Notícias da URI Erechim

Homenagens marcam trigésima edição da SAUMA

02/06/2022 - 249 exibições

   



Assim como a Universidade Regional Integrada (URI) completou três décadas no dia 19 de maio, a Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA), promovida pela URI Erechim, que está sendo promovida nesta semana, também completa sua trigésima edição, numa parceria com o Conselho de Secretários Municipais de Educação (CONSEME), da AMAU (Associação dos Municípios do Alto Uruguai).

Durante esse período, entidades governamentais e não governamentais, assim como empresas e profissionais, se engajaram no projeto, transformando a SAUMA no principal fórum de debates a respeito do assunto.

Por isso, a URI Erechim e o CONSEME reuniram esses parceiros para prestar uma homenagem, que teve lugar no Salão de Atos, às 18h desta quarta-feira, 1º de junho, e que antecedeu pouco antes da abertura da programação da SAUMA deste ano.

Em sua origem, a Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente teve como logomarca o pinheiro brasileiro, uma espécie símbolo da Floresta Ombrófila Mista, uma das formações florestais da Região do Alto Uruguai Gaúcho. E esse símbolo foi reproduzido, em forma de troféu, e que foi entregue às pessoas e instituições parceiras.

A entrega da homenagem foi realizada pelo Diretor Acadêmico, Adilson Luis Stankiewicz; pelo Chefe do Departamento, Coordenador de Área e do curso de Ciências Biológicas, Vanderlei Decian; pelas coordenadoras do evento, Sônia Zakrzevski e Rozane Restelo; e pela representante do CONSEME, Suelen Brum.

A homenagem foi prestada a várias pessoas e organizações, começando pela professora Alice Tereza Valduga, uma das primeiras chefes do Departamento de Ciências Biológicas, Coordenadora do Curso e uma das idealizadoras da SAUMA.

Os demais homenageados foram: Secretário Municipal do Meio Ambiente de Erechim, Cristiano Moreira; Secretária Executiva do

Conselho Municipal de Proteção Ambiental (COMPAM), Vivian Destri; Adriano Synkaruk, da Emater/RS-Ascar de Erechim; José Antonio Louzada, do Centro de Apoio e Promoção à Agroecologia (Capa); Juliane Bonez, Coordenadora da 15ª CRE; Cibele Lazzari, coordenadora adjunta da 11ª Coordenadoria Regional de Saúde; Ruélitom Zambon Sartori, presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica Apuaê-Inhandava; e Coletivo Educador do Alto Uruguai Gaúcho, representado por Andrieli Sadovski Majeski e Júlia Golo Sarnoski.


Também foram homenageados os secretários municipais de Educação e do Meio Ambiente. Entre eles, Ducilí Richetti, de Barão de Cotegipe; Juliana Fornech Minella, de Barra do Rio Azul; Rosane Morgan, de Aratiba; Janete Fátima de Oliveira Jioucoski, de Campinas do Sul; Andrea Paula Dacampo, de Paulo Bento; Sirlei Gazzoni, de Três Arroios; Nadia Miotto, de Severiano de Almeida; Leocir Mezadri, de Charrua; Jaqueline Beal Gudoski, de Marcelino Ramos; Marisa Krause Confortin, de Entre Rios do Sul; Giovana Maria Stormovski Pegorini, de Centenário; Alessandro Luiz Serafini, de Erval Grande; Janete Fátima Sawicki, de Carlos Gomes; Rosan Bertella e Jacson Carpinski, de Getúlio Vargas; Clarice Maria Gaboardi, de São Valentim; e Carla Carvalho, de Estação.

As organizações empresariais homenageadas foram: ACCIE, representada pelo seu presidente Fábio Vendrusculo, também Diretor da Grafoluz; Unimed Erechim, representada por Giselle Rigon; Sementes Estrela e Futura Agrícola, representada por Rayssa Alves; Sicredi UniEstados; Claramax; e Cavaletti.

Ver mais notícias