|
Publicação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões
Erechim/RS - EdiFAPES - Trimestral . Suspensa no ano de 1988
ISSN 0101-2908 |
|
116 - Ciências Humanas e Lingüística Letras e Artes
V.31 - Dezembro/2007
A CIÊNCIA DE FREUD:
ENCONTROS E DESENCONTROS COM A RACIONALIDADE MODERNA E SEUS
REPRESENTANTES_
FREUD'S SCIENCE: Encounters and discords with the modern
rationality and its representatives.
DAMETTO, J.
RESUMO: A
Psicanálise vem sendo confrontada por discursos que atestam sua falta de
objetividade e possível inferioridade frente às neurociências
contemporâneas que estariam respondendo, de forma mais direta, às
demandas da sociedade relativas ao sofrimento psíquico, utilizando
métodos “verdadeiramente científicos”. Neste artigo buscou-se analisar a
procura pela cientificidade empreendida por Freud, que resultou na
composição de um campo de saber que ultrapassa certos limites da
racionalidade moderna, sendo sua ciência erigida sobre pressupostos
epistemológicos diferentes dos adotados pelas demais Ciências da mente,
o que inviabiliza comparações e conflitos, assim como composições
teóricas transdisciplinares. Sustenta-se a possibilidade de uma
abordagem multiprofissional, desde que as especificidades de cada área
sejam respeitadas, sem a eleição de um saber maior ao qual os demais
devam curvar-se.
Palavras-chave: Psicanálise. Psicologia. Neurociências. Modernidade.
Epistemologia.
ABSTRACT: The Psychoanalysis has been confronted by speeches that attest
its lack of objectivity and possible inferiority before the contemporary
neurosciences, which would be responding, in a more direct way, to the
society's demands regarding psychic suffering and using “truly
scientific” methods. In this article it was intended to analyze the
search for the scientificity undertaken by Freud, that resulted in the
composition of a field of knowledge that goes beyond some limits of the
modern rationality, being his science erected on epistemological
suppositions different from the ones adopted by the other sciences of
the mind, what makes comparisons and conflicts unfeasible, as well as
transdisciplinary theoretical compositions. The possibility of a
multiprofessional approach is sustained, since the particularities of
each area are respected, without the election of a greater knowledge,
which the others must bent over.
Key words: Psychoanalysis. Neurosciences. Modernity. Epistemology.
:: retornar ao topo
O MÉTODO DE
PESQUISA QUE FREUD CRIOU - SOBRE A PESQUISA PSICANALÍTICA NA
UNIVERSIDADE
The research method that Freud created - on psychoanalitic
research at the University
CORRÊA, J.
HAUSEN, D.C.
RESUMO: O objetivo
deste artigo é a discussão acerca do método psicanalítico em pesquisa e
seu uso na produção acadêmica. A Psicologia tem seu nasci¬mento
influenciado pelos modelos científicos da época, tendo a marca da
Ciência Experimental. Necessitava ser aceita como Ciência e, para isso,
precisava usar os métodos de pesquisa que eram reconhecidos. De forma
semelhante, a Psicanálise também desejava um reconhecimento do meio
científico da época; porém, seu objeto de estudo, o inconsciente,
demandava um método diferente do modelo positivista reconhecido.
Partindo dessa contex¬tualização, os autores discutem as especificidades
do método psicanalítico e suas possibilidades de aplicação. Destacam as
características do objeto de estudo e a atitude do pesquisador, frente
ao mesmo, na pesquisa psicanalítica. A Psicanálise, teoria bastante
aceita no curso de Psicologia, tem seu método questionado, embora sua
congruência com seu objeto de estudo. Esta a discussão seria proveitosa
para pesquisadores e estudantes.
Palavras-chave: Psicanálise. Psicologia. Universidade. Pesquisa. Método
psicanalítico.
