Estrutura argumentativa: recursos e
marcas lingüísticas na propaganda eleitoral
SANTOS, N. L. – SCHNEIDER, M.
Tempo & discurso nas manchetes jornalísticas
LONARDONI, M.
Os sentidos que circulam na mídia: um estudo da capa da veja
Ghilardi-Lucena, M. I. – Silva, F. C.
A constituição do discurso religioso da Igreja Universal do Reino de Deus
SORMANI, M. B.
Formação discursiva: o componente revelador do sujeito no discurso
OLIVEIRA, P. A.
Afetividade: fator preponderante para aquisição da língua estrangeira
REIS, S.M.
A recepção da obra infantil de Monteiro Lobato
DEZOTTI, M. – SILVA, R. M. G.
Hibridismo lingüístico no cotidiano da fronteira brasileiro-argentina
evidências do léxico espanhol em contos de Apparicio Silva
VELOSO, M. T. – GONÇALVES, A. B.
Intercâmbios lingüísticos de fronteira: incidência no falar dos alunos do
curso de português da u.na.m.
MAIA, I. C.
IV ESP 1 - La gramática en el currículo de lengua extranjera.
BALLESTEROS, L. A.
Sublegendas no filme Mississipi em chamas
SCARPARI, R.
Paradiso: a formação de um poeta
KOHLRAUSCH, R.
Resenhas
MOKVA, Ana Maria Dal Zott.
A semântica na sala de aula.
Mary Bortolanza Spessatto.
PAIVA, Yolanda M. S., PERTILE, Marley T., CIELO, Cacilda e MESCKA, Paulo M.
Afinal, Ivo vê ou não vê a uva?
Cristiano Oldoni
.
Estrutura argumentativa: recursos e
marcas lingüísticas na propaganda eleitoral
Argumentative Structure: resources and
linguistic marks in electioneering
SANTOS, N. L.
SCHNEIDER, M.
RESUMO
O presente trabalho buscou conhecer
recursos argumentativos presentes nos discursos políticos da propaganda
eleitoral. Foram analisados textos extraídos da propaganda eleitoral televisiva,
do horário gratuito, dos candidatos ao cargo de governador do Estado do Rio
Grande do Sul, veiculada em 1998, durante a campanha para o segundo turno. Os
textos foram coletados diretamente da televisão, através de gravação,
selecionados e transcritos com base em critérios relativos aos temas abordados
(agricultura, adversário e o momento decisório) e ao contexto imediato de
realização (primeiros dias da propaganda eleitoral do segundo turno). Teve
especial importância para as análises a obra "Argumentação e discurso político",
de Haquira Osakabe, a qual apresenta o esquema de Pêcheux, que se constitui de
uma série de perguntas relativas às imagens e aos atos de orientação
argumentativa. A análise não obedeceu a uma ordem fixa. No seu decorrer,
buscou-se primeiramente os quadros de conhecimentos e as imagens e, depois, os
atos de orientação argumentativa, sempre com o apontamento dos modalizadores ao
final. O desempenho oral foi analisado observando-se o conjunto das gravações,
por candidato. De um modo geral, as análises provaram a existência da estrutura
argumentativa sugerida por Osakabe (1979). As afirmações e as modalidades
epistêmicas foram predominantes nos textos analisados. Não somente os
modalizadores indicaram o comprometimento dos candidatos, mas certas escolhas
vocabulares, tais como o uso dos pronomes pessoais retos "eu" e/ou "nós". As
diferenças existentes entre os discursos parecem estar vinculadas à ideologia.
Palavras-chave: análise, discurso,
leitura, propaganda, argumentação
Abstract
The present work aimed to know
argumentative resources present in electioneering political speeches. Texts
taken for TV free time electioneering of the candidates for Rio Grande do Sul
governor position, in the campaign for the second round in 1998, were analyzed.
The texts were collected directly from television, through recording, selected
and transcribed based on criteria related to the approached themes (agriculture,
adversary and decisive moment) and to the immediate context of realization
(first days of electioneering for second round). The book "Argumentação e
discurso político", from Haquira Osakade, had special importance for the
analysis. This book brings Pechêux’s schemme, which is a series of questions
related to the image and to the acts of argumentative orientation. The analysis
did not follow a fixed list. During the work, firstly the pictures of knowledge
and images, then the acts of argumentative orientation were searched, always
pointing the modalizers at the end. The oral performance was analyzed by
observing the sets of recording, by candidate. Generally, the analysis proved
the existence of argumentative structure suggested by Osakabe (1979). The
statements and the epistemic modalities were predominant in the texts analyzed.
