Uma atividade interdisciplinar, realizada pelos alunos do 8º ano do Ensino Fundamental II da Escola Básica da URI, uniu leitura, reflexão sobre o envelhecimento e diálogo afetivo entre adolescentes e seus familiares sobre as mudanças do tempo. Foi na ação intitulada "Encontro de Gerações", onde os estudantes exploraram as conexões entre as disciplinas de Ciências e Português para promover um diálogo profundo sobre a passagem do tempo, as memórias e as vivências da adolescência em diferentes épocas.
A iniciativa, idealizada pelas professoras Gabriele Gaiki Reik (Ciências/Biologia) e Liliane Mello (Português), teve como ponto de partida a literatura e iniciou com a leitura compartilhada da obra "Tempo de Voo", de Bartolomeu Campos de Queirós. O livro, conhecido por sua linguagem poética e pelas ilustrações surrealistas do artista espanhol Alfonso Ruano, propõe um diálogo sensível entre um homem e um menino sobre os mistérios do envelhecimento. A leitura mergulhou os estudantes em temas como memória, realidade, fantasia e a condição humana diante do tempo, preparando o terreno para a segunda parte da atividade.
Após a imersão literária, a escola abriu as portas para convidados especiais: os avós e familiares dos estudantes. Este foi o clímax do "Encontro de Gerações". Em uma atividade dinâmica, os adolescentes e seus familiares foram convidados a refletir juntos sobre as diferenças e semelhanças entre a adolescência de hoje e o período vivido pela geração mais velha. A proposta buscou não apenas constatar as mudanças tecnológicas ou de costumes, mas também encontrar os sentimentos e desafios universais dessa fase da vida.
"Foi um momento de escuta ativa e troca de experiências valiosas, onde a biologia do envelhecimento, vista em Ciências, encontrou a poesia da memória, trabalhada em Português", destacou a professora Gabriele Gaiki Reik.
A tarde foi finalizada com uma confraternização afetuosa em que as conversas e as histórias de vida continuaram a fluir, fortalecendo os laços entre os participantes. Os familiares também aproveitaram a oportunidade para realizar um tour pela escola, conhecendo o ambiente de aprendizado dos jovens.
Para a realização da atividade, as professoras organizadoras contaram com o apoio essencial das professoras Franciane Dartora, Denise Canabarro, Xenes Miranda, da psicopedagoga Kátia Zago e da coordenadora Simone Fhynbeen, demonstrando a força do trabalho coletivo na construção de uma educação significativa.