“Inglês para índio ver”: a percepção das questões lingüísticas e das
exigências sociais no contexto das escolas bilíngües indígenas
“English for Indians to see”: the perception of the linguistics factors
and the social requirements in the context of indigenous bilingual
schools
FONTANA, F.
RESUMO: O presente artigo discute a questão do ensino de língua
estrangeira em contextos de escolas bilíngües indígenas, contrapondo uma
escola da Reserva Indígena Votouro, norte do Rio Grande do Sul, onde não
acontece o ensino de Língua Estrangeira com outra escola da Reserva
Indígena Toldo Chimbangue, situada no norte do estado de Santa Catarina,
onde o mesmo ocorre. Este estudo procura também analisar os diferentes
fatores que subjazem às diferentes opiniões acerca do ensino de língua
estrangeira, e ao mesmo tempo discutir os desdobramentos da introdução
do ensino de LE (inglês) no currículo da escola bilíngüe indígena.
Palavras-chave: Escolas Bilíngües Indígenas. Ensino de Língua
Estrangeira. Manutenção Lingüística.
ABSTRACT: This article depicts the idea of foreign language teaching at
Indigenous Bilingual Schools, comparing a school located in the north of
the State of Rio Grande do Sul, which has no foreign language to another
one in the south of Santa Catarina, where the foreign language teaching
take place. It aims to analyze the factors involved in the different
opinions about its teaching and at the same time discuss the outcomes of
foreign language teaching (English) at Indigenous Bilingual Schools.
Key-words: Indigenous Bilingual School. Foreign Language Teaching.
Language Maintenance.
::
retornar ao topo
A INSERÇÃO DA CULTURA NOS ESTUDOS DA PAISAGEM: o caso dos Kaingang no
Alto Uruguai
THE INSERTION OF THE CULTURE IN THE STUDIES OF THE LANDSCAPE: the case
of the Kaingang in Alto Uruguai
ENGE, T. R.
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo apresentar algumas
preocupações quanto a prática cultural nos estudo da paisagem sob o
ponto de vista dos indígenas kaingang. Neste sentido procura-se
conceituar paisagem e fazer inferências de como a cultura está vinculada
aos estudos da paisagem e suas concepções especialmente enquanto
patrimônio formador da história kaingang e de seu território. Também se
procura observar como a paisagem é apropriada pelos kaingang como parte
de sua cultura material, e como esses lugares e espaços se tornam
personificados pelo grupo em questão sendo vitais para a construção
social das comunidades e do grande grupo e seu bem-estar enquanto
pessoas. Neste estudo busca-se mostrar que o lugar é algo concreto e
mensurável e possui limites bem determinados e pode ser definido
enquanto objeto de práticas sociais. A definição de espaço, porém, vai
além do físico e mensurável. Inclui um componente imaginário fundamental
e só se define através de contrastes, oposições e complementaridades. A
paisagem, entretanto, é um diagnóstico de uma organização humana do
território. É construída com elementos naturais. O homem faz a paisagem,
através de uma dinâmica e lógica. A terra para as sociedades indígenas
tem um significado que vai muito além de ser um meio de subsistência.
Possui uma dimensão mítica, fundamenta a vida social. A estrutura sobre
o qual se estabelece um sistema cultural traz um diferencial capaz de
delimitar na paisagem o território enquanto ente cultural e assim,
analisar os espaços enquanto regiões culturais, domínios étnicos,
territoriais a fim de valorizar a cultura segundo sua dimensão
simbólica.
Palavras-chave: Cultura Kaingang. Território. Lugar. Espaço.
ABSTRACT: The present article has as objective to present some concerns
how much practical cultural in the study of the landscape under the
point of view of the aboriginals kaingang. In this direction it is
looked to appraise landscape and to make inferences of as the culture is
tied with the studies of the landscape and its conceptions especially
while maker patrimony of history kaingang and its territory. Also if it
looks for to observe as the landscape is appropriate for kaingang as
part of its material culture, and as these places and spaces if they
become impersonatied for the group in question being vital for the
social construction of the communities and the great group and its
well-being while people. In this study one searchs to show that the
place is something measurable concrete and possesss practical limits
individualized assets and can be defined while object of social. The
space definition, however, goes beyond the measurable physicist and. It
includes imaginary a component basic and alone if it defines through
contrasts, oppositions and complementarities. The landscape, however, is
a diagnosis of an organization human being of the territory. It is
constructed with natural elements. The man makes the landscape, through
a dynamics and logic. The land for the aboriginal societies has one
meaning that it goes very beyond being a way of subsistence. It possesss
a mythical dimension, bases the social life. The structure on which if
it establishes a cultural system brings a differential capable to
delimit in the landscape the territory while cultural being and thus, to
analyze the spaces while cultural, domínios regions ethnic, territorial
in order to value the culture according to its symbolic dimension.
