Jornada de Medicina: médico legista fala sobre anatomia forense

Medicina

Página do Curso

Jornada de Medicina: médico legista fala sobre anatomia forense | | URI Câmpus de Erechim

Jornada de Medicina: médico legista fala sobre anatomia forense

17/11/2021 - 369 exibições

   


Os procedimentos adotados para realização do exame de corpo de delito, os protocolos e informações que devem estar no laudo do médico perito. Estes foram os assuntos apresentados no minicurso sobre Anatomia Forense, promovido durante a IV Jornada Acadêmica do Curso de Medicina da URI, realizada entre os dias 08 e 12 de novembro.



O minicurso, promovido pelas Ligas Acadêmicas de Medicina Legal (LAMEL) e de Anatomia Humana (LAANATO), foi ministrado pelo cirurgião e médico legista Cezar Luiz Assoni. O convidado também apresentou noções sobre Balística Forense, que estuda os efeitos das armas de fogo e de diferentes projéteis, bem como as características dos orifícios e lesões causadas no alvo.



Ao falar sobre a Anatomia Humana, utilizou peças anatômicas para melhor visualização, especificamente aplicada às subáreas de Traumatologia, Sexologia e Antropologia Forense e, ainda, explicou como é realizada a investigação física, química e genética dos materiais por meio das diversas áreas da ciência médica, de forma a elucidar os crimes. A aula contou também com a participação do professor Amauri Ribeiro, que juntamente com o médico Cezar Assoni, contou sobre suas experiências no IML (Instituto Médico Legal), relatando casos vividos e como é a rotina no ambiente da Medicina Legal.