Perspectiva Nº 120

120 - Lingüística Letras Artes Ciências Humanas
V.32 - Dezembro/2008


“Inglês para índio ver”: a percepção das questões lingüísticas e das exigências sociais no contexto das escolas bilíngües indígenas
“English for Indians to see”: the perception of the linguistics factors and the social requirements in the context of indigenous bilingual schools


FONTANA, F.
 

RESUMO: O presente artigo discute a questão do ensino de língua estrangeira em contextos de escolas bilíngües indígenas, contrapondo uma escola da Reserva Indígena Votouro, norte do Rio Grande do Sul, onde não acontece o ensino de Língua Estrangeira com outra escola da Reserva Indígena Toldo Chimbangue, situada no norte do estado de Santa Catarina, onde o mesmo ocorre. Este estudo procura também analisar os diferentes fatores que subjazem às diferentes opiniões acerca do ensino de língua estrangeira, e ao mesmo tempo discutir os desdobramentos da introdução do ensino de LE (inglês) no currículo da escola bilíngüe indígena.
Palavras-chave: Escolas Bilíngües Indígenas. Ensino de Língua Estrangeira. Manutenção Lingüística.
ABSTRACT: This article depicts the idea of foreign language teaching at Indigenous Bilingual Schools, comparing a school located in the north of the State of Rio Grande do Sul, which has no foreign language to another one in the south of Santa Catarina, where the foreign language teaching take place. It aims to analyze the factors involved in the different opinions about its teaching and at the same time discuss the outcomes of foreign language teaching (English) at Indigenous Bilingual Schools.
Key-words: Indigenous Bilingual School. Foreign Language Teaching. Language Maintenance.

 

 

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A INSERÇÃO DA CULTURA NOS ESTUDOS DA PAISAGEM: o caso dos Kaingang no Alto Uruguai
THE INSERTION OF THE CULTURE IN THE STUDIES OF THE LANDSCAPE: the case of the Kaingang in Alto Uruguai

 

ENGE, T. R.



RESUMO: O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas preocupações quanto a prática cultural nos estudo da paisagem sob o ponto de vista dos indígenas kaingang. Neste sentido procura-se conceituar paisagem e fazer inferências de como a cultura está vinculada aos estudos da paisagem e suas concepções especialmente enquanto patrimônio formador da história kaingang e de seu território. Também se procura observar como a paisagem é apropriada pelos kaingang como parte de sua cultura material, e como esses lugares e espaços se tornam personificados pelo grupo em questão sendo vitais para a construção social das comunidades e do grande grupo e seu bem-estar enquanto pessoas. Neste estudo busca-se mostrar que o lugar é algo concreto e mensurável e possui limites bem determinados e pode ser definido enquanto objeto de práticas sociais. A definição de espaço, porém, vai além do físico e mensurável. Inclui um componente imaginário fundamental e só se define através de contrastes, oposições e complementaridades. A paisagem, entretanto, é um diagnóstico de uma organização humana do território. É construída com elementos naturais. O homem faz a paisagem, através de uma dinâmica e lógica. A terra para as sociedades indígenas tem um significado que vai muito além de ser um meio de subsistência. Possui uma dimensão mítica, fundamenta a vida social. A estrutura sobre o qual se estabelece um sistema cultural traz um diferencial capaz de delimitar na paisagem o território enquanto ente cultural e assim, analisar os espaços enquanto regiões culturais, domínios étnicos, territoriais a fim de valorizar a cultura segundo sua dimensão simbólica.
Palavras-chave: Cultura Kaingang. Território. Lugar. Espaço.
ABSTRACT: The present article has as objective to present some concerns how much practical cultural in the study of the landscape under the point of view of the aboriginals kaingang. In this direction it is looked to appraise landscape and to make inferences of as the culture is tied with the studies of the landscape and its conceptions especially while maker patrimony of history kaingang and its territory. Also if it looks for to observe as the landscape is appropriate for kaingang as part of its material culture, and as these places and spaces if they become impersonatied for the group in question being vital for the social construction of the communities and the great group and its well-being while people. In this study one searchs to show that the place is something measurable concrete and possesss practical limits individualized assets and can be defined while object of social. The space definition, however, goes beyond the measurable physicist and. It includes imaginary a component basic and alone if it defines through contrasts, oppositions and complementarities. The landscape, however, is a diagnosis of an organization human being of the territory. It is constructed with natural elements. The man makes the landscape, through a dynamics and logic. The land for the aboriginal societies has one meaning that it goes very beyond being a way of subsistence. It possesss a mythical dimension, bases the social life. The structure on which if it establishes a cultural system brings a differential capable to delimit in the landscape the territory while cultural being and thus, to analyze the spaces while cultural, domínios regions ethnic, territorial in order to value the culture according to its symbolic dimension.
Key-words: Kaingang culture. Territory. Place. Space.
 
