Departamento de Ciências Humanas Disciplina: Pesquisa e Redação Científica em Medicina Código: 70-1118 Carga Horária: 90 horas Teórica: 30 Prática:60 Nº de Créditos: 06 EMENTA Etapas da produção científica. Levantamento, quantificação e sistematização de dados. Métodos e técnicas de redação científica. Produção textual de gêneros acadêmicos-científicos. Interpretação de textos e trabalhos científicos médicos. Instrumentalização para publicação de produção científica. OBJETIVOS Objetivos Geral Oportunizar as ferramentas e técnicas de redação científica e de apresentação oral de trabalhos acadêmicos. Conhecer e aplicar métodos quantitativos em pesquisa na medicina. Objetivos Específicos Realizar leituras, analisar redação de textos de forma dinâmica e organizada de leitura e técnicas por meio das quais os textos são lidos, analisados e categorizados. Redigir textos dos gêneros acadêmico-científicos. Produzir textos levando em consideração a correção linguística adequada à redação científica. Elaborar apresentação conforme formatação disciplinada no manual de orientação acadêmica para tal fim. Aprimorar habilidades comunicativas com a oralidade, a postura do falante e oratória adequada. Utilizar métodos quantitativos de acordo com a necessidade da pesquisa. CONTEÚDO CURRICULAR Gêneros acadêmico-científicos: tipos e técnicas de produção (Paper; Resumos; Resenhas, Artigo Científico). Redação científica: planejamento, elaboração e revisão. Progressão textual e articuladores textuais. Coesão e coerência textuais. Uso da variedade linguística técnica. Aspectos morfossintáticos da redação científica. Concordância verbal e nominal. Regência verbal. A escrita de artigos científicos e suas especificidades. Técnicas de elaboração de material para apresentação oral de trabalhos acadêmicos. Introdução aos métodos quantitativos em medicina. METODOLOGIA Aulas expositivas dialogadas com material didático apresentado em meio analógico e digital. Aulas práticas orientadas, leituras e análise de artigos. Produção de portfólios. Apresentação de dinâmicas que propiciem o aprendizado para a socialização por meio de apresentações orais em seminários. AVALIAÇÃO As avaliações têm caráter formativo, somativo e diagnóstico. A avaliação formativa objetiva identificar avanços e limitações dos alunos, orientando-os aos ajustes necessários durante o semestre. A avaliação somativa ocorre mediante atribuição de notas e compreende avaliações teóricas, elaboração da apresentação do escopo dos resultados do trabalho de conclusão de curso, realizado de forma individual. E a avaliação diagnóstica embasa-se na demonstração da aquisição das competências, habilidades e atitudes inerentes aos objetivos da disciplina. BIBLIOGRAFIA BÁSICA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÈCNICAS. ABNT NBR 6022. Informação e documentação - Artigo em publicação periódica científica impressa – 2003. ANTUNES, Irandé. Análise de textos: fundamentos e práticas. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. MEDEIROS, J. B. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2004. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BASTOS, Cleverson Leite; KELLER, Vicente. Aprendendo a aprender: introdução à metodologia científica. 27. ed. Petrópolis: Vozes, 2014. CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Makron Books, 2012. FERRARI, Rosane de Fátima; BRUM, Olívio Bochi; ECCO, Idanir; VENDRUSCOLO, Giana Bernardi 2 Brum. Manual de Normas Técnicas para Produção Acadêmica da URI. Frederico Westphalen – RS. 2017. MASSAD, Eduardo et al. Métodos quantitativos em medicina. Barueri: Manole, 2004. MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
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