URI Erechim

Edifapes / Publicações

Serviços | Edifapes / Publicações | E-books (gratuitos) | | URI Câmpus de Erechim

E-BOOKS


Cartilha Estatuto da Criança e do Adolescente (Volume 2)

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Alessandra Biasus

Cartilha criada na disciplina eletiva Estatuto da Criança e do Adolescente, ministrada pela Professora Alessandra Biasus - que propôs aos acadêmicos que elaborassem a cartilha apontando os principais direitos e garantias das crianças e dos adolescentes, como forma de serem protagonistas na construção do conhecimento e, também, como forma de extensão, eis que de interesse e de fácil entendimento para a comunidade.

Download

INTERLIGAS MED URI - Entrelaçando saberes (Volume 3)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Samuel Salvi Romero, Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski

Este e-book, é um dos produtos das Ligas Acadêmicas do curso de Medicina da URI Erechim. Os escritos, aqui, apresentados são temas específicos em saúde, que foram lidos, aprofundados, discutidos e refletidos entre ligantes e seus orientadores. Convido você a ler, refletir e, quem sabe, propor novos escritos, entrelaçando saberes.

Download

Os desafios da ética médica e da bioética na medicina (Volume 3)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Giana Lisa Zanardo Sartori / Ramiro Ronchetti / Arnaldo Nogaro

A Ética Médica e a Bioética na Medicina. Em 2022, seguindo a proposta dos anos anteriores para avaliar os conteúdos da disciplina de Ética Médica e Bioética, na turma 2020 do Curso de Medicina da URI Erechim, os acadêmicos se voltam para a pesquisa de temas importantes para a formação profissional.

Download

Anais do XIII Integrafisio - XV Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia; X Encontro de Diplomados e Amostra de Trabalhos Científicos

Área: Fisioterapia
Autor(es)/Organizador(es): Janesca Mansur Guedes / Fernanda DalMaso Camera

O XIII Integrafisio, X Encontro de Diplomados e a Amostra de Trabalhos Científicos do ano de 2024 teve como tema central Avanços e inovações em fisioterapia: uma jornada de 20 anos de conhecimento e pesquisa. O Integrafisio é um evento anual do curso de Fisioterapia da URI Erechim, realizado desde o ano de 2007, no qual acadêmicos do 70 semestre são responsáveis pela condução do evento. Neste ano, a Turma 2020, juntamente com professores e coordenação do curso, foram os responsáveis pelo evento. Durante o XIII Integrafisio, comemoramos os 20 anos do curso, o qual foi muito lembrado por todo colegiado, discentes e egressos do curso.

Download

Iniciação à pesquisa em psicologia (volume 3)

Área: Psicologia
Autor(es)/Organizador(es): Felipe Biasus / Cassandra Cardoso / Jacqueline Raquel Bianchi Enricone

Apresentamos a terceira edição do E-book TCC – Iniciação à Pesquisa em psicologia. A série iniciou em 2018 e visa divulgar a produção em pesquisa realizada pelos alunos do Curso de Psicologia da URI – Câmpus Erechim, orientados pelos seus professores. Mais uma vez, constatamos a qualidade e a diversidade de temas e métodos de pesquisa utilizados. As pesquisas realizadas demonstram a Iniciação Científica produzida pelo Curso de Psicologia. Envolvem temas atuais e relevantes social e cientificamente, que partiram da curiosidade dos acadêmicos, orientados pelos seus professores. Nesta apresentação, os artigos serão comentados a partir da maneira como foram abordados metodologicamente.

Download

Anais da XXIV Semana Acadêmica do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões URI Erechim/ XX Encontro de Acadêmicos do Curso de Graduação em Enfermagem da URI Erechim

Área: Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Angela Maria Brustolin

A XXIV Semana acadêmica do Curso de Enfermagem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Das Missões – Câmpus de Erechim e o XX Encontro de Acadêmicos de Enfermagem propôs como temática central a “Liderança e Gestão dos Serviços de Saúde”. Este documento reúne trabalhos com enfoque pertinente a esta temática nas diferentes áreas de atuação do profissional enfermeiro.

Download

EMI Como Potencializador da Internacionalização da Pós-Graduação Stricto Sensu

Área: Internacionalização/Inglês
Autor(es)/Organizador(es): Jessie Carvalho Bruhn

É com entusiasmo que apresentamos este e-book que mergulha nas águas da internacionalização da pós-graduação Stricto sensu, explorando o papel crucial do English as a Medium of Instruction (EMI) como catalisador desse processo. Num cenário globalizado, onde a comunicação transcende fronteiras, a pós-graduação Stricto sensu emerge como um terreno fértil para o intercâmbio de conhecimento e a colaboração internacional. Nesse contexto, a escolha do idioma de instrução desempenha um papel estratégico, e é aqui que o EMI se revela como uma ferramenta poderosa.

Download

Cartilha Estatuto da Criança e do Adolescente

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Alessandra Biasus

Como se sabe a missão da Universidade é fazer ensino, pesquisa e extensão. Com este propósito em mente no Curso de Direito da URI Erechim, na disciplina eletiva Estatuto da Criança e do Adolescente a Professora Alessandra Biasus propôs aos acadêmicos que elaborassem uma cartilha apontando os principais direitos e garantias das crianças e dos adolescentes, como forma de serem protagonistas na construção do conhecimento e, também, como forma de extensão, eis que de interesse e de fácil entendimento para a comunidade.

Download

Atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional (PED) para o período 2022 – 2030

Área: Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional
Autor(es)/Organizador(es): Julio Cesar Brancher

A publicação trata da atualização do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional-PED 2015-2030 do COREDE Norte-RS, tendo em vista a atualização para o PED 2022-2030. É relativo ao contrato firmado entre a URI Erechim e o Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul - Fórum dos COREDES - segundo o Termo de Referência nº 3603/2021.

Download

ANAIS DO XXIX - SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIICITec; XXI- SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO - SIEX

Área: Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação e Extensão
Autor(es)/Organizador(es): Marcos Franken / Amanda Leitão Gindri

A Universidade Comunitária como Agente de Inovação e Desenvolvimento merece uma análise mais profunda. Ressalta-se de forma enfática o papel vital e a relevância das instituições de ensino comunitárias, com a Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) desempenhando um papel notável nessa jornada. A URI tem mantido um compromisso incansável com a busca constante de qualidade e excelência em suas funções de ensino, pesquisa e extensão acadêmica e comunitária, integrando essas três dimensões de maneira indissociável em todos os seus empreendimentos. Além disso, atribuímos grande valor à promoção da inovação, educação, empreendedorismo e formação cidadã, todos esses sendo pilares fundamentais dessa busca incessante. As universidades comunitárias desempenham um papel crucial como impulsionadoras de inovação e desenvolvimento em suas comunidades, fortalecendo os laços entre a academia e o tecido social circundante. Nesse contexto, é inegável que a Ciência e a Tecnologia emergem como forças propulsoras fundamentais no progresso da humanidade. São elas que nos inspiram a explorar horizontes desconhecidos, a resolver desafios complexos e a aprimorar a qualidade de vida de todas as pessoas. Os Anais do XXIX Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia (SIICITEC), do XXVII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação (SIPPG) e do XXI Seminário Institucional de Extensão (SIEx) representam uma excelente oportunidade para explorar os resultados mais recentes da Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI) e Extensão, não apenas na URI, mas também de outras Instituições de Ensino Superior.

Download

ACTA XXVII - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – SIPPG

Área: Iniciação Científica, Iniciação Tecnológica e Inovação e Extensão
Autor(es)/Organizador(es): Marcos Franken / Amanda Leitão Gindri

A Acta do Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação (SIPPG) representa uma excelente oportunidade para explorar os resultados mais recentes da Iniciação Científica (IC), Iniciação Tecnológica e Inovação (ITI) e Extensão, não apenas na URI, mas também de outras Instituições de Ensino Superior.

Download

XVI Jornada de Nutrição XIV Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição

Área: Nutrição
Autor(es)/Organizador(es): Gabriela Pegoraro Zemolin / Jaqueline Stürmer / Janine Martinazzo

O curso de Nutrição estimula a pesquisa por meio de atividades de Extensão, Projetos Integradores, Projetos de pesquisas e Extensão, além de Trabalhos de Conclusão de Curso. Considera-se que a pesquisa em Nutrição é relevante para aprimorar as habilidades e competências, nas diversas áreas de atuação do profissional nutricionista. Os anais da XVI Jornada de Nutrição e XIV Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição, são a compilação dos trabalhos apresentados durante este evento, realizado na URI Erechim.

Download

Jornada de Estudos Empresariais 2023

Área: Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis
Autor(es)/Organizador(es): Fernando Sergio Mazon

Os Cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis, assim como os cursos EAD da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim – apresentam nestes Anais os resumos de trabalhos realizados por acadêmicos e professores, submetidos e aprovados na IX Mostra Científica dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis e III Mostra Científica dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo e do EAD URI Erechim.