 

 

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A PRIMIGESTA E O SEXO DO BEBÊ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
THE FIRST PREGNANCY AND THE SEX OF THE BABY: AN EXPLORATORY STUDY



SCHIAVO, R. A;
BORMIO, S. N.G.



RESUMO: A maternidade habita o imaginário feminino muito precocemente. Muitas mulheres sonham, desde a infância, com a maternidade e com o sexo de seu futuro bebê. Este trabalho busca analisar as expectativas de primigestas quanto ao sexo do bebê, comparando as respostas dos ecografistas aos interesses manifestados pelas participantes, e apontar possíveis aspectos que envolvem tal revelação à primigesta. Participam desta pesquisa trinta primigestas com gravidez acima de dezoito semanas. Os dados foram coletados a partir de um questionário, respondido pelas participantes, antes de entrar na sala de exame e das anotações realizadas no momento do exame ecográfico, em um protocolo previamente elaborado. Os resultados obtidos indicam que 97% das entrevistadas gostariam de saber o sexo do bebê no exame ecográfico, mas apenas 33% das participantes foram indagadas pelos ecografistas quanto ao seu desejo de querer saber ou não este sexo. Com os resultados encontrados é possível que os profissionais da área de saúde tenham um melhor entendimento da importância de se abordar o tema do sexo do bebê no atendimento a gestante. Palavras-chave: Gravidez, Ultra-sonografia, Fantasia, Sexo do bebê.
ABSTRACT: The motherhood inhabit the female imaginary very early. Since childhood, many women dream about motherhood and the sex of their future baby. The aim of this study is to examine the expectations of primigravidas regarding the sex of the baby by comparing responses of ecographists concerning of the interests expressed by the participants, and to point out the possible issues involving such disclosure to primigravida.Thirty primigravidas over eighteen weeks pregnancy took part in this research. Data were collected through a questionnaire answered by the participants before entering in the examination room and notes were taken at the moment of the ultrasound exam, in a protocol previously developed. The results showed that 97% of the respondents would like to know the sex of their babys through the ultrasound exam, but only 33% were inquired by the ultrasound technicians wether or not they would like to know the sex of their babies. With the found results it is possible for heatlh professionals to have a better knowledge of the importance of working out the problem of the sex of the baby in the attendance of pregnant women.. Key words: Pregnancy. Ultrasonography. Fantasy. Sex of the baby.
 

 

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A RELAÇÃO POÉTICA DE AUGUSTO DOS ANJOS COM A MÚSICA ALTERNATIVA BRASILEIRA, NAS FIGURAS DE CHICO SCIENCE, ROGÉRIO SKYLAB E TITÃS
The relacion poetic of Augusto dos Anjos with the music alternation brasilian, on the figures of Chico Science, Rogério Skylab and Titãs