Key-words: Kaingang culture. Territory. Place. Space.
::
retornar ao topo
A
PRIMIGESTA E O SEXO DO BEBÊ: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
THE FIRST PREGNANCY AND THE SEX OF THE BABY: AN EXPLORATORY STUDY
SCHIAVO, R. A;
BORMIO, S. N.G.
RESUMO: A maternidade habita o imaginário feminino muito precocemente.
Muitas mulheres sonham, desde a infância, com a maternidade e com o sexo
de seu futuro bebê. Este trabalho busca analisar as expectativas de
primigestas quanto ao sexo do bebê, comparando as respostas dos
ecografistas aos interesses manifestados pelas participantes, e apontar
possíveis aspectos que envolvem tal revelação à primigesta. Participam
desta pesquisa trinta primigestas com gravidez acima de dezoito semanas.
Os dados foram coletados a partir de um questionário, respondido pelas
participantes, antes de entrar na sala de exame e das anotações
realizadas no momento do exame ecográfico, em um protocolo previamente
elaborado. Os resultados obtidos indicam que 97% das entrevistadas
gostariam de saber o sexo do bebê no exame ecográfico, mas apenas 33%
das participantes foram indagadas pelos ecografistas quanto ao seu
desejo de querer saber ou não este sexo. Com os resultados encontrados é
possível que os profissionais da área de saúde tenham um melhor
entendimento da importância de se abordar o tema do sexo do bebê no
atendimento a gestante. Palavras-chave: Gravidez, Ultra-sonografia,
Fantasia, Sexo do bebê.
ABSTRACT: The motherhood inhabit the female imaginary very early. Since
childhood, many women dream about motherhood and the sex of their future
baby. The aim of this study is to examine the expectations of
primigravidas regarding the sex of the baby by comparing responses of
ecographists concerning of the interests expressed by the participants,
and to point out the possible issues involving such disclosure to
primigravida.Thirty primigravidas over eighteen weeks pregnancy took
part in this research. Data were collected through a questionnaire
answered by the participants before entering in the examination room and
notes were taken at the moment of the ultrasound exam, in a protocol
previously developed. The results showed that 97% of the respondents
would like to know the sex of their babys through the ultrasound exam,
but only 33% were inquired by the ultrasound technicians wether or not
they would like to know the sex of their babies. With the found results
it is possible for heatlh professionals to have a better knowledge of
the importance of working out the problem of the sex of the baby in the
attendance of pregnant women.. Key words: Pregnancy. Ultrasonography.
Fantasy. Sex of the baby.
::
retornar ao topo
A RELAÇÃO POÉTICA DE
AUGUSTO DOS ANJOS COM A MÚSICA ALTERNATIVA BRASILEIRA, NAS FIGURAS DE
CHICO SCIENCE, ROGÉRIO SKYLAB E TITÃS
The relacion poetic of Augusto dos Anjos with the music alternation
brasilian, on the figures of Chico Science, Rogério Skylab and Titãs
NETO, F. M. L. N
RESUMO: Este estudo pretende analisar na poética de Augusto dos Anjos, a
linguagem e temáticas como a morte, patologia e a crítica social,
promovendo um diálogo desses elementos com a música alternativa
brasileira, nas figuras de Chico Science, Rogério Skylab e Titãs. Para o
presente estudo, nos alicerçamos em Anjos (2003); Duarte (2000); Pragana
(1983); Rosa (1978);); Rosenfeld (1976); bem como no estudo de textos
que abordem a temática aqui elencada, dos músicos Science (Manguetown),
Titãs (o Pulso) e Skylab (o coveiro). Na primeira parte (base teórica),
construímos o corpus teórico baseados em Pragana, Duarte, Rosa. De
pragana discutimos a literatura do nordeste e sua relação com o social;
de Rosa, a patologia social, de Duarte, a relação da filosofia de
Schopenhauer e Augusto dos Anjos. Na segunda parte (discussão),
analisamos os aspectos biográficos e estético-formais de Augusto dos
Anjos, dos músicos Science, Skylab e Titãs, estabelecendo uma análise
comparativa de suas poéticas no que concerne à relação dos elementos que
nelas dialogam aproximando-as. Esperamos com a presente análise,
discutir algumas temáticas exploradas por esses artistas e a relação
destas com a poética do autor, resultando em uma proposta de ensino de
lteratura.