Download

Anais do XXIII Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai / XIX Encontro de Acadêmicos de Enfermagem (2022)

Área: Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Irany Achiles Denti, Cibele Sandri Manfredini

As ações executadas pelos Enfermeiros (as) podem ser expressas em todos os níveis de atenção à saúde. Na docência, as diretrizes apontam para que a ênfase seja expressa nas ações de ensino, pesquisa e extensão. Para atender a estas propostas educativas anualmente o grupo de docentes que compõem o curso de Enfermagem organiza um evento onde seja possível desenvolver competências e habilidades por vezes pouco exploradas. Neste sentido, o XXIII Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai e XIX Encontro de Acadêmicos de Enfermagem apresentou como tema “Protagonismo da Enfermagem nas Linhas de Cuidado em Saúde”, tendo como objetivos: Possibilitar aos participantes a qualificação técnica e científica, ampliando seus conhecimentos, habilidades e competências para as diversas linhas de cuidado da enfermagem; Evidenciar o Curso de Enfermagem URI nas potencialidades de trabalho integrando discentes, docentes e profissionais da área; Estimular a construção do conhecimento por meio da apresentação de trabalhos científicos; Possibilitar aos participantes a qualificação técnica e científica, ampliando seus conhecimentos e habilidades para o cuidado; estimular a atualização e complementação da formação profissional por meio de minicursos; Possibilitar que os acadêmicos de graduação exponham trabalhos de cunho científico, que estão sendo realizados ou que julguem como uma contribuição pertinente para o debate acadêmico na área; Desenvolver habilidades para elaboração do raciocínio analítico e crítico, trabalho em equipe, capacidade de síntese, comunicação, expressão escrita e oral.

Download

Contextualização e Aprendizagem Significativa: proposição de estratégias didático-metodológicas

Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Geisa Heidy Gelhardt / Idanir Ecco

A aprendizagem significativa é proposta pelos autores como uma abordagem que se difere do ensino mecanizado e conteudista, sem relação com o meio. Afirmam que a contextualização do ensino é elemento motivacional para os estudantes e uma boa oportunidade para a ressignificação da docência, trazendo elementos incentivadores da análise crítica e criativa dos envolvidos, colocando estudantes e professores como protagonistas no processo de ensinar e de aprender. Uma obra que desperta, que instiga, que possibilita um novo entendimento para a ação reflexiva educacional e que desacomoda professores e estudantes.

Download

Educação em Foco: diálogos interdisciplinares

Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Idanir Ecco (Org.)

É da missão da Universidade fazer ensino, pesquisa e extensão. Bem como dela se espera que o faça de forma articulada para que haja o fortalecimento mútuo e progressivo de cada um destes pilares. A obra Educação em foco: diálogos interdisciplinares constitui-se em um exemplo de como o ensino e a pesquisa podem estar atrelados na formação do estudante e na prática pedagógica dos docentes, e, posteriormente chegar a educadores e às escolas, cumprindo a terceira função que é a extensão. É uma demonstração de que a escrita pode se constituir em exercício democrático e oportunidade de expressão de pensamento de diferentes naturezas. No meu entendimento, há dois objetivos claros que podem ser concebidos em relação ao escrito que aqui apresento: o primeiro e, mais declarado e explícito, é o de ser espaço e veículo de disseminação de conhecimentos produzidos no Curso de Pedagogia da URI – Erechim; o segundo, mais implícito, mas não menos importante, é o de incentivar autorias e despertar a ousadia de estudantes e educadores para escreverem, sistematizar suas práticas e experiências como mecanismos de aprendizagem e de formação.

Download

XII INTEGRAFISIO XVIII Semana Acadêmica do Curso de Fisioterapia IX Encontro de Diplomados em Fisioterapia

Área: Fisioterapia
Autor(es)/Organizador(es): Janesca Mansur Guedes / Karine Angélica Malysz

Uma das principais características da civilização moderna é a progressão da pesquisa científica. Reconhecemos a importância e o impacto das descobertas científicas e suas aplicações no desenvolvimento do bem-estar na promoção, prevenção e reabilitação fisioterapêutica, para a melhora da qualidade de vida e funcionalidade dos pacientes. É com muita alegria que a Comissão Científica apresenta os Anais do XII Integrafisio, com 22 trabalhos resultantes de investigações científicas nas diversas áreas da Fisioterapia, apresentados no evento que aconteceu no período de 03 à 07 de outubro de 2022.

Download

II Mostra Científica Integrada das Ciências Agrárias da URI

Área: Ciências Agrárias
Autor(es)/Organizador(es): Raquel Paula Lorensi / Vânius Venturini Veiga

Com o objetivo de estimular os acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Superior de Tecnologia em Agropecuária dos Campus de Erechim, Santiago, Santo Ângelo e Frederico Westphalen a publicarem seus trabalhos (trabalhos de conclusão de curso, pesquisa, extensão, relato de caso entre outros), um grupo de professores juntamente com o apoio das Coordenações dos Cursos, acima citados planejaram a II Mostra Científica Integrada das Ciências Agrárias da URI.

Download

Anais da IV Semana Acadêmica e III Mostra Científica da Medicina Veterinária (2022)

Área: Medicina Veterinária
Autor(es)/Organizador(es): Daniela dos Santos de Oliveira / Guilherme Lopes Dornelles

Os anais da IV Semana Acadêmica e da III Mostra Científica do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim, são a compilação dos trabalhos completos apresentados durante este evento, e refletem a importância do ensino, pesquisa e extensão entre a URI e a Comunidade externa. Sendo assim, esta segunda edição contempla trabalhos que abordam temas da atualidade, aliando a teoria a prática profissional.

Download

DIREITO CONTEMPORÂNEO EM DEBATE: Temas Multidisciplinares Nacionais e Internacionais

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Giana Lisa Zanardo Sartori et al.

O XXIX Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais em 2022 apresentou uma série de temas jurídicos de extrema importância, não só para os estudantes de Direito, professores e profissionais da área jurídica, mas também para a comunidade em geral. A proposta do evento, desde a sua primeira edição, foi promover a interdisciplinaridade entre as mais diversas áreas do conhecimento. Para fortalecer ainda mais esses momentos de discussão mostrou-se essencial chegar a X Mostra Científica que teve como precursora a Professora Vera Maria Calegari Detoni que desde o início estimulou e fomentou a produção de diversos trabalhos de relevância acadêmica, científica e social ao longo desses anos.

Download

Anais do XXIX Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais; III Simpósio Internacional de Direito Contemporâneo; X Mostra Científica; I Mostra de Extensão, XXIX Encontro de Diplomados (2022)

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Giana Lisa Zanardo Sartori et al.

O XXIX Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais em 2022 promoveu palestras, debates e oficinas com temas jurídicos de extrema relevância, não só para os estudantes de Direito, para professores e profissionais da área jurídica, mas também para pessoas interessadas de outras áreas do conhecimento. Os trabalhos aqui mostram-se de essencial importância para a construção de uma postura crítica e científica desenvolvida nos textos, pois permite uma análise jurídica e social do contexto vivido na contemporaneidade.

Download

PIBID URI: Universidade e Escola na Articulação e Interação da Iniciação à Docência

Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Anelise Brod (Org.)

A presente obra intitulada “PIBID-URI: Universidade e Escola na articulação e integração da iniciação à docência” é mais um dos resultados do Projeto Institucional desenvolvido pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência PIBID-URI, da Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior (CAPES), Edital nº 02/2020/CAPES.

Download

5a Jornada Acadêmica de Medicina; 3o Interligas Med URI; 3o Salão Científico e 3a Mostra Fotográfica Virtual “Medicina e Arte”; 1o Prêmio Bastão de Asclépio: “O essencial para o médico na prática da...” (2022)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Miriam Salete Wilk Wisniewski, Elisabete Maria Zanin, Sergio Bigolin, Vania Maria Barboza (Orgs.)

É extremamente aprazível apresentar a 5ª Jornada Acadêmica de Medicina. Decorreu, desde seu início, quase dois mil dias, onde ensaios sobre a ciência médica são publicizados àqueles que por ela se interessam (Está raro gostar de ler, hoje em dia). Assim como o sangue é quem mantêm a vida nos corpos por seus fluxos e caminhos, a leitura irriga a alma daqueles que são sedentos pelo conhecimento e saber, muito além da mera informação, muitas vezes sem nenhuma verdade. Nesta edição, o leitor encontrará a polissemia que torna o saber dinâmico, às vezes até volátil, mas que, como o pulsar incessante de uma célula cardíaca, se une a seus pares para dar vida ao conjunto. E dando vida a este conjunto, estão presentes mais de quarenta diferentes temas que orbitam o tempo e o espaço da ciência médica, e isso não permite que a leitura seja monótona. Deverás! Com tantas temáticas, ninguém se cansará de ler! Esse é o desejo a todos que, por intenção ou descuido, resolverem ler os artigos presentes nestes Anais!

Download

Experiências de Modelagem no Ensino de Matemática

Área: Matemática
Autor(es)/Organizador(es): Pedro Augusto Pereira Borges, Clemerson Alberi Pedroso (Orgs.)

