Perspectiva Nº 124

124 - Linguística, Letras e Artes e Ciências Humanas
V.33 - Dezembro/2009

A ENTREVISTA COMO FERRAMENTA DE TRABALHO DO PSICÓLOGO ESCOLAR
The interview as a work tool of the school psychologist


NEUMANN, A. P.
LAZZAROTTO, R.
GOLDBERG, K.

Recebimento: 09/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

RESUMO: A relação entre Psicologia escolar e Educação, sobretudo em suas mediações com as teorias do conhecimento, é algo que acompanha a história e os paradigmas socialmente construídos. Vê-se que a identidade da Psicologia escolar foi e está sendo modificada ao longo do tempo, de acordo com as próprias concepções norteadoras das práticas educativas. Nesse sentido, procurou-se analisar, no presente artigo, as características necessárias para o uso da entrevista psicológica como instrumento de trabalho em situações de queixa escolar, primando por uma compreensão dinâmica e contextualizada acerca dos paradigmas que acompanham a prática do psicólogo nesse contexto. A ideia que fundamentou o trabalho está de acordo com as concepções atuais da literatura, que consideram as queixas escolares como produto de uma pluralidade de fatores, e não apenas como problemas individuais do aluno, como outrora se acreditava. Em decorrência disso, toma-se como pressuposto que as entrevistas devem abranger os diversos personagens envolvidos em cada situação, fundamentalmente o aluno, sua família e a escola.
Palavras-chave: Entrevista psicológica. Escola. Queixa escolar.

ABSTRACT: The relationship between school psychology and education, mostly in their mediations with the theories of the knowledge, is something that goes with the history and the paradigms that are socially built. In this way, it is noticed that the identity of the school psychology was and is being modified along the time, in agreement with the conceptions that base the educational practices. In this sense, the present article intends to analyze the necessary characteristics for the use of the psychological interview as a work instrument in situations of school complaint, giving emphasis for a dynamic understanding and in harmony with the paradigms that accompany the psychologist’s practice in this context. The idea that based the work is in agreement with the current conceptions of the literature that consider the school complaints as a product of a plurality of reasons, and not just of the student’s individual problems, as it was previously believed to be. Consequently, it is taken as a presupposition that the interviews should include the several characters involved in each situation, fundamentally the student, his family and the school.
Key-words: Psychological interview. School. School complains.


AS VARIÁVEIS SEXO E IDADE COMO FATORES DE VULNERABILIDADE PARA SINTOMAS DEPRESSIVOS EM IDOSOS
Sex and age variables as factories of vulnerability for depressive symptoms in senior people


ARGIMON, I. I. L.
MANFREDINI, V.
GINDRI, G.
PEREIRA, F.S.
FARINA, M.

Recebimento: 20/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

Resumo: Nas últimas décadas, observa-se um nítido processo de envelhecimento demográfico. A melhoria das condições de saúde vem propiciando o aumento progressivo da longevidade e, portanto, da expectativa de vida. a essa realidade, é importante considerar que a depressão em pessoas idosas encontra-se como uma psicopatologia bastante frequente, superada apenas pela demência. vista disso, o presente estudo teve por objetivo investigar a influência das variáveis sexo e idade nos sintomas depressivos em idosos. Para tanto, foram avaliados 69 idosos não clínicos, sendo 30 homens e 39 mulheres, com idades entre 60 e 86 anos, subdivididos em dois grupos: (1) de 60 a 69 anos, e (2), a partir de 70 anos. O instrumento utilizado foi o Inventário de Depressão de Beck-II (BDI-II), em função de sua aplicabilidade em pesquisas para avaliar sintomas depressivos na população em geral. Os dados foram analisados a partir do programa estatístico SPSS 11.5, através do teste Qui-Quadrado. Quanto aos resultados, observou-se a inexistência de diferença significativa entre os sexos em relação aos sintomas depressivos (p=0,74). Com relação à idade, não foi identificada diferença significativa entre os grupos etários comparados na presente pesquisa (p= 0,48). Diante disso, nota-se que a idade e o sexo, na população idosa, não são fatores protetivos e nem de vulnerabilidade para os sintomas depressivos. Apesar de identificar um índice significativo de sintomas depressivos na população adulta feminina, com o envelhecimento essa prevalência não se mantém. Pode-se pensar que, no decorrer do desenvolvimento, os homens perdem papéis sociais enquanto as mulheres mantêm os mesmos, fortalecendo vínculos afetivos. A velhice bem-sucedida está relacionada a um estilo de vida ativo que contribui para um bom desempenho físico e mental, administrando a própria vida e eventos do mundo externo.
Palavras-chave: Idosos. Depressão. Idade. Sexo.