Not only modalizers indicated the candidates commitment, but certain vocabulary
choices, such as the use of personal pronoums "I" and/or "we". The existing
differences amoung the speeches seem to be linked to ideology.
Key- words: analysis, discourse, reading, advertisement, argumentation.
TEMPO & DISCURSO NAS MANCHETES
JORNALÍSTICAS
Time and Space in journalistic headlines
LONARDONI, M.
Resumo
Este trabalho tem por objetivo discutir
as mudanças/inovações observadas na escritura de textos em relação ao emprego do
tempo verbal no Português do Brasil. Desse modo, realizou-se uma reflexão acerca
do emprego das formas do futuro flexionado e perifrásticas (verbo ir +
infinitivo) com o valor de futuro nas manchetes jornalísticas. Para tanto, foram
coletadas manchetes dos Jornais Folha de São Paulo (FPS) e O Estadão de São
Paulo (OESP) e tomou-se como base de apoio à reflexão a teoria da Análise de
Discurso Francesa. Uma reflexão, neste sentido, justifica-se, pois é senso comum
nos manuais de redação de jornais que o tempo verbal das manchetes
jornalísticas, por excelência, é o presente. Raramente tem-se manchetes com
verbos no pretérito(perfeito), e o uso do futuro flexionado é mais comum do que
o pretérito. Além disto, por ser a linguagem jornalística transfronteiras, e por
entender-se que o discurso da mídia, de modo geral, contempla as inovações e as
transformações lingüísticas que ocorrem contemporaneamente, possivelmente seria
o melhor lugar onde observar as construções lingüísticas pretendidas para
análise.
Palavras-chave:Tempo, Discurso, Manchete.
Abstract
This work aims to discuss the
changes/innovations observed in the writing of texts regarding the use of verbal
tense in Brazilian Portuguese. This way, a reflexion about the use of future
forms with the the value of future tense in journalistic headlines was done.
Thus, headlines from Folha de São Paulo (FPS) and O Estadão de São Paulo (OESP)
were collected and the theory of French Discourse Analysis was taken as the
basis for the reflexion. A reflexion, in this sense, is justified because it is
common sense in writing manuals that the present is the verbal tense used in
journalistic headlines. Headlines in the past or present perfect tense are
rarelly found, and the use of future tense is more common than the past.
Besides, because journalistic language goes beyond frontiers, and by the
understanding that media discourse, in general, contemplates the innovation and
linguistics transformation that occur nowadays, it would be possibly the best
place to observe the linguistics constructions intended for the analysis.
Key words: Time, Discourse, Headlines
Os sentidos que circulam na mídia: um
estudo da capa da Veja
The senses that surround the media: a
Study of VEJA paperback
Ghilardi-Lucena, M. I.
Silva, F. C.
Resumo
Com o propósito de compreender alguns
dos recursos argumentativos dos textos midiáticos, este artigo analisa uma das
capas da revista Veja, de 23/10/2002, momento que antecede o segundo
turno das eleições para presidente do Brasil, em que concorriam dois candidatos:
José Serra, do PSDB, e Luiz Inácio Lula da Silva, do PT. Na capa, os temas são
figurativizados de modo a tocar o lado emocional dos indivíduos. Ao publicar
essa capa num contexto em que o desejo da maioria era banir radicalismos e
intransigências, a intenção foi a de desqualificar o candidato do PT, bem como
marcar a posição político-partidária da revista contrária à eleição de Lula.
Ficou subentendido seu apoio a Serra.
Palavras-chave: discurso, sentido, figurativização, mídia.
Abstract
With the aim to understand some
argumentative resources of media texts, this paper analyses one of Veja
paperbacks, from 10/23/2002, a period which precedes the second round of the
elections for the Brazilian president, in which two candidates disputed the
position: José Serra, (PSDB) and Luiz Inácio Lula da Silva (PT). On the
paperback, the themes are figurativated aiming to touch the sentimental side of
the individuals. In publishing this paperback in a context in which the
majority’s wish was to vanish radicalisms and strictness, the intention was to
disqualify the PT’s candidate, as well as to mark the political-party position
of the magazine against the election of Lula. It was assumed their support to
Serra.