Palavras-Chave: Augusto dos Anjos; poética; música alternativa
brasileira
ABSTRACT: This study intends to analyze in Augusto dos anjos’ poetics,
the language and thematic like death, pathology and social critics,
promoting a dialogue of these elements with Brazilian alternative music,
represented by Rogerio Skylab, Titãs and chico science. For this current
study we take reference in Anjos (2003), Duarte (2000), Pragana (1983),
Rosa (1983), Rosenfeld (1976), as well In studies of texts that address
the presented topic here, of the musicians Science (Manguetown), Titãs
(o Pulso) e Skylab (o coveiro). In the first part (theoretical basis),
we develop the theoretical corpus based on Pragana, Duarte, Rosa. From
Pragana we’ll discuss the literature of northeast and it’s relation with
the social, From Rosa, the social Phatology, from Duarte the
relationship between the philosophy of Schopenhauer and Augusto dos
Anjos. In the second part (discussion), we’ll analyze biographical
aspects and aesthetic-formal of Augusto dos Anjos and also from the
musicians Science, Skylab and Titãs. Establishing a comparative analysis
of their poetics regarding to the relation of the elements present in
them, which dialogue, approaching them. We hope with this analysis
discuss some thematic explored here by these artists and the
relationship of these ones with the author, resulting in a proposal for
literature teaching.
Key Words: Augusto dos Anjos; Poetic;Brazilian alternative music.
::
retornar ao topo
ADOÇÃO TARDIA E
MANUTENÇÃO DE VÍNCULOS COM A FAMÍLIA DE ORIGEM – UM ESTUDO DE CASO
LATE ADOPTION AND THE SUSTAINEMENT OF BONDS WITH THE FAMILY OF ORIGIN –
A CASE STUDY
KRUEL, C. S;
MENDONÇA, M.F.A
RESUMO: O presente estudo
propõe uma compreensão dos aspectos psicológicos envolvidos em um caso
de adoção tardia, considerando as peculiaridades consequentes da
manutenção de vínculos com a família de origem da criança. Objetivou-se
também identificar as fantasias que habitam o imaginário da criança no
que se refere à vivência desta modalidade de adoção. Para tanto, foi
realizado um estudo de caso único a partir da análise das transcrições
de sessões de atendimento ludoterápico a uma criança que foi adotada
tardiamente e manteve vínculos com a família de origem. A análise
realizada configura-se pelo método qualitativo de pesquisa, através de
uma observação longitudinal. A pesquisa torna-se relevante por
possibilitar a exposição de recortes de sessões, em que podem ser
visualizadas manifestações das fantasias da criança em relação à sua
história de vida.
Palavras-chave: adoção; adoção tardia; vínculos; família.
ABSTRACT: The current study suggests the comprehension of the
psychological aspects in a case of late adoption considering the
consequent particularities on keeping the bonds with the family of
origin. In this kind of adoption, the identification of the fantasies
which are in the imagination of the child was also one of the objectives.
To do so, it was carried out a case study analyzing the transcriptions
of the ludotherapy sessions with a late adopted child who kept the bonds
with the family of origin. The analysis was carried out using the survey
qualitative method through a longitudinal observation. The survey
becomes relevant because it gives the possibility of exposing parts of
the sessions where the fantasy manifestations related to the life
history of the child can be visualized.
Keywords: adoption, late adoption, bonds, family.
::
retornar ao topo
AVALIAÇÃO DO PROCESSO DA
LEITURA: QUESTÃO DE (RE)SIGNIFICAÇÃO
EVALUATION OF THE READING PROCESS: A QUESTION OF (RE)SIGNIFICATION
GAELZER, V.
RESUMO: A proposta desta
pesquisa centra-se na reflexão sobre a importância dada à leitura de
textos literários ou não na constituição dos sujeitos da educação e sua
respectiva avaliação. Portanto, a escrita desta é fruto de leituras,
pesquisas e diversas interlocuções sobre o processo da leitura, uma das
instâncias de constituição do sujeito. Teoricamente, o trabalho está
fundamentado em Bakhtin (2004) Pêcheux (1997), Orlandi (1998), Freire
(2003), e outros, como Bettelheim (2006). Baseado neste estudo,
propõe-se outro olhar sobre a leitura e a importância dos textos, não
apenas para avaliar e trabalhar a leitura nas escolas, tendo-a como
leitura apática, de decodificação, mas leituras de (re)significação, de
produção de efeitos de sentido para a vida e para constituição do
sujeito.
Palavras-chave: processo da leitura, plurissignificação, textos.
