Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Imaginologia Médica II

Código: 40-636

Carga Horária: 30 horas Teórica: 15 Prática: 15

Número de Créditos: 02

Pré-requisitos: 40-629

 

1 EMENTA

Alterações de imagem normal decorrentes de doenças humanas. Utilização dos métodos de imagem no processo diagnóstico de afecções clínicas e cirúrgicas.

 

2  OBJETIVOS

2.1 Objetivos Gerais

  • Conhecer os principais métodos de imagem, reconhecendo-os como ferramenta diagnóstica complementar.
  • Compreender a relação custo-benefício-efetividade dos métodos diagnósticos e a importância para a patologia investigada.
  • Compreender os efeitos fisiológicos dos exames de imagem que se utilizam de contraste e a relação indicação x contraindicação.
  • Reconhecer a anatomia por intermédio dos métodos de captura/formação de imagem radiológica.
  • Reconhecer os métodos de imagem como recurso tecnológico a ser adotado em situação de urgência e emergência.

 

2.2 Objetivos Específicos

Espera-se que a unidade curricular de Imaginologia Médica contribua para a aquisição das seguintes competências e habilidades profissionais:

  • Conhecer as normas legais e de biossegurança, frente aos riscos/restrições relacionados aos diferentes métodos de diagnóstico por imagem.
  • Adotar medidas de proteção radiológica individual e/ou coletivas.
  • Correlacionar a imagem e os mecanismos de formação de imagem com alterações anátomo e fisiopatológicas básicas.
  • Relacionar-se adequadamente com os professores, tutores e colegas, bem como com alunos, professores e profissionais de outras áreas, envolvidos em práticas disciplinares, interdisciplinares e intersetoriais.
  • Demonstrar postura acadêmica nos diversos ambientes de formação (laboratório multiuso, laboratórios de habilidades/simulações, centro de diagnóstico por imagem), adotando as normas de biossegurança, princípios morais, éticos e legais inerentes ao procedimento e ambiente em que se encontra.
  • Comunicar-se de forma ética, efetiva e profissional nos diferentes ambientes de aprendizagem.
  • Demonstrar comprometimento com sua educação permanente.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

Afecções torácicas:

Patologias torácicas básicas e manifestação em imagem – mecanismos básicos de gênese das imagens.

Afecções gineco-obstétricas:

Métodos de imagens e mecanismos de formação de imagens em afecção ginecológica e obstétrica normal e patológica – bases.

Anatomia e função renal através de imagem – mecanismos de formação de imagem

Sistema musculoesquelético:

RX, US e RM e correlação entre clínica e mecanismos de detecção de lesões.

Tubo digestivo e órgãos anexos

Lesões básicas e mecanismos de formação de imagem

Sistema nervoso central

Mecanismos de formação de imagem de lesões básicas – hemorragia, edema, lesões que ocupam espaço

Sistema Cardiovascular:

Formação de imagem normal e patológica

Radiologia do Tórax nas Urgências Médicas

CT do Abdômen nas Urgências Médicas

Ultrassonografia nas Urgências Médicas

Neurorradiologia nas Urgências Médicas

Medicina Nuclear nas Urgências Médicas

RX Simples do Abdômen nas Urgências Médicas

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas com a utilização de mídia digital. Os alunos são oportunizados a aulas práticas, desenvolvidas no centro de simulações e habilidades da URI, em pequenos grupos, com vistas a aprendizagem dos métodos e técnicas diagnósticas por meio de simuladores. As aulas práticas ocorrem também em centros de diagnóstico por imagem, mediante acompanhamento de dados propedêuticos fornecidos e/ou dialogados com o médico assistente. Estudos de caso, discussões em grupo, seminários são estratégias metodológicas utilizadas nesta unidade curricular.

 

5 AVALIAÇÃO

A observação do desempenho dos alunos ocorre de modo individual. São realizadas avaliações somativas, por meio de avaliações teóricas e no ambiente das atividades práticas (simuladas e/ou reais) e diagnósticas, com base na demonstração da aquisição das competências e habilidades inerentes aos objetivos da disciplina.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

LEE, Howard; RAO, Krishna; ZIMMERMAN, Robert A. Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética do Crânio. Rio de Janeiro: Revinter, 2004.

OLIVEIRA, Fernando Amaral de.; MOURÃO, Arnaldo Prata. Fundamentos de Radiologia e Imagem. Difusão Editora, 2009.

WIENS, Juergen; FREYSCHMIDT, Juergen; BROSSMAN, Joachim. Kohler/Zimmer: Radiologia Óssea. Limites do Normal e Achados Patológicos. Rio de Janeiro: Revinter, 2005.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DAMAS, Karina Ferrassa. Tratado Prático de Radiologia. São Caetano do Sul – São Paulo: Editora Yendis, 2010.

MÜLLER, Nestor L.; FRASER, Richards S.; LEE, Kyung Soo. Doenças do Pulmão - Correlação Radiológia e Patológica. Rio de Janeiro: Revintes, 2005.

NAIDICH, David P.; MULLER, Nestor L.; WEBB, Richard. Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética do Tórax. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.

SANTOS, Cássia X. Radiologia: Anatomia Básica – Noções Básicas de Traumatologia. São Paulo: Editora Martinari, 2009.

SCHMIDT, Guenter. Guia de Ultrassonografia: Diagnóstico por Imagem. Trad. Renate Müller. Porto Alegre: Artmed, 2010.