NETO, F. M. L. N
 


RESUMO: Este estudo pretende analisar na poética de Augusto dos Anjos, a linguagem e temáticas como a morte, patologia e a crítica social, promovendo um diálogo desses elementos com a música alternativa brasileira, nas figuras de Chico Science, Rogério Skylab e Titãs. Para o presente estudo, nos alicerçamos em Anjos (2003); Duarte (2000); Pragana (1983); Rosa (1978);); Rosenfeld (1976); bem como no estudo de textos que abordem a temática aqui elencada, dos músicos Science (Manguetown), Titãs (o Pulso) e Skylab (o coveiro). Na primeira parte (base teórica), construímos o corpus teórico baseados em Pragana, Duarte, Rosa. De pragana discutimos a literatura do nordeste e sua relação com o social; de Rosa, a patologia social, de Duarte, a relação da filosofia de Schopenhauer e Augusto dos Anjos. Na segunda parte (discussão), analisamos os aspectos biográficos e estético-formais de Augusto dos Anjos, dos músicos Science, Skylab e Titãs, estabelecendo uma análise comparativa de suas poéticas no que concerne à relação dos elementos que nelas dialogam aproximando-as. Esperamos com a presente análise, discutir algumas temáticas exploradas por esses artistas e a relação destas com a poética do autor, resultando em uma proposta de ensino de lteratura.
Palavras-Chave: Augusto dos Anjos; poética; música alternativa brasileira
ABSTRACT: This study intends to analyze in Augusto dos anjos’ poetics, the language and thematic like death, pathology and social critics, promoting a dialogue of these elements with Brazilian alternative music, represented by Rogerio Skylab, Titãs and chico science. For this current study we take reference in Anjos (2003), Duarte (2000), Pragana (1983), Rosa (1983), Rosenfeld (1976), as well In studies of texts that address the presented topic here, of the musicians Science (Manguetown), Titãs (o Pulso) e Skylab (o coveiro). In the first part (theoretical basis), we develop the theoretical corpus based on Pragana, Duarte, Rosa. From Pragana we’ll discuss the literature of northeast and it’s relation with the social, From Rosa, the social Phatology, from Duarte the relationship between the philosophy of Schopenhauer and Augusto dos Anjos. In the second part (discussion), we’ll analyze biographical aspects and aesthetic-formal of Augusto dos Anjos and also from the musicians Science, Skylab and Titãs. Establishing a comparative analysis of their poetics regarding to the relation of the elements present in them, which dialogue, approaching them. We hope with this analysis discuss some thematic explored here by these artists and the relationship of these ones with the author, resulting in a proposal for literature teaching.
Key Words: Augusto dos Anjos; Poetic;Brazilian alternative music.

 

 

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ADOÇÃO TARDIA E MANUTENÇÃO DE VÍNCULOS COM A FAMÍLIA DE ORIGEM – UM ESTUDO DE CASO
LATE ADOPTION AND THE SUSTAINEMENT OF BONDS WITH THE FAMILY OF ORIGIN – A CASE STUDY
 

KRUEL, C. S;
MENDONÇA, M.F.A
 

RESUMO: O presente estudo propõe uma compreensão dos aspectos psicológicos envolvidos em um caso de adoção tardia, considerando as peculiaridades consequentes da manutenção de vínculos com a família de origem da criança. Objetivou-se também identificar as fantasias que habitam o imaginário da criança no que se refere à vivência desta modalidade de adoção. Para tanto, foi realizado um estudo de caso único a partir da análise das transcrições de sessões de atendimento ludoterápico a uma criança que foi adotada tardiamente e manteve vínculos com a família de origem. A análise realizada configura-se pelo método qualitativo de pesquisa, através de uma observação longitudinal. A pesquisa torna-se relevante por possibilitar a exposição de recortes de sessões, em que podem ser visualizadas manifestações das fantasias da criança em relação à sua história de vida.
Palavras-chave: adoção; adoção tardia; vínculos; família.
ABSTRACT: The current study suggests the comprehension of the psychological aspects in a case of late adoption considering the consequent particularities on keeping the bonds with the family of origin. In this kind of adoption, the identification of the fantasies which are in the imagination of the child was also one of the objectives. To do so, it was carried out a case study analyzing the transcriptions of the ludotherapy sessions with a late adopted child who kept the bonds with the family of origin. The analysis was carried out using the survey qualitative method through a longitudinal observation. The survey becomes relevant because it gives the possibility of exposing parts of the sessions where the fantasy manifestations related to the life history of the child can be visualized.
Keywords: adoption, late adoption, bonds, family.
 

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AVALIAÇÃO DO PROCESSO DA LEITURA: QUESTÃO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO
EVALUATION OF THE READING PROCESS: A QUESTION OF (RE)SIGNIFICATION
 


GAELZER, V.

 