ABSTRACT: The proposal of this research is centered in the reflection on
the importance given to the reading of literary texts not in the
constitution of the subject of the education. Therefore, the writing of
this is fruit of readings, researches and several dialogues on the
process of the reading, one of the instances of constitution of the
subject. Theoretically, the work is based in Bakhtin (2004), Pêcheux
(1997), Orlandi (1998), Freire (2003), and other, like Bettelheim
(2006). Based on this study, he/she intends another glance on the
reading and the importance of the texts, I don't just eat apathetic
reading, of decoding, but readings of (re)signification, of production
of sense effects for the life and the subject's constitution.
Key words: the process of the reading, meaningsplural, texts.
::
retornar ao topo
NOTAS SOBRE O PROBLEMA DA INDUÇÃO
Notes on the problem of induction
FABIAN,
E. P.
RESUMO: O problema da indução diz respeito à questão de procedimento das
ciências empíricas que procuram afirmar a possibilidade de partirmos de
enunciados singulares para enunciados universais. As questões principais
que se colocam são: a) os enunciados empíricos que se baseiam na
experiência podem ser válidos universalmente?; b) qual é a legitimidade
destes enunciados?; c) se retirarmos da ciência empírica o princípio da
Indução, como podemos distinguir a verdade ou a falsidade de uma
teoria?; d) como separar teorias científicas de criações fantasiosas?
Com um olhar em alguns filósofos, o artigo se propõe a abordar estes
tópicos.
Palavras-chave: Indução. Popper. Falsificacionismo. Demarcação.
ABSTRACT: The problem of induction is concerned to the issue of the
procedures of empiric sciences that aim to assure the possibility of
leaving from singular enunciates to universal enunciates. The main
questions placed are: a) Can the empirical enunciates, which are based
on experience, be universally valid? b) What is the legitimacy of these
enunciates? c) if the Principle in Induction is withdrawn from the
empirical science, how can the truth or the fakeness of a theory be
distinguished? d) how to separate scientific theory from imaginary
creations? Looking at some philosophers, the article proposes to
approach these topics.
Key-word: Induction. Popper. Falsifiabilism. Demarcation.
::
retornar ao topo
O AUTOR E SUA OBRA:
Thomas Malory e a Morte de Artur
THE AUTHOR AND HIS MASTERPIECE: THOMAS MALORY AND A MORTE DE ARTUR
MEDEIROS, M. M.
RESUMO: Este artigo pretende
apresentar as questões referentes à construção da literatura em prosa na
Inglaterra da Baixa Idade Média, tendo por parâmetro de análise a obra
mais representativa do período, A morte de Artur, recriada a partir dos
romances de cavalaria medievais por Thomas Malory. O texto analisa as
questões inerentes à construção feita por Malory, levando em
consideração seu estilo de escrita, as questões sociais e culturais do
tempo em que ele escreveu a obra e como essas questões se refletiram em
seu texto, considerado o primeiro texto de cunho moderno da literatura
em prosa britânica.
Palavras-chave: literatura medieval, história medieval, cultura.
ABSTRACT: This article pretends to introduce the questions concerning to
construction of literature prose in England at end of the Middle Age,
analyzing the most representative masterpiece of the period, A morte de
Artur, recreated from medieval romances of chivalry by Thomas Malory.
The text analyzes the questions concerning to construction made by
Malory, considering his write style, the social and cultural questions
of time when the masterpiece was wrote and like this questions reflected
at his text, respected the first modern text of british prose literature.
Keywords: medieval literature, medieval history, culture.
::
retornar ao topo
O ESTADO
DA ARTE DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO E ECOLOGIA
ZAKRZEVSKI, S. B;
CONFORTIN T;
VASCO, A.