ABSTRACT: The objective of this article is to discuss the psychoanalytic
research method and how it is used at the university. Psychology's birth
brought the mark of an experimental science, influenced by scientific
models of its time. Despite that, psychology had to be accepted as a
science, so it needed to use the research methods that were already
accepted. Likewise, psychoanalysis wished to be admitted by the
scientific field, but because of its object of study, the unconscious,
it needed a different method than the positivist model that was more
acceptable. From this context, the authors discuss the particularities
of the psychoanalytic method and its possibilities of application. It is
emphasized the characteristics of the object of study and the attitude
of the researcher when in front of this object. Psychoanalysis is a well
accepted theory at the psychology course, but the researchers resist to
this method. This would be the most indicated to a psychoanalytic
research. The discussion of these questions would be profitable to
researchers and students.
Key words: Psychoanalysis. Psychology. University. Research.
Psychoanalytic method.
:: retornar ao topo
MOTIVOS DE CONSULTA EM CRIANÇAS DE CLÍNICAS-ESCOLA DE CURSOS DE
PSICOLOGIA DO RIO GRANDE DO SUL
Reasons for Seeking Psychotherapy for Children In Training Services
of Clinical Psychology In Psychology Schools Of Rio Grande do Sul
SAVALHIA, J. A. D.
NUNES, M. L. T.
RESUMO: O presente trabalho é caracterizado como pesquisa
quantitativa, de levantamento, descritiva, com o objetivo de verificar o
perfil da clientela infantil de Clínicas-escola (C-e) dos cursos de
Psicologia situados no Rio Grande do Sul. Leva-se em consideração
principalmente: idade, gênero, encaminhamentos e motivos de consulta.
Foram enviados 23 questionários. Uma das clínicas respondeu que não
poderia participar, pois a mesma não estava funcionando no ano de 2005.
Então, dos 22 restantes, nove questionários retornaram, ou seja, 40,9%.
O questionário utilizado nesta pesquisa estava dividido em dois blocos:
o primeiro era sobre o funcionamento das C-e, e o segundo referia-se à
clientela. Os resultados mostram um aumento da faixa predominante de
procura no atendimento psicológico de crianças. Tanto de meninos quanto
de meninas, a idade mais freqüente é de 11anos e um mês a 12 anos. A
escola vem sendo a maior fonte de encaminhamentos dessa clientela. Há
variação do tipo de motivo de consulta, verificado neste estudo, de
dificuldades cognitivas para problemas de comportamento.
Palavras-chave: Motivos de consulta. Clínicas-escola. Crianças.
ABSTRACT: The purpose of this study is to analyse the findings of a
quantitative survey research with the aim of identifying patients'
profiles of the children undergoing psychotherapy in training services
of clinical psychology in Psychology Schools in universities of Rio
Grande do Sul, Brazil. Data collected regarded age, gender, referrals
and reasons for seeking psychotherapy. Twenty three questionnaires were
posted to the services. One of the services could not participate in the
survey due to its closure during the year of 2005. Out of the twenty two
questionnaires, nine were returned (40.9%). The questionnaire used for
this survey was divided into two sections; administrative questions and
clientele. The findings in this survey show an increase regarding the
age of patients. For boys and also girls the most frequent age group is
11 years and one month to 12 years. The school has been the greatest
source of referrals of this clientele. A difference in the reasons for
seeking psychotherapy was found in this study regarding previous ones:
more complains were associated to behavioral problems than with
cognitive difficulties, which were the main ones before.
Key words: Reasons for seeking psychotherapy. Training services of
clinical psychology. Children.
:: retornar ao topo
ENTRE HISTERIA E MELANCOLIA: REFLEXÕES PARA A PSICOPATOLOGIA
PSICANALÍTICA
Between hysteria and melancholy: reflections on psychoanalytical
psychopathology
AZEVEDO, B. H.
MACEDO, M. M. K.
RESUMO: Este artigo problematiza o sofrimento envolvido em duas
configurações psicopatológicas: a melancolia e a histeria. A partir de
conceitos comumente vinculados a essas patologias, enfatiza-se o
comprometimento da Psicopatologia com a Metapsicologia psicanalítica.
Com essa perspectiva, aborda-se uma visão crítica frente à proposição
atual de “novas patologias” que estariam substituindo aquelas com as
quais Freud se deparava no Século XIX.
Palavras- chave: Melancolia. Histeria. Metapsicologia. Psicanálise.