Esta obra é uma iniciativa de professores e professoras que conviveram no ambiente dos cursos de Licenciatura de Matemática e/ou do Mestrado em Matemática da UNIJUÍ, onde iniciaram a prática da modelagem que empregam efetivamente em sua atuação nas Universidades (UFFS/Chapecó, URI/Erechim, UNIPAMPA/Itaqui) e Institutos de Educação do Sul do Brasil (IFRS/Bento Gonçalves, IFRS/Ibirubá, IFSC/Chapecó). É também um depoimento, uma amostra, ainda que pequena, da indagação “Como, quem e onde se utiliza modelagem no ensino de Matemática?”. Os capítulos são relatos de experiências desenvolvidas independentemente entre si, geradas antes mesmo da decisão de publicá-las em livro, resultado da prática natural de ensinar com modelagem, não como uma obrigação, exigência de política educacional ou orientação específica de algum projeto pedagógico institucional, mas como um jeito nosso de ensinar.

Download

Criando ... Volume XIX Ensino Médio

Área:
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues, Letícia Teixeira e Silva Dumke

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim, do Ensino Médio durante o ano letivo de 2022. A ilustração da capa ficou a cargo da aluna Vitória Luiza Carvalho de Freitas.

Download

Criando ... Volume XIX Ensino Fundamental II

Área:
Autor(es)/Organizador(es): Viviane Forcellini Domingues, Letícia Teixeira e Silva Dumke

Esta obra reúne poemas escritos pelos alunos da Escola de Educação Básica da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim. Em 2022, o Criando volume XIX, em relação à parte de criação do ensino fundamental, restringiu-se às três turmas de nonos anos: 9A, 9B e 9C. A ilustração da capa ficou a cargo da aluna Laura Antônia Basso.

Download

Cartilha de Cuidados para o Diabético

Área: Medicina/Nutrição
Autor(es)/Organizador(es): Samuel Salvi Romero, Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski

Essa cartilha foi desenvolvida pelo curso de Medicina em conjunto com o curso de Nutrição da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) - Erechim/RS, no componente curricular de Promoção e Prevenção à Saúde, ministrado pelo professor Samuel Salvi Romero, tendo como material de consulta, as publicações referentes ao Diabetes Mellitus divulgadas pela Organização Mundial de Saúde e Ministério de Saúde do Brasil, às páginas 36 à 42. Foi desenvolvido em 2019 e intencionou complementar a formação dos estudantes no âmbito da atenção integral à saúde da população, com foco prioritário, na saúde de indivíduos acometidos por diabetes.

Download

Primeiras Notas: História da Saúde no Alto Uruguai Rio-Grandense

Área: Medicina/História
Autor(es)/Organizador(es): Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski

O Brasil é um país que possui um território com dimensões continentais. É formado por cinco grandes regiões, vinte e seis Estados, e um Distrito Federal que tem o status de Estado. Nesse contexto, de acordo com o IBGE (2020), são 5.570 municípios e inúmeras pequenas e microrregiões que, muitas vezes, não figuram nos atlas geográficos. Diante de tanta diversidade, considera-se esse cenário riquíssimo para o aprofundamento do estudo das Histórias Regionais e Locais. O estudo da História Regional e Local, para um país das dimensões como o Brasil, significa o resgate da identidade cultural, social e política. A região é detentora de características e peculiaridades internas que constituem a sua identidade própria. Entretanto, essas características não existem por si só, mas possuem uma relação, um vínculo com o todo. O todo exprime uma relação que perpassa o regional e se relaciona com o nacional e o internacional. Dessa forma, a região não tem a obrigatoriedade de coincidir com limites juridicamente definidos, de uma cidade, estado ou mesmo país. Os artigos aqui apresentados são os primeiros resultados de um projeto de pesquisa que teve como inserção principal o chamado período da República Velha (1890-1930), período que coincide com o da fundação e instalação da Colônia Erechim (1908) e explora até o marco temporal de 1960, propondo uma articulação com a área da saúde.

Download

Caracterização Ambiental da Área Verde do Castelinho de Erechim (RS)

Área: História/Biodiversidade
Autor(es)/Organizador(es): Gabrieli Zanette, Elisabete Maria Zanin

As paisagens nas quais vivemos, das quais usufruímos e pelas quais temos algum sentimento ou valor estão em nosso cotidiano e, muitas vezes, nós as vemos e vivenciamos sem nos darmos conta de sua complexidade, de sua história e de suas funções social, estética e ambiental em nossa vida citadina. Este livro nos propicia este despertar para vivermos um fragmento da paisagem urbana e cultural de Erechim de forma mais lúcida, intensa e, por que não, sermos educados para esse olhar mais global e sistêmico da complexidade que existe em uma cidade e que, muitos de seus detalhes, passam despercebidos porque vemos mais telas do que realidades, nos dias de hoje. Porém, além de conhecer mais a fundo a área verde do Castelinho, cuja massa de vegetação já se destaca na homogeneidade construída da paisagem urbana edificada, esta obra trás sugestões e diretrizes importantíssimas para que sua função ecológica/ambiental seja potencializada e traga ainda maior contribuição da mitigação dos efeitos negativos intrínsecos da urbanização, uma característica que inúmeras cidades pelo mundo querem mudar, com ampliação da arborização urbana, do número, quantidade e qualidade das áreas verdes, entre outras, construindo uma verdadeira infraestrutura verde citadina, da qual a área verde do Castelinho já faz parte.

Download

Conta Pra Nós?

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski

A ideia de propor a organização deste livro originou-se como uma forma de reunir, principalmente, as produções literárias dos estudantes que participaram do Projeto “Conta pra nós?” do Curso de Medicina da URI. “Conta pra nós?” faz parte do Programa Green Free Spaces for Medicine, que tem como objetivo exercitar a aproximação e a comunicação humanizada entre os participantes e as pessoas que os acadêmicos vão encontrar durante sua formação e atuação profissional. Busca, também, ao tecer diálogos, a reflexão, para posterior tessitura de textos e imagens, promovendo, assim, a tessitura de laços. Neste livro se quis, ao resgatar os escritos de nossos estudantes de Medicina, relembrar a beleza e a peculiaridade da produção literária, que caminha junto com a formação acadêmica de quem se prepara para cuidar. Cuidar da vida, cuidar do outro, cuidar de si.

Download

I e II Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Enfermagem (2020/2021)

Área: Enfermagem
Autor(es)/Organizador(es): Angela Maria Brustolin, Irany Achiles Denti, Cibele Sandri Manfredini

A I e II Semana Acadêmica Integrada dos Cursos de Graduação em Enfermagem, reúne trabalhos oriundos das semanas acadêmicas do ano de 2020 e 2021, dos Câmpus de Erechim, Santiago e Frederico Westphalen, realizadas por meios virtuais. Para o ano de 2020 a temática foi “as diferentes áreas de atuação do profissional enfermeiro” e no ano 2021 “Saúde Mental”.

Download

João e o líquido mágico (ilustração II)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Anna Júlia Demarco et al.

O livro faz parte do “Projeto de Promoção à Educação Infantil no Contexto da Medicina Comunitária”, desenvolvido por estudantes de Medicina, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, na disciplina de Promoção e Prevenção em Saúde, o qual tem como público alvo crianças menores de 12 anos. O mesmo é composto por um pequeno texto sobre a importância da vacinação, ilustrada por estudantes da Escola Municipal Belas Artes Osvaldo Engel.

Download

João e o líquido mágico (ilustração I)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Anna Júlia Demarco et al.

O livro faz parte do “Projeto de Promoção à Educação Infantil no Contexto da Medicina Comunitária”, desenvolvido por estudantes de Medicina, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, na disciplina de Promoção e Prevenção em Saúde, o qual tem como público alvo crianças menores de 12 anos. O mesmo é composto por um pequeno texto sobre a importância da vacinação, ilustrada por estudantes da Escola Municipal Belas Artes Osvaldo Engel.

Download

INTERLIGAS MED URI - Entrelaçando Saberes (volume 2)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Samuel Salvi Romero, Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski

Com satisfação, apresentamos o volume dois do e-book, “INTERLIGAS MED URI – Entrelaçando Saberes”, uma produção essencialmente acadêmica, originada na interlocução entre Coordenações do Curso, Centro Acadêmico – CAMED, Ligas Acadêmicas e Professores do Curso de Medicina da URI Erechim, numa perspectiva integradora e interdisciplinar.

Download

XXVIII - SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIICITec; XX- SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO - SIEX (2022)

Área:
Autor(es)/Organizador(es): Jean Lucas Poppe, Cristiane Menna Barreto Azambuja, Lizandra Andrade Nascimento (Org.)