RESUMO: Este trabalho é o resultado de uma pesquisa que procura analisar
a produção acadêmica em Educação Ambiental (EA) nos Programas de
Pós-Graduação (PPG) em Ecologia e Educação. O olhar voltou-se para as
pesquisas produzidas pelos discentes (dissertações e teses) nos últimos
20 anos. A localização das dissertações e teses para a elaboração do
estudo foi realizada a partir de consulta ao Banco de Teses da Capes. De
posse dos materiais, foi realizada uma leitura sistemática dos resumos,
procurando identificar quais trabalhos efetivamente indicavam uma
inserção no campo de pesquisa em EA. A seguir foi elaborado um Banco de
Dados para que pudéssemos sistematizar e possibilitar um olhar sobre o
que se pesquisa na área. Por meio da análise do material, identificamos
que 12 dos 37 PPG em Ecologia, desenvolvem pesquisas sobre EA. No
período de 1994 – 2007 foram produzidas 49 pesquisas sobre a EA (31
dissertações e 18 teses), sendo que o PPG em Ecologia e Recursos
Naturais da UFSCar lidera o número de dissertações e teses produzidas
sobre o tema, com 51,35% do total dos estudos realizados. Nos PPG em
Ecologia merecem destaque as pesquisas sobre EA não-formal (49% dos
trabalhos) com estudos sobre EA em Unidades de Conservação; EA e Gestão
Ambiental; Percepção Ambiental. Nos PPG em Educação identificamos a
produção de 471 produções (446 dissertações e 25 teses) onde a FURG é
responsável por uma considerável produção acadêmica sobre EA, ou seja,
26,9% da produção no período em estudo. A maioria (61%) das pesquisas
produzidas nos PPG em Educação são voltadas ao enfoque EA: ensino e
formação de educadores (40% das pesquisas têm enfoque em ensino e 21%
têm um enfoque em formação de educadores). A maioria das pesquisas
desenvolvidas pelos PPG são voltadas para a ação: buscam a produção de
um saber crítico que pode catalisar um processo de mudança social.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Ecologia. Pesquisa.
ABSTRACT: This work is the result of a research which intends to analyze
the academic production of Ecology Post Graduation Programs in
Environmental Education (EE). The focus of this work was the researches
produced by students(dissertations and theses) in the last 20 years. The
location of the dissertations and theses was made by consulting the
Capes Theses Bank. With these materials in hand, the abstracts were read
systematically, trying to identify which works effectively indicated an
insertion in research field on Environmental Education. Afterwards a
databank was elaborated so that we could systematize and make possible a
focus on what is being researched in the EE area. Through analyzing this
material, we identified that 12, from 37 PGP in Ecology, developed
researches on EE. In the period that goes from 1994 to 2007, 49
researches were developed on EE (31 dissertations and 18 theses). In PGP
in Ecology, UFSCar is the leader regarding to the number of
dissertations and theses produced in this subject, presenting 51,35% of
the total studies realized. We noticed a significant growth in the
number of works in the period from 2000 to 2003, probably due to
international movements for promotion of EE and to the inclusion of the
theme “Environment” by “Parâmetros Curriculares Nacionais Brasileiros”
as a transversal subject for elementary school. The majority of the
researches developed are focused on action: they search for the
production of critical knowledge, which could catalyze a social change
process.
Key-words: Environmental education. Ecology. Reseerch.
::
retornar ao topo
O NARCISISMO NA CONSTITUIÇÃO DO SUJEITO PSÍQUICO E SUA PARTICIPAÇÃO
NAS FORMAÇÕES PSICOPATOLÓGICAS
NARCISSISM IN PSYCHIC BUILD AND THEIR PARTICIPATION IN THE PSYCHOPATHICS
FORMATIONS
PASINI, T.F.
DAMETTO, J.
RESUMO: Este ensaio, elaborado através de uma revisão bibliográfica,
trata do narcisismo e de suas implicações na constituição do sujeito e
na etiologia de determinadas afecções psicopatológicas. Para esta
abordagem, centrada na teoria psicanalítica, são analisadas as fases do
desenvolvimento psicossexual e suas peculiaridades quanto à organização
libidinal e às relações objetais, situando o narcisismo neste contexto.
Além disso, são abordados os vínculos existentes entre o narcisismo,
enquanto fator constitutivo do sujeito, e as estruturas psicopatológicas
compreendidas como “transtornos narcisistas”, frequentemente presentes
na prática clínica contemporânea, dentre os quais, em uma perspectiva
estrutural, podem-se incluir quadros borderline, transtornos
alimentares, quadros crônicos de vazio e insatisfação existencial,
dentre outros estados. Também são traçados apontamentos acerca dos
aspectos clínicos envolvidos no tratamento psicoterápico dessas
demandas, que impõem desafios consideráveis aos profissionais que se
ocupam de saúde mental.
Palavras-chave: Narcisismo; Psicanálise; Constituição Psíquica;
Transtornos Narcisistas
ABSTRACT: This essay, maked by a bibliographyc revision, attend to
narcissism and their participation in the psychic build of determined
psychopathics affectations. For this approach, with basis in
psychoanalytical theory, analyses phases of psycho-sexual development
and their specialities as to libidinous organizations and as to
objectuals connections, bringing to ligth the narcissism. Furthermore,
accosts links between narcissism, as build psycho, and psychopathologies
structures like “narcissistic disorder”, frequently encountered in
contemporacy clinical practice, between this disorder, in a structural
perspective, included borderline cases, nutritional disorders, chronic
cases of discontent and existential dissatisfaction, and the others
cases. Also makes conjecture about clinical cases of peoples who submit
to the psychotherapy treatment, who command considerables defiances to
the mental health professionals.