Abstract: In the last decades a process of demographic aging is observed. The improvement on the health conditions is propitiating the progressive increase of the longevity and, therefore, of the life expectation. Given these realities, it is important to consider that depression in the senior people is seen as a frequent psychopathology, second only by dementia.  In view of that, the present work aimed at to investigate the influence of the variables sex and age in the depressive symptoms of senior people. In that sense, 69 senior (non clinical) were evaluated, being 30 men and 39 women, with ages between 60 and 86 years old, being subdivided in two groups: (1) from 60 to 69 years old and, (2) starting from 70 years old. The instrument used was the Beck Depression Inventory-II (BDI-II), in function of its applicability in researches to evaluate depressive symptoms in general population. The data was analyzed using the statistical program SPSS 11.5, through the chi-square analysis. As for the results, the inexistence of significant difference was observed among the sexes in relation to the depressive symptoms (p=0,74). Regarding the age a significant difference was not identified among the age groups compared in the present research (p=0,48). In face of that, it is noticed that the age and the sex, in the senior population are neither protective nor vulnerability factors for the depressive symptoms. In spite of identifying a significant index of depressive symptoms in the feminine adult population, with aging this prevalence isn’t maintained. It can be thought that in elapsing of the development men lose social roles while women maintain the same ones, strengthening affectionate bonds. The successful old age is related to an active lifestyle that contributes to a good physical and mental acting, administering the own life and events of the external world.
Key-words: Senior people. Depression. Age. Sex.


PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: REFLETINDO NOVOS OLHARES SOBRE A ADOÇÃO
University extension project: Reflecting new points of view on adoption

KRAHL, S.
 JIRKOWSKI, C.
ROLDO, E.
 MOREIRA, R. M.

Recebimento: 16/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

Resumo: discussão sobre a temática da Adoção tem se ampliado na sociedade contemporânea, tanto no meio acadêmico como nos âmbitos social e político. Assim, cresce também a necessidade de redimensionar os mitos, preconceitos e verdades acerca dessa temática, pois muitos conceitos acerca da adoção são equivocados e/ou errôneos, o que favorece a posição de marginalização em que esta realidade, por vezes, é colocada, além de assumir um caráter de obscuridade e mitificação, quando, de fato, carece legitimar o seu espaço junto à sociedade, situando-o como uma das configurações familiares possíveis e necessárias em muitos casos. Nesse sentido, observa-se que o trabalho, realizado através do Projeto de Extensão Universitária “Espaço Adoção”, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim, em parceria com o Juizado da Infância e da Juventude, está contribuindo para o fortalecimento da cultura de apoio à Adoção, desmistificação e discussão dessa temática à população,ampliando-a em relação aos direitos das crianças e adolescentes, enfocando novas possibilidades para as que foram afastadas do convívio familiar e comunitário, como programa de apadrinhamento afetivo e famílias acolhedoras. Sendo assim, ressalta-se a importância da continuidade desse Projeto que vem alcançando seus objetivos e ampliando seu foco de estudo e intervenção.
Palavras-chave: Adoção. Famílias Acolhedoras. Apadrinhamento Afetivo.

