.

RESUMO

Esta pesquisa analisa o papel que a afetividade desempenha no processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira. Leva em conta as características que o professor deverá desenvolver para estabelecer um vínculo positivo com o aluno. A investigação parte do estudo do ensino da língua estrangeira a partir dos anos 60 até a atualidade e utiliza como suporte teórico a competência comunicativa como metodologia para a aprendizagem da LE. A educação familiar tem importância básica para a realização do indivíduo e seu bom desenvolvimento na aprendizagem da LE. Relato da prática pedagógica centrada no método afetivo.


Palavras-chave:
Educação- Língua Estrangeira - Afetividade
 

Abstract

This research analyzes the role of affection in foreing language teaching-learning process. It takes into account the features a teacher should develop in order to establish a positive link with the student. The investigation started from the 60’s until nowadays and uses as a theoretical support the communicative competence as a methodology for L2 learning. Familiar education has a crucial importance for the individual’s realization and his/her good development in L2 learning. A report of pedagogical practice centered on emotional method.


Key-words:
Education-Foreign Language-affection.


A RECEPÇÃO DA OBRA INFANTIL DE MONTEIRO LOBATO

The reception of Monteiro Lobato’s Childish book

 

DEZOTTI, M.

SILVA, R. M. G.

RESUMO

Nosso artigo relata, passo a passo, como se deu o início de nossa pesquisa e os resultados obtidos em uma pré-investigação sobre a recepção literária da obra infantil de Monteiro Lobato em escolas do município de Maringá PR / BR


Palavras-chave:
leitura, literatura infantil, Monteiro Lobato
 

Abstract

The article reports, step-by-step, the begining of our research and shows the partial results of a primary investigation about literary reception of Monteiro Lobato’s childish book in Maringá-PR/Br schools.


Key-words:
reading, childish literature, Monteiro Lobato.


HIBRIDISMO LINGÜÍSTICO NO COTIDIANO DA FRONTEIRA BRASILEIRO-ARGENTINA Evidências do Léxico Espanhol em Contos de Apparicio Silva

VELOSO, M. T.

GONÇALVES, A. B.

RESUMO

A realidade lingüística das zonas de fronteira bilíngües e o papel da Literatura como registro e caixa de ressonância desse contexto híbrido são o objeto deste trabalho que resume pesquisa realizada em três contos de Apparicio Silva Rillo, escritor rio-grandense contemporâneo, que viveu e produziu na cidade de São Borja, vizinha à de Santo Tomé – Argentina, quase a totalidade de sua obra literária, inclusive os textos analisados.


Palavras-chave
: Literatura rio-grandense, hibridismo lingüístico.
 

RESUMEN

La realidad lingüística de las zonas de frontera bilingües y el papel de la Literatura para el registro y la resonancia de ese contexto híbrido son el objeto de este trabajo que sintetiza investigación hecha en tres cuentos de Apparicio Silva Rillo, escritor riograndense contemporáneo, que vivió y ha producido en San Borja, ciudad vecina a la de Santo Tomé – Argentina, la casi totalidad de su obra literaria, incluso los textos analizados.


Palabras clave:
Literatura riograndense, hibridismo lingüístico.


 

Intercâmbios Lingüísticos de Fronteira: incidência no falar dos
alunos doCurso de Português da U.Na.M.

 

Linguistics interchanges at the borderline: incidence on the speaking of the Portuguese course students from U.Na.M

 

MAIA, I. C.

RESUMO

Este trabalho faz parte da elaboração da Tese para o Mestrado em Docência Universitária da Universidade Nacional de Misiones, dirigida pela Dra. Ana Camblong. O objeto de estudo está diretamente relacionado com minhas práticas profissionais como professora do curso de Português Língua Estrangeira para a formação docente. Trata-se da convivência entre variedades lingüísticas do português e sua incidência no desenvolvimento do nosso curso. Os estudos se realizam no marco das pesquisas relacionadas com a dita temática, no âmbito de nossa universidade.

Palavras-chave
: Português para estrangeiros, Formação docente, Variedade Lingüística
 

Abstract

This work is part of the elaboration of a Master’s Dissertation in the University Teaching at Universidade Nacional de Misiones, oriented by Dra. Ana Camblong. The object of the study is directly related with my professional practice as a teacher in the Course of Portuguese-Foreing Language for teching education. It is about the living together between Portuguese linguistic varieties and its occurrence in the development of our course. The studies are done in the mark of the research related with the mentioned thematic, in the extent of our university.


Key-words:
Portuguese for foreigners-teacher’s formation-Linguistic varieties.


 

V ESP 1 - LA GRAMÁTICA EN EL CURRÍCULO DE LENGUA EXTRANJERA.

(APROXIMACIÓN A CUATRO MANUALES DE ESPAÑOL PARA HABLANTES NO NATIVOS.)