RESUMO: A proposta desta pesquisa centra-se na reflexão sobre a importância dada à leitura de textos literários ou não na constituição dos sujeitos da educação e sua respectiva avaliação. Portanto, a escrita desta é fruto de leituras, pesquisas e diversas interlocuções sobre o processo da leitura, uma das instâncias de constituição do sujeito. Teoricamente, o trabalho está fundamentado em Bakhtin (2004) Pêcheux (1997), Orlandi (1998), Freire (2003), e outros, como Bettelheim (2006). Baseado neste estudo, propõe-se outro olhar sobre a leitura e a importância dos textos, não apenas para avaliar e trabalhar a leitura nas escolas, tendo-a como leitura apática, de decodificação, mas leituras de (re)significação, de produção de efeitos de sentido para a vida e para constituição do sujeito.
Palavras-chave: processo da leitura, plurissignificação, textos.
ABSTRACT: The proposal of this research is centered in the reflection on the importance given to the reading of literary texts not in the constitution of the subject of the education. Therefore, the writing of this is fruit of readings, researches and several dialogues on the process of the reading, one of the instances of constitution of the subject. Theoretically, the work is based in Bakhtin (2004), Pêcheux (1997), Orlandi (1998), Freire (2003), and other, like Bettelheim (2006). Based on this study, he/she intends another glance on the reading and the importance of the texts, I don't just eat apathetic reading, of decoding, but readings of (re)signification, of production of sense effects for the life and the subject's constitution.
Key words: the process of the reading, meaningsplural, texts.

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NOTAS SOBRE O PROBLEMA DA INDUÇÃO
Notes on the problem of induction



FABIAN, E. P.

 

RESUMO: O problema da indução diz respeito à questão de procedimento das ciências empíricas que procuram afirmar a possibilidade de partirmos de enunciados singulares para enunciados universais. As questões principais que se colocam são: a) os enunciados empíricos que se baseiam na experiência podem ser válidos universalmente?; b) qual é a legitimidade destes enunciados?; c) se retirarmos da ciência empírica o princípio da Indução, como podemos distinguir a verdade ou a falsidade de uma teoria?; d) como separar teorias científicas de criações fantasiosas? Com um olhar em alguns filósofos, o artigo se propõe a abordar estes tópicos.
Palavras-chave: Indução. Popper. Falsificacionismo. Demarcação.
ABSTRACT: The problem of induction is concerned to the issue of the procedures of empiric sciences that aim to assure the possibility of leaving from singular enunciates to universal enunciates. The main questions placed are: a) Can the empirical enunciates, which are based on experience, be universally valid? b) What is the legitimacy of these enunciates? c) if the Principle in Induction is withdrawn from the empirical science, how can the truth or the fakeness of a theory be distinguished? d) how to separate scientific theory from imaginary creations? Looking at some philosophers, the article proposes to approach these topics.
Key-word: Induction. Popper. Falsifiabilism. Demarcation.
 

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O AUTOR E SUA OBRA: Thomas Malory e a Morte de Artur
THE AUTHOR AND HIS MASTERPIECE: THOMAS MALORY AND A MORTE DE ARTUR
 


MEDEIROS, M. M.

 

RESUMO: Este artigo pretende apresentar as questões referentes à construção da literatura em prosa na Inglaterra da Baixa Idade Média, tendo por parâmetro de análise a obra mais representativa do período, A morte de Artur, recriada a partir dos romances de cavalaria medievais por Thomas Malory. O texto analisa as questões inerentes à construção feita por Malory, levando em consideração seu estilo de escrita, as questões sociais e culturais do tempo em que ele escreveu a obra e como essas questões se refletiram em seu texto, considerado o primeiro texto de cunho moderno da literatura em prosa britânica.
Palavras-chave: literatura medieval, história medieval, cultura.
ABSTRACT: This article pretends to introduce the questions concerning to construction of literature prose in England at end of the Middle Age, analyzing the most representative masterpiece of the period, A morte de Artur, recreated from medieval romances of chivalry by Thomas Malory. The text analyzes the questions concerning to construction made by Malory, considering his write style, the social and cultural questions of time when the masterpiece was wrote and like this questions reflected at his text, respected the first modern text of british prose literature.
Keywords: medieval literature, medieval history, culture.

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O ESTADO DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ECOLOGIA



ZAKRZEVSKI, S. B;

CONFORTIN T;

VASCO, A.
 


