Plano de Ensino

Medicina

Página do Curso

Plano de Ensino | URI Câmpus de Erechim

PLANO DE ENSINO

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

Disciplina: Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde

Código: 40-655

Carga Horária: 30 horas

Número de Créditos: 02

 

1 EMENTA

Dinâmica dos sistemas e serviços de saúde. Relevância da gestão e gerência melhor desempenho e prática profissional efetiva. Compreensão e análise crítica dos recursos disponíveis de documentação de imagens médicas. Estruturação ética e estética na documentação científica. Desenvolvimento da capacidade de obtenção, recuperação e reprodução de imagens fotográficas, digitais e vídeo em Medicina. Compatibilidade entre doença e procedimentos: relação entre ato médico e custos. Registro sistematizado de dados - prontuários, relatórios e laudos médicos. Uso racional de medicamentos. Relação custo benefício em intervenções na comunidade.

 

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

  • Inserir o aluno nas boas práticas de gestão de recursos, sistemas e serviços em saúde.

 

3 CONTEÚDO CURRICULAR

1. Modelos de sistemas de saúde. O sistema de saúde brasileiro

2. Tendências e transformações recentes nos sistemas de saúde

3. Gestão em Saúde

4. Gerência e serviço de saúde

  1. Prática 1 - Setor de Avaliação e Controle
  2. Prática 2 - Administração Central
  3. Prática 3 - Institutos
  4. Prática 4 - Administração e UBS

5. Unidades gerenciais de serviços: financeiro e orçamento, internação, medicamentos, tecnologias

6. Normas éticas para divulgação científica

7. A fotografia clínica e a fotografia cirúrgica

8. Funcionamento de "scanner", impressoras e "plotters"

9. Programas de apresentação e instrumentalização de imagens

10. Custos dos procedimentos

  1. Fundamentos do orçamento em saúde: Custos por doença, por procedimento e por pessoa
  2. Análise de planilhas de custos médico-hospitalares

11. Sistemas de financiamento da saúde: sistema de saúde público e suplementar

12. Sistemas de controle de custos em saúde - Fundamentos técnicos e éticos de Auditoria Médica

13. Importância do uso racional de medicamentos

14. Princípios da medicina baseada em evidência

15. Atividades em grupo: critérios para seleção de fármacos e fontes de informação

 

4 METODOLOGIA

Aulas teóricas expositivas dialogadas utilizando-se de mídia digital como recurso. Aulas práticas em grupos nos respectivos setores analisados. Resolução e discussão de exercícios de avaliação de métodos e práticas em saúde. Integração dos conteúdos e práticas com a clínica interdisciplinar mantendo o foco no uso racional, metodológico e rotineiro dos instrumentos.

 

5 AVALIAÇÃO

Frequência, participação, apresentação de seminários, estudos dirigidos, provas teóricas e práticas.

 

6 BIBLIOGRAFIA BÁSICA

COHN, Amélia; ELIAS, Paulo Eduardo M. Saúde no Brasil: políticas e organização de serviços. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

MARTINS, Domingos dos Santos. Custos e orçamentos hospitalares. São Paulo: Atlas, 2000.

MENDES, E.V. Os sistemas de serviços de saúde: o que os gestores deveriam saber sobre estas organizações complexas. Fortaleza: Escola de Saúde Pública do Ceará, 2002.

 

7 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Assistência ã Saúde. Reduzindo as desigualdades e ampliando o acesso à assistência à saúde no Brasil 1998-2002, Brasília: Ministério da Saúde, 2002.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Guia para a boa prescrição médica. Porto Alegre: Artmed, 1998.

PAES, Libânia Rangel de Alvarenga. Gestão de Operações em Saúde para Hospitais, Clínicas, Consultórios e Serviços de Diagnóstico. Vol 1. São Paulo: Atheneu, 2011.

SOUZA, Alexandre Ferreli; HERINGER, Cristina Helena Toulias; JUNIOR, Joacy Santos; MOL, Jorge Ronaldo. Gestão de Manutenção em Serviços de Saúde. Editora Blucher, 2010.