A Extensão tem por objetivo integrar a Universidade à sociedade, bem como fazer desta uma beneficiária direta das conquistas do ensino e da pesquisa.
O Centro de Extensão – CETEX, conjuntamente com as coordenações dos cursos de graduação da URI – Campus de Erechim, a fim de concretizar este objetivo, desenvolve as seguintes atividades:
- Coordenação e realização de cursos - Assessoria técnica a prefeituras - Treinamentos - Assessoria técnica à iniciativa privada - Seminários - Recadastramento urbano |
- Encontros - Sistema tributário municipal - Fóruns - Concursos públicos - Palestras |
EXTENSÃO
EXTENSÃO
Viver a Felicidade é um curso de extensão de 15 horas que tem como objetivo favorecer a reflexão sobre a busca da felicidade alicerçada no campo da saúde e do autoconhecimento. O participante do curso, por meio de um percurso formativo 100% EAD, será guiado para um estudo inicial sobre a Psicologia Positiva, área de estudo da Psicologia datada dos anos 2000, que foca seu desenvolvimento nas virtudes e forças de caráter.
Pessoas interessadas na temática da felicidade, qualidade de vida e bem-estar.
15 horas.
Favorecer a reflexão sobre saúde, autoconhecimento e felicidade a partir da perspectiva da Psicologia Positiva.
Investimento: R$ 39,00
Prof. Felipe Biasus
- URI Erechim
- Curso de Psicologia
Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição, acesse o seguinte link:
https://www.uricer.edu.br/evento/
Faça login, encontre seu curso, clique no ícone verde e depois em AULAS DO CURSO.
Vivemos um momento de transformação e mudanças no cenário educacional. Um dos fenômenos em destaque é a crescente dependência do uso da tecnologia no cotidiano dos alunos e pessoas. Encontramo-nos na era digital e, explícita ou implicitamente, o uso dessas ferramentas digitais está presente diariamente, seja como forma de lazer, de trabalho ou de estudo. Visto que a educação necessita caminhar em conjunto com a evolução da sociedade, o campo educacional precisa adaptar-se ao uso das novas tecnologias, integrando-as ao seu cotidiano de forma produtiva.
Pessoas interessadas na temática dos movimentos sociais e mobilização social.
45 horas.
Promover e favorecer a reflexão sobre três modalidades de avaliação da aprendizagem
Investimento: 1 parcela de R$ 58,00.
• Início imediato do curso logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição, acesse o site uricer.edu.br/evento
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereita@uricer.edu.br
Curso de Psicologia - URI Erechim.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
• O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa - 5 horas
Unidade 2: Avaliação diagnóstica - 5 horas
Unidade 3: Avaliação formativa - 5 horas
Unidade 4: Avaliação somativa - 5 horas
Unidade 5: Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem - 5 horas
Unidade 6: Avaliar por meio de portfólios - 5 horas
Unidade 7: Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula - 5 horas
Unidade 8: A avaliação em projetos de trabalho - 5 horas
Unidade 9: Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos - 5 horas
A metodologia proposta será à distância, por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem vinculado à plataforma SAGAH –, visando a compreensão dos conteúdos abordados. Cada unidade de aprendizagem (UA) terá um professor disponível para dúvidas e orientações. Na referida plataforma encontra-se todos os tipos de metodologias ativas, possibilitando interação corpo docente/aluno resultando na construção do conhecimento.
• O Acompanhamento das disciplinas do curso será feita pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade. Não haverá professores responsáveis pelas disciplinas no curso;
• O material didático é elaborado especificamente para a metodologia a distância e contribui não só para a aprendizagem do aluno, como também para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experiências e prosseguir sua atualização;
• O curso terá certificação mediante inscrições prévias no sistema de eventos da URI, posteriormente com a validação das presenças, de forma presencial com assinaturas ou on-line com verificação dos participantes na sala via ferramenta virtual;
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Profissionais do setor alimentício ou áreas afins que estejam envolvidos na manipulação e processamento de alimentos, além do público em geral que deseja atualizar-se/aperfeiçoar-se no assunto.
45 horas.
Fornecer atualização sobre conhecimentos específicos em boas práticas de fabricação nos processos de manipulação e produção de alimentos.
Investimento: 1 parcela de R$ 58,00.
