DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Imersão SUS – Saúde da Família I Código: 40-610 Carga Horária: 90 horas Teórica: --- Prática: 90 Número de Créditos: 06
1 EMENTA Redes de atenção à saúde. Atenção primária à saúde. Atuação territorial das Unidades Básicas de Saúde. Limites éticos e morais da atuação profissional. Relação médico-paciente. Problematização de vivências na atenção básica relacionadas às unidades curriculares do primeiro semestre.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que no decorrer do semestre, o aluno adquira habilidades e competências para:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Rede de Atenção à Saúde. Operacionalização da Rede de Atenção à Saúde. Diretrizes e estratégias para a implementação da Rede de Atenção à Saúde. Atenção Primária à Saúde. Organização e funcionamento de uma Unidade Básica de Saúde. Organização e funcionamento da Estratégia de Saúde da Família. Equipes de saúde. Atuação multidisciplinar e interdisciplinar. Ética e Bioética. Relação Médico-Paciente.
4 METODOLOGIA A metodologia utilizada é interacionista-problematizadora, utilizando-se a metodologia da problematização como desencadeadora do processo de aprendizagem. A disciplina é desenvolvida a partir de vivências nos cenários de práticas (atenção básica), discussão nos grupos tutoriais e socialização das vivências, tendo-se tutores e docentes como mediadores do processo de aquisição do conhecimento. Seu desenvolvimento está centrado na observação, na análise, no aprender a pensar, no diálogo, na reflexão, na capacidade de criar hipóteses e testá-las com base no conhecimento prévio e/ou apoiado nos conteúdos curriculares do semestre e/ou em novas descobertas. A socialização das vivências é apresentada sob a forma de seminário integrado.
5 AVALIAÇÃO A avaliação do desempenho dos alunos se dá permanentemente, nos cenários de práticas, no tutoriais, nos seminários integrados e nas atividades teóricas. Está pautada na capacidade do grupo em problematizar, teorizar, hipotetizar e apresentar soluções ao problema identificado e, na apresentação dos seminários temáticos durante o semestre. Após cada seminário temático, são aplicados pós-testes, a todos os acadêmicos, como critério de avaliação semanal. São realizadas também provas teóricas semestrais. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre (feedback). A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e pós-testes e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CATALDO NETO, A., ANTONELLO, I., LOPES, M. H. I., (orgs.). O estudante de medicina e o paciente: uma aproximação à prática médica. Porto Alegre: Edipucrs, 2007. CIANCIARULLO, Tamara Iwanow (Org.). Saúde na família e na comunidade. São Paulo: Ícone, 2011. DUNCAN, Bruce B; SCHMIDT, Maria Inês; GIUGLIANI, Elsa R. J. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. Porto Alegre: Artmed, 2013, 2006.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR CUBAS, Marcia Regina; NÓBREGA, Maria Miriam Lima da (Org.). Atenção primária em saúde: diagnósticos, resultados e intervenções de enfermagem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. EIZIRIK, Cláudio Laks; KAPCZINSKI, Flávio; BASSOLS, Ana Margareth Siqueira (Org.). O ciclo da vida humana: uma perspectiva psicodinâmica. Porto Alegre: Artmed, 2001. ( ESHERICK, Joseph; CLARK, Daniel S.; SLATER, Evan D. Current: diretrizes clínicas em atenção primária à saúde. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. MARCO, Mário Alfredo de. A face humana da medicina: do modelo biomédico ao modelo biopsicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2010. MOTTA, Valter T. Bioquímica clínica: princípios e interpretações. 3. ed. Porto Alegre: Médica Missau, 2000.
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