Abstract:The discussion about adoption has been expanded in the contemporary society both on academic and social and political ambit. Therefore, it also grows the need to resize the myths, prejudices and truths regarding this theme, because many concepts concerning to adoption are misguided and/or erroneous, which favors the position of marginalization in which this reality is sometimes referred, assuming a character of obscurity and mystification, when, in fact, it is necessary to legitimize its space in the society, standing as one of the family configurations, possible and necessary in many cases. In this sense, it is observed that the work done through the University Extension Project “Adoption Space “, from Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus Erechim in partnership with the Court of Childhood and Youth is contributing to the strengthening the culture to support adoption, the demystification and the discussion of this theme with the population, extending it to the children and adolescents’ rights, focusing on new possibilities for those who were taken away from their homes and communities, such as affective sponsorship and welcoming families programs. Therefore, the importance of continuing this project, which is reaching its goals and expanding its focus of studying and intervention, is highlighted.
Key-Words: Adoption. Foster Care. Affective Sponsorship


SERÁ QUE ELE É?
O IMAGINÁRIO COLETIVO SOBRE A HOMOSSEXUALIDADE
I wonder if he is? The collective imaginativeness about homosexuality

MARTINS, P. C. R.
VAISBERG, T. M. J. A.

Recebimento: 25/09/2009 – Aceite: 06/01/2010

Resumo: artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada com objetivo de investigar psicanaliticamente as produções imaginárias de universitários sobre dificuldades sexuais masculinas, por meio do uso do Procedimento de Desenhos-Estórias, com Tema em aplicação coletiva em uma classe de estudantes de Direito. A análise do material se fez mediante o uso do método psicanalítico aplicado com o auxílio da Teoria dos Campos e do conceito de conduta de José Bleger. Foram encontrados três campos psicológico-vivenciais que gravitavam ao redor da supervalorização da performance sexual masculina, das dificuldades nos relacionamentos estáveis e, finalmente, da orientação sexual. Este texto focaliza, especificamente, o campo, denominado “Será que ele é”, que diz respeito a produções que inserem as dificuldades sexuais masculinas no contexto da identidade de gênero.
Palavras-chave: Homossexualidade. Identidade de gênero. Imaginário coletivo. Procedimento de Desenhos-Estórias com Tema. Psicanálise.
   
Abstract: article presents partial results of a research accomplished with the objective to psychoanalytically investigate the imaginary productions of university students about male sex problems, through the Procedure of Drawing Stories with a Theme, applied to students from the Law School. The analysis of the material was performed through the psychoanalytic method, which was operated through the Fields Theory, with the background of the psychoanalytical theory of José Bleger. The psychoanalytical analysis indicated that the imaginary figure is organized starting from fields linked to the need of reaching a certain pattern of competent behavior, to the difficulties to get a stable relationship and sexual orientation. This text focuses, specifically on the so-called field “I wonder if he is”, which refers the male sex problems in the context of the gender identity. 
Key-words: Homosexuality. Gender identity. Collective imaginary. Procedure of drawing stories with a theme. Psychoanalysis.



A interação verbal em contexto de vestibular
The verbal interaction in a vestibular situation


ribeiro, E. R.

Recebimento: 24/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

RESUMO:Neste artigo, temos por objetivo investigar o funcionamento da interação verbal entre os vestibulandos e a banca da área de Língua Portuguesa do Vestibular da Universidade Federal de Goiás (UFG), os quais interagem como sujeitos que ocupam lugares sociais, e “falam” e “ouvem” desses lugares. Fundamentamos nosso estudo na perspectiva bakhtiniana de que a linguagem é interação e utilizamos, como dispositivo teórico-analítico, a noção de formação imaginária de Pêcheux, para destacar as imagens que os vestibulandos têm de si, da banca e dos temas sobre os quais escrevem na prova discursiva de Língua Portuguesa como condição sine qua nonpara a produção de sentidos. Com a análise do corpus, constituído de enunciados obtidos de respostas elaboradas pelos candidatos a questões das provas discursivas de Língua Portuguesa dos Vestibulares 2003 e 2004, da UFG, é possível afirmar que os vestibulandos parecem assumir a “doutrina” de seus interlocutores segundo a imagem que têm dos mesmos quando teorizam, utilizando uma nomenclatura própria da Gramática ou da Linguística, e quando defendem seu ponto de vista a respeito de temas como língua, linguagem, norma, língua culta, etc.
Palavras-chave: Interação. Formação imaginária. Vestibular. Língua portuguesa.