A trajetória da URI na promoção da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e da Extensão, iniciada em 1995, continua neste ano de 2022, com o tema: “Ciência e Inovação a Serviço da Vida”, por meio do XXVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia, XIX Seminário de Extensão e XXVI Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação. Essa é uma das formas da URI cumprir com seu papel de produção e disseminação do conhecimento científico para a comunidade de sua abrangência. Ao abrigo dos programas PIBIC/CNPq; PIBITI/CNPq; PIBIC−EM/CNPq; PROBIC/FAPERGS; PROBITI/FAPERGS; PIIC/URI; PIITI/URI; PIIC−EM/URI; REDES/URI; URI/MEMÓRIA, os acadêmicos, orientados por docentes pesquisadores qualificados, por meio da boa aplicação de métodos científicos em projetos de iniciação científica ou atividades extensionistas, complementam sua formação, desenvolvendo sua criatividade e potencial de contribuição para um futuro promissor. Ao concluir, registramos nossos agradecimentos ao CNPq, à CAPES, à FAPERGS e à FuRI por contribuírem para o desenvolvimento da Pesquisa e da Extensão na URI e, outrossim, pelo incentivo e aporte financeiro para a realização desses seminários. Igualmente, nossos agradecimentos e cumprimentos à equipe organizadora desse importante evento, sediado, pela primeira vez, no Câmpus de São Luiz Gonzaga, e cuja memória ficará registrada nos Anais que ora prefaciamos, pelo aceite do desafio de propiciar as condições para a sua realização.

Download

ACTA XXVI - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – SIPPG (2022)

Área:
Autor(es)/Organizador(es): Jean Lucas Poppe, Cristiane Menna Barreto Azambuja, Lizandra Andrade Nascimento (Org.)

A Ciência está na sociedade e para ela é que deve direcionar seus resultados, pois a função social do conhecimento científico é a busca pelo bem-estar da humanidade. Como seres caracterizados pela incompletude do saber para agir, precisamos, cada vez mais, aprender a bem viver. Essa meta somente será possível alcançar se todos tiverem acesso ao conhecimento científico para embasar suas decisões e balizar suas ações. Nessa direção, a Universidade, além de produzir novos conhecimentos, que é condição necessária, porém não suficiente, precisa divulgar esse conhecimento, de forma ampla e acessível à população. A pós-graduação é um locus privilegiado, não apenas na produção, mas também na divulgação das ciências aos mais diferentes públicos. Em 2022, a trajetória da URI na promoção da Ciência, da Tecnologia, da Inovação e da Extensão, iniciada em 1995, tem continuidade com o tema: “Ciência e Inovação a Serviço da Vida”, por meio do XXVIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, Inovação e Tecnologia, XIX Seminário de Extensão e XXVI Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação. Dentre esses, destacamos o XXVI Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação, cuja memória ficará registrada na Acta.

Download

XV Jornada de Nutrição XIII Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição

Área: Nutrição
Autor(es)/Organizador(es): Gabriela Pegoraro Zemolin, Iza Bruna Wessolowiski, Jaqueline Stürmer, Janine Martinazzo (Org.)

A Nutrição é uma ciência que estuda as relações entre os alimentos e nutrientes ingeridos pelo ser humano e possíveis estados de saúde e doença. Dentro deste contexto, a pesquisa em Nutrição é relevante para aprimorar as habilidades e competências, nas diversas áreas de atuação do profissional nutricionista. Os Anais da XV Jornada de Nutrição e XIII Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição, são a compilação dos trabalhos apresentados durante este evento, realizado na URI Erechim.

Download

IV Jornada Acadêmica - Faculdade de Medicina (2021)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Miriam Salete Wilk Wisniewski; Elisabete Maria Zanin; Sergio Bigolin (Orgs.)

Apresentamos os Anais da IV Jornada Acadêmica da Faculdade de Medicina da URI Erechim. Nestes Anais você encontrará 88 trabalhos científicos, desenvolvidos por estudantes orientados por professores pesquisadores, cujos temas versam sobre a história da medicina, afecções clínico-terapêuticas, abordagens clínico-cirúrgicas e patologias pouco frequentes. Os trabalhos originam-se em revisões literárias e narrativas, estudos experimentais e relatos de caso, os quais colaboram com a ciência, com a atualização e com o aperfeiçoamento acadêmico-profissional. Nossos agradecimentos científicos aos dedicados estudantes e seus orientadores!

Download

III Jornada Acadêmica do Curso de Medicina; I Interligas ED URI; I Mostra Fotográfica Virtual Arte & Medicinal; I Salão Científico Online (2020)

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Miriam Salete Wilk Wisniewski; Elisabete Maria Zanin; Sergio Bigolin (Orgs.)

Durante o planejamento da 3ᵃ Jornada Acadêmica da Medicina da URI visualizamos a necessidade de combinar as Ciências da Saúde com as Ciências Humanas e Sociais, o que responde pelo nome de Humanidades Médicas. E, sendo assim, nasceu o tema ““Entrelaçando Medicina e Arte”. Introduzir neste evento, discussões sobre a História da Medicina e, consequentemente a Arte, busca enriquecer a formação e a atuação dos profissionais da saúde. Conforme afirma Gusmão (2004) “A História da Medicina nos ensina de onde viemos, a situação médica presente e em qual direção caminhamos. Se pretendermos realizar nosso trabalho com um plano definido, necessitamos da História como guia.” A Arte por sua vez, constitui-se ferramenta que nos permite cultivar a humanidade e a empatia, podendo trazer benefício na medicina, quer seja no tratamento de determinadas patologias, como na própria comunicação com o paciente e na transmissão de segurança e carinho. Medicina e Arte não são entidades independentes, mas antes complementares. (TOMAZ, 2019). Nesta publicação, além de trabalhos científicos desenvolvidos por acadêmicos de Medicina e seus orientadores, apresentamos a Conferência Magistral “A dissecção do quadro - A Lição de Anatomia do Dr. Tulp - de Rembrandt”, proferida durante o evento. Esperamos que este documento seja um marco na atualização do conhecimento e na troca de experiências, visando à valorização do cuidado, da arte e, portanto, da vida.

Download

INTERLIGAS MED URI - Entrelaçando Saberes

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Samuel Salvi Romero, Elisabete Maria Zanin, Miriam Salete Wilk Wisniewski

A ideia do e-book "INTERLIGAS MED URI – Entrelaçando Saberes” concretizou-se por meio da articulação entre professores do Curso de Medicina, Centro Acadêmico de Medicina da URI Erechim (CAMED – URI) e Coordenações do Curso. O pensamento inicial esteve ancorado em uma perspectiva de movimentos interdisciplinares, cuja racionalidade pudesse ser discutida pelas Ligas Acadêmicas existentes no Curso e com vistas a possibilitar uma aproximação com as demais Ligas da Instituição. A natureza dessas discussões previa, ainda, a representação do protagonismo acadêmico em temas contemporâneos que versam acerca do cotidiano humano e sobre o cuidado proposto pelo acadêmico de Medicina, professores e preceptores. Esses temas, descritos e estruturados, poderiam servir de subsídio para as tomadas de decisão dos discentes e seus pares nos cenários de práticas curriculares, entendendo a complexidade de análise dos territórios, populações e subpopulações.

Download

Os Desafios da Ética Médica e da Bioética na Medicina

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Giana Lisa Zanardo Sartori, Ramiro Ronchetti, Arnaldo Nogaro

A Ética Médica e a Bioética na Medicina O mundo contemporâneo que estamos vivendo, apresenta todos os dias inúmeros desafios, dos mais simples aos mais complexos, será que a sociedade está conseguindo compreender e avançar na busca por uma vida melhor? O que significa uma vida melhor? Como as pessoas estão lidando com estes desafios? A busca pelo conhecimento ainda é uma verdade? Há uma preocupação pelo conhecimento científico e ético? Ainda é possível ensinar e aprender? Estes questionamentos são inquietações que acompanham o trabalho desenvolvido pelos docentes nas mais diversas áreas do conhecimento, não seria diferente no Curso de Medicina da URI – Erechim, na disciplina de Ética Médica e Bioética. Nosso principal objetivo é que os acadêmicos possam conhecer e compreender os fundamentos e princípios éticos e bioéticos, necessários e imprescindíveis para a atuação na profissão médica. Além disso, possibilitar o reconhecimento e a importância dos princípios e valores norteadores da relação médico com pacientes, com familiares, com colegas de profissão e de trabalho, com todas as pessoas, a partir do respeito à dignidade humana, à igualdade, à liberdade. Este objetivo, que ora está disposto no plano de ensino da disciplina de Ética Médica e Bioética, pretende fazer parte da vida acadêmica dos alunos e se manter na vida profissional. É a expressão do cuidado com o outro ser humano, aquele que será atendido ou fará parte do grupo de pessoas que estarão envolvidos com a saúde e/ou a doença.

Download

Anais da Jornada de Estudos Empresariais 2022

Área: Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis
Autor(es)/Organizador(es): Sara Roesler, Fernando Sergio Mazon

Os Cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo e Ciências Contábeis, assim como os cursos EAD da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI Erechim – apresentam nestes Anais os resumos de trabalhos realizados por acadêmicos e professores, submetidos e aprovados na VIII Mostra Científica dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis e II Mostra Científica dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e do EAD URI Erechim

Download

DIREITO CONTEMPORÂNEO EM DEBATE: TEMAS MULTIDISCIPLINARES NACIONAIS E INTERNACIONAIS

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): José Plínio Rigotti et al. (orgs.)

