Notícias da URI Erechim

Agronomia participa do lançamento do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais

07/06/2022 - 122 exibições

   




Os alunos da Agronomia da URI Erechim, que estão cursando a disciplina de Extensão Rural, ministrada pelo Professor Julio Cesar Brancher, participaram na segunda-feira, 06, do lançamento do Programa Municipal de Pagamento por Serviços Ambientais, realizado na comunidade de Capo-Erê.

O Programa é pioneiro no Norte Gaúcho e prevê compensação aos agricultores que preservarem nascentes e mananciais de água. A adesão é voluntária e os agricultores que mantiverem a proteção vegetal nas margens dos mananciais e ao redor de nascentes receberão um valor equivalente a 10 sacas de soja por hectare ocupados com a preservação ambiental.

Além disso, receberão assistência técnica para implantação de espécies rentáveis, como árvores frutíferas, erva-mate, bracatinga (para lenha com manejo sustentável), araucária enxertada (que produz pinhão em 5 a 6 anos com porte em torno de 6 metros de altura), espécies florestais melíferas, entre outras espécies florestais nativas.

Segundo o professor Júlio Brancher e os acadêmicos presentes, o encontro foi muito produtivo, com manifestação de autoridades e explicação do Programa pelo Secretário Municipal do Meio Ambiente, o Biólogo, mestre em Desenvolvimento Sustentável, Cristiano Moreira, diplomado em Ciências Biológicas da URI.

Ver mais notícias