Pós-graduação Lato-Sensu

Farmácia

Página do Curso

Pós-graduação Lato-Sensu | URI Câmpus de Erechim

Especialização em Farmacologia

A Farmacologia apresenta-se como uma das principais disciplinas para o profissional Farmacêutico e como disciplina de pertinente conhecimento para os demais profissionais de saúde. Sua compreensão é necessária para favorecer a eficácia e segurança dos produtos farmacêuticos utilizados na terapia. O curso de pós-graduação em Farmacologia oferecido no programa de pós-graduação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim, pelo Curso de Farmácia, do Departamento de Ciências da Saúde, possui como finalidade a qualificação de recursos humanos para o exercício de atividades técnico-profissionais, incluindo a produção e sistematização de informações e de conhecimentos. O curso ocorre nas dependências da própria instituição, compreendendo uma carga horária total de 390 horas, com aulas presenciais teóricas e teórico-práticas, em encontros quinzenais, aos finais de semana. As disciplinas são ministradas por professores mestres ou doutores, com reconhecido desenvolvimento de atividades na área de atuação. Para cada turma é disponibilizado um máximo de 30 vagas, destinadas a farmacêuticos, dentistas, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas e médicos. Aos pós-graduandos que atingirem a nota mínima de sete (7), em cada disciplina, e realizarem apresentação de monografia, será fornecido certificado de Especialistas em Farmacologia.

Especialização em Farmácia Magistral

Curso de Especialização em Farmácia Magistral - URI Erechim

Manipulação de Medicamentos e Cosméticos: do Gerenciamento da Farmácia à Atenção Farmacêutica

O mercado das farmácias magistrais está em constante crescimento e inovação, sendo uma opção cada vez mais importante para a população. Na farmácia de manipulação, as pessoas têm acesso à orientação farmacêutica e a medicamentos e cosméticos com um custo mais acessível, além de produtos manipulados seguindo uma receita médica individualizada. Nesse contexto, o Curso de Especialização em Farmácia Magistral da URI Erechim busca fornecer uma atualização e um aprimoramento teórico-prático ao profissional farmacêutico que está em contato com a área de manipulação.

O Curso de Especialização em Farmácia Magistral aborda tópicos que são promissores na área, como a manipulação de cosméticos. O mercado da beleza está em crescente evolução, o que exige constante atualização e inovação, que são diferenciais importantes para fidelizar os clientes. Sendo assim, o curso apresenta vários módulos nessa área, como a manipulação de produtos de higiene pessoal, de protetores solares e de produtos dermatológicos, além do desenvolvimento de cosméticos personalizados. Com esses conhecimentos, o farmacêutico poderá ampliar a variedade de produtos e serviços oferecidos na sua farmácia. Outros tópicos diferenciais do curso de Especialização em Farmácia Magistral são os módulos de montagem, gerenciamento e marketing farmacêutico, manipulação de fitoterápicos, de produtos odontológicos e veterinários. As legislações pertinentes à área, bem como o controle de qualidade física, química e microbiológico também estão contemplados no curso.

A fim de concretizar e aprofundar os conhecimentos e as habilidades práticas, o curso aproveita a estrutura da Farmácia Universitária da URI, a qual apresenta-se dentro dos padrões sanitários recomendados pela legislação vigente. O conhecimento passado durante o curso é a experiência teórica e prática de profissionais com ampla vivência nas áreas de conhecimento do curso, incluindo professores universitários e farmacêuticos especialistas com atuação efetiva no mercado magistral.

Durante todo o curso, os alunos serão incentivados a desenvolver um raciocínio crítico a respeito dos diferentes temas abordados, e, ao final, o aluno desenvolverá a monografia de conclusão, que será a realização de uma pesquisa na área de interesse do aluno, relacionada à manipulação, a fim de prover conhecimentos e desenvolver novos produtos que poderão valorizar o mercado magistral.

Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas

O Curso de Especialização em Análises Clínicas e Toxicológicas vem ao encontro da necessidade do profissional farmacêutico, biólogo, médico ou biomédico se especializar na área das análises clínicas e toxicológicas. O laboratório clínico exige um profissional especialista em diagnóstico laboratorial e sua relação com o diagnóstico clínico e, ainda, conhecedor dos novos métodos e técnicas de investigação biológica e seus interferentes. Incluindo as especializadas análises toxicológicas. Além disso, o curso atende o profissional farmacêutico-bioquímico na necessidade de atualização.

O curso contempla a necessidade de um profissional especialista em diagnóstico laboratorial em toda sua amplitude. A formação deste especialista exige um curso moderno e multidisciplinar, com consistente embasamento teórico e aperfeiçoamento prático. O conjunto de disciplinas oferece conhecimento teórico confrontado com situações práticas em busca do diagnóstico correto e garantia da qualidade do serviço. O Laboratório Universitário de Análises Clínicas do Centro de Estágios e Práticas Profissionais da URI Erechim (URICEPP), que já realizou mais de 7 000 exames em 2008, fornecendo subsídios para desenvolver aulas práticas e teórico-práticas do curso de especialização, tais como amostras e equipamentos para a execução das monografias, se aperfeiçoará com as novas técnicas e métodos que os professores e alunos do curso de especialização venham a desenvolver.

O curso busca, ainda, desenvolver no aluno pensamento científico e habilidade de escrita de artigo científico para tornar públicos os dados gerados no laboratório clínico. A principal fonte de informações toxicológicas de humanos são os dados epidemiológicos e, portanto, imprescindíveis para a avaliação de risco, gerenciamento e legislação toxicológica. O avanço da toxicologia humana está intimamente relacionado à obtenção e correta análise dos dados epidemiológicos. Cabe ressaltar que o profissional conhecedor dos aspectos toxicológicos de sua função é mais responsável com seu trabalho, sua equipe e com o meio ambiente.