Keywords: Narcissism; Psychoanalyse; Psychic Build; Narcissistic
disorder
::
retornar ao topo
O
PROFESSOR COMO DIFERENCIAL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DO ALUNO
FARINA, L. S.;
NOGARO, A.
RESUMO: Atualmente, qualquer
profissão exige mais de quem a desempenha. Isso porque a demanda de
inovações, principalmente, a nível tecnológico, tende a se intensificar.
Diante disso, qualquer profissional, inclusive o professor, deve gostar
do que faz para aprimorar o seu trabalho e buscar desempenhá-lo da
melhor forma possível, tendo em vista que a educação, a nível nacional,
está precisando de melhores rumos. Desta forma, este texto objetiva
fazer uma rápida reflexão sobre o trabalho docente. Assim, é importante
citar que a identidade profissional de um docente universitário,
principalmente o de licenciatura, deve ser esclarecida, pois ele serve
de modelo para o acadêmico, que, futuramente também exercerá a função
educativa. Outro aspecto é que, se o professor se mostra interessado em
criar empatia com o aluno e em dar aula possibilitando reais momentos de
aprendizagem, ele reforça o desempenho do seu ofício, conquistando a
confiança do aluno. Com isso, a escola se torna “competente”3 como
instituição, com maior possibilidade de garantir um ambiente agradável.
Além disso, o professor, também necessita atualizar-se para reinventar
sempre, fazendo, assim, o seu diferencial, pois se mostra capaz de
opinar, de forma coerente, a respeito de assuntos pertinentes à sua
função. E a mudança pode ocorrer todo dia, em cada aula um pouco mais,
pois, o professor é agente decisivo na constituição desta história.
Palavras-chave: Professor. Formação profissional. Prática docente.
::
retornar ao topo
O RISO NA “CEGUITUDE” MORAL, CORPORAL E ESPIRITUAL
The Laugh in a moral, body, and spiritual blindness
OLIVEIRA, Mayara A.;
KOMOSINSKI, Lionira M. G.
RESUMO: O presente artigo tem como objetivo principal identificar
aspectos que comprovem o que é ou como se dá, aquilo que, segundo a
crítica, é uma constante nas obras de José Saramago: situações de humor
e de ironia. Para delinear o embasamento teórico, valemo-nos
primeiramente da evolução do romance e de suas características já na
modernidade, quando encontramos o inquietado herói que luta com a
intranqüilidade dos novos tempos. Estabelecidos alguns conceitos de
humor e de ironia, sob um pretenso olhar estilístico, aliado ao
social-filosófico, analisamos o romance Ensaio sobre a cegueira,
mostrando situações em que o autor, ao criticar uma sociedade mecânica,
está direcionando sua denúncia aos leitores não-ingênuos, capazes de
decodificar, no humor e na ironia, a necessidade de “beliscar” aqueles
que se julgam sãos, mostrando quão cegos são e somos quando fechamos os
olhos para a realidade circundante.
Palavras-chave: Humor – Ironia - Saramago
ABSTRACT: This article aims at identifying some aspects that prove what
is it or how it cames to happen, what, according to the critics is a
constant in works by José Saramago: situations of humour and irony. To
delineated the theorical background at first we use the novel evolution
and it's characteristics in the modernity, when we come across with that
fight with the disquietude of the new times. Established some concepts
of humour and irony below a pretended stylistic regard, allied with the
social-philosophical, we go to analise the novel Ensaio sobre a
cegueira, to showing situations that the author, madding a judgment of
the mechanic society, appoint his denunciation at the readings not
ingenuous, that are capable to decode in humour and in irony, the
necessity of “to pinch” those that judge himself with healthy, showed
with blinds they are and with blind we are when closed our eyes for the
rouding reality.
Key words: Humour – Irony - Saramago.
::
retornar ao topo
OFICINA PEDAGÓGICA SOBRE O TEMPO GEOLÓGICO: UMA CONTRIBUIÇÃO AO
ENSINO DE CIÊNCIAS.
PEDAGOGICAL WORKSHOP ON GEOLOGICAL TIME: A CONTRIBUTION TO SCIENCE
EDUCATION.
MARTELLO, A. R;
FREITAS, D. S.