ABSTRACT: This article approaches the kind of suffering involved in two
psychopathologic situations: melancholy and hysteria. Based on the
concepts commonly linked to these pathologies, it emphasizes the
commitment of psychopathology and psychoanalytical metapsychology. A
criticism is made of the current proposition of “new pathologies”, which
would replace those faced by Freud in the XIXth century.
Key words: Melancholy. Hysteria. Metapsychology. Psychoanalysis.
:: retornar ao topo
POR DETRÁS DAS GRADES: ENTRE O ESTRANHAMENTO E O MEDO (REPRESENTAÇÕES
SOBRE A CULTURA DA VIOLÊNCIA ENTRE MORADORES DE UM BAIRRO EM LONDRINA
-PR)
Behind the bars: between strangeness and fear (representations about
the culture of violence between residents of a neighborhood in Londrina
- PR)
LOPES, A. C.
RESUMO: O objetivo deste artigo é demonstrar o resultado de uma pesquisa
realizada junto aos moradores do Jardim Paulista, na cidade de
Londrina-PR, acerca da construção de uma “cultura da violência”, e como
esta influencia o sistema de relações cotidianas entre os agentes que
compõem o espaço social do bairro. Limitaremos o tema à receptividade e
à manutenção do sentido da “violência” nas práticas cotidianas dos
agentes.
Palavras-chave: Representações. Violência. Violência Reativa.
ABSTRACT: The objective this article is to demonstrate the result of one
investigation performed with the residents of the Jardim Paulista
neighborhood in the city of Londrina-PR, regarding the structure of the
culture of violence, and how it influences the system of the quotidian
relationships among the agents that compose the social space in the
district. We will limit the theme of this article to the receptivity and
the maintenance of the feeling « violence » in quotidians practice of
the agents.
Key words: Representation. Violence. Reactive Violence.
:: retornar ao topo
DEMOCRACIA E JUSTIÇA SOCIAL: ALGUNS APONTAMENTOS SOBRE A
UTOPIA REALISTA DE RAWLS
Democracy and Social Justice: Some appointments about
Rawls' Realistic Utopia
DANNER, L. F.
RESUMO: Neste trabalho, quero refletir sobre algumas questões
trabalhadas - e suscitadas - pela Justiça como Eqüidade, de John Rawls.
As questões giram em torno da organização do Sistema político-econômico
de uma socie¬dade democrática justa. São, portanto, questões de justiça
política, a partir da autocompreensão do ser humano (e da sociabilidade)
contemporâneos, entendido como sujeito de direitos inalienáveis,
possuidor de uma invio¬labilidade fundada na justiça, que jamais deve
ser violada, e na cidadania paritária.
Palavras-chave: Rawls. Justiça como Eqüidade. Democracia. Justiça
¬Social.
ABSTRACT: In this paper, I want to reflect upon some questions raised by
John Rawls's Justice as Fairness. These questions explain the
organization of the political-economical system in a democratic society
(they are, therefore, questions about political justice), since the
self-understanding of contemporary human being and contemporary
sociability.
Key Words: Rawls. Justice as Fairness. Democracy. Social Justice.
:: retornar ao topo
A
ANÁLISE E COMPREENSÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM EM LIVROS DIDÁTICOS DE
GEOGRAFIA DO ENSINO MÉDIO_
Analysis and Understanding of the Concept of Landscape in Secondary
Education Geography Textbook
BEZZI, M. L
PICCIN, E.
RESUMO: A Ciência geográfica vem dando uma atenção especial ao estudo da
paisagem nas últimas décadas, uma vez que este conceito é uma das
categorias do espaço geográfico. Nesse sentido, este trabalho se
justifica pela constante necessidade da Ciência em rever seus conceitos
e, conseqüentemente, indagar os educadores sobre a transmissão destes,
juntamente com a sua prática pedagógica. Teve-se como preocupação
central analisar o conceito de paisagem em livros didáticos,
pré-selecionados, do Ensino Médio, dos autores: José William Vesentini,
com o livro Sociedade & Espaço (2003); Marcos Amorim Coelho e Lygia
Terra, com o livro Geografia Geral: O Espaço Natural e Socioeconômico
(2002), e Igor Moreira, com a obra O Espaço Geográfico: Geografia Geral
e do Brasil (2002) e, paralelamente, estimular a construção do
conhecimento com alunos a partir de observações em trabalhos de campo.
