DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE Disciplina: Propedêutica Clínica da Criança e do Adolescente Código: 40-622 Carga Horária: 30 horas Teórica: 15 Prática: 15 Número de Créditos: 02 Pré-requisitos: 40-616
1 EMENTA Anamnese e exame físico geral. Anamnese e exame físico dos sistemas, nas diferentes etapas do desenvolvimento da criança e do adolescente.
2 OBJETIVOS 2.1 Objetivos Gerais
2.2 Objetivos Específicos Espera-se que esta unidade curricular contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:
3 CONTEÚDO CURRICULAR Relacionamento médico-paciente Ética médica, atendimento humanizado e interdisciplinar Prontuário médico: como registrar as informações Anamnese e exame físico geral do recém-nascido Anamnese e exame físico geral da criança e adolescente Propedêutica do sistema cardiovascular Propedêutica do sistema respiratório Propedêutica do sistema gastrointestinal Propedêutica do sistema osteomuscular Propedêutica do sistema gênito-urinário Propedêutica do sistema nervoso
4 METODOLOGIA Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por profissionais médicos (docentes e/ou tutores da URI). A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística. A anamnese e exame físico real ocorre em âmbito ambulatorial e hospitalar, sendo os médicos os responsáveis pela conduta médica, bem como pela discussão dos casos, orientação de raciocínio clínico, propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.
5 AVALIAÇÃO A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.
6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA FOGAÇA, Hamilton Rosendo. Semiologia Pediátrica – Liped – Liga Interdisciplinar de Pediatria. Rio de Janeiro: Revinter, 2016. PUCCINI, Rosana Fiorini. Semiologia da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008. RODRIGUES, Yvon Toledo; RODRIGUES, Pedro Paulo Bastos. Semiologia pediátrica. 3. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012, 2003.
7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MARCONDES, Eduardo et al. Pediatria básica. 9. ed. São Paulo: Sarvier, 2010. MARTINS, Maria Aparecida; VIANA, Maria Regina de Almeida; VASCONCELOS, Marcos Carvalho de.; FERREIRA, Roberto Assis. Semiologia da criança e do adolescente. Rio de Janeiro: Editora Medbook, 2010. PICON, Paula Xavier; MAROSTICA, Paulo J. C.; BARROS, Elvino. Pediatria - Consulta rápida. São Paulo: Artmed, 2010. SANTANA, João Carlos; KIPPER, Délio José; FIORE, Renata Wagner. Semiologia pediátrica. Porto Alegre: Artmed, 2003. SUCUPIRA, A. C. S. L. et al. Pediatria em consultório. São Paulo: Sarvier, 2010.
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