Escola Básica

Escola se destaca no OPEN INNOVATION | | URI Câmpus de Erechim

Escola se destaca no OPEN INNOVATION

09/09/2024 - 214 exibições

Nos dias 03 e 06 de setembro, vinte alunos da Escola de Educação Básica da URI Erechim participaram do desafio OPEN INNOVATION X, uma iniciativa dos cursos de graduação, nas áreas das engenharias, da arquitetura e da ciência da computação da URI.

Os alunos Gabriel Soares Ortigara, Adriano Eduardo de Oliveira Szynkaruk, Caroline Goulart Chaves, Enzo Lorenzi Radin, Flávia Andrea Lize, Gabriela Dartora, Ana Carolina Mantovani Brendler, Gabriela Nonnemacher, Gabrieli Baldo, Isabelle Luise Lucchini, João Pedro Bigolin Zanandrea, João Victor Bossacka, João Victor Dias, Lucas Lanzini Stein, Manuela Luisa Piloto, Maria Eduarda Kiedis, Pedro Marchesan Condah, Rafaela Delazari Dias, Nathália Baú foram divididos em quatro equipes que concorriam entre si, para encontrarem uma solução viável e sustentável para o problema apresentado pela empresa visitada. O tema foi o reaproveitamento de resíduos de varrição da soja.

A atual maneira de descarte dos resíduos de varrição utilizada pelo grupo Olfar S/A - Alimento e Energia, é destinada a uma empresa terceirizada e responsável por efetuar a compostagem, porém, esse processo não traz a rentabilidade almejada pela empresa, afirma a aluna Maria Eduarda Kiedis.

Segundo ela, a solução mais viável, rentável e sustentável encontrada foi a produção de biomassa proveniente da perda dos grãos da soja no carregamento e descarregamento de cargas. “Por isso, realizamos um vídeo e depois uma apresentação em slides, explicando o problema, a solução proposta, como transformar os resíduos em biomassa (processos necessários pré-processamento e métodos de conversão), diferencial no mercado e sustentabilidade”.

Maria Eduarda ressalta ainda a importância de participar de uma atividade como essa e que ela e sua equipe (Gabriela Nonnemacher, Gabrieli Baldo e Ana Carolina Mantovani Brendler) foram surpreendidos com a vitória, em vista do grau de dificuldade do desafio.

Os alunos foram acompanhados e orientados pelos professores Valesca Araújo Bigolin, Lenita Ransolin Brugnerotto e Abel Francisco Vargas.