ABSTRACT: this article, we intend to investigate the functioning of the verbal interaction between vestibulandosand the board of teachers of Portuguese Language of vestibularof UFG, who interact as individuals who occupy social positions and “speak” and “hear” from these places. We based our study in Bakhtin’s perspective which says that language is interaction and we use, as a theoretical-analytical device, the notion of Pêcheux’s imaginary training to highlight the picture that vestibulandoshave about themselves, about the board of teachers and the topics about what they write on Portuguese argumentative questions as a sine qua noncondition for the production of meaning. With the analysis of the corpus, which consists of the answers to Portuguese discursive questions produced by the candidates who attended UFG vestibular the years of 2003 and 2004, it is possible to say that vestibulandosseem to assume the “doctrine” of their counterparts using the image they have about them when they theorize, using the nomenclature of grammar or linguistics, and when they defend their points of view about issues such as language, standard language, norms, etc.
Key-words: Interaction. Imagery training. Vestibular. Portuguese language.


O HUMOR E A IRONIA NO RELATO DA CEGUEIRA BRANCA
Humor and Irony in the report of “Cegueira Branca”

MECCA, E.
KOMOSINSKI, L. M. G.

Recebimento: 13/11/2008 – Aceite: 19/12/2009

RESUMO:Este artigo tem como objetivo principal expor os resultados da pesquisa “Humor e ironia em Saramago”, visando a apontar o cânone seguido ou criado pelo Nobel português. Para tanto, parte-se de um embasamento construído a partir de teóricos que versam sobre o tema humor e ironia, o que permite detectá-los e analisá-los nas passagens da narrativa estudada. Como resultados, pode-se dizer que a presença constante do humor e da ironia na obra do Nobel português se dá ora pela palavra, ora pela situação descrita, e envolve teorias como a do contraste entre o usual e o inesperado da degradação, da repetição, do cômico das formas e dos movimentos e das palavras.
Palavras-chave: Humor. Ironia. Saramago

ABSTRACT: This article aims at presenting the results of the research “Humor and irony in Saramago”, which wants to point out the generic rule followed or built by the Portuguese Nobel. Thus, we used theoretical conceptions from theorists that studied this subject, what allowed us to detect and to analyze the humor and the irony within the passages of the narrative we studied. As for the results, we can conclude that the humor and the irony are constantly present in Saramago’s novel and they are due sometimes to the words the author uses, sometimes to the situation he describes. This can be explained by theories like the ones known as the contrast between the usual and the unexpected, the degradation, the repetition, the humor, the forms, the movements and the words.
Key-words: Humor. Irony. Saramago



OS EFEITOS DE SENTIDO DO NÃO-DITO NOS DITOS DOS DISCURSOS
Effects of meaning of the non-said in the sayings in the discurses

GAELZER, V.

Recebimento: 10/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

Resumo: Esta pesquisa tece considerações sobre a questão da significação do não dito nos ditos dos discursos. Segundo Pêcheux (1997), os efeitos de sentido são construídos não apenas no dito, mas também no não dito. Nessa perspectiva, o não-dito é constituinte do dizer. Dado esse fato, propõe-se analisar o funcionamento discursivo do não dito nos discursos do cotidiano a partir do viés teórico da Análise do Discurso de Michel Pêcheux. Bakhtin (2004), Haroche (1992) e Orlandi (1998) também nos auxiliam a partir de suas reflexões. A Análise do Discurso nos permite olhar para os efeitos de sentido da linguagem na relação do sujeito com a exterioridade, isto é, do lugar social que o sujeito ocupa nas condições históricas e ideológicas que os efeitos de sentido são produzidos e naturalizados por discursos.
Palavras-chave: Efeitos de sentido. Exterioridade. Não-dito. Sujeito. Linguagem