Metodologicamente, buscou-se, além da revisão conceitual, a coleta de
dados através de entrevistas com os professores de Geografia da Escola
Estadual Rui Barbosa e da Escola Municipal José Rubin Filho no município
de Pinhal Grande - RS. Constatou-se que os professores trabalham o
conceito de paisagem, em suas aulas, de forma dinâmica, com proposições
de discussão sobre o conteúdo, e também desenvolvem trabalhos de campo
para auxiliar na apreensão desse conceito. Com relação aos livros
didáticos analisados, Coelho e Terra iniciam diferenciando paisagem de
lugar; Vesentini aborda as diferentes paisagens por regiões climáticas;
e Moreira explica em capítulos distintos os elementos que compõe a
paisagem. Os alunos da turma 211 da Escola Rui Barbosa consideram o
estudo da paisagem de fundamental importância para a Geografia; no
entanto, se limitam, na sua grande maioria, em diferenciar paisagem
natural e artificial.
Palavras-chave: Paisagem. Geografia. Educação. Ensino Médio.
ABSTRACT: Geography Science has given special attention for the study of
landscape, which is one of the Geographic space categories. This subject
has been recovered in geography teaching in the last decades. Therefore,
this work is justified by the constant science need of a concept review
and, consequently, to inquire the educational practice. The central
focus was to analyse landscape concept in previously selected textbooks
of secondary education from the authors José willian Vesentini
(Sociedade & Espaço, 2003); Marcos Amorim Coelho and Lygia Terra
(Geografia Geral: o espaço Natural e socioeconômico, 2002), and Igor
Moreira (O Espaço Geográfico: Geografia Geral e do Brasil, 2002).
Simultaneously, the work aimed to stimulate students to build knowledge
from the observation of a field work. The methodology included, besides
the conceptual review, data collection through interviews with Geography
teachers from Rui Barbosa state school and José Rubin Filho Municipal
school, in Pinhal Grande, Rio Grande do sul state. It was observed that
teachers present the landscape concept in a dynamic way to their
students. To help the understanding of this concept, they promote
discussion about the topic and field works. As regards to the textbook
analysis, Coelho and Terra begin with a differentiation between
landscape and pace, Vesentini deals with distinct landscapes according
to climatic regions. And Moreira explains landscape elements in
separated chapters. In Rui Barbosa school, the students from class 211
considered extremely important the study of landscape in Geography.
However, most of them was limited to differentiate natural and
artificial landscape.
Key words: Landscape. Geography. Education. Secondary Education.
:: retornar ao topo
AS AÇÕES AFIRMATIVAS NA UFSM E A BUSCA PELA AMPLIAÇÃO DO ACESSO
AO ENSINO SUPERIOR
The affirmative actions at UFSM and the chase for
Increasing the Higher Education Access
CUNHA, J. L.
CEZNE, A. N.
BELINAZO, N. B. C.
CARRÉ, J. C. M.
PACHECO, C. R. C.
RÖWER, J. E.
STEFANELLO, M.
RESUMO: Este trabalho apresenta algumas reflexões sobre a implementação
do programa de Ações Afirmativas na Universidade Federal de Santa Maria
- UFSM, tendo como principal objetivo compreender o contexto de
implantação desse programa. Diante disso, o estudo que se caracteriza
como uma pesquisa de cunho bibliográfico, parte do entendimento das
Ações Afirmativas propostas na Terceira Versão da Reforma Universitária
para, com isso, traçar um histórico da implementação dessas ações. Nesse
sentido, a compreensão do direito à Educação e do princípio de igualdade
se faz necessária, uma vez que estes constituem as bases para a
discussão sobre a eqüidade no acesso ao Ensino Superior. Visando a
enriquecer ainda mais o debate, foram selecionados trinta e um textos de
dois jornais locais de Santa Maria-RS, durante os meses de junho e julho
de 2007, período que antecedeu e em que se efetivou a votação sobre a
Resolução referente às Ações Afirmativas na UFSM. Ao examinar estes
artigos, juntamente com a revisão de literatura constatou-se que a
questão das Ações Afirmativas extrapola as análises quantitativas, exige
sobretudo reflexões sociológicas que dêem conta de todo um contexto
sócio, político, econômico e cultural que, direta ou indiretamente, tem
influência na construção das identidades.