O XXVIII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais em 2021 apresentou uma série de temas jurídicos de extrema relevância, não só para os estudantes de Direito, para professores e profissionais da área jurídica, mas também para outras pessoas interessadas. A proposta do evento, desde sua primeira edição, foi promover a interdisciplinaridade entre as mais diversas áreas do conhecimento, direcionando-as para a área jurídica. Para fortalecer ainda mais esses momentos de discussão e reflexão, a IX Mostra Científica recebeu e apresentou diversos trabalhos dos inscritos no evento, na modalidade resumo expandido e artigo científico.

Download

ANAIS DO XXVIII FÓRUM DE ESTUDOS DAS CIÊNCIAS JURÍDICAS E SOCIAIS; II SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE DIREITO CONTEMPORÂNEO; IX MOSTRA CIENTÍFICA; XXIX ENCONTRO DE DIPLOMADOS (2021)

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): José Plínio Rigotti et al. (orgs.)

O XXVIII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais em 2021 promoveu palestras, debates e oficinas com temas jurídicos de extrema relevância, não só para os estudantes de Direito, para professores e profissionais da área jurídica, mas também para pessoas interessadas de outras áreas do conhecimento. A proposta do evento, desde sua primeira edição foi promover diversidade e interdisciplinaridade de conhecimentos, com momentos de discussão e reflexão, a IX Mostra Científica recebeu e apresentou diversos trabalhos dos inscritos no evento, na modalidade resumo expandido e artigo científico.

Download

RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: Relatos de Experiência 2020-2021

Área: Formação Docente
Autor(es)/Organizador(es): Luciana Dornelles Venquiaruto (org.)

O Programa Residência Pedagógica (RP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem como objetivo aperfeiçoar a formação prática nos cursos de licenciatura, por intermédio da imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso. A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) aderiu a esse Programa desde o seu primeiro edital, acreditando que ele seria um importante instrumento de integração entre universidade, escola e comunidade. Ao se aproximar do término do período de vigência do edital nº 01/2020/CAPES, tomou-se a iniciativa em organizar a presente obra que busca divulgar relatos de experiência de uma almejada educação inclusiva, durante a pandemia ocasionada pelo novo Coronavírus (SARS-CoV-2), no decorrer dos anos 2020-2021, anos que ficarão marcados na história de vida de cada um dos autores que compõem essa obra.

Download

Anais da III Semana Acadêmica e II Mostra Científica da Medicina Veterinária (2021)

Área: Veterinária
Autor(es)/Organizador(es): Daniela dos Santos de Oliveira / Guilherme Lopes Dornelles

Os Anais da III Semana Acadêmica e da II Mostra Científica do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim, são a compilação dos trabalhos completos apresentados durante este evento, e refletem a importância do ensino, pesquisa e extensão entre a URI e a Comunidade externa. Sendo assim, esta segunda edição contempla trabalhos que abordam temas da atualidade, aliando a teoria a prática profissional. O leitor encontrará nesta publicação os trabalhos apresentados nos grupos de trabalhos fomentadores de discussões e promotores da ampliação do conhecimento nas temáticas abordadas pelos autores.

Download

ANAIS DO XXVII - SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA, INOVAÇÃO E TECNOLOGIA - SIICITEC; XIX- SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE EXTENSÃO - SIEX; XXV -SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – SIPPG

Área: Todas
Autor(es)/Organizador(es): Amito J. Teixeira, Claodomir A. Martinazzo, Elisabete M. Zanin, Marcelo L. Mignoni, Sônia Zakrzevski

A URI iniciou suas atividades como instituição produtora de conhecimentos, atendendo a tríade do ensino, da pesquisa e da extensão, na fase do percurso histórico da humanidade caracterizado como Sociedade da Informação. Nesse período 4.0, com a aparição dos computadores, o mundo ficou digital e, com isso passou a ser possível processar uma grande quantidade de dados e de nos comunicar em tempo real com pessoas de qualquer parte do planeta. Prestes a celebrar 30 anos como universidade, vê-se inserida numa nova era, denominada de 5.0, ou sociedade superinteligente. É a Era que se caracteriza pela evolução da anterior (4.0) na qual os computadores e a hiperconexão resultam em um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável. Essa Era tem três valores principais que a fundamentam: a qualidade de vida, a construção de um mundo menos excludente e a sustentabilidade socioambiental. Esse é o sonho da humanidade do século XXI! Muitos avanços são perceptíveis e comprovam que estamos no caminho para alcançar os objetivos almejados por esta sociedade. Contudo, há ainda muitos desafios, dificuldades e limitações para que esses benefícios sejam coletivos, globais e, de fato, contribuam para a melhoria das condições de vida dos seres vivos, desde a sua condição local. Para que se tenha a desejada sociedade, necessitamos de “Ciência 5.0: hiperconexões que transformam”, tema desta edição do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica – SIICITEC – da URI. Nesta sociedade, centrada no homem, é necessário que se equilibre o avanço econômico com a resolução de problemas sociais com um sistema que integra ciberespaço e espaço físico como casas inteligentes, tecnologias vestíveis, mobilidade autônoma, assistentes digitais, energia inteligente, dentre outras.

Download

ACTA DO XXV - SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO EM PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – SIPPG

Área: Todas
Autor(es)/Organizador(es): Amito J. Teixeira, Claodomir A. Martinazzo, Elisabete M. Zanin, Marcelo L. Mignoni, Sônia Zakrzevski

A URI iniciou suas atividades como instituição produtora de conhecimentos, atendendo à tríade do ensino, da pesquisa e da extensão, na fase do percurso histórico da humanidade caracterizado como Sociedade da Informação. Nesse período 4.0, com a aparição dos computadores, o mundo ficou digital e, com isso passou a ser possível processar uma grande quantidade de dados e de nos comunicar em tempo real com pessoas de qualquer parte do planeta. Prestes a celebrar 30 anos como universidade, vê-se inserida numa nova era, denominada de 5.0, ou sociedade superinteligente. É a Era que se caracteriza pela evolução da anterior (4.0) na qual os computadores e a hiperconexão resultam em um modo de vida mais inteligente, eficiente e sustentável. Essa Era tem três valores principais que a fundamentam: a qualidade de vida, a construção de um mundo menos excludente e a sustentabilidade socioambiental. Diante disso, como universidade comunitária, a URI tem presente a sua responsabilidade social, expressa em sua missão, ao orientar que devemos formar nossos estudantes como pessoas, como profissionais com competência técnica para o exercício laboral e, em terceiro lugar, porém não menos importante, para exercer com plenitude a sua cidadania, ocupando seu lugar neste contexto de mundo e contribuindo para sua transformação. Depreende-se disso que uma das formas da URI cumprir com seu papel de produção e disseminação do conhecimento científico para a comunidade de sua abrangência, é por meio da realização deste importante evento integrado, cujo tema é “Ciência 5.0: hiperconexões que transformam”. Dentre esses, destacamos o XXV Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação, sob a responsabilidade de organização do Câmpus de Erechim, cuja memória ficará registrada nas Actas que ora prefaciamos.

Download

Anais da XIV Jornada de Nutrição/XII Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição

Área: Nutrição
Autor(es)/Organizador(es): Gabriela Pegoraro Zemolin et al.

A Pesquisa em Nutrição é relevante para a reflexão e o registro dos conhecimentos baseados em evidências científicas que irão nortear a atuação dos profissionais nas diversas áreas de atuação. Os Anais da XIV Jornada de Nutrição e XII Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição, são a compilação dos trabalhos apresentados durante este evento, realizado na URI Erechim.

Download

Anais da I Mostra Científica Integrada das Ciências Agrárias da URI (2021)

Área: Agronomia/Veterinária/Tecnologia Agropecuária
Autor(es)/Organizador(es): Raquel Paula Lorensi / Daniela dos Santos de Oliveira / Amito José Teixeira

Com o objetivo de estimular os acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Superior de Tecnologia em Agropecuária dos Campus de Erechim, Santiago, Santo Ângelo e Frederico Westphalen a publicarem seus trabalhos (trabalhos de conclusão de curso, pesquisa, extensão, relato de caso entre outros), um grupo de professores juntamente com o apoio das Coordenações dos Cursos, acima citados planejaram a I Mostra Científica Integrada das Ciências Agrárias da URI.

Download

Os Desafios da Ética Médica e da Bioética na Medicina

Área: Medicina
Autor(es)/Organizador(es): Giana Lisa Zanardo Sartori / Ramiro Ronchetti / Arnaldo Nogaro

A Faculdade de Medicina da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim, tem o dever de compartilhar todo o conhecimento nela desenvolvido com a sociedade acadêmica e a todos que necessitam manter-se atualizados. Como demonstração deste objetivo e em um tempo em que estamos passando por importantes adaptações na forma de mobilização do conhecimento, é com muita satisfação que a primeira turma de Medicina da URI Erechim, turma 2018, juntamente com seus docentes, traz o livro intitulado Os Desafios da Ética Médica e da Bioética na Medicina.

Download

CONIGTI - Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação URI (2019)

Área: Engenharias . interdisciplinaridade . Tecnologia e inovação . Mostra Científica . Internacionalização
Autor(es)/Organizador(es): Jessie Carvalho Bruhn / Arthur Bortolin Beskow / Cristiano Vitorino da Silva

O V Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação integra diversos cursos, de diferentes áreas do conhecimento, além da possibilidade de promover a internacionalização.