Abstract: this research weaves considerations about the issue of the significance of the unsaid in the speeches. According to Pêcheux (1997), the sense effects are not just built in the statement, but also in the no-statement. In this perspective, the no-statement is a constituent of the saying. Given this fact, this research intends to analyze the discursive operation of the no-statement in daily speeches starting from the theoretical line of the Discourse Analysis from Michel Pêcheux. Bakhtin (2004), Haroche (1992) and Orlandi (1998) also help us with their reflections. Discourse Analysis allows us to look at the effects of sense of the language in the relationship of the subject and the exteriority, that is, the social place that the subject occupies in the historical and ideological conditions that the sense effects are produced and naturalized by discourses.
Word-key: Sense effects. Exteriority. Unsaid. Subject. Language  



A HESITAÇÃO E O INSÓLITO NO CONTO GESTALT DE HILDA HILST
The hesitation and the unexpected in the tale Gestalt by Hilda Hilst

SIQUEIRA, J. H. S.
SILVA, E. C.

Recebimento: 11/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

RESUMO: Com este artigo, objetiva-se discutir a constituição particular da narrativa fantástica, considerada na literatura especializada como um gênero bidirecionado à realidade e à fantasia. É um estudo que favorece reflexões sobre as hesitações que o insólito temático desperta nas personagens e nos leitores, sem explicações racionais e canônicas. Para tanto, foi selecionado como objeto de estudo o conto Gestalt, de Hilda Hilst, analisado a partir de seu conteúdo temático, da superestrutura narrativa, com sua expansão, por meio dos percursos narrativos, e do estilo verbal, a fim de que se descrevam as características do gênero fantástico.
Palavras-chave: Conto fantástico. Conteúdo temático. Superestrutura. Estilo verbal.

ABSTRACT: With this article, it is intended to reflect upon the particular constitution of the fantastic narrative, considered, in specialized literature, as a bi-directed gender to the reality and to the fantasy. It is a study that leads to the reflection about the hesitations that the unexpected thematic awakes in the characters and in the readers, without reasonable and canonic explanations. Thus, the tale Gestalt by Hilda Hilst was ed as the object of study, analyzed by its thematic content, narrative superstructure, with its expansion through narrative courses, and the verbal style, in order to describe the peculiarities of the fantastic gender.
Key-words: Fantastic tale. Thematic content. Superstructure. Verbal style.



Ficção e História em Um quarto de légua em quadro
History in Um Quarto De Légua Em Quadro

BUZZETTO, A. L. L.

Recebimento: 16/112007 – Aceite: 08/02/2010

Resumo: trabalho analisa Um quarto de légua em quadro, de Luiz Antonio de Assis Brasil, romance que retrata literariamente o episódio da colonização açoriana, no Rio Grande do Sul, em meados do século XVIII. Com o objetivo de estabelecer a relação entre ficção e História, procurou-se direcionar os estudos para o caráter ficcional do discurso histórico, sobrepondo-o à interpretação da obra.
Palavras-chave: Ficção. História. Romance

Abstract: This study analyses “Um quarto de légua em quadro”, written by Luiz Antonio de Assis Brasil, a novel that literarily portrays the episode of the Azorean colonization in Rio Grande do Sul (Southern part of Brazil) around the XVIII century. The main purpose of this study is to establish a relation between fiction and history in order to investigate the fictional character of the historical discourse, overlapping it to the interpretation of the novel.
Key-words: Fiction. History. Novel.


UNIDOCÊNCIA: a rede de poder que envolve um direito
Teaching: a powerful network which  involves a right


ROCHA, H. J.