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereita@uricer.edu.br
Curso de Engenharia de Alimentos - URI Erechim
SEGURANÇA DE ALIMENTOS - 15 horas
Unidade 1: 24178 - Introdução aos alimentos seguros - 5 horas
Unidade 2: 13836 - Microbiologia dos alimentos - 5 horas
Unidade 3: 29957 - Controle de segurança alimentar - 5 horas
HIGIENE DOS ALIMENTOS - 15 horas
Unidade 4: 18059 - Legislação vigente nacional de higiene e manipulação de alimentos - 5 horas
Unidade 5: 29968 - Uso e higienização de equipamentos de proteção em unidades de alimentação e nutrição - 5 horas
Unidade 6: 29956 - Higienização do ambiente físico - 5 horas
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO - 15 horas
Unidade 7: 13247 - Boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos - 5 horas
Unidade 8: 18060 - Boas práticas de Fabricação de alimentos - 5 horas
Unidade 9: 29959 - Boas práticas de fabricação de alimentos - 5 horas
A ação que a informatização exerce nas mais diversas experiências é visível, pois, de certa forma, as tecnologias digitais prometem facilitar e dar praticidade à vida das pessoas, inscrevendo-se cada vez mais em suas rotinas. Visto que a educação necessita caminhar em conjunto com a evolução da sociedade, dirige-se ao campo educacional uma demanda por adaptar-se ao uso das novas tecnologias digitais. Assim o curso visa oportunizar a uma reflexão sobre temáticas relacionadas à inserção digital na educação.
Alunos e Comunidade em geral.
30 horas.
Reconhecer as bibliotecas escolares digitais como instrumentos no processo educacional e aprofundar elementos conceituais relacionados à Cultura Digital e Educação. Também, compreender a Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação.
Investimento: R$ 48,00.
Curso de Pedagogia - URI Erechim
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
• O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: 19391 - Cultura Digital e Educação - 5 horas
Unidade 2: 15862 - Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação - 5 horas
Unidade 3: 26535 - A tecnologia digital e as práticas educativas não formais - 5 horas
Unidade 4: 19395 - Jogos Digitais na prática pedagógica - 5 horas
Unidade 5: 19392 - O processo de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital - 5 horas
Unidade 6: 12569 - A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades - 5 horas
O curso está organizado e será desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem. Todo o percurso se desenvolver na Plataforma Google Classroom e integrada com a plataforma Sagah.
• O acompanhamento das disciplinas do curso será feita pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade. Não haverá professores responsáveis pelas disciplinas no curso.
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Pessoas interessadas na temática dos movimentos sociais e mobilização social.
10 horas.
Favorecer a reflexão sobre movimentos sociais e mobilização social.
Investimento: R$ 29,00.
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereira@uricer.edu.br
Curso de Psicogia - URI Erechim
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: 17702 - Velhos e novos movimentos sociais - 5 horas
Unidade 2: 17703 - Trabalho social com comunidades: empoderamento e controle social - 5 horas
O melhoramento genético de plantas é a ciência que tem como objetivo aumentar a frequência de bons alelos nas populações dos vegetais, para que sejam desenvolvidas suas qualidades ou para adicionar características que vão desempenhar uma função benéfica à produção agrícola.
Engenheiros Agrônomos e Técnicos em Agropecuária.
60 horas.
Gerar conhecimento sobre as principais bases teóricas do melhoramento de plantas, que é um processo de aprimoramento das características das culturas, com a finalidade de deixá-las mais produtivas, rentáveis e com maior qualidade.
Investimento: 1 parcela de R$ 83,00.