Palavras-chave: Educação. Reforma Universitária. Ações Afirmativas.
ABSTRACT: This study provides reflections about the practice of the
affirmative actions program at Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
The main objective of the research is to understand the context of the
implementation of this program. Due to that, this work is characterized
as a bibliographical research and it is based on the third version of
the university reform. In order to make a historic of the implementation
of these actions, it is necessary to understand the education right and
the basic doctrine of equity, once they build the base for discussing
about the equity on the access to a public university. Aiming to make
the discussion better, thirty-one texts were selected from two local
newspapers of Santa Maria -RS between June and July 2008. This period
came just before these actions were effected. Analyzing these articles
and making the review of literature, we found out that this question
flows out the quantitative analysis; it requires sociological
reflections to be able to look to the social, political, economical,
cultural and juridical features that builds identities.
Key words: Public Policies. University. Affirmative actions.
:: retornar ao topo
PROFISSIONALIDADE, TRABALHO E GESTÃO DO PEDAGÓGICO NO DISCURSO DOS
PROFESSORES
Professional skills, work and management of the pedagogic in
the teachers' speeches
FERREIRA, L.S.
RESUMO: Parte-se de concepções de trabalho e profissionalidade e
propõe-se que, se forem estudados os discursos, as práticas, os anseios
dos professores, poder-se-á entender o cotidiano educacional,
entendendo, também, nesse universo, os professores e o fazer pedagógico.
Foram realizadas entrevistas com vinte e duas professoras do Ensino
Fundamental. Seus discursos foram transcritos e analisados, tendo como
aporte teórico-metodológico a Análise do Discurso, com influência dos
estudos de Pêcheux. Com base nos discursos, buscou-se entendimento sobre
a profissionalidade da professora e seu trabalho. Nesse processo,
destaca-se a necessidade de, na perspectiva da interlocução, com a
participação dos entrevistados em todas as etapas da pesquisa, estudar
os discursos das professoras, enquanto fenômeno. Para defender esse
argumento básico, caracterizo a Escola como um espaço-tempo de
participação e interações, os professores como trabalhadores da
Educação, a gestão pedagógica como uma prática coletiva, cujo objetivo,
em primeiro lugar, é organizar os esforços para a produção do
conhecimento de estudantes e professores, no evento denominado aula.
Palavras-chave: Profissionalidade. Trabalho. Professores. Gestão do
Pedagógico.
ABSTRACT: It starts from work conceptions and professional skills
proposing that, if the speeches, the practices, the yearnings of the
teachers will be studied, the educational daily will be able to be
understood, also understanding, in this universe, the professors and the
pedagogical making. Interviews with twenty and two teachers of Basic
Teaching had been carried through. Their speeches had been transcribed
and analyzed, having the Analysis of the Speech, with influence of
Pêcheux's studies as a theoretical background. On the basis of the
speeches, an understanding about the professional skills of the teacher
and his work was searched. In this process, it is distinguished the need
of, under the perspective of the interlocution and with the
participation of interviewers in all stages of the research, studying
the speeches of the teachers, while a phenomenon. To defend this basic
argument, I characterize the school as a space-time of participation and
interactions, the teachers as education workers, the pedagogical
management as a collective practice , whose objective is first of all to
organize the efforts for the production of knowledge of students and
professors, in the event called lesson.
Key words: Professional skill. Work. Professors. Pedagogical Management.
:: retornar ao topo
A AVALIAÇÃO ESCOLAR EM QUESTÃO: ENUNCIADOS PRODUZIDOS POR PROFESSORES
School Evaluation: The teachers' point of view
SPONCHIADO D. A. M.
