Medicina e Engenharia de Alimentos desenvolvem produto inovador

Medicina

Página do Curso

Medicina e Engenharia de Alimentos desenvolvem produto inovador | | URI Câmpus de Erechim

Medicina e Engenharia de Alimentos desenvolvem produto inovador

24/06/2021 - 1438 exibições

   


O Aluno do Curso de Medicina da URI Erechim, Eduardo Fabian Rigo, em seu Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolveu produto inovador para avaliação da “abreviação do jejum pré-operatório”. O trabalho teve a orientação do Professor do Curso de Medicina, André Keng Wei Hsu, em conjunto com as professoras Jamile Zeni e Geciane Toniazzo Backes, e as pós-doutorandas Rosicler Colet e Giovana Ceni, vinculadas ao Curso e Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Engenharia de Alimentos.



O objetivo do trabalho foi elaborar um picolé de fruta enriquecido com carboidratos para ser ofertado a pacientes pré-operatórios a fim de reduzir os estresses pré, inter e pós-operatório, reduzindo o tempo de jejum prolongado e o tempo de hospitalização aos que necessitam realizar procedimento cirúrgico eletivo.



O trabalho consiste em ensaio clínico que foi dividido em duas fases: a primeira consistiu no desenvolvimento do picolé de fruta. Nesta etapa ocorreu a elaboração de formulações do picolé em escala de laboratório, análises microbiológicas e após o produto passou por avaliação sensorial para avaliar a aceitação do produto pelos provadores. Após a aprovação da formulação pela análise sensorial, o produto foi produzido em escala industrial em parceria com a indústria de picolés e sorvetes GAIKI- Gelatos Big Milk, de Erechim.



A segunda fase do trabalho consiste na experimentação do picolé pelos pacientes hospitalizados no Hospital de Caridade de Erechim, previamente à procedimento cirúrgico eletivo, visando avaliar se o paciente ficou satisfeito e se o picolé auxiliou em reduzir o nível de ansiedade, bem como melhorar o bem-estar durante a hospitalização.



A unidade de análise da fase um é realizada por meio de ficha de avaliação sensorial. A unidade de análise da fase dois da pesquisa é realizada com um questionário, buscando avaliar os níveis de ansiedade, palatabilidade e satisfação dos pacientes.



Este projeto apresenta caráter multidisciplinar, com integração de conhecimentos das áreas da saúde e de alimentos com vistas no desenvolvimento de um produto, que além de inovador, seja seguro e atenda a todas as necessidades dos pacientes. Cabe ainda destacar que a interação entre os Cursos e a indústria de picolés e sorvetes, assim como o hospital, foi fundamental para o sucesso do projeto.