• Início imediato do curso logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição, acesse o site uricer.edu.br/evento
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereira@uricer.edu.br
Curso de Agronomia – URI Erechim
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
• O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: Introdução ao melhoramento de plantas - 5 horas
Unidade 2: Modo de reprodução das plantas superiores - 5 horas
Unidade 3: Centros de origem das plantas cultivadas - 5 horas
Unidade 4: Conservação de germoplasma e bancos de germoplasma - 5 horas
Unidade 5: Macho-esterilidade utilização no melhoramento de plantas - 5 horas
Unidade 6: Melhoramento de plantas de propagação vegetativa - 5 horas
Unidade 7: Melhoramento de populações de plantas cultivadas - 5 horas
Unidade 8: Melhoramento de plantas alógamas - 5 horas
Unidade 9: Cultivares híbridos - 5 horas
Unidade 10: Resistência de plantas a insetos - 5 horas
Unidade 11: Resistência de plantas a doenças e nematóides - 5 horas
Unidade 12: Biotecnologia e biossegurança - 5 horas
A metodologia proposta será de estudo à distância, por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem vinculado à plataforma SAGAH –, visando a compreensão dos conteúdos abordados. Na referida plataforma encontram-se todos os tipos de metodologias ativas. O conteúdo a ser desenvolvido organizar-se-á por UAs (unidades de Aprendizagem) disponíveis na plataforma BlackBoard com cargas horárias próprias e atividades específicas. Cada Unidade de aprendizagem contar como os seguintes itens a serem acessados e efetivados: “apresentação”, “desafio”, “infográfico”, “conteúdo do livro”, “dica do professor”, “exercícios”, “na prática” e “saiba +” e ainda a aprendizagem por meio do laboratório virtual com uma prática simulada. O material didático é elaborado especificamente para a metodologia a distância e contribui não só para a aprendizagem do aluno, como também para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experiências e prosseguir sua formação profissional.
Fisioterapeutas e alunos que estão cursando fisioterapia que buscam melhorar e aperfeiçoar seus conhecimentos referentes às correntes elétricas de estimulação muscular em sua atuação profissional.
20 horas.
Investimento: R$ 40,00.
Elvis Wisniewski
E-mail: 1441@ueicer.edu.br
Curso de Fisioterapia – URI Erechim
A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Avaliação da Aprendizagem - (40 horas)
A metodologia proposta será à distância, por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem vinculado à plataforma SAGAH. O curso conta com a presença de um Coordenador, cuja responsabilidade consiste no acompanhamento e na orientação sistemática aos alunos. O conteúdo a ser desenvolvido, organizar-se-á com cargas horárias próprias e atividades específicas, seguindo as UAs (Unidades de Aprendizagem) e os trilhos do conhecimento disponibilizados na plataforma SAGAH com suporte do sistema TOTVS e viabilidade no G Suíte – Classroom.
Fisioterapeutas e alunos de Fisioterapia que tenham interesse na temática do Envelhecimento Humano
40 horas.
Objetiva-se através da atividade proporcionar aos participantes conhecimentos básicos necessários para a avaliação global nos aspectos físico funcionais da população idosa, visto que existe a necessidade de conhecimento multifatorial e demandas específicas.
Investimento: R$ 58,00
Márcia Bairros de Castro
E-mail: mbairros@uricer.edu.br
Curso de Fisioterapia – URI Erechim
Avaliação da Aprendizagem (40 horas)
Unidade 1: 20244 - Anamnese e Exame Físico Geral - 5 horas
Unidade 2: 20252 - Avaliação do Sistema Neurológico- 5 horas
Unidade 3: 20256 - Avaliação de força muscular- 5 horas
Unidade 4: 23788 - Avaliação física para o idoso- 5 horas
Unidade 5: 25498 - Estabilometria e a Baropodometria - 5 horas
Unidade 6: 25499 - Avaliação cinemática da marcha - 5 horas
Unidade 7: 452 - Mobilidade e integridade das articulações - 5 horas
Unidade 8: 460 - Avaliação da postura estática e dinâmica - 5 horas
O curso de Habilitação em Laserterapia da URI-Erechim acontecerá em três módulos, divididos em aulas teóricas, laboratoriais e clínicas. Será utilizado como metodologia aulas expositivas e discussões de casos clínicos. As aulas práticas ocorrerão com aulas laboratoriais e atendimentos clínicos na clínica escola do curso de odontologia da URI-Erechim.
Graduados em Odontologia.
60 horas.
• Promover conhecimentos técnicos e teóricos sobre laserterapia de alta e baixa potência.
• Capacitar o cirurgião-dentista nas mais diversas áreas em laserterapia, complementando seus conhecimentos específicos;
• Assegurar a prática profissional de forma ampla e segura em todas as áreas da odontologia, respeitando o limite de atuação do campo profissional, conforme a resolução 082/2008, do Conselho Federal de Odontologia.