RESUMO: Este trabalho é um recorte da Dissertação de Mestrado cujo
título é Avaliação da Aprendizagem Escolar: constituindo diferentes
posições de sujeitos no currículo escolar. A pesquisa propõe
problematizar discursos que circulam nas falas de professores atuantes
em escolas, que estão fazendo curso de Graduação em Licenciatura,
determinando distintas posições para os sujeitos da aprendizagem a
partir das práticas de avaliação da aprendizagem escolar dos alunos. A
investigação está orientada a partir dos campos dos Estudos Culturais e
dos Estudos Pós-Estruturalistas em Educação. Utilizando a técnica do
grupo de discussão, os dados da pesquisa foram produzidos a partir das
falas dos oito professores que integravam o grupo. Como ferramentas
analíticas, foram utilizados os conceitos de discurso e de avaliação. A
partir dos enunciados recorrentes nos materiais, concluiu-se que o
resultado da avaliação da aprendizagem determina posições de aprendente
e não-aprendente do aluno (in)suficiente no currículo escolar. Foi
possível observar, também, que a escolha da avaliação, por parecer ou
conceito, funciona como uma estratégia dos professores para negociarem
posições dos alunos em relação às exigências quanto ao rendimento
escolar.
Palavras-chave: Avaliação. Aprendizagem. Professor.
ABSTRACT: This paper is part of a dissertation entitled Evaluation of
school learning: constituting different positions of the subject in the
school curriculum and proposes to problematize discourses that are
present in the speeches of teachers who are either working or taking a
teaching graduation course, who are determining distinct positions for
the subjects of the process of learning, with their school learning
evaluation of the students. Cultural Studies and Post-Structuralist
Studies in Education oriented the investigation. With the technique of
group discussion, data were collected in the speech of the teachers who
integrated a group of eight people. Concepts of discourse and evaluation
were our methodological tools. Using the recurrence of statements seen
in the material, we could conclude that: the result of learning
evaluation determines positions of learning and non-learning for the
(in)sufficient student in school curriculum. It was also possible to see
that the choice of evaluation using concepts works as teachers' strategy
to deal with positions of students in relation to the demands about the
school performance.
Key words: Evaluation. Learning. Teacher.
:: retornar ao topo
A INFLUÊNCIA DOS FATORES AMBIENTAIS NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
The influence of the ambient factors in the infantile development
NASCIMENTO, G. S.
ORTH, M. R. B.
RESUMO: A temática “a influência dos fatores ambientais no
desenvolvimento infantil” surge da pesquisa PIIC/URI, denominada
“fatores ambientais e sua influência na educação infantil”. Objetiva
refletir criticamente sobre a influência dos fatores ambientais
(ambiente familiar, físico, social, cultural e escolar) no
desenvolvimento infantil. Há vários fatores que agem para facilitar ou
contrariar o desenvolvimento humano, como o ambiente e os fatores dele
decorrentes. Porém, o papel dos educadores torna-se essencial. Eles
devem conhecer os diferentes ambientes em que suas crianças interagem
para, assim, compreender seu comportamento, suas ações, sua maneira de
aprender e seu processo de desenvolvimento, bem como a influência que os
mesmos exercem sobre ele. A Escola, partindo do conhecimento de onde
vivem (ambien¬te familiar e físico) e onde se situam (ambiente social e
cultural) as crianças, define o seu ambiente educativo, de forma a
contemplar todos os aspectos necessários à boa formação de seus alunos.
Palavras-chave: Ambiente. Criança. Desenvolvimento infantil.
ABSTRACT: The thematic “the influence of the environmental factors in
the infantile development” comes from a PIIC/URI research, called
“environmental factors and their influence on the infantile education.
It aims to critically reflect upon the influence of the ambiental
factors (familiar, physical, social, cultural and school environments)
in the infantile development. There ares some factors that act to
facilitate or to oppose the development, such as the environment and
recurrent factors of it. However, the educators' role becomes essential.
They must know the different environments where children interact thus
to understand their behaviors, actions, their way to learn and their
process of development, as well as the influence that they have on them.
The school, having the knowledge of where kids live (familiar and
physical environments) and where are (social and cultural environments),
defines its educative environment, in a way to contemplate all the
necessary aspects for the good pupils' education.
Key words: Environment. Child. Infantile development.
:: retornar ao topo
O GÊNERO MASCULINO EM REVISTAS DE CULINÁRIA
Male Gender in Cooking Magazines
GHILARDI-LUCENA, M. I.
RESUMO: Os espaços do gênero masculino, no mundo atual, pressupõem
significativas alterações em comparação com tempos passados. Os homens
ocupam lugares, há bem poucas décadas, destinados exclusivamente às
mulheres, marcados como específicos das atividades domésticas femininas.