Download

Anais da Jornada de Estudos Empresariais 2021

Área: Direito/Arquitetura
Autor(es)/Organizador(es): Caroline I. Capelesso Ceni, Darllan Fabiani da Silva Santos, Giana L. Zanardo Sartori, Sara Roesler

Os Cursos de Arquitetura e Urbanismo e Direito da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Câmpus de Erechim – apresentam neste Anais da I Mostra Científica do curso de Arquitetura e Urbanismo e I Mostra Científica, I Encontro Jurídico Interdisciplinar e I Salão Científico do curso de Direito, artigos e resumos expandidos de acadêmicos e professores destes cursos. Este momento de compartilhamento de saber, que valoriza a iniciação científica e a socialização de resultados, ainda mais neste contexto de pandemia, foi realizado dentro do evento Jornada de Estudos Empresariais 2021 - os desafios continuam, realizado no período de 31 de maio à 02 de junho, em formato online. Esse evento foi promovido pelo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas e contemplou os cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis e Direito, assim como os cursos EAD da URI Erechim.

Download

Gestão e docência universitária na URI

Área: Gestão Universitária
Autor(es)/Organizador(es): Edite Maria Sudbrack et al.

Iniciamos este preâmbulo ancorados em Bauman (2017), que, ao analisar o fenômeno das migrações na Europa, em sua obra “Estranhos à nossa porta”, situa a crise migratória com os atributos de pânico, estranhamento e rejeição. Neste momento histórico, à semelhança da metáfora de Bauman somos invadidos por um vírus letal, que nos convoca à reinvenção de processos, práticas e posturas, tal como a proposição deste Itinerário Formativo “Gestão e Docência na Universidade”. A URI não se abate face ao espectro da Covid-19. Eis que se recria a cada obstáculo, com o trabalho a muitas mãos, de forma solidária e comprometida ética e cientificamente, sem descuidar da inserção social em sua área de abrangência. Nosso horizonte é a perspectiva de que o desenvolvimento profissional no âmbito da gestão e da docência exige continuar aprendendo sempre. O aprimoramento profissional e sua atuação no contexto em que estamos inseridos, conclama a desenvolver ações formativas endereçadas às dimensões pessoais, profissionais e organizacionais (NÓVOA, 1997). Esta proposta vem na esteira do construído no PDI (2021-2025), e no Plano de Gestão (2019-2022). Processos estes rotagonizados por toda a comunidade acadêmica. Tomamos de empréstimo a narrativa de Gadamer (2015), quando o autor propõe a conversação. “Uma conversação envolve uma troca entre parceiros de diálogo” Sob este cenário, este documento quer dialogar sobre a complexidade que abarca a gestão e à docência no Ensino Superior. Os registros aqui contidos transitam pela reflexão teórica, designam os atos legais de nível macro-educacional, difundem as normativas internas, aprovadas pelos colegiados da universidade, passando pelos processos de avaliação externa e interna, compondo um mosaico de amparo ao processo de gestão e docência no ensino superior. Convocamos à leitura e proposição de sugestões para aprimorar o processo de desenvolvimento profissional de todos nós.

Download

Direito Contemporâneo: discussões internacionais e multidisciplinares

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Andrey Henrique Andreolla; Caroline Isabela Capelesso Ceni; Giana Lisa Zanardo Sartori; José Plínio

Chegamos a VIII Mostra Científica, que ocorreu de maneira virtual nesse ano de 2020, por meio de um esforço conjunto de muitas mãos e corações! Em meio a uma pandemia fez-se necessária a modificação de hábitos, desejos e caminhos, uma (re)significação sobre nós mesmos, uma (re)significação da maneira com que compartilhamos nossas pesquisas e projetos!

Download

XXVII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais; I Simpósio Internacional de Direito Contemporâneo; VIII Mostra Científica e XVIII Encontro de Diplomados

Área: Direito
Autor(es)/Organizador(es): Andrey Henrique Andreolla et al.

É com grande alegria que chegamos ao XXVII Fórum das Ciências Jurídicas e Sociais e a VIII Mostra Científica do Curso de Direito da URI Erechim e, desta vez, com abrangência internacional! Todo esse percurso nos enche de GRATIDÃO! Nessa edição temos artigos das mais variadas áreas, sendo temas de relevância não apenas para o aprimoramento acadêmico, mas também para o desenvolvimento humano, por contemplar a complexidade e diversidade de conteúdo do universo jurídico-social, suas reflexões, desafios e perspectivas, inclusive da prática profissional.

Download

XIII Jornada de Nutrição / XI Encontro de Pesquisa Científica em Nutrição

Área: Nutrição
Autor(es)/Organizador(es): Gabriela Pegoraro Zemolin, Rafaela Vitória Utteich, Vivian Polachini Skzypek Zanardo

Os anais da A XIII JORNADA DE NUTRIÇÃO “PREVENÇÃO E QUALIDADE DE VIDA e XI ENCONTRO DE PESQUISA CIENTÍFICA EM NUTRIÇÃO, são a compilação dos trabalhos apresentados em plataforma digital durante este evento online realizado na URI Erechim, e refletem a Nutrição baseada em Evidências Científicas, nas diversas áreas de atuação do profissional nutricionista. Esperamos que estas pesquisas contribuam para os desafios constantes na área de saúde, tendo em vista a prevenção, promoção, qualidade de vida e longevidade da população.

Download

Temas Emergentes na Formação Inicial Docente: Uma Abordagem Teórico-Prática de Pesquisas em Educação

Área: Educação
Autor(es)/Organizador(es): Idanir Ecco (Org.)

Alicia Fernandez, psicopedagoga argentina, já afirmava em seu livro “A mulher escondida na professora” (1994), que o espaço que possibilita o escrever é também o espaço da autonomia de pensamento. De acordo com a autora, para escrever é preciso que o sujeito se autorize a pensar e expressar sua opinião tendo prazer ao descobrir sua autoria, de estar presente na ausência. Afirma ainda que escrever é diferente de registrar, e que muitas pessoas treinam o registrar, que se refere ao reproduzir, copiar, mas não aprendem a escrever, pois a palavra escrita, ainda que reproduza o que outro disse, é sempre a palavra significada pelo sujeito que escreve. A pesquisa, requisito essencial na formação do pedagogo, significa a oportunidade de autoria, a possibilidade de ultrapassar o registrar para realmente escrever. Assim, a vivência da pesquisa conduz o estudante a um diálogo criativo com dúvidas e interrogações, competência indispensável para enfrentar os desafios e necessidades complexas que emergem do cotidiano educacional. Estes são princípios importantes da formação no curso de Pedagogia da URI Erechim e, portanto, este e-book é o resultado do exercício da escrita e da autoria de seus estudantes orientados por seus professores. Sendo assim, dá-se a conhecer através deste instrumento alguns dos trabalhos de conclusão deste curso.

Download

Iniciação à Pesquisa em Psicologia (volume II)

Área: Psicologia
Autor(es)/Organizador(es): Cassandra Cardoso, Angélica Paula Neumann, Felipe Biasus (Org.)

Neste momento de desafios, oferecemos à comunidade acadêmica o segundo E-book TCC do Curso de Psicologia. Esta edição apresenta artigos decorrentes de pesquisas realizadas por nossos acadêmicos, em diversas áreas da Psicologia. São alguns dos Trabalhos de Conclusão realizados em 2019 e apresentados em um Evento Científico que congregou os acadêmicos do Curso em torno da produção dos alunos. Este e-book segue o antecessor na série “Iniciação à Pesquisa em Psicologia”, confirmando o direcionamento dos discentes e docentes do Curso para o incentivo à pesquisa.

Download

II Semana Acadêmica e I Mostra Científica da Medicina Veterinária

Área: Medicina Veterinária
Autor(es)/Organizador(es): Daniela dos Santos de Oliveira, Fernando Finoketti

Os anais da II Semana Acadêmica e da I Mostra Científica do Curso de Medicina Veterinária da URI Erechim, são a compilação dos resumos expandidos apresentados durante este evento, e refletem a importância do ensino, pesquisa e extensão entre a URI e a Comunidade externa. Sendo assim, esta primeira edição contempla trabalhos que abordam temas da atualidade, aliando a teoria a prática profissional. O leitor encontrará nesta publicação os trabalhos apresentados nos grupos de trabalhos fomentadores de discussões e promotores da ampliação do conhecimento nas temáticas abordadas pelos autores.

