URI Erechim

Escola Básica

Professores da Escola participam de formação do Comitê Olímpico do Brasil | | URI Câmpus de Erechim

Professores da Escola participam de formação do Comitê Olímpico do Brasil

24/08/2026 - 159 exibições
   

Professores da Escola de Educação Básica da URI Erechim participaram na sexta-feira, 21, da formação “Sonhos Transformam”, realizada na PUCRS, em Porto Alegre. A atividade integra o Programa Transforma, do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A escola foi representada pelos professores de Educação Física Bruno Felipe Assoni Faleiro, Indiana Paula Bagnara e Vanderlei Ramos de Oliveira Júnior e a professora do Centro de Línguas da URI, Jancileidi Hübner.

A formação teve como foco a Educação Integral e a abordagem interdisciplinar e transversal dos Valores Olímpicos e do esporte no contexto escolar. A programação promoveu reflexões sobre as possibilidades de integrar esses princípios a diferentes áreas do conhecimento, abordando também temas como habilidades socioemocionais, vínculos afetivos na aprendizagem, neurociência e práticas pedagógicas.

A participação dos professores ocorreu a convite do presidente do Comitê Brasileiro Pierre de Coubertin, Nelson Todt, que recepcionou o grupo durante o evento e acompanhou a formação. O evento fortalece a trajetória da escola da URI, primeira Escola Pierre de Coubertin no Brasil, que desenvolve, desde 2013, ações fundamentadas nesses princípios. 

Entre as ações desenvolvidas pela escola está o projeto Olympic Virtual Exchange, realizado desde 2023, que articula Língua Inglesa e Educação Física em experiências de aprendizagem e colaboração internacional. A formação abre novas possibilidades para ampliar esse trabalho, envolvendo outros componentes curriculares e fortalecendo a abordagem interdisciplinar dos Valores Olímpicos.