MuRAU | URI Câmpus de Erechim

O MuRAU - Museu Regional do Alto Uruguai, Museu de Ciências da URI Erechim, foi inaugurado oficialmente em 10 de agosto de 1985 e desenvolve atividades científicas, educativas e culturais, promovendo o ensino, a pesquisa e a extensão na área do conhecimento das Ciências Biológicas.

Está registrado no Sistema Nacional e Estadual de Museus (SEM) e pertence à 3ª Região Museológica do Rio Grande do Sul.

Conta com exposições permanentes e temporárias, destacando-se na exposição permanente, com animais taxidermizados representantes dos biomas brasileiros. As exposições temporárias permanecem por um período limitado, sendo temáticas e modificadas sazonalmente.

No mesmo espaço encontra-se o HPBR- Herbário Padre Balduíno Rambo, indexado no Index Herbariorum, com aproximadamente 12.000 exsicatas (plantas secas) catalogadas e identificadas.

MUSEU DE CIÊNCIAS
Localizado no Prédio 6, com cerca de 300m², inclui sala de exposições, salas administrativas, sala de informatização do herbário, sala técnica e triagem do material e sala de coleções científicas. Possui disponível em seu acervo coleções científicas e didáticas nas áreas da Botânica, Paleontologia e Zoologia.
- No setor de zoologia compreende a coleção entomológica com 45.000 insetos, além de exemplares de invertebrados, vertebrados em meio líquido e animais taxidermizados.
- No setor de botânica destaca-se o Herbário Padre Balduíno Rambo (HPBR), com aproximadamente 12.000 exemplares de exsicatas, carpoteca, ficoteca, xiloteca, micoteca e, atualmente, uma palinoteca.
- No setor de paleontologia e mineralogia encontra-se a coleção de aproximadamente 680 minerais e rochas. Encontra-se também uma coleção de fósseis vertebrados do estado, datados de 250 milhões de anos, estando boa parte em exposição permanente.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h30min às 17h

AGENDAMENTO DE VISITAS
Fone: (54) 3520 9000 RAMAL 9110 (com Ângela ou Juliana)
E-mail: murau@uricer.edu.br

MUSEU DE CIÊNCIAS
Av. Sete de Setembro, 1621 Centro 99700-000 Erechim/RS
Fone: (54) 3520 9000