Período: Até 29 de maio de 2024
Investimento: 3 parcelas de R$ 550,00
* A abertura do curso está condicionada ao número mínimo de participantes.
Caroline Pietroski Grando
e-mail: carolinepietroski@uricer.edu.br
- URI Erechim
- Curso de Odontologia
"Questões de Gênero: Diversidade e Tolerância” é um curso de extensão de 15 horas, que tem como objetivo discutir sobre as questões de gênero e favorecendo a compreensão da diversidade e fomentando a tolerância. O participante do curso, por meio de um percurso formativo 100% EAD, será guiado para um estudo inicial sobre a diversidade e a tolerância a fim de refletir sobre as questões de gênero e a promoção de igualdade de gênero e orientação sexual.
Pessoas interessadas na temática, Profissionais de diferentes áreas do conhecimento e comunidade em geral.
15 horas
Refletir sobre as questões de gênero favorecendo a compreensão da diversidade e fomentando a tolerância.
• Inscrições e matrículas on-line
• Início do curso imediato, logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Investimento: R$ 34,90
Prof. Felipe Biasus
Contato: relacionamento@uricer.edu.br
- Curso de Psicologia
- URI Erechim
Programação:
• Diversidade e Tolerância (Código UA – 19872)
• Promoção da Igualdade de Gênero e de Orientação Sexual (Código UA – 19873)
• Questões de Gênero (Código UA – 19572)
Acesso:
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição com login e senha, acessar portais + aprenda mais + meus cursos.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade.
Certificação:
A certificação do Curso acontecerá de forma eletrônica no link: https://www.uricer.edu.br/evento/, quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de expedição de até 60 dias após o término das aulas.O prazo para término do curso é 90 dias após o primeiro acesso na plataforma Sagah. Após esse período, a inscrição será cancelada automaticamente.
“Psicodiagnóstico: conhecendo o processo” é um curso de extensão de 25 horas, que tem como objetivo diferenciar o psicodiagnóstico da avaliação psicológica e identificar as etapas e objetivos do psicodiagnóstico. É destinado, principalmente, para estudantes do Curso de Psicologia.
Pessoas interessadas na temática, Profissionais de diferentes áreas do conhecimento e comunidade em geral.
25 horas
Diferenciar o psicodiagnóstico da avaliação psicológica e identificar as etapas e objetivos do psicodiagnóstico.
• Inscrições e matrículas on-line
• Início do curso imediato, logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Investimento: R$ 43,90
Profa. Fernanda Grendene
Contato: relacionamento@uricer.edu.br
- URI Erechim
- Curso de Psicologia
Programação:
• Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (Código UA – 53227)
• Principais aspectos da entrevista e das abordagens teóricas no psicodiagnóstico (Código UA – 53228)
• Anamnese e Avaliação da Alteração das Funções Mentais e das Emoções (Código UA – 53229)
• Integração dos Dados e Diagnóstico Diferencial (Código UA - 53231)
• Devolução do Psicodiagnóstico e Elaboração de Documentos ( Código UA – 53232)
Acesso:
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição com login e senha, acessar portais + aprenda mais + meus cursos.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade.
Certificação:
A certificação do Curso acontecerá de forma eletrônica no link: https://www.uricer.edu.br/evento/, quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de expedição de até 60 dias após o término das aulas.O prazo para término do curso é 90 dias após o primeiro acesso na plataforma Sagah. Após esse período, a inscrição será cancelada automaticamente.
“Refletindo sobre o autismo e a Aprendizagem” é um curso de extensão de 30 horas, que tem como objetivo favorecer a reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista e sua interface com a aprendizagem e a educação. O participante do curso, por meio de um percurso formativo 100% EAD, será guiado para um estudo inicial sobre o desenvolvimento humano na infância, adolescência e vida adulta. Na sequência poderá compreender as definições do TEA, suas implicações para a aprendizagem, bem como as potencializações da aprendizagem, com ênfase à construção da linguagem em sujeitos autistas.
Profissionais das áreas da educação e saúde.
15 horas
Favorecer a reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista e sua interface com a aprendizagem.
