Notícias | Escola

A importância dos sentidos para os alunos da educação infantil

03/08/2021 - 460 exibições

   



Esta foi a proposta do projeto desenvolvido pela Escola de Educação Básica da URI com os alunos das turmas do nível I. Segundo as professoras que coordenaram o projeto, Cacilda Menegola Ribeiro, Camila Paula Jevinski e Daiane Paula Chagas Dambros, a criança é um ser curioso por natureza, por isso, está sempre atenta a tudo que acontece ao seu redor e anseia em explorar e descobrir o mundo à sua volta.

Justificam, ainda, que desde bebês, as crianças reagem ao mundo através das experimentações dos sentidos, até mesmo antes de nascer. No útero da mãe eles já experimentam sensações, ouvem sons, enxergam luzes, sombras, cores e experimentam sabores. “Além disso, a escola é um lugar no qual devemos potencializar e proporcionar experiências e vivências ricas, pois os nossos sentidos são as “portas” para o mundo, para explorar e descobrir sobre o que nos rodeia”, frisam elas.

Considerando a importância da educação dos sentidos na Educação Infantil, as crianças colocaram em prática o projeto “Brincando com sons, luzes, sombras, cores e sabores”. As propostas desenvolvidas possibilitaram a experimentação e potencialização das experiências sensoriais, proporcionando o desenvolvimento por meio do brincar e da exploração das descobertas sobre si e sobre o mundo ao seu redor, expressando-se livremente e se apropriando do seu contexto e do mundo.

Dentre as atividades desenvolvidas foi proporcionado às crianças brincadeiras com as sombras; exploração dos elementos da natureza; experiência da chuva colorida; pintura divertida com balões; desafio das formas geométricas; composição com objetos do círculo das cores; pintura por observação; construção do boneco com gravetos; produção de esculturas; pintura com diferentes suportes como folha de bananeira e plástico filme; obras de arte utilizando diferentes pincéis e riscadores, como pincel com elementos naturais e carvão; releitura da obra de arte com elementos da natureza; e construção e exploração de minimundos.

As propostas desenvolvidas fizeram com que as crianças se expressassem livremente, produzindo uma rica experiência entre a criança e a natureza.

Veja mais Notícias | Escola

Ver todas