O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos tem por objetivo a formação de recursos humanos qualificados, a realização de pesquisas e o aprofundamento de estudos técnicos e científicos capazes de contribuir para o desenvolvimento da região e do país. Além do complexo industrial regional instalado, há de se considerar, também, a crescente demanda por profissionais com sólida formação científica, o Mestre e o Doutor em Engenharia de Alimentos, visando a atender as necessidades de conhecimento e qualificação docente das Instituições de Ensino Superior, que atualmente oferecem cursos de graduação em Engenharia de Alimentos, bem como promover a melhor formação, objetivando atender ao setor industrial.
Em 2001, diante da análise positiva das condições existentes no Câmpus de Erechim da URI, o Departamento de Ciências Agrárias, encaminhou aos colegiados internos pertinentes uma proposta de criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos - PPGEAL, aprovada pela Resolução nº. 343/CUN/2001. Em seguida foi submetida a APCN, junto a CAPES, tendo logrado aprovação (Portaria CAPES/MEC nº. 2530, DOU de 06/09/2002). O curso de mestrado acadêmico, iniciou suas atividades no ano de 2002. Em 2008, a Resolução do Conselho Universitário da URI, aprovou a criação do curso de doutorado, acadêmico (Resolução nº. 1158/CUN/2008). Submetida a APCN, em 18/06/2009, a CAPES/MEC publicou a Portaria no. 590, recomendando o doutorado em Engenharia de Alimentos. Constituiu-se, assim, o primeiro programa Stricto Sensu da URI.
Triênio 2004-2006 – Conceito 3 CAPES
Trênio 2007-2009 – Conceito 4 CAPES
Triênio 2010-2012 – Conceito 5 CAPES
Quadriênio 2013-2016 – Conceito 4 CAPES
Quadriênio 2017-2020 – Conceito 4 CAPES
Cadastro de acompanhamento de Egressos
LABINS - LABORATÓRIO DE ANÁLISE INSTRUMENTAL
LAFIQB - LABORATÓRIO DE FÍSICO-QUÍMICA E BROMATOLOGIA
LAMIC - LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA
LABMICRO - LABORATÓRIO DE MICROSCOPIA
LABCLINICAL - LABORATÓRIO DE PESQUISA CLÍNICA E AMBULATÓRIO DE MEDICINA
Normas de funcionamento e utilização
Impactos e Popularização da Ciência