RESUMO: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que procura analisar a produção acadêmica em Educação Ambiental (EA) nos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Ecologia e Educação. O olhar voltou-se para as pesquisas produzidas pelos discentes (dissertações e teses) nos últimos 20 anos. A localização das dissertações e teses para a elaboração do estudo foi realizada a partir de consulta ao Banco de Teses da Capes. De posse dos materiais, foi realizada uma leitura sistemática dos resumos, procurando identificar quais trabalhos efetivamente indicavam uma inserção no campo de pesquisa em EA. A seguir foi elaborado um Banco de Dados para que pudéssemos sistematizar e possibilitar um olhar sobre o que se pesquisa na área. Por meio da análise do material, identificamos que 12 dos 37 PPG em Ecologia, desenvolvem pesquisas sobre EA. No período de 1994 – 2007 foram produzidas 49 pesquisas sobre a EA (31 dissertações e 18 teses), sendo que o PPG em Ecologia e Recursos Naturais da UFSCar lidera o número de dissertações e teses produzidas sobre o tema, com 51,35% do total dos estudos realizados. Nos PPG em Ecologia merecem destaque as pesquisas sobre EA não-formal (49% dos trabalhos) com estudos sobre EA em Unidades de Conservação; EA e Gestão Ambiental; Percepção Ambiental. Nos PPG em Educação identificamos a produção de 471 produções (446 dissertações e 25 teses) onde a FURG é responsável por uma considerável produção acadêmica sobre EA, ou seja, 26,9% da produção no período em estudo. A maioria (61%) das pesquisas produzidas nos PPG em Educação são voltadas ao enfoque EA: ensino e formação de educadores (40% das pesquisas têm enfoque em ensino e 21% têm um enfoque em formação de educadores). A maioria das pesquisas desenvolvidas pelos PPG são voltadas para a ação: buscam a produção de um saber crítico que pode catalisar um processo de mudança social.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Ecologia. Pesquisa.
ABSTRACT: This work is the result of a research which intends to analyze the academic production of Ecology Post Graduation Programs in Environmental Education (EE). The focus of this work was the researches produced by students(dissertations and theses) in the last 20 years. The location of the dissertations and theses was made by consulting the Capes Theses Bank. With these materials in hand, the abstracts were read systematically, trying to identify which works effectively indicated an insertion in research field on Environmental Education. Afterwards a databank was elaborated so that we could systematize and make possible a focus on what is being researched in the EE area. Through analyzing this material, we identified that 12, from 37 PGP in Ecology, developed researches on EE. In the period that goes from 1994 to 2007, 49 researches were developed on EE (31 dissertations and 18 theses). In PGP in Ecology, UFSCar is the leader regarding to the number of dissertations and theses produced in this subject, presenting 51,35% of the total studies realized. We noticed a significant growth in the number of works in the period from 2000 to 2003, probably due to international movements for promotion of EE and to the inclusion of the theme “Environment” by “Parâmetros Curriculares Nacionais Brasileiros” as a transversal subject for elementary school. The majority of the researches developed are focused on action: they search for the production of critical knowledge, which could catalyze a social change process.
Key-words: Environmental education. Ecology. Reseerch.
 

 

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O NARCISISMO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PSÍQUICO E SUA PARTICIPAÇÃO NAS FORMAÇÕES PSICOPATOLÓGICAS

NARCISSISM IN PSYCHIC BUILD AND THEIR PARTICIPATION IN THE PSYCHOPATHICS FORMATIONS

 

PASINI, T.F.
DAMETTO, J.

 

RESUMO: Este ensaio, elaborado através de uma revisão bibliográfica, trata do narcisismo e de suas implicações na constituição do sujeito e na etiologia de determinadas afecções psicopatológicas. Para esta abordagem, centrada na teoria psicanalítica, são analisadas as fases do desenvolvimento psicossexual e suas peculiaridades quanto à organização libidinal e às relações objetais, situando o narcisismo neste contexto. Além disso, são abordados os vínculos existentes entre o narcisismo, enquanto fator constitutivo do sujeito, e as estruturas psicopatológicas compreendidas como “transtornos narcisistas”, frequentemente presentes na prática clínica contemporânea, dentre os quais, em uma perspectiva estrutural, podem-se incluir quadros borderline, transtornos alimentares, quadros crônicos de vazio e insatisfação existencial, dentre outros estados. Também são traçados apontamentos acerca dos aspectos clínicos envolvidos no tratamento psicoterápico dessas demandas, que impõem desafios consideráveis aos profissionais que se ocupam de saúde mental.
Palavras-chave: Narcisismo; Psicanálise; Constituição Psíquica; Transtornos Narcisistas
ABSTRACT: This essay, maked by a bibliographyc revision, attend to narcissism and their participation in the psychic build of determined psychopathics affectations. For this approach, with basis in psychoanalytical theory, analyses phases of psycho-sexual development and their specialities as to libidinous organizations and as to objectuals connections, bringing to ligth the narcissism. Furthermore, accosts links between narcissism, as build psycho, and psychopathologies structures like “narcissistic disorder”, frequently encountered in contemporacy clinical practice, between this disorder, in a structural perspective, included borderline cases, nutritional disorders, chronic cases of discontent and existential dissatisfaction, and the others cases. Also makes conjecture about clinical cases of peoples who submit to the psychotherapy treatment, who command considerables defiances to the mental health professionals.
Keywords: Narcissism; Psychoanalyse; Psychic Build; Narcissistic disorder
 

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O PROFESSOR COMO DIFERENCIAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
 

FARINA, L. S.;
NOGARO, A.

