Acadêmicos de Medicina desenvolvem ações de conscientização sobre a dengue

Medicina

Página do Curso

Acadêmicos de Medicina desenvolvem ações de conscientização sobre a dengue | | URI Câmpus de Erechim

Acadêmicos de Medicina desenvolvem ações de conscientização sobre a dengue

09/03/2021 - 898 exibições

   


Além da pandemia provocada pelo coronavírus, uma outra preocupação na área da saúde atinge Erechim. Os casos de dengue registrados na cidade demonstram que é preciso dobrar a vigilância também sobre essa questão.



Por isso, acadêmicos do Curso de Medicina da URI, promoveram, nos dias 19, 21 e 22 de fevereiro, ações de conscientização sobre a doença. O trabalho foi orientado pelo professor Samuel Salvi Romero, junto às Unidades Básicas de Saúde (UBS). Essas ações interdisciplinares fora da Universidade buscaram a retomada do foco na doença por meio da conscientização da população e, com isso, conseguir uma diminuição das chances de contágio.



Devido ao surto da doença pelo qual Erechim está passando, os alunos conversaram com a população por meio da Metodologia Comunitária Sala de Espera na AB. A iniciativa foi desenvolvida nas UBSs dos bairros Atlântico, São Cristóvão, São Vicente de Paula, Presidente Vargas e Progresso.



Foram mostradas nessas comunidades, aspectos importantes sobre o mosquito Aedes aegypti, formas de transmissão, sintomas e prevenção. Além disso, os alunos acompanharam uma abordagem teórica de capacitação, aspecto esse desenvolvido pela professora Rozane Maria Restello.