RESUMO: A identificação das concepções espontâneas dos alunos contribui
na busca de estratégias que estejam de acordo com as dificuldades
apresentadas por eles. Este artigo tem por objetivo a utilização de uma
oficina pedagógica, para compreender a escala do tempo geológico, desde
a origem do universo até o momento atual, mapeando as concepções
espontâneas relativas ao assunto através da discussão dos eventos
geológicos e biológicos ocorridos no planeta Terra. A dinâmica da
oficina está elaborada em momentos que incluem trabalho em grupo,
mapeamento das concepções e comparação das mesmas com o conhecimento
científico. Deste modo, evidencia-se o papel das concepções espontâneas
como ferramenta metodológica no processo de construção do conhecimento.
Palavras-chave: alternativas metodológicas; ensino de ciências; formação
continuada.
ABSTRACT: The identification of student’s spontaneous conceptions
contributed to seek strategies to come to an agreement with their
difficulty. The intention of this work has aim to utilize the
pedagogical workshop to understand the scale geological time since
origin of the universe till at present identifying the spontaneous
conceptions through of discussion geological and biological events
occurred in the Earth. The workshop is proposed in moments which
including team-work, mapping of the conceptions and comparison with
scientific knowledge. In this way, spontaneous conceptions must be
methodological tools in the process of knowledge construction.
Keywords: methodological alternatives; science education; teacher
training.
::
retornar ao topo
PEDAGOGIA HOSPITALAR: UMA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
HOSPITAL PEDAGOGY: A MULTIDISCIPLINARY PRACTICE
GASPARETTO, Cátia M.
RESUMO: Um dos fenômenos mais significativos dos processos sociais
contemporâneos é a ampliação dos espaços da educação e, por
conseqüência, novos cenários de atuação abrem-se para o profissional da
educação: o Pedagogo. Sob tal enfoque, pretendeu-se, neste trabalho,
trazer, a partir do aprofundamento bibliográfico, o papel deste
profissional no contexto hospitalar, integrado aos profissionais da
saúde, na recuperação da criança hospitalizada, através de uma prática
interdisciplinar e humanizadora. Ao concluir esta pesquisa, percebe-se
que a atuação do Pedagogo neste contexto é imprescindível, pois na
execução do seu papel transformador da realidade, ele busca preservar o
vínculo entre o processo educativo e a criança hospitalizada, num
trabalho carregado de humanismo, atenção e afeto, para assegurar-lhe uma
recuperação mais rápida e aliviada, sem prejuízos ou atrasos no seu
processo cognitivo.
Palavras-chave: Pedagogia Hospitalar. Hospitalização Infantil. Prática
Interdisciplinar e Humanizadora.
ABSTRACT: One of the most significative phenomenons of the current
social program is the enlargement of the spaces in the education and
consequently, new scenarios of working are opened for the education
professional: The pedagogue. Focusing on this, the aim of this work, is
to bring from the book study, the role of this professional in the
hospital context, integrated to the health professionals, in the
recuperation of the child who is in hospital, thorough the
multidisciplinary and human practice. After concluding this research it
is perceived that the work of the pedagogue in this context is
indispensable, because in the execution of his changing work of the
reality, he tries to preserve the union between the educative process
and the child that is in the hospital, in a work full of humanism,
attention and love, to guarantee faster and better recuperation without
delays or damage in its cognitive process.
Key words: Hospital pedagogy. Child hospitalization . Multidisciplinary
and human practice.
::
retornar ao topo
UMA OPINIÃO? NÃO, UMA PROPOSTA
AN OPINION? NO, A PROPOSAL
LEMOS, S.
MESCKA, P.M.
TESTON, A.T
RESUMO: Objetiva-se com este artigo relatar e descrever o processo de
elaboração e desenvolvimento do projeto “O gênero jornalístico-opinativo
e a produção do texto persuasivo: diagnóstico e possibilidades”,
trabalhado em parceria com os professores de Língua Portuguesa do Ensino
Médio, insertos na 15ª CRE. O trabalho centra-se na elaboração de
material didático apropriado para ser desenvolvido, especificamente, na
construção de uma seqüência didática, orientada ao ensino da produção de
textos do gênero jornalístico-opinativo, aplicação dessa proposta aos
alunos e a avaliação dos efeitos na produção de textos desse gênero. O
projeto foi aplicado a partir da adoção de uma concepção enunciativa de
linguagem, na qual, entre outras, a noção de gênero do discurso é
norteadora das atividades didático-pedagógicas.
Palavras-chave: Ensino de redação. Aprendizagem significativa. Gênero
jornalístico-opinativo.