Recebimento: 13/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

Resumo: , o cenário educacional do Estado do Rio Grande do Sul tem acompanhado inúmeras discussões e manifestações sociais, referentes à valorização dos seus professores. Entre os assuntos em pauta, está a reivindicação da gratificação de Unidocência, prevista por Lei aos professores regentes de classe do currículo por atividades das escolas públicas do Estado. O texto propõe um acompanhamento do caminho percorrido pela gratificação, que vai desde a previsão legal até sua concessão ao professor. Esse caminho revela uma rede expõe uma série de poderes que intervêm diretamente nesse processo, dificultando tal concessão. A partir daí, surge a necessidade de uma análise um pouco mais teórica acerca desses elementos condicionantes. Para tanto, vale-se das contribuições que Michel Foucault traz a esse campo. O estudo ganha significância ao contribuir para uma reflexão acerca dos motivos, pelos quais direitos garantidos por Lei aos professores simplesmente não são concedidos.
Palavras-chave: Unidocência. Legislação. Poder.

Abstract: The educational scenery of the State of Rio Grande do Sul today has followed many discussions and social manifestations regarding the appreciation of its teachers. The claiming of a reward for teaching is among the issues being discussed, which is guaranteed by  law to the teachers in the State public schools. The text proposes a monitoring along the reward path, which goes from legal provision to its concession to the teacher. This path reveals a network and exposes several powers which directly intervene in this process, turning it difficult for such concession. Therefore, it arises the need of a more theoretical analysis of this matter. For this, we make use of the contributions brought by Michel Foucault to this area. The study gets significant because it contributes to a reflection toward the reasons why the rights guaranteed by law to the teachers are simply not granted.
Key-word: Teaching. Legislation. Power.    


O BILINGUISMO E SUAS RELAÇÕES NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Bilingualism and their relations in education of the deaf

 KUBASKI, C.
MORAES, V. P.

Recebimento: 16/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

Resumo: se, neste artigo, algumas considerações acerca do bilinguismo, analisando sua importância na educação de surdos, uma vez que a educação desses sujeitos passou por filosofias como o oralismo e a comunicação total. Essas percepções partem de pesquisas considerando que a educação bilíngue sugere um novo olhar sobre a surdez, afastando-se de uma visão clínica e reabilitadora. A criança surda deve adquirir a Língua de sinais como primeira língua, de forma natural, e uma segunda língua, a da sociedade ouvinte. Nesse contexto, discutem-se aspectos importantes sobre a língua de sinais e sua aquisição pela criança surda. Também se considera a importância da aprendizagem da Língua Portuguesa. Assim, a concepção bilíngue defende que o sujeito surdo tenha o direito de aprender a Língua de sinais, e esta o auxilie não só na aquisição da segunda língua, mas na sua integração na sociedade, pois, ao adquirir uma língua estruturada, terá condições para desenvolver todas as suas potencialidades.
Palavras-chave: Bilinguismo. Educação de Surdos. Língua de Sinais. Língua Portuguesa.

Abstract: article presents some considerations about bilingualism, analyzing its importance in the education  of those  who are unable to hear, considering that their education went through philosophies such as oral and total communication. These insights come from researches which consider that bilingual education suggests a new perspective on deafness, which deviates from a clinic and rehabilitative view. Children who are not able to hear must acquire the Sign Language naturally as their first language and  the language of the hearing society as a second language. In this context, we also discuss important aspects of the sign language and its acquisition by deaf children. It also considers the importance of the learning of the Portuguese  language. Thus, the bilingual conception guarantees deaf people the right to learn the sign language and this one helps them  not only in the second language acquisition, but in their integration into society, so, when acquiring a structured language, they might have a comprehensive development in order to improve all their potential.
Key words: Bilingualism. Education of the deaf. Language. Portuguese.


A PERCEPÇÃO  da população de Barracão sobre o parque estadual do espigão alto
The perception of the population of Barracão on the Espigão Alto State Park


BIELUCZYK, D. E.
ZAKRZEVSKI, S. B.B
VALDUGA, A. T.
BIASUS, F.