 

RESUMO: Atualmente, qualquer profissão exige mais de quem a desempenha. Isso porque a demanda de inovações, principalmente, a nível tecnológico, tende a se intensificar. Diante disso, qualquer profissional, inclusive o professor, deve gostar do que faz para aprimorar o seu trabalho e buscar desempenhá-lo da melhor forma possível, tendo em vista que a educação, a nível nacional, está precisando de melhores rumos. Desta forma, este texto objetiva fazer uma rápida reflexão sobre o trabalho docente. Assim, é importante citar que a identidade profissional de um docente universitário, principalmente o de licenciatura, deve ser esclarecida, pois ele serve de modelo para o acadêmico, que, futuramente também exercerá a função educativa. Outro aspecto é que, se o professor se mostra interessado em criar empatia com o aluno e em dar aula possibilitando reais momentos de aprendizagem, ele reforça o desempenho do seu ofício, conquistando a confiança do aluno. Com isso, a escola se torna “competente”3 como instituição, com maior possibilidade de garantir um ambiente agradável. Além disso, o professor, também necessita atualizar-se para reinventar sempre, fazendo, assim, o seu diferencial, pois se mostra capaz de opinar, de forma coerente, a respeito de assuntos pertinentes à sua função. E a mudança pode ocorrer todo dia, em cada aula um pouco mais, pois, o professor é agente decisivo na constituição desta história.
Palavras-chave: Professor. Formação profissional. Prática docente.

 

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O RISO NA “CEGUITUDE” MORAL, CORPORAL E ESPIRITUAL
The Laugh in a moral, body, and spiritual blindness
 

 

OLIVEIRA, Mayara A.;
KOMOSINSKI, Lionira M. G.
 


RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal identificar aspectos que comprovem o que é ou como se dá, aquilo que, segundo a crítica, é uma constante nas obras de José Saramago: situações de humor e de ironia. Para delinear o embasamento teórico, valemo-nos primeiramente da evolução do romance e de suas características já na modernidade, quando encontramos o inquietado herói que luta com a intranqüilidade dos novos tempos. Estabelecidos alguns conceitos de humor e de ironia, sob um pretenso olhar estilístico, aliado ao social-filosófico, analisamos o romance Ensaio sobre a cegueira, mostrando situações em que o autor, ao criticar uma sociedade mecânica, está direcionando sua denúncia aos leitores não-ingênuos, capazes de decodificar, no humor e na ironia, a necessidade de “beliscar” aqueles que se julgam sãos, mostrando quão cegos são e somos quando fechamos os olhos para a realidade circundante.
Palavras-chave: Humor – Ironia - Saramago
ABSTRACT: This article aims at identifying some aspects that prove what is it or how it cames to happen, what, according to the critics is a constant in works by José Saramago: situations of humour and irony. To delineated the theorical background at first we use the novel evolution and it's characteristics in the modernity, when we come across with that fight with the disquietude of the new times. Established some concepts of humour and irony below a pretended stylistic regard, allied with the social-philosophical, we go to analise the novel Ensaio sobre a cegueira, to showing situations that the author, madding a judgment of the mechanic society, appoint his denunciation at the readings not ingenuous, that are capable to decode in humour and in irony, the necessity of “to pinch” those that judge himself with healthy, showed with blinds they are and with blind we are when closed our eyes for the rouding reality.
Key words: Humour – Irony - Saramago.

 

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OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O TEMPO GEOLÓGICO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ENSINO DE CIÊNCIAS.
PEDAGOGICAL WORKSHOP ON GEOLOGICAL TIME: A CONTRIBUTION TO SCIENCE EDUCATION.
 


MARTELLO, A. R;
FREITAS, D. S.