ABSTRACT: This article aims to report and to describe the process of
elaboration and development of the project: “The journalistic-opinative
genre and the persuasive text production: diagnosis and possibilities”,
which was performed together with Portuguese teachers from 15ª CRE that
work in high school education. The work is based on the elaboration of
suitable didactic materials to be developed specifically on the
construction of a didactic sequence towards teaching text production on
journalistic-opinionative genre, the application of this proposal to
students and the evaluation of the effects on the production of texts of
this genre. The project was applied from the adoption of an enunciative
conception of the language, in which, among others, the notion of the
genre of discourse is the guide of didactic- pedagogical activities.
Key words: Teaching of writing. Significant learning.
Journalistic-opinionative genre.
::
retornar ao topo
“DA MULHER PARA A MULHER”: COMPREENDENDO OS DISCURSOS DE CIVILIDADE
“WOMEN'S FOR WOMEN”: COMPREHENDING THE DISCOURSES OF THE CIVILITY
TORRES, C. M. G. F.;
VELASQUEZ, C. D. C.;
PACHECO, C. R. C.;
PINTO, D. G.;
SANTOS, F. B.;
JENSEN, J. M. S.;
RÖWER, J. E.;
CUNHA, J. L. da.;
CARRÉ, J. C. M.;
PEDROSO, L. M. R.;
CABREIRA, L. D.;
BELINAZO, N. B. C.
RESUMO: Este trabalho visa problematizar a concepção de fontes em
História da Educação no intuito de valorizar leituras e escritas não
acadêmicas veiculadas explícita ou implicitamente pela Escola. Busca-se
mapear o conjunto de regras e orientações que compunham um repertório
para as civilidades, enfatizando os discursos do ‘projeto civilizador’
da Revista “O Cruzeiro” (década de 50) como publicações formadoras de
imaginários. Permeados pelo conceito de civilidade problematizou-se na
revista, mais especificamente, na seção “Da Mulher para a Mulher” os
discursos que atuavam como veículos de propagação de normas e preceitos
da época. As etapas da pesquisa que, encontra-se em andamento,
constituíram na organização do acervo da revista, bem como a leitura e a
interpretação dos textos por ela veiculados. A revisão bibliográfica,
contempla leituras referentes aos temas que perpassam a construção dos
discursos veiculados como gênero, família e trabalho.
Palavras chave: Civilidade. Sujeito. Gênero. Trabalho.
ABSTRACT: The present work aims to problematise the conception of the
Education History sources in order to give new value to the non-academic
writing and reading that are transmitted by the school. There is a
trying to map the regulations, the rules and the orientations that took
part of the set of civility in the decade from 1950’s based on the
magazine “O Cruzeiro”, in the section “Da Mulher para a Mulher”. In this
section it was found the discourses that act as the mean of propagation
of the ideals, rules and precepts of the time. This research was devised
in steps, that were the organization of the collection of these
magazines, then the reading and interpretation of those texts published
in that section. The bibliographical reference include the readings
about the themes that go through the construction of the discourses
present in the magazine like gender, family and work.
Keywords: Civility. Subject. Gender. Work.
::
retornar ao topo
As concepções pedagógicas, sobre a Educação de Jovens e Adultos, dos
graduandos de licenciatura em química da ULBRA, que realizaram a prática
pedagógica no ENCCEJA/ULBRA.
DORNELES, E. P.;
ROBAINA, J. V. L.
RESUMO: Esta pesquisa buscou identificar as concepções pedagógicas,
sobre a Educação de Jovens e Adultos, dos graduandos em Licenciatura em
Química da Universidade Luterana do Brasil, que realizaram a prática
pedagógica no curso de preparação para o Exame Nacional de Certificação
da Educação de Jovens e Adultos, promovido pela referida Universidade. O
educador, como peça fundamental nos processos de ensino-aprendizagem
deve sempre refletir sobre sua prática pedagógica, procurando, com isso,
estabelecer uma melhor qualidade ao trabalho a ser realizado. A
metodologia utilizada consistiu numa abordagem qualitativa, baseada na
análise de conteúdo pelo método hermenêutico. Pudemos perceber pela
análise dos dados obtidos através de um instrumento de coleta de dados,
composto por 33 questões, distribuídas em abertas e fechadas, e também,
através da entrevista realizada, que os graduandos têm uma noção sobre a
Educação de Jovens e Adultos, que se preocupam com uma educação de
qualidade, que contemple às necessidades dos alunos, mas, que saem da
graduação com um conhecimento fragmentado quanto a alguns conceitos,
considerados essenciais, para o desenvolvimento de um bom trabalho com
Jovens e Adultos.
Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos, Ensino de qualidade,
Ensino e Aprendizagem.
::
retornar ao topo