A cozinha de casa é um espaço tradicionalmente feminino, não valorizado
social¬mente; entretanto a profissão de chef de cozinha, hoje disputada
no mercado, tem sido destinada, sobretudo, aos profissionais masculinos,
dos quais se exige cada vez mais qualificação. Essa é a profissão na
qual algumas mulheres estão lutando para conseguir uma posição, tendo em
vista a predominância masculina no setor. Este artigo examina
reportagens de revistas de gastronomia, de circulação nacional, na
atualidade, sob a luz da Análise do Discurso de Linha Francesa e aponta
os caminhos da construção da identidade masculina ao mostrar como a
mídia impressa, nesse setor, tem representado as relações de gênero.
Palavras-chave: Discurso. Gênero. Masculino. Mídia. Culinária.
ABSTRACT: The places occupied by male gender in the modern world
presuppose significant changes in comparison with the past. Men have
taken up positions, such as household activities, that until a few
decades ago belonged exclusively to women. The home kitchen is a
traditionally female place, not socially recognized. Nevertheless the
chef profession, highly competitive nowadays, has been performed by male
professionals whose qualification is ever more necessary. This
profession is aimed by some women who are trying to take up the male
position in the area. Following the French Discourse Analysis School,
this research analyses some articles published in recent cooking
magazines indicating the ways male identity is constructed showing how
the written media has been representing the gender relations.
Key words: Discourse. Gender. Male. Media. Cooking.
::
retornar ao topo
A TRANSGRESSÃO DO TEMPO, DO LUGAR E DA IDENTIDADE EM EL SUR
The transgression of time, place and identity in El Sur
SCHMIDT, J. M.
RESUMO: Este trabalho faz uma análise do conto El Sur do escritor
argentino Jorge Luis Borges, buscando refletir para além dos
pressupostos modernistas que norteavam os escritos literários na época
em que o relato foi escrito. Distingue tópicos que hoje absorvem os
estudos pós-modernos, tais como a ilusão referencial, a
intertextualidade e a ambigüidade dos sentidos. Destaca, ainda,
características como o simulacro, a anulação do tempo, o não-lugar e a
não-identidade. O estudo sugere que, dentro do universo borgiano, a
revitalização do imaginário e as possibilidades de retorno ao reprimido
remetem à cultura pós-moderna no sentido em que revela aquilo que havia
ficado submerso na Modernidade: o racionalismo, a transgressão, o
hedonismo, a alteridade.
Palavras-chave: Borges. Fantástico. Modernismo. Pós-modernismo.
ABSTRACT: This work analyses the tale El Sur written by the Argentinean
writer Jorge Luis Borges, aiming to reflect upon the modernist
presuppositions that guided the literary writers at the time the text
was produced. It distinguishes topics that nowadays absorb post-modern
studies, such as referential illusion, intertextuality and ambiguity of
senses. It also highlights characteristics such as simulacrum, the
annulment of time, the non-place and non-identity. The study suggests
that, inside Borges' universe, the revitalization of the imaginary and
the possibilities of returning to constraining remits to post-modern
culture in the sense that it reveals what has been submersed in the
modernity: rationalism, transgression, hedonism, and alterity.
Key words: Borges. Fantastic. Modernism. Post-modernism.
::
retornar ao topo
VIVÊNCIAS CORPORAIS DA CIDADE MODERNA NA POESIA BAUDELAIRIANA
Corporal living of the modern city in the poetry Of Baudelaire
SASS, V. B.