Key words: discourse, sense, figurativation, media.
A CONSTITUIÇÃO DO DISCURSO RELIGIOSO DA
IGREJA UNIVERSAL DO REINO DE DEUS
The constitution of Religious discourse
st The Universal Church of the God’s Kigdom
SORMANI, M. B.
RESUMO
O objetivo do presente trabalho é
discorrer a respeito da constituição do discurso religioso da Igreja Universal
do Reino de Deus, baseando-nos na Teoria das Heterogeneidades Enunciativas de
Jacqueline Authier-Revuz. O assunto aqui abordado consiste em um dos capítulos
de nossa tese de doutoramento1 defendida na Universidade Estadual Paulista –
Campus de Araraquara – SP, neste ano.
Palavras-chave: discurso religioso, heterogeneidade constitutiva.
ABSTRACT
The aim of the present work is to
discuss about the constitutive heterogeneity of The Universal Church of the
God’s Kingdom, according to the Theory of the Enunciative Heterogeneities by
Jacqueline Authier-Revuz. This subject consists of one of the chapters of our
doctore thesis, defended at Universidade Paulista- Campus de Araraquara- SP,
this year.
Key-words: religious discourse, constitutive heterogeneity.
FORMAÇÃO DISCURSIVA: O COMPONENTE
REVELADOR DO SUJEITO NO DISCURSO
OLIVEIRA, P. A.
RESUMO
A Análise do Discurso é uma área do
conhecimento que tem por objetivo analisar a linguagem e seu funcionamento no
interior da sociedade. Esta atividade lingüística pressupõe a interação
homem-língua-mundo. A partir destas noções, investigou-se, neste trabalho, as
marcas textuais reveladoras das posições do sujeito no discurso, demarcadas por
um espaço ideológico específico, denominado Formação Discursiva.
Palavras-chaves: Discurso; Sujeitos;
Formação Discursiva; Marcas Lingüísticas; Ideologia.
RESÚMEN
El Análisis del Discurso es un area del
conocimiento que tiene por objetivo analisar el lenguage y su funcionamiento en
el interior de la sociedad. Esta actividad lingüística presupone la interación
hombre-lengua-mundo. A partir de estas nociones se investigó, en este trabajo,
las marcas textuales reveladoras de las posiciones del sujeto en el discurso,
demarcadas por un espacio ideológico específico, denominado Formación
Discursiva.
Palabras llaves: Discurso; Sujetos; Formación Discursiva; Marcas
Lingüísticas; Ideologia.
AFETIVIDADE: FATOR PREPONDERANTE PARA
AQUISIÇÃO DA LÍNGUA ESTRANGEIRA
Affection: a predominant factor for
foreing language acquisition
REIS, S.M.
RESUMO
Esta pesquisa analisa o papel que a
afetividade desempenha no processo ensino-aprendizagem da língua estrangeira.
Leva em conta as características que o professor deverá desenvolver para
estabelecer um vínculo positivo com o aluno. A investigação parte do estudo do
ensino da língua estrangeira a partir dos anos 60 até a atualidade e utiliza
como suporte teórico a competência comunicativa como metodologia para a
aprendizagem da LE. A educação familiar tem importância básica para a realização
do indivíduo e seu bom desenvolvimento na aprendizagem da LE. Relato da prática
pedagógica centrada no método afetivo.
Palavras-chave: Educação- Língua Estrangeira - Afetividade
Abstract
This research analyzes the role of
affection in foreing language teaching-learning process. It takes into account
the features a teacher should develop in order to establish a positive link with
the student. The investigation started from the 60’s until nowadays and uses as
a theoretical support the communicative competence as a methodology for L2
learning. Familiar education has a crucial importance for the individual’s
realization and his/her good development in L2 learning. A report of pedagogical
practice centered on emotional method.
Key-words: Education-Foreign Language-affection.
A RECEPÇÃO DA OBRA INFANTIL DE MONTEIRO
LOBATO
The reception of Monteiro Lobato’s
Childish book
DEZOTTI, M.