• Inscrições e matrículas on-line
• Início do curso imediato, logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Investimento: R$ 47,50
Prof. Felipe Biasus
Contato: relacionamento@uricer.edu.br
- URI Erechim
- Curso de Psicologia
Programação:
• Desenvolvimento Humano: Infância, Adolescência e Idade Adulta (Código UA – 1253)
• Definição de Transtornos Globais do Desenvolvimento (Código UA – 12221)
• Transtorno do Espectro Autista (Código UA – 17506)
• TGD e Implicações para Aprendizagem (Código UA – 12220)
• Construção da Linguagem em Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (Código UA – 10239)
• TGD e Potencialização da Aprendizagem (Código UA 12219)
Acesso:
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição com login e senha, acessar portais + aprenda mais + meus cursos.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade.
Certificação:
A certificação do Curso acontecerá de forma eletrônica no link: https://www.uricer.edu.br/evento/, quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de expedição de até 60 dias após o término das aulas.O prazo para término do curso é 90 dias após o primeiro acesso na plataforma Sagah. Após esse período, a inscrição será cancelada automaticamente.
INSCRIÇÕES:
- Exclusivamente pelo site: celpebras.inep.gov.br
- Período de inscrições: de 19/02 a 01/03/2024
- Valor da taxa de inscrição: R$ 259,00 (duzentos e cinquenta e nove reais)
- Período para pagamento da taxa de inscrição: de 19/02 a 06/03/2024
PAGAMENTO:
O pagamento da taxa de inscrição será por meio do PagSeguro (FUNDACÃO REGIONAL INTEGRADA) (o link será encaminhado no e-mail informado na inscrição)
(primeiro o candidato deve realizar a inscrição para o exame no sistema do INEP e, após, deverá ser paga a taxa. Somente depois da realização da inscrição e do pagamento da taxa, o candidato estará apto a realizar o exame do Celpe-Bras).
ATENÇÃO: Enviar o comprovante de depósito para o e-mail elbp@uricer.edu.br.
___________________________________________________________________________
DATA DE REALIZAÇÃO DO EXAME:
Aplicação da Parte Escrita: 23/04/2024
Início: 08h
Local: Sala 3.16 - Prédio 3
OBS.: O examinando deve chegar com meia hora de antecedência.
Caso necessite de atendimento especializado e/ou específico, deverá solicitar e comprovar no ato da inscrição.
Aplicação da Parte Oral: 23 a 26/04/2024 (mediante agendamento)
Início: 13h30min
Local: Salas 3.17 e 3.18 - Prédio 3
OBS.: Cada inscrito receberá por e-mail a informação de data e horário da Aplicação da Parte Oral. O examinando deve chegar com meia hora de antecedência.
Caso necessite de atendimento especializado e/ou específico, deverá solicitar e comprovar no ato da inscrição.
Clique aqui para acessar o Edital no Diário Oficial.
CERTIFICAÇÃO
A certificação, com o respectivo nível de proficiência obtido, será disponibilizada por meio de Certidão gerada eletronicamente pelo Inep em
RESPONSÁVEL PELO POSTO APLICADOR
Profa. Dra. Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa
CONTATO
URI Erechim
Fone: (54) 3520-9000 - Ramal 9188
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1621, Centro - Erechim/RS
E-mail: elbp@uricer.edu.br
Local: Plataforma Sagah
Data:
Início:
Término:
Local: Plataforma Sagah
Data:
Início:
Término:
Local: Chácara JG - Erval Grande/RS
Data:
Início:
Término:
REGULAMENTO
Acesse o Regulamento do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Cursos de Pós-Graduação stricto sensu.
CALENDÁRIO DE PROVAS:
Inscrições | Data da prova |
08 a 22 de abril de 2024 | 10 de maio de 2024 |
03 a 17 de junho de 2024 | 05 de julho de 2024 |
05 a 19 de agosto de 2024 | 06 de setembro de 2024 |
07 a 21 de outubro de 2024 | 08 de novembro de 2024 |
Local: Sala 4.400 (Prédio 4)
Ministrante: Prof. Paulo Antonio Molossi
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 4.400 (Prédio 4)
Ministrante: Prof. Paulo Antonio Molossi
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 8.19 (Prédio 8)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala de Práticas Pedagógicas - Sala 14.115-4 - Prédio 14
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Dra. Patrine Brum
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Dra. Débora Toniazzo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Dra. Patricia Silva Pigozzo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Data:
Início:
Término:
Período: até 07 de maio de 2024
Investimento: R$ 45,00
Local: Câmpus II
Ministrante: Emerson Pereira da Silva (Compass UOL)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é ensinar a criar jogos para PCA Unity (uma engine que suporta criar jogos para Windows, Mac, Linux, Android, etc), Durante o curso os estudantes trabalharão com projetos de jogos em 2D e em 3D. Parte do conteúdo consiste na aplicação da física, áudio e animações dentro de cada projeto. Trabalho em equipe e a interação com os códigos, boas práticas de programação e padrões de projetos utilizados nesta área.