Download

Ecologia de Riachos no Alto Uruguai Gaúcho

Área: Ciências Biológicas
Autor(es)/Organizador(es): Luiz Ubiratan Hepp / Rozane Maria Restello

Estudos em Ecologia no Brasil tem avançado muito nos últimos anos. Observa-se este crescimento nas mais diferentes áreas da Ecologia, muito em função do apoio recebido pelo governo nos últimos anos, o que tem refletido nos inúmeros artigos científicos e livros publicados em periódicos brasileiros e estrangeiros. Entre as áreas da Ecologia, a Ecologia Aquática tem recebido grande atenção por parte de pesquisadores e estudantes, pois a importância dos recursos hídricos é indiscutível. A Ecologia Aquática se reveste de grande importância e preocupação tendo em vista a realidade no que diz respeito a qualidade e quantidade de água no planeta. Neste sentido o livro “Ecologia de riachos no Alto Uruguai Gaúcho” reúne informações científicas geradas ao longo dos 20 anos de pesquisa sobre recursos hídricos desenvolvidas pelos docentes e discentes do Departamento de Ciências Biológicas e PPG Ecologia

Download

Pessoa com Deficiência Física: Vivência da Sexualidade

Área: Ciências Humanas
Autor(es)/Organizador(es): Vandriane Caroline Truylio e Felipe Biasus

Este livro é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso de Psicologia. Nasceu do interesse da primeira autora em problematizar o tema da sexualidade, mais precisamente, a sexualidade da pessoa com deficiência, em especial, aquelas que fazem uso de cadeiras de rodas.

Download

Anais do XX Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai e XVI Encontro de Acadêmicos de Enfermagem “Enfermagem de Prática Avançada – Autonomia do Enfermeiro”

Área: Ciências da Saúde
Organização: Irany Achiles Denti e Simone Cristine dos Santos Nothaft

Download

Anais da 41ª Semana Acadêmica do Curso de Pedagogia: Diálogos Pedagógicos – formação e práxis

Área: Ciências Humanas
Organização: Idanir Ecco e Carlos Antônio da Silva

Download

Uma Abordagem Multidisciplinar - XXVI Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, VII Mostra Científica e o XVII Encontro de Diplomados

Área: Ciências Sociais Aplicadas
Organização: Giana Lisa Zanardo Sartori, José Plínio Rigotti, Simone Gasperin de Albuquerque, Vera Maria Calegari Detoni

Download

Anais do XXVI Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais

Área: Ciências Sociais Aplicadas
Organização: Giana Lisa Zanardo Sartori, José Plínio Rigotti, Simone Gasperin de Albuquerque, Vera Maria Calegari Detoni

XXVI Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, 26ª Semana Acadêmica do Curso de Direito URI Erechim, VII Mostra Científica e XVII Encontro de Diplomados.

Download

Anais da XVIII Jornada de Estudos Farmacêuticos

Organização: Alexandre Umpierrez Amaral, Helissara Silveira Diefenthaeler, Silvane Souza Roman

XVIII Jornada de Estudos Farmacêuticos, I Jornada de Biomedicina, XVI Mostra Científica e IX Mostra de Extensão

Download

Anais da XII Jornada de Nutrição

Organização: Gabriela Pegoraro Zemolin e Eduarda Carolina Balena Schinaider

XII Jornada de Nutrição da URI Erechim, X Encontro de Pesquisa Científica e V Mostra de Fotografias

Download

Anais da VII Mostra de Trabalhos Científicos e Tecnológicos das Engenharias

Organização: Arthur Bortolin Beskow et al.

Download

Residência Pedagógica URI: Relação Teoria e Prática na Formação Profissional Docente

Organização: Luciana Dornelles Venquiaruto, Anelise Brod, Márcia dos Santos Caron

Ao se aproximar do término do período de vigência do edital Nº 06/2018/CAPES, tomou-se a iniciativa de organizar a presente obra que busca registrar aspectos relevantes desenvolvidos no decorrer da implementação do Programa. Com a contribuição de gestores, docentes, discentes, professores das escolas-campo, "Residência Pedagógica URI: Relação Teoria e Prática na Formação Profissional Docente" está organizado em nove (9) capítulos que prazerosamente são apresentados aos leitores.

Download

PIBID-URI: Universidade e Escola na Articulação e Interação da Iniciação à Docência

Organização: Luciana Dornelles Venquiaruto, Anelise Brod, Márcia dos Santos Caron

O e-book "PIBID-URI: Universidade e Escola na Articulação e Interação da Iniciação à Docência" apresenta a produção resultante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) referente ao edital Capes nº 07/2018. O objetivo desta obra é o de compartilhar experiências e reflexões relacionadas às ações do PIBID na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Download

Anais da XXVIII Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA)

Área: Ciências Biológicas
Organização: Tanise Luisa Sausen, Elisabete Maria Zanin, Rodrigo Fornel, Vanderlei Decian

A Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA) é um evento consolidado na região de abrangência da URI Erechim, ocorrendo periodicamente desde 1995. A temática da XXVIII SAUMA e IV Workshop de Pesquisas do Programa de Pós-Graduação em Ecologia foi “Temas Contemporâneos em Biologia”, com foco na atuação do profissional biólogo na sociedade atual. O evento teve como proposta norteadora refletir sobre a pluralidade de questões sociais, a partir de uma perspectiva biológica da evolução humana. O IV Workshop do PPG em Ecologia contou com a apresentação dos resultados parciais das dissertações dos discentes da turma 2018 do Mestrado em Ecologia.

Download

Ecologia e Conservação: relatos das atividades de ecologia de campo - Volume 2

Área: Ciências Biológicas
Organização: Rodrigo Fornel, Cristiane Biasi, Vanderlei Secreti Decian, Ronei Baldissera, Luiz Ubiratan Hepp

Esta obra reúne trabalhos desenvolvidos por discentes e docentes do PPG Ecologia da URI e PPG Ciências Ambientais da Unochapecó durante a disciplina de Ecologia de Campo. Os trabalhos contemplam os mais variados temas da Ecologia, tais como Ecologia de Ecossistemas, Comunidades e Populações.

Download

Ecologia e Conservação: relatos das atividades de ecologia de campo - Volume 1

Área: Ciências Biológicas
Organização: Vanderlei Secretti Decian, Marcelo Malysz, Rodrigo Fornel, Luiz Ubiratan Hepp, Renan De Souza Rezende e Daniel Albeny Simões

Esta obra reúne trabalhos desenvolvidos por discentes e docentes do PPG Ecologia da URI e PPG Ciências Ambientais da Unochapecó durante a disciplina de Ecologia de Campo. Os trabalhos contemplam os mais variados temas da Ecologia, tais como Ecologia de Ecossistemas, Comunidades e Populações.

Download

Anais da 1ª Jornada Acadêmica do Curso de Medicina


A URI Erechim, com a publicação dos Anais Científicos da 1ª Jornada Acadêmica do Curso de Medicina, mantém-se na vanguarda do conhecimento científico e amplia seus horizontes, no momento em que transpassa os ensinamentos cognitivos para buscar na pesquisa as bases sólidas da investigação científica.

Download

Anais do IV Fórum da Saúde


O IV Fórum da Saúde teve como temática “Saúde Pública: Perspectivas e Limitações” e integrou as Semanas Acadêmicas dos Cursos da Área da Saúde: XI Semana Acadêmica dos Cursos de Educação Física; IV Semana de Enfermagem; XI Jornada de Nutrição; VIII Semana Acadêmica do Curso de Odontologia e XVIII Jornada de Estudos Farmacêuticos, além da XVI Mostra Científica, IX Mostra de Extensão, bem como o III Salão Científico das Ciências da Saúde.

Download

Anais do IV CONIGTI


IV Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação

O IV Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação integra diversos cursos, de diferentes áreas do conhecimento, além da possibilidade de promover a internacionalização. Em paralelo ao evento principal, ocorrem nesta edição o XI Seminário Estadual de Engenharia Mecânica e Industrial, oferecido pela ABEMEC (Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos) e o IX Integrafisio, ofertado pelo Curso de Fisioterapia da URI Erechim.

Download

Anais do XIX Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai


O XIX Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai e XV Encontro de Acadêmicos de Enfermagem apresentou como tema “Segurança do Paciente em Urgência e Emergência”, tendo como objetivos: Possibilitar aos participantes a qualificação técnica e científica, ampliando seus conhecimentos e habilidades para o cuidado; Permitir a atualização e complementação da formação profissional por meio de minicurso; Difundir o Curso de Enfermagem e as possibilidades de trabalho da profissão, bem como integrar estudantes, docentes, profissionais da área; Possibilitar que os acadêmicos de graduação exponham trabalhos de cunho científico, que estão sendo realizados ou que julguem como uma contribuição pertinente para o debate acadêmico na área; Reconhecer ações e tecnologias para melhorar habilidades voltadas ao atendimento básico à saúde; Apresentar situações passíveis de discussão e reflexão utilizadas na prática do cuidado; Elaborar e apresentar trabalhos oriundos de ações de pesquisa ou de extensão; Desenvolver habilidades para elaboração do raciocínio analítico e crítico, trabalho em equipe, capacidade de síntese, comunicação, expressão escrita e oral. Adicionalmente também objetivou-se promover a atualização e fomentar a troca de experiências no âmbito de atuação da Enfermagem, estando em consonância com as perspectivas contemporâneas de prevenção, promoção e recuperação da saúde.

Download

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – 25 Anos: Se a história é de prata, os sonhos são de ouro

Organização: Elcemina Lucia Balvedi Pagliosa

A publicação trata da origem da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI, da sua trajetória, da sua identidade, dos seus compromissos, dos seus atores. URI - 25 Anos abrange, especificamente, o período de 1992 a 2017, abordando também alguns fatos que antecederam o surgimento da Universidade, desde a década de 50. O percurso da Instituição soma muitas histórias registradas, não apenas em documentos, mas na memória de uma região que viu desenvolver-se e emocionou-se com a possibilidade de ver seus filhos acreditarem na beleza dos seus sonhos.