A gramática no currículo de Língua Estrangeira.

(Abordagem de quatro manuais de Espanhol para falantes não nativos)
 

BALLESTEROS, L. A

RESUMEN

A menudo se cuestiona el papel del análisis gramatical en el desarrollo de la competencia comunicativa, tanto en lengua materna como en lengua extranjera. Los cuestionamientos se fundan en la consideración de que, en general, la enseñanza de la gramática obstaculiza la espontaneidad del aprendiz, a la vez que conduce a la implementación de ejercicios de resolución mecánica que no propician ni la comprensión ni la producción de textos. Esta crítica se ha realizado a propósito de las gramáticas oracionales, como la estructural y la generativa, pero también acerca de la gramática textual.

Palabras clave:
gramática-español-lengua extranjera-currículo-métodos
 

RESUMO

Com freqüência se questiona o papel da análise gramatical no desenvolvimento da competência comunicativa, tanto em língua materna, como em língua estrangeira. Os questionamentos se fundamentam na idéia de que, de um modo geral, o ensino da gramática cria barreiras para a espontaneidade do estudante e ao mesmo tempo conduz à implementação de exercícios de solução mecânica, que não oportunizam nem a compreensão, nem a produção textual. Esta crítica foi feita não só a propósito das gramáticas oracionais, como a estrutural e a gerativa, mas também a respeito da gramática textual. No entanto, a ênfase dada como reação às limitações das propostas de base linguístico-formal, sob o enfoque comunicativo no ensaio da língua, freqüentemente levou à mesma aprendizagem mecânica e repetitiva que se queria evitar, com a diferença de conduzi-la para holofrases identificadas com funções comunicativas específicas. Diante disso, há de se redimensionar a gramática no currículo de língua estrangeira, atribuindo-lhe a função de facilitar uma aprendizagem reflexiva dos usos da língua, que considere (como) fundamental o conhecimento que o estudante possui do sistema gramatical de sua língua materna.


Palavras-chave
: gramática, espanhol, língua estrangeira, currículo, métodos


SUBLEGENDAS NO FILME MISSISSIPI EM CHAMAS

 

Subtitling in the film Mississipi Burning

 

SCARPARI, R.

RESUMO

Normalmente quando assistimos um filme estrangeiro legendado não percebemos, a princípio, quais estratégias foram empregadas na sua dublagem. O presente trabalho objetiva analisar as estratégias utilizadas na dublagem de filmes. Para tanto, avalia e descreve como as expressões idiomáticas devem ser traduzidas em legendas. Empregando as estratégias adequadas de tradução aprimora-se ainda mais a versão de um filme para a língua alvo. Com o aumento da quantidade de filmes estrangeiros sendo lançados no Brasil, conclui-se que o estudo das expressões idiomáticas se tornaram uma ferramenta de fundamental importância na tradução em dublagens de filmes.


Palavras –chave:
equivalência e não equivalência, omissões, sintonia, canais, legenda, perdas.
 

ABSTRACT

Usually when we watch a Foreing movie we do not realize at first, which strategies were employed in its subtitling. The present work aims to analyze the strategies used in translating films. So that it evaluates and it describes how idiomatic expressions must be translate in subtitling. Employing the appropriate strategies of translation, we get excellence in a good version of a film to the target language. With the increasing of foreign films being released in Brazil we conclude that idiomatic expression studies will become of fundamental importance in the translation in subtitle of films.


Key Words:
equivalence and non-equivalence, omissions, syntony, subtitling, losts.


PARADISO: A FORMAÇÃO DE UM

Paradiso: the formation of a poet

 

KOHLRAUSCH, R.

RESUMO

O presente estudo tem por objetivo analisar o romance Paradiso (1966), de José Lezama Lima (1912-1976), visando descrever de que maneira se dá, no decorrer da narrativa, a tomada de consciência da manifestação artística ou a descoberta da poesia como uma totalidade, pela personagem José Cemí. Para isso, escolhemos como referencial teórico a obra Curso de estética: o belo na arte, de G. W. F. Hegel, porque sua proposta não se fixa numa análise formal, mas busca uma explicação totalizante da obra de arte a partir de uma interpretação histórica.


Palavras-chave
: Narrativa, tomada de consciência artística, Literatura Hispano-Americana.
 

Abstract

The present study aims to analyze the novel Paradiso (1966), from José Lezama Lima (1912-1976), in an attempt to describe how, in the course of the narrative, the awareness of artistical manifestations or the discovery of poetry as a whole by the character José Cemi takes plano. For that, we chose Hegel’s book ‘Curso de Estética: o belo na arte’, because his proposal is not fixed in a formal analysis, but searches for a whole explanation of the masterpiece from a historical interpretation.


Key-words:
Narrative, artistical awareness, Hispanic-American Literature.

 

 

 

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