RESUMO: Se a Modernidade ressalta na obra de Baudelaire, é porque o que
diferencia a sua concepção de Modernidade das concepções anteriores do
moderno, está na consciência da complexidade de uma nova civilização
urbana com novas formas de pensamento e de organização social. Como o
centro da atenção da maioria dos artistas e dos poetas modernos foi a
cidade, com suas ruas de metrópole, Baudelaire constrói sua lírica,
apresentando cenários urbanos em um desalentado sentimento de brevidade
do tempo e de solidão. De acordo com Kevin Lynch, autor de A imagem da
cidade, existem elementos marcantes, predominantes na imagem de uma
cidade, ou seja, uma série de imagens públicas, construídas pelos
cidadãos. Os elementos predominantes em Baudelaire são a rua e os
habitantes da cidade. Sennett, em seu livro Carne e pedra, busca
entender por que a civilização, nos tempos modernos, tem tido tantos
problemas com o corpo, até descobrir que a insensibilidade do público à
dor surge como uma conseqüência da excessiva violência urbana. O grande
consumo de dor simulada serve para anestesiar o corpo, tornando passiva
a reação dos habitantes da cidade, que se sentem ameaçados por corpos
sofridos e ativos como os dos sete velhos do poema de Baudelaire, ao
qual o texto faz referência. No poema Os sete velhos, Baudelaire
apresenta a figura do ancião, com forca capaz de acrescentar beleza à
idéia do bizarro. Assim, concebe velhos andarilhos, monstruosos, que
nascem do centro da cidade, filhos das anomalias sociais das ruas de
Paris, com seu tumulto de formas e espaços, para expressar as vivências
corporais da cidade moderna.
Palavras- chave: Poesia. Baudelaire. Literatura francesa.
ABSTRACT:If modernity is highlighted in the work of Baudelaire, that is
because what differentiates his conception of modernity from previous
conceptions of the modern is in the conscience of complexity of a new
urban civilization with new forms of thought and social organization.
Since the city, with its metropolitan streets, has been the center of
attention of most modern artists and poets, Baudelaire constructs his
lyrics presenting urban scenarios in a glooming feeling of time brevity
and loneness. According to Kevin Lynch, the author of 'The image of the
city', there are marking elements predominant in the image of the city,
that is, a series of public images, built by the citizens. The
predominant element in Baudelaire are the streets and the inhabitants of
the city. Sennett, in his book “Flesh and Rock', tries to understand why
civilization in modern times has had so many issues with their bodies,
until he discovers that the insensibility of the public to pain arouses
as a consequence of excessive urban violence. The biggest consumption of
simulated pain serves to give anesthesia to the body, making passive the
reaction of the inhabitants of the city, who feel threaten by suffered
and active bodies like the seven elderly of Baudelaire's poem, which the
text makes references. In the poem The seven elderly, Baudelaire
presents the character of the elder, with strength enough to add beauty
to the idea of the bizarre. Thus, he conceives old, monstrous drifters,
who are born downtown, descendants of social anomalies of Paris' streets,
with their uproar of forms and spaces, to express corporal livings of
the modern city.
Key words: Poetry. Baudelaire. French Literature.
::
retornar ao topo
O HOMEM DO BARCO, O REI E A MULHER DA LIMPEZA: DIÁLOGOS DE HUMOR E
IRONIA
The boat man, the king and the housekeeper: dialogs of humor and
irony
KOMOSINSKI, L. M. G.
SILVEIRA, M. S.;
OLIVEIRA, M. A.
GODINHO, G. B.
MECCA, E. M.
RESUMO: Este artigo tem como objetivo principal expor algumas idéias
referentes à construção do discurso, de José Saramago, no O conto da
ilha desconhecida. Para tanto, parte-se de concepções teóricas sobre
humor e ironia, o que permite detectá-las e analisá-las nos diferentes
elementos que compõem a narrativa. O que se publica, aqui, é parte do
estudo em desenvolvimento - Humor e ironia em Saramago - visando a
apontar o cânone seguido ou construído pelo Nobel português.
Palavras-chave: Humor. Ironia. Saramago.
ABSTRACT: This article aims to present some ideas about the construction
of Saramago's speech in O conto da ilha desconhecida. Thus, we use
theoretical conceptions about humor and irony, which allowed us to
detect and to analyze them within the distinct elements that compose the
narrative. Here we present a part of an unfinished study - Humor and
irony in Saramago - aiming to point out the generic rule followed or
built by the Portuguese Nobel.
Key words: Humor. Irony. Saramago.
::
retornar ao topo
|
|
|
© 2017 URI Erechim | Avenida Sete de Setembro, 1621 | Fone +55 (54) 3520-9000
Caixa Postal 743 | CEP 99709-910 | Erechim-RS | Brasil
|
|
|