Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Clínica Médica I

Código: 40-626

Carga Horária: 150 horas Teórica: 30 Prática: 120

Número de Créditos: 10

Pré-requisitos: 40-613; 40-616

 

1 EMENTA

Prevalência, etiologia, fisiopatogenia, diagnóstico, prognóstico e noções de tratamento em Cardiologia, Pneumologia e Nefrologia.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Oportunizar a realização de consultas médicas completas, com vistas ao aperfeiçoamento de habilidades para o exercício da clínica médica.
  • Promover a educação permanente e o uso de ferramentas tecnológicas que propiciem a fundamentação da prática médica baseada em evidências científicas.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que a unidade curricular de Clínica Médica, contribua para a aquisição das seguintes competências, habilidades e atitudes:

  • Compreender princípios e valores que orientam a relação do médico com pacientes, alunos, colegas e pessoas vulneráveis.
  • Relacionar-se e comunicar-se adequadamente com o paciente, demonstrando atenção e respeito, bem como com seus familiares e acompanhantes.
  • Respeitar a autonomia do paciente como ser biopsicossocial, considerar seu bem-estar e confidencialidade de suas informações clínicas.
  • Realizar a entrevista médica e reconhecer a importância de uma história clínica e suas diversas etapas.
  • Preparar o paciente e preparar-se para a realização do exame físico, demonstrando conhecimento técnico e científico sobre a sequência do mesmo.
  • Realizar o exame físico, medir corretamente os dados biométricos e vitais do paciente e registrá-los adequadamente no prontuário médico.
  • Reconhecer a importância dos dados biométricos e vitais no processo saúde/doença.
  • Construir a história clínica com o paciente, com base na anamnese completa (contexto clínico, psíquico, social e cultural) e realização de exame físico focado nestes contextos, conforme o ciclo de vida que se encontra.
  • Elaborar lista de problemas, correlacionar os achados da anamnese e do exame físico com vistas a elaboração de hipótese diagnóstica abrangente (clínica-cirúrgica, etiológica, fisiopatológica, epidemiológica e social).
  • Indicar de modo racional a solicitação de exames complementares e interpretá-los, de acordo com a faixa etária e a situação clínica.
  • Propor conduta médica conjuntamente com professores/tutores, com base na identificação dos problemas e no raciocínio clínico elaborado.
  • Construir explicações fisiopatológicas para as alterações encontradas na avaliação clínica, relacionando-as aos achados propedêuticos e semiológicos.
  • Reconhecer os princípios do raciocínio clínico, os principais sistemas fisiológicos envolvidos e as limitações da clínica médica.
  • Compreender as estratégias de diagnóstico, conduta e prognóstico das principais doenças que acometem o ser humano, considerando-se a prevalência, potencial mórbido e efetividade da ação médica, bem como seus aspectos clínicos e terapêuticos.
  • Compreender a abordagem das principais situações de urgência e emergência na clínica médica.
  • Demonstrar autonomia no manejo das informações coletadas, habilidade para preencher os registros médicos e encaminhamento de notificações de doenças compulsórias (prontuários, formulários de pedidos de exames, encaminhamentos, notificações) demonstrando competência comunicativa escrita e oral.
  • Relacionar-se adequadamente com a equipe de trabalho, constituída pelos professores, tutores, grupo de alunos, setor administrativo, alunos e profissionais de outras áreas, bem como com os profissionais da rede de saúde que participem direta ou indiretamente da simulação ou do atendimento ao paciente.
  • Demostrar postura acadêmica e de liderança nos diversos ambientes de formação (laboratórios de habilidades/simulações, ambulatórios e enfermarias), adotando as normas de biossegurança, princípios morais, éticos e legais inerentes ao procedimento e ambiente em que se encontra.
  • Socializar, de modo organizado e fundamentado, casos clínicos reais ou simulados, com vistas ao desenvolvimento da argumentação, discussões e análise de opiniões, inclusive de alunos e profissionais de outras áreas.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

Cardiologia

Principais doenças cardíacas e dos grandes vasos: miocardiopatias, pericardiopatias, coronariopatias, valvulopatias, arritmias, dislipidemias, ateromatoses, aneurismas, arterites.