SILVA, R. M. G.
RESUMO
Nosso artigo relata, passo a passo, como
se deu o início de nossa pesquisa e os resultados obtidos em uma
pré-investigação sobre a recepção literária da obra infantil de Monteiro Lobato
em escolas do município de Maringá PR / BR
Palavras-chave: leitura, literatura infantil, Monteiro Lobato
Abstract
The article reports, step-by-step, the
begining of our research and shows the partial results of a primary
investigation about literary reception of Monteiro Lobato’s childish book in
Maringá-PR/Br schools.
Key-words: reading, childish literature, Monteiro Lobato.
HIBRIDISMO LINGÜÍSTICO NO COTIDIANO DA
FRONTEIRA BRASILEIRO-ARGENTINA Evidências do Léxico Espanhol em Contos de
Apparicio Silva
VELOSO, M. T.
GONÇALVES, A. B.
RESUMO
A realidade lingüística das zonas de
fronteira bilíngües e o papel da Literatura como registro e caixa de ressonância
desse contexto híbrido são o objeto deste trabalho que resume pesquisa realizada
em três contos de Apparicio Silva Rillo, escritor rio-grandense contemporâneo,
que viveu e produziu na cidade de São Borja, vizinha à de Santo Tomé –
Argentina, quase a totalidade de sua obra literária, inclusive os textos
analisados.
Palavras-chave: Literatura rio-grandense, hibridismo lingüístico.
RESUMEN
La realidad lingüística de las zonas de
frontera bilingües y el papel de la Literatura para el registro y la resonancia
de ese contexto híbrido son el objeto de este trabajo que sintetiza
investigación hecha en tres cuentos de Apparicio Silva Rillo, escritor
riograndense contemporáneo, que vivió y ha producido en San Borja, ciudad vecina
a la de Santo Tomé – Argentina, la casi totalidad de su obra literaria, incluso
los textos analizados.
Palabras clave: Literatura riograndense, hibridismo lingüístico.
Intercâmbios Lingüísticos de Fronteira: incidência no falar dos
alunos doCurso de Português da U.Na.M.
Linguistics interchanges at the
borderline: incidence on the speaking of the Portuguese course students from
U.Na.M
MAIA, I. C.
RESUMO
Este trabalho faz parte da elaboração da
Tese para o Mestrado em Docência Universitária da Universidade Nacional de
Misiones, dirigida pela Dra. Ana Camblong. O objeto de estudo está diretamente
relacionado com minhas práticas profissionais como professora do curso de
Português Língua Estrangeira para a formação docente. Trata-se da convivência
entre variedades lingüísticas do português e sua incidência no desenvolvimento
do nosso curso. Os estudos se realizam no marco das pesquisas relacionadas com a
dita temática, no âmbito de nossa universidade.
Palavras-chave: Português para estrangeiros, Formação docente, Variedade
Lingüística
Abstract
This work is part of the elaboration of
a Master’s Dissertation in the University Teaching at Universidade Nacional de
Misiones, oriented by Dra. Ana Camblong. The object of the study is directly
related with my professional practice as a teacher in the Course of
Portuguese-Foreing Language for teching education. It is about the living
together between Portuguese linguistic varieties and its occurrence in the
development of our course. The studies are done in the mark of the research
related with the mentioned thematic, in the extent of our university.
Key-words: Portuguese for foreigners-teacher’s formation-Linguistic
varieties.
V ESP 1 - LA GRAMÁTICA EN EL CURRÍCULO DE
LENGUA EXTRANJERA.
(APROXIMACIÓN A CUATRO MANUALES DE
ESPAÑOL PARA HABLANTES NO NATIVOS.)
A gramática no currículo de Língua
Estrangeira.
(Abordagem de quatro manuais de Espanhol
para falantes não nativos)
BALLESTEROS, L. A
RESUMEN
A menudo se cuestiona el papel del
análisis gramatical en el desarrollo de la competencia comunicativa, tanto en
lengua materna como en lengua extranjera. Los cuestionamientos se fundan en la
consideración de que, en general, la enseñanza de la gramática obstaculiza la
espontaneidad del aprendiz, a la vez que conduce a la implementación de
ejercicios de resolución mecánica que no propician ni la comprensión ni la
producción de textos. Esta crítica se ha realizado a propósito de las gramáticas
oracionales, como la estructural y la generativa, pero también acerca de la
gramática textual.
