DEPARTAMENTO DE LETRAS, LINGUÍSTICA E ARTES DISCIPLINA DE INGLÊS INSTRUMENTAL CÓDIGO: 81-342 CARGA HORÁRIA: 30 (Teórica: 30) Nº DE CRÉDITOS: 02
1 EMENTA Conhecimento do sistema fonológico e ortográfico da Língua Inglesa e suas estruturas morfossintáticas elementares, bem como conhecer aspectos socioculturais dos países de fala inglesa.
2 OBJETIVO GERAL Habilitar o aluno, para a leitura de artigos científicos na língua inglesa.
3 OBJETIVOS ESPECÍFICOS - Desenvolver a prática de leitura e compreensão textual. - Possibilitar a circulação de gêneros textuais do domínio científico em sala de aula.
4 CONTEÚDOS CURRICULARES 1. Atividades para a fixação do vocabulário básico, expressões idiomáticas adequadas a situações da vida social. 2. Prática e reflexão sobre a morfologia e sintaxe a partir de textos específicos a sua capacidade de leitura e compreensão aplicada à oralidade. 3. Observação e percepção dos aspectos sociais e culturais dos países de idioma inglês. 4. Tarefas de leitura e escritura de textos elementares (diálogos, pequenos relatos) com ênfase no processo comunicativo.
5 METODOLOGIA Práticas pedagógicas que visem ao aprimoramento de competências e habilidades na língua inglesa, com uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC): - aulas teóricas expositivas dialogadas, com mídia digital; - leitura de artigos científicos na língua inglesa; - práticas de traduções. Todas as modalidades terão como indicador o princípio da ação-reflexão-ação, capacitando para a resolução de situações-problema
6 AVALIAÇÃO Frequência, participação, traduções, apresentações e provas teóricas.
7 BIBLIOGRAFIA BÁSICA CORPAS, Jaime et al. Aula Internacional 2. Barcelona: Difusión, 2005. MUNHOZ, R. Inglês Instrumental: estratégias de leitura, módulo II. São Paulo: Textonovo, 2005. STOFFELS. Miron A. Commercial and Official Correspondence. São Leopoldo: Editora UNISINOS, 2002.
8 BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Língua Estrangeira. Brasília: Ministério de Educação e cultura, 1998. GILL, Simon; CANKOVÁ, Michaela; WELBANK, Margaret. Intercultural activies. Oxford (UK): Oxford University Press, 2003. HEDGE. Tricia. Teaching and learning in the language classroom. Oxford (UK): Oxford University Press, 2004. RICHARDS, Jack C. & LOCKHART, Charles. Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge: Cambridge University Press, 2000. SOARS, Liz e SOARS, John. American Headway 1. Oxford: OUP, 200l.
|
BIBLIOGRAFIA BÁSICAGILL, Simon; CANKOVÁ, Michaela. Intercultural activities. Oxford: Oxford University, 2003. SOARS, Liz; SOARS, John; MARIS, Amanda. American headway: teacher's book. New York: Oxford University, 2001. TORRES, Nelson. Gramática prática da língua inglesa: o inglês descomplicado. 10. ed. São Paulo: Saraiva,2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTARDICIONÁRIO Oxford escolar: para estudantes brasileiros de inglês : português-inglês, inglês- português. 5. ed. Oxford: Oxford University, 2011. FUSCOE, Kate; GARSIDE, Barbara; PROMODOU, Luke.Attitude:workbook 2.México: Macmillan,2006. HEDGE. Tricia. Teaching and learning in the language classroom. Oxford (UK): Oxford University Press, 2004. KAKAÇ, Sadik; HONGTAN, Liu. Heat exchangers: selection, rating, and thermal design. 2.ed. Boca Raton: CRC, 2002. RICHARDS, Jack; LOCKHART, Charles.Reflective teaching in second language classrooms. Cambridge (UK): Cambridge University Press,2000.
|