Download

Anais do XXV Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais

Área: Direito
Organização: Giana Lisa Zanardo Sartori, José Plínio Rigotti, Simone Gasperin de Albuquerque e Vera Maria Calegari Detoni

O XXV Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, XVI Encontro de Diplomados e VI Mostra Científica - Homenagem ao professor Glauber Serafini, realizado de 16 a 20 de abril de 2018, é fruto do trabalho da Coordenação do Curso de Direito da URI Erechim.

Download

Anais do XXIII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais

Área: Direito
Organização: Simone Gasperin de Albuquerque e José Plínio Rigotti

A proposta de iniciação científica encontra-se consolidada na IV Mostra Científica do XXIII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, conquistando um lugar de destaque neste evento. Pesquisadores e acadêmicos do Curso de Direito da URI Erechim aqui contribuíram com 50 pesquisas voltadas para uma gama diversificada de temas, tais como reflexões filosóficas, questão agrária, a questão ambiental que atinge os municípios do Alto Uruguai gaúcho, a questão indígena, direito eleitoral, direito do trabalho, a mediação e arbitragem como forma de solução de conflitos, justiça restaurativa, direito previdenciário, auxílio reclusão, direitos humanos, corrupção, sistema penitenciário, internet, direito de família e sucessões, direito internacional e o direito das minorias. O evento promoveu, ainda, o XIV Encontro de Egressos do Curso de Direito da URI Erechim.

Download

Anais do XXII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais

Área: Direito
Organização: Vera Maria Calegari Detoni, Gabrielle Trombini, Diana Zanatta, Luciane Gressana e Luciano Alves dos Santos

A proposta de iniciação científica encontra-se consolidada na III Mostra Científica do XXII Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais à Homenagem ao Professor Marco Antônio Scheuer de Souza, conquistando um lugar de destaque neste evento que promoveu, ainda, o XIII Encontro de Egressos do Curso de Direito da URI Erechim.

Download

Iniciação à Pesquisa em Psicologia

Série: Trabalhos Acadêmicos Coleção em: E-BOOK TCC

Apresentamos a primeira edição do E-Book TCC do Curso de Psicologia da URI Erechim. Esta publicação divulga trabalhos inéditos realizados pelos acadêmicos do curso durante o desenvolvimento de seus Trabalhos de Conclusão de Curso, com relevância social e acadêmica. Assim, as pesquisas aqui apresentadas são fruto da dedicação e curiosidade científica de nossos acadêmicos, orientados pelos professores do curso. Os temas são os mais diversos, assim como as abordagens metodológicas utilizadas.

Download

E-Book Uma Abordagem Multidisciplinar - VI Mostra Científica do Curso de Direito da URI

Área: Direito

O E-Book "Uma Abordagem Multidisciplinar - VI Mostra Científica do Curso de Direito da URI" È resultado dos trabalhos apresentados no evento XXV Fórum de Estudos das Ciências Jurídicas e Sociais, XVI Encontro de Diplomados e VI Mostra Científica - Homenagem ao Professor Glauber Serafini.

Download

Anais do XVIII Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai


XIV Encontro de Acadêmicos de Enfermagem. Atenção Básica no Cuidado à Saúde

Download

Anais do XX Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai e XVI Encontro de Acadêmicos de Enfermagem “Enfermagem de Prática Avançada – Autonomia do Enfermeiro”

Área: Ciências da Saúde
Organização: Irany Achiles Denti e Simone Cristine dos Santos Nothaft

Download

Anais do XVII Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai


XIII Encontro de Acadêmicos de Enfermagem. O Cuidado Humanizado Aliado à Tecnologia

Download

Anais do XVI Encontro de Enfermagem do Alto Uruguai


XII Encontro de Acadêmicos de Enfermagem. Desafios e Perspectivas na Enfermagem Contemporânea

Download

Química das Bebidas

Área: Química
Organização: Luciana Dornelles Venquiaruto e Rogério Marcos Dallago

O e-book “Química das Bebidas” é resultado do trabalho de acadêmicos do Curso de Química Industrial da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI Erechim, que teve como intuito promover um material bibliográfico com a finalidade de contribuir para a construção de conhecimentos referentes à química presente em bebidas.

Download

Anais da VI Mostra de Trabalhos Científicos e Tecnológicos das Engenharias

 

Download

Anais da XXVII Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente (SAUMA)


XII Fórum de Meio Ambiente da Juventude do Alto Uruguai Gaúcho
III Workshop de Pesquisas em Gestão e Conservação Ambiental do PPG Ecologia
Desafios da Gestão e Educação em Meio Ambiente

Download

Anais do III CONIGTI


III Congresso Internacional de Gestão, Tecnologia e Inovação

Download

ANAIS


XXIII SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XXI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO E XV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
Neste ano de 2017, dentro das comemorações dos 25 anos da URI, resolveu-se escolher como tema do SIIC - XXIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, o XV Seminário de Extensão, e o XXI Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação da URI “A Ciência é Pop”.

Download

ANAIS ACTA


XXIII SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA XXI SEMINÁRIO DE INTEGRAÇÃO DE PESQUISA E PÓS- GRADUAÇÃO E XV SEMINÁRIO DE EXTENSÃO
Neste ano de 2017, dentro das comemorações dos 25 anos da URI, resolveu-se escolher como tema do SIIC - XXIII Seminário Institucional de Iniciação Científica, o XV Seminário de Extensão, e o XXI Seminário de Integração em Pesquisa e Pós-Graduação da URI “A Ciência é Pop”.

Download

Anais do I Encontro Internacional de Ecologia e Conservação


I Encontro Internacional de Ecologia e Conservação, X Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental, XXVI Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente, II Workshop Sobre Gestão e Conservação Ambiental.

Download

Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional Corede Norte - RS


Diagnóstico Técnico e Relatório de Avaliação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Regional do COREDE Norte-RS

Download

Código Florestal Federal e o Cadastro Ambiental Rural

Área: Ciências Biológicas
Autores: Vanderlei Secretti Decian, Elisabete Maria Zanin, Franciele Rosset de Quadros, Ivan Luís Rovani

Este livro foi produzido para o processo de formação de produtores rurais, legisladores e gestores municipais sobre o entendimento do Código Florestal em vigor e sobre o CAR, buscando contribuir para o enfrentamento dos problemas e desafios associados à maximização do potencial agrícola da propriedade, aliado à conservação do ambiente. O Departamento de Ciências Biológicas da URI tem enorme prazer em apresentar e compartilhar essa publicação com a sociedade. É nosso desejo que as informações apresentadas nessa obra contribuam, não apenas para a regularização de propriedades rurais, mas para a criação de um ambiente de gestão e conservação dos recursos naturais existentes na paisagem agrícola.

Download

VII Congresso Sul-Americano da Erva-Mate - III Simpósio Internacional de Erva-Mate e Saúde - I Feira de Tecnologia na Indústria Ervateira


Integrando Ciência e Tecnologia para promover avanços na cadeia produtiva de erva-mate

Download

IX Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental - XXV Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente


Anais do IX Simpósio Sul de Gestão e Conservação Ambiental - XXV Semana Alto Uruguai do Meio Ambiente

Download

ANAIS - XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica


XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, XI Seminário de Extensão, IV Mostra de Ciência e Tecnologia Ciência e a arte de internacionalizar relações

Download

ACTA- XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica


XIX Seminário Institucional de Iniciação Científica, XVII Seminário de Integração de Pesquisa e Pós-Graduação, XI Seminário de Extensão, IV Mostra de Ciência e Tecnologia Ciência e a arte de internacionalizar relações

Download

Redação e gramática: um novo fazer pedagógico

Área: Letras
Autores: Ana Maria Dal Zott Mokva, Paulo Marçal Mescka, Franciele Soares de Mello, Alexandre Leidens, Thais F Tormen da Silva, Luciane Schiffl Farina, Sandra Teresinha Schuster, Dalva Govanonni, Rosa Maria C Marchesan, Cleusa Mattanna.

Este Caderno Pedagógico é fruto dos projetos de extensão “Redações de vestibular: da avaliação à construção de conhecimentos” e “O ensino de gramática: muito além do conceito”. A finalidade destes projetos, desde o início, foi a de firmar uma parceria com os professores de Língua Portuguesa da rede pública de ensino, valorizando o trabalho efetivo do profissional em sala de aula, analisando e propondo alternativas inovadoras ao ensino de produção de textos e de gramática.

Download

IV Congresso Internacional das Linguagens

Área: Linguagens, Ensino e Tecnologias

Simpósio realizado na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim.
- VII Seminário Internacional do Ensino de Língua Estrangeira (SINELE)
- Anais / VIII Seminário Internacional do Ensino de Língua Portuguesa (SENELP)
- Anais / IV Seminário Interdisciplinar das Licenciaturas (SILEN).

Download