 

RESUMO: A identificação das concepções espontâneas dos alunos contribui na busca de estratégias que estejam de acordo com as dificuldades apresentadas por eles. Este artigo tem por objetivo a utilização de uma oficina pedagógica, para compreender a escala do tempo geológico, desde a origem do universo até o momento atual, mapeando as concepções espontâneas relativas ao assunto através da discussão dos eventos geológicos e biológicos ocorridos no planeta Terra. A dinâmica da oficina está elaborada em momentos que incluem trabalho em grupo, mapeamento das concepções e comparação das mesmas com o conhecimento científico. Deste modo, evidencia-se o papel das concepções espontâneas como ferramenta metodológica no processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: alternativas metodológicas; ensino de ciências; formação continuada.
ABSTRACT: The identification of student’s spontaneous conceptions contributed to seek strategies to come to an agreement with their difficulty. The intention of this work has aim to utilize the pedagogical workshop to understand the scale geological time since origin of the universe till at present identifying the spontaneous conceptions through of discussion geological and biological events occurred in the Earth. The workshop is proposed in moments which including team-work, mapping of the conceptions and comparison with scientific knowledge. In this way, spontaneous conceptions must be methodological tools in the process of knowledge construction.
Keywords: methodological alternatives; science education; teacher training.

 

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PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
HOSPITAL PEDAGOGY: A MULTIDISCIPLINARY PRACTICE

 


GASPARETTO, Cátia M.
 

 

RESUMO: Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais contemporâneos é a ampliação dos espaços da educação e, por conseqüência, novos cenários de atuação abrem-se para o profissional da educação: o Pedagogo. Sob tal enfoque, pretendeu-se, neste trabalho, trazer, a partir do aprofundamento bibliográfico, o papel deste profissional no contexto hospitalar, integrado aos profissionais da saúde, na recuperação da criança hospitalizada, através de uma prática interdisciplinar e humanizadora. Ao concluir esta pesquisa, percebe-se que a atuação do Pedagogo neste contexto é imprescindível, pois na execução do seu papel transformador da realidade, ele busca preservar o vínculo entre o processo educativo e a criança hospitalizada, num trabalho carregado de humanismo, atenção e afeto, para assegurar-lhe uma recuperação mais rápida e aliviada, sem prejuízos ou atrasos no seu processo cognitivo.
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar. Hospitalização Infantil. Prática Interdisciplinar e Humanizadora.
ABSTRACT: One of the most significative phenomenons of the current social program is the enlargement of the spaces in the education and consequently, new scenarios of working are opened for the education professional: The pedagogue. Focusing on this, the aim of this work, is to bring from the book study, the role of this professional in the hospital context, integrated to the health professionals, in the recuperation of the child who is in hospital, thorough the multidisciplinary and human practice. After concluding this research it is perceived that the work of the pedagogue in this context is indispensable, because in the execution of his changing work of the reality, he tries to preserve the union between the educative process and the child that is in the hospital, in a work full of humanism, attention and love, to guarantee faster and better recuperation without delays or damage in its cognitive process.
Key words: Hospital pedagogy. Child hospitalization . Multidisciplinary and human practice.


 

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UMA OPINIÃO? NÃO, UMA PROPOSTA
AN OPINION? NO, A PROPOSAL

 

LEMOS, S.
MESCKA, P.M.
TESTON, A.T

 

RESUMO: Objetiva-se com este artigo relatar e descrever o processo de elaboração e desenvolvimento do projeto “O gênero jornalístico-opinativo e a produção do texto persuasivo: diagnóstico e possibilidades”, trabalhado em parceria com os professores de Língua Portuguesa do Ensino Médio, insertos na 15ª CRE. O trabalho centra-se na elaboração de material didático apropriado para ser desenvolvido, especificamente, na construção de uma seqüência didática, orientada ao ensino da produção de textos do gênero jornalístico-opinativo, aplicação dessa proposta aos alunos e a avaliação dos efeitos na produção de textos desse gênero. O projeto foi aplicado a partir da adoção de uma concepção enunciativa de linguagem, na qual, entre outras, a noção de gênero do discurso é norteadora das atividades didático-pedagógicas.
Palavras-chave: Ensino de redação. Aprendizagem significativa. Gênero jornalístico-opinativo.
ABSTRACT: This article aims to report and to describe the process of elaboration and development of the project: “The journalistic-opinative genre and the persuasive text production: diagnosis and possibilities”, which was performed together with Portuguese teachers from 15ª CRE that work in high school education. The work is based on the elaboration of suitable didactic materials to be developed specifically on the construction of a didactic sequence towards teaching text production on journalistic-opinionative genre, the application of this proposal to students and the evaluation of the effects on the production of texts of this genre. The project was applied from the adoption of an enunciative conception of the language, in which, among others, the notion of the genre of discourse is the guide of didactic- pedagogical activities.
Key words: Teaching of writing. Significant learning. Journalistic-opinionative genre.