Fatores de risco e prevenção das doenças cardiovasculares.

Síncope.

Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários

Cardiologia intervencionista.

Bases fisiopatológicas da reabilitação cardíaca.

Transplante cardíaco.

Urgências em cardiologia.

Princípios gerais de tratamento.

 

Pneumologia

Principais doenças das vias aéreas superiores e inferiores, fatores de risco e prevenção.

Doenças do parênquima pulmonar, cavidade pleural e caixa torácica

Insuficiência Respiratória.

Distúrbios Respiratórios do Sono.

Micoses e Micobacterioses.

Oncologia torácica

Doenças respiratórias ocupacionais.

Noções de avaliação funcional pulmonar e endoscopia respiratória

Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários.

Introdução à reabilitação pulmonar.

Transplante pulmonar.

Urgências em pneumologia.

Princípios gerais de tratamento.

 

Nefrologia

Principais doenças renais e fatores de risco.

Neoplasias.

Distúrbios eletrolíticos e equilíbrio ácido básico.

Insuficiência renal e bases da terapia renal substitutiva.

Transplante renal.

Avaliação diagnóstica clínica e de exames subsidiários.

Urgências em Nefrologia.

Princípios gerais de tratamento.

 

Atendimento humanizado, contextualizado e ético.

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Aulas práticas em subgrupos, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, no contexto ambulatorial e hospitalar. Os alunos são oportunizados à realização da anamnese e exames físicos, simulados e/ou reais, acompanhados e supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. A simulação pode se desenvolver por meio de atores e/ou simulação realística, nos quais, os alunos são os executores dos procedimentos. A anamnese e exame físico real (consulta médica completa) são realizadas pelos próprios acadêmicos, em âmbito ambulatorial e hospitalar, supervisionados por docentes e/ou tutores da URI. Os profissionais médicos (docentes/tutores da URI) são os responsáveis pela conduta médica, bem como pela orientação nas discussões dos casos, condução do raciocínio clínico, da propedêutica e terapêutica; e, referência e contra referência dos pacientes. Ainda, orientações quanto ao estudo teórico, com vistas a ampliação do conhecimentos, educação continuada e diagnósticos diferenciais. Estudos de caso, discussões em grupo e seminários são estratégias metodológicas priorizadas nesta unidade curricular.

 

5 AVALIAÇÃO

A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo contínuo, no decorrer do semestre letivo e nos diferentes cenários de práticas, de modo individual e/ou em grupo. As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa, ocorre por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina.

 

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRAUNWALD, Eugene, FAUCI, Anthony S.; KASPER, Dennis L.; HAUSER, Stephen L.; LONGO, Dan L.; LARRY, Jameson J. Medicina interna de Harrison. 2 vols. 18a. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

GOLDMAN, Lee.; SCHAFER, Andrew I. Goldman Cecil Medicina. 24a. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

PAPADAKIS, Maxine A.; McPhee, Stephen J.; W. RABOW, Michael. Current Medicina - Diagnóstico e Tratamento. 53ª ed. São Paulo: McGraw Hill/Bookman, 2015.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BARROS, Elvino; FILHO, Luciano Fochesatto. Medicina Interna na Prática Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2013.

BRAUNWALD, Eugene; FAUCI, Anthony S. Manual de Medicina - Harrison – 18a. ed. Porto Alegre: AMGH Editora, 2013.

SOUTOR, Carol.; HORDINSKY, Maria. Dermatologia Clínica. Porto Alegre: Artmed, 2014.

TARANTINO, Affonso Berardinelli. Doenças pulmonares. 6. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013, 2002.

TIERNEY, Lawrence M.; SAINT, Sanjay.; WHOOLEY, Mary A. Current Essência da Medicina (Lange). São Paulo: Editora McGraw Hill, 2012.