Palabras clave: gramática-español-lengua extranjera-currículo-métodos
RESUMO
Com freqüência se questiona o papel da
análise gramatical no desenvolvimento da competência comunicativa, tanto em
língua materna, como em língua estrangeira. Os questionamentos se fundamentam na
idéia de que, de um modo geral, o ensino da gramática cria barreiras para a
espontaneidade do estudante e ao mesmo tempo conduz à implementação de
exercícios de solução mecânica, que não oportunizam nem a compreensão, nem a
produção textual. Esta crítica foi feita não só a propósito das gramáticas
oracionais, como a estrutural e a gerativa, mas também a respeito da gramática
textual. No entanto, a ênfase dada como reação às limitações das propostas de
base linguístico-formal, sob o enfoque comunicativo no ensaio da língua,
freqüentemente levou à mesma aprendizagem mecânica e repetitiva que se queria
evitar, com a diferença de conduzi-la para holofrases identificadas com funções
comunicativas específicas. Diante disso, há de se redimensionar a gramática no
currículo de língua estrangeira, atribuindo-lhe a função de facilitar uma
aprendizagem reflexiva dos usos da língua, que considere (como) fundamental o
conhecimento que o estudante possui do sistema gramatical de sua língua materna.
Palavras-chave: gramática, espanhol, língua estrangeira, currículo, métodos
SUBLEGENDAS NO FILME MISSISSIPI EM CHAMAS
Subtitling in the film Mississipi Burning
SCARPARI, R.
RESUMO
Normalmente quando assistimos um filme
estrangeiro legendado não percebemos, a princípio, quais estratégias foram
empregadas na sua dublagem. O presente trabalho objetiva analisar as estratégias
utilizadas na dublagem de filmes. Para tanto, avalia e descreve como as
expressões idiomáticas devem ser traduzidas em legendas. Empregando as
estratégias adequadas de tradução aprimora-se ainda mais a versão de um filme
para a língua alvo. Com o aumento da quantidade de filmes estrangeiros sendo
lançados no Brasil, conclui-se que o estudo das expressões idiomáticas se
tornaram uma ferramenta de fundamental importância na tradução em dublagens de
filmes.
Palavras –chave: equivalência e não equivalência, omissões, sintonia,
canais, legenda, perdas.
ABSTRACT
Usually when we watch a Foreing movie we
do not realize at first, which strategies were employed in its subtitling. The
present work aims to analyze the strategies used in translating films. So that
it evaluates and it describes how idiomatic expressions must be translate in
subtitling. Employing the appropriate strategies of translation, we get
excellence in a good version of a film to the target language. With the
increasing of foreign films being released in Brazil we conclude that idiomatic
expression studies will become of fundamental importance in the translation in
subtitle of films.
Key Words: equivalence and non-equivalence, omissions, syntony, subtitling,
losts.
PARADISO
:
A FORMAÇÃO DE UM
Paradiso: the formation of a poet
KOHLRAUSCH, R.
RESUMO
O presente estudo tem por objetivo
analisar o romance Paradiso (1966), de José Lezama Lima (1912-1976),
visando descrever de que maneira se dá, no decorrer da narrativa, a tomada de
consciência da manifestação artística ou a descoberta da poesia como uma
totalidade, pela personagem José Cemí. Para isso, escolhemos como referencial
teórico a obra Curso de estética: o belo na arte, de G. W. F.
Hegel, porque sua proposta não se fixa numa análise formal, mas busca uma
explicação totalizante da obra de arte a partir de uma interpretação histórica.
Palavras-chave: Narrativa, tomada de consciência artística, Literatura
Hispano-Americana.
Abstract
The present study aims to analyze the
novel Paradiso (1966), from José Lezama Lima (1912-1976), in an attempt to
describe how, in the course of the narrative, the awareness of artistical
manifestations or the discovery of poetry as a whole by the character José Cemi
takes plano. For that, we chose Hegel’s book ‘Curso de Estética: o belo na
arte’, because his proposal is not fixed in a formal analysis, but searches for
a whole explanation of the masterpiece from a historical interpretation.
Key-words: Narrative, artistical awareness, Hispanic-American Literature.