 

 

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“DA MULHER PARA A MULHER”: COMPREENDENDO OS DISCURSOS DE CIVILIDADE
“WOMEN'S FOR WOMEN”: COMPREHENDING THE DISCOURSES OF THE CIVILITY
 


TORRES, C. M. G. F.;
VELASQUEZ, C. D. C.;
PACHECO, C. R. C.;
PINTO, D. G.;
SANTOS, F. B.;
JENSEN, J. M. S.;
RÖWER, J. E.;
CUNHA, J. L. da.;
CARRÉ, J. C. M.;
PEDROSO, L. M. R.;
CABREIRA, L. D.;
BELINAZO, N. B. C.
 

RESUMO: Este trabalho visa problematizar a concepção de fontes em História da Educação no intuito de valorizar leituras e escritas não acadêmicas veiculadas explícita ou implicitamente pela Escola. Busca-se mapear o conjunto de regras e orientações que compunham um repertório para as civilidades, enfatizando os discursos do ‘projeto civilizador’ da Revista “O Cruzeiro” (década de 50) como publicações formadoras de imaginários. Permeados pelo conceito de civilidade problematizou-se na revista, mais especificamente, na seção “Da Mulher para a Mulher” os discursos que atuavam como veículos de propagação de normas e preceitos da época. As etapas da pesquisa que, encontra-se em andamento, constituíram na organização do acervo da revista, bem como a leitura e a interpretação dos textos por ela veiculados. A revisão bibliográfica, contempla leituras referentes aos temas que perpassam a construção dos discursos veiculados como gênero, família e trabalho.
Palavras chave: Civilidade. Sujeito. Gênero. Trabalho.
ABSTRACT: The present work aims to problematise the conception of the Education History sources in order to give new value to the non-academic writing and reading that are transmitted by the school. There is a trying to map the regulations, the rules and the orientations that took part of the set of civility in the decade from 1950’s based on the magazine “O Cruzeiro”, in the section “Da Mulher para a Mulher”. In this section it was found the discourses that act as the mean of propagation of the ideals, rules and precepts of the time. This research was devised in steps, that were the organization of the collection of these magazines, then the reading and interpretation of those texts published in that section. The bibliographical reference include the readings about the themes that go through the construction of the discourses present in the magazine like gender, family and work.
Keywords: Civility. Subject. Gender. Work.

 

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As concepções pedagógicas, sobre a Educação de Jovens e Adultos, dos graduandos de licenciatura em química da ULBRA, que realizaram a prática pedagógica no ENCCEJA/ULBRA.
 

 

DORNELES, E. P.;
ROBAINA, J. V. L.
 

 

RESUMO: Esta pesquisa buscou identificar as concepções pedagógicas, sobre a Educação de Jovens e Adultos, dos graduandos em Licenciatura em Química da Universidade Luterana do Brasil, que realizaram a prática pedagógica no curso de preparação para o Exame Nacional de Certificação da Educação de Jovens e Adultos, promovido pela referida Universidade. O educador, como peça fundamental nos processos de ensino-aprendizagem deve sempre refletir sobre sua prática pedagógica, procurando, com isso, estabelecer uma melhor qualidade ao trabalho a ser realizado. A metodologia utilizada consistiu numa abordagem qualitativa, baseada na análise de conteúdo pelo método hermenêutico. Pudemos perceber pela análise dos dados obtidos através de um instrumento de coleta de dados, composto por 33 questões, distribuídas em abertas e fechadas, e também, através da entrevista realizada, que os graduandos têm uma noção sobre a Educação de Jovens e Adultos, que se preocupam com uma educação de qualidade, que contemple às necessidades dos alunos, mas, que saem da graduação com um conhecimento fragmentado quanto a alguns conceitos, considerados essenciais, para o desenvolvimento de um bom trabalho com Jovens e Adultos.

Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de qualidade, Ensino e Aprendizagem.

 

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