Local: Câmpus II
Ministrante: Lucas Bucior
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortadas as tecnologias utilizadas na construção de aplicações web modernas, contemplando as tecnologias básicas como HTML, CSS e Javascript Básico e as tecnologias avançadas como Javascript Avançado e a biblioteca REACT, sendo os tópicos avançados o foco do minicurso. Será utilizado a biblioteca REACT para desenvolver ao longo do curso uma aplicação web, além disso será demonstrado como realizar a integração dessa aplicação com um back-end e outras APIs e como publicar essa aplicação.
Local: Câmpus II
Ministrante: San Gritti Jr. (Sales Farm)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é introduzir o Laravel e a sua arquitetura, abordando o padrão MVC, rotas, controle de usuário, migrations e muito mais. No decorrer do curso, utilizaremos esses conceitos para criar uma aplicação como um verdadeiro artesão.
Local: Câmpus II
Ministrante: Juliano Santin
Data:
Início:
Término:
Observações: Este curso vai proporcionar o conhecimento sobre os componentes essenciais para o funcionamento de um computador. A intenção é repassar conhecimentos para que o estudante consiga executar todas as tarefas que abrangem a profissão, como instalação de componentes, limpeza, configuração e atualização de hardwares entre outros serviços.
Local: Câmpus II
Ministrante: Andrey Fernandes Soares (SENAC)
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortados os conceitos básicos da nuvem, a infraestrutura global da AWS, suas vantagens e desvantagens, seus serviços fundamentais, assim como o modelo de responsabilidade compartilhada, os pilares para uma boa arquitetura e entender como a AWS nos cobrará pela utilização dos seus serviços. Será criada uma infraestrutura com os principais serviços, como Amazon EC2, Elastic Load Balancing, Identity Access Management e Grupos.
Local: Câmpus II
Ministrante: Janô Falkowski Burkard
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abordados conceitos e prática relacionados com o tema. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a segurança e proteção de dados assumem um papel crucial. A rápida evolução da tecnologia trouxe consigo ameaças cada vez mais sofisticadas, tornando imperativo adotar medidas robustas para salvaguardar informações sensíveis. O hackerismo, embora frequentemente associado a atividades ilegais, também desempenha um papel na melhoria da segurança cibernética, através da identificação de vulnerabilidades e do desenvolvimento de soluções proativas. No entanto, é essencial diferenciar entre hackers éticos, que utilizam suas habilidades para o bem comum, e criminosos cibernéticos que visam causar danos. A implementação de protocolos de segurança eficazes e a conscientização sobre práticas seguras são fundamentais para mitigar os riscos e garantir a integridade dos dados em um ambiente digital cada vez mais interconectado.
Local: Câmpus II
Ministrante: Emerson Pereira da Silva (Compass UOL)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é ensinar a criar jogos para PCA Unity (uma engine que suporta criar jogos para Windows, Mac, Linux, Android, etc), Durante o curso os estudantes trabalharão com projetos de jogos em 2D e em 3D. Parte do conteúdo consiste na aplicação da física, áudio e animações dentro de cada projeto. Trabalho em equipe e a interação com os códigos, boas práticas de programação e padrões de projetos utilizados nesta área.
Local: Câmpus II
Ministrante: Lucas Bucior
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortadas as tecnologias utilizadas na construção de aplicações web modernas, contemplando as tecnologias básicas como HTML, CSS e Javascript Básico e as tecnologias avançadas como Javascript Avançado e a biblioteca REACT, sendo os tópicos avançados o foco do minicurso. Será utilizado a biblioteca REACT para desenvolver ao longo do curso uma aplicação web, além disso será demonstrado como realizar a integração dessa aplicação com um back-end