Recebimento: 23/11/2009 – Aceite: 06/01/2010

RESUMO: trabalho é direcionado ao estudo da percepção ambiental da comunidade de Barracão/RS sobre o Parque Estadual do Espigão Alto. Os estudos de percepção possibilitam a identificação de valores, necessidades e expectativas das populações locais, relacionadas às Unidades de Conservação (UCs), fornecendo subsídios à elaboração e implementação de Programas de Educação e Comunicação Ambiental, que assegurem a participação social e o envolvimento dos distintos atores nos processos de gestão de UC. O Parque do Espigão Alto integra o território da Reserva da Biosfera e preserva um fragmento da Floresta Ombrófila Mista que se conecta à Floresta Ombrófila Densa, às margens do rio Uruguai. O diagnóstico foi realizado por meio de entrevista e construção de mapa mental, que foram submetidas a um processo de análise de conteúdo. Estiveram envolvidos 90 sujeitos, representantes de diferentes segmentos sociais. Por meio da pesquisa, diagnosticamos que a comunidade de Barracão possui pouca interação com a UC, mas reconhece que ela tem a função de preservar os ecossistemas livres de alterações causadas pela interferência humana. Atribui ao Parque importância ecológica, estética, educativa e afetiva e questiona as práticas agrícolas que prejudicam a fauna, flora e recursos hídricos dessa UC. A pesquisa aponta para a necessidade de intensificação da Educação Ambiental na UC e para o desenvolvimento de estratégias e programas participativos para a gestão da área. É de fundamental importância a formação de educadores ambientais e a elaboração de materiais didáticos sobre o Parque (para educadores e estudantes das escolas e visitantes da UC), contribuindo, desse modo, para a inserção da temática conservação da natureza no currículo e para a efetivação da EA na UC. Também se faz necessário o incentivo, junto aos moradores do entorno, para a adoção de alternativas de agricultura sustentável, que contribuam para a sustentabilidade social e natural.
Palavras-chave: Ecologia. Unidades de Conservação. Educação e Comunicação Ambiental.

ABSTRACT: The aim of this paper is to study the environmental perception of the population  of Barracão/RS on the Espigão Alto State Park. The studies on environmental perception enable the identification of values, necessities and expectations of the local population related to Conservation Units, providing subsidies to the elaboration and implementation of Environmental Education and Communication Programs that assure social participation and involvement of the different agents in the management of it. The Espigão Alto Park integrates the territory of the Biosphere Reserve and preserves a fragment of the Araucaria  Forest, which connects to the Tropical Rain Forest on the banks of the Uruguai river. The diagnosis was carried out through interviews and the building of a mental map, which were submitted to a process of content analysis. Ninety individuals representing different social segments were involved in the study. Through this research, we diagnosed that the community of Barracão presents a small interaction with the conservation unit, but recognizes that it has the function of preserving the ecosystems free of alterations caused by human interference; it attributes to the park ecological, aesthetic, educational and affective importance and it questions agricultural practices that damage flora, fauna and water resources of this conservation unit. The study points out the necessity of intensifying Environmental Education in the conservation unit and the development of strategies and participant programs for the management of the area. The formation of environmental educators and the elaboration of  didactical material about the Espigão Alto State Park for educators and students of the schools and visitors of the conservation unit are of great importance, contributing this way for the ion of the theme nature conservation  into the school scope and for the effectiveness of Environmental Education in the conservation unit. It is also necessary the adoption of alternatives for sustainable agriculture, contributing  to the natural and social sustainability.
Key-words: Ecology. Conservation units. Education and environmental. communication.




RELAÇÕES EDUCATIVAS:
ENTRE NECESSIDADES E POSSIBILIDADES DE COMPREENSÕES DE SI E DO OUTRO
Educative relationships Among self-comprehension (and others comprehension) needs and possibilities


CUNHA, J. L.
GIORDANI, T. M. A.
RÖWER, J. E.

Recebimento: 13/11/2008 – Aceite: 08/02/2010

RESUMO: trabalho expressa algumas reflexões sobre as necessidades e possibilidades de compreensões de si e do outro através das relações educativas. Para esse fim, aborda as condições sociais/culturais da globalização e da pós-modernidade, como o individualismo, até os aspectos micro das relações educativas cotidianas pelo viés do educador. Diante disso, o estudo, que se embasa no viés da complexidade e que atrela reflexões teóricas provenientes das experiências de pesquisa e atuação docente dos autores deste texto, tem o intuito de lançar compreensões sobre esse tema para que os sujeitos leitores elaborem outras compreensões na referência aos seus contextos de atuação. O texto apresenta, primeiramente, a Introdução, seguida de um seção denominada “Refletindo sobre contextos e relações em tempos atuais”.  Conclui, afirmando sobre a necessidade da autorreflexão docente como prática para a compreensão das relações educativas que interferem na ação de educar-aprender e nos sentidos atribuídos pelos educadores sobre Educação.
Palavras-chave: Relações educativas. Tempos atuais. Autorreflexão docente.

ABSTRACT: This study aims to express some reflections about the needs and possibilities of self-understanding and other’s understanding  through educative relationships. In order to do this, it has developed about the globalization and post-modernity socio-cultural conditions, from the individualism to the micro aspects of the everyday educational  relationships from the  educator’s view. Thus, this study is based on the complexity which clings the theoretical reflections coming from researches and teaching experiences of the authors of this text, who aim to show comprehensions about this theme, so that the readers can elaborate their own understanding towards their own acting context. The text is divided into introduction, followed by a section called “Thinking of context and relations nowadays”. It is concluded stating the need of the teachers’ self-reflection as a practice to understand the educative relationships, which interfere in the teaching-learning action and in the meanings given  by teachers to education.
Key-words: Educative relationships. Nowadays. Teachers’ self- reflection.



DA HISTORICIDADE, DAS CARACTERÍSTICAS E DAS REPRESENTAÇÕES DO SER ESCOLA RURAL
The history, the characteristics and representations of  rural school



ECCO, I.
 BRESOLIN, P.

Recebimento: 31/10/2008 - Aceite: 08/02/2010

Resumo: O presente artigo aborda aspectos da Educação Rural, bem como aqueles relacionados à Teoria das Representações Sociais, sendo, esta, imprescindível para analisar concepções e práticas que são efetivadas nesse meio. O texto é resultado de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo maior consiste em investigar qual a representação social do ser Escola Rural para professores que atuam nas escolas rurais da Rede Pública Estadual de Ensino, do município de Erechim, RS. Apresenta um breve histórico e características da escola rural na atualidade, bem como define e conceitua a Teoria das Representações Sociais.
Palavras-chave: Escola Rural. Educação. Historicidade. Representações Sociais.

ABSTRACT: This study aims to approach Rural Education aspects, and those concerning the Social Representation Theories, which are essential in order to analyze the conceptions and practices applied to it. The text is the result of an ongoing research, whose main objective is to investigate what the rural school social representation is for the teachers who work in the State rural schools, located in Erechim, RS. It presents a brief history about the current rural school and it also defines and conceptualizes the Social Representation Theory.
Key-words: Rural School. Education. History. Social Representations.


RAWLS, POLÍTICA E PSICOLOGIA MORAL
Rawls, Political And Moral Psycology

DANNER, L. F.

Recebimento: 12/11/2008 – Aceite: 06/01/2010
Resumo:o presente artigo pretende refletir sobre alguns tópicos da justiça política em Rawls, relacionando-os à sua (de Rawls) ideia de Psicologia moral. A tese básica que se quer defender é que questões de Justiça social, neste autor, estão intrinsecamente ligadas à sua ideia de que as instituições sociais, políticas e econômicas possuem uma função formativo-educativa, um caráter moral que determina poderosamente o caráter moral dos cidadãos e das cidadãs e mesmo a equidade das relações sociais.
Palavras-chave: Rawls. Justiça Política. Psicologia Moral.

Abstract: This study aims to reflect about some points of political justice in Rawls, relating them  to his(Rawls)  idea of moral psychology. The basic thesis which we intend to defend is that questions of social justice, for this philosopher, are fundamentally associated to his idea that  social, political and economical institutions have a formative role in education, a moral character  powerfully determining the citizens moral character and even the equity  of social relations.
Key-words: Rawls. Political Justice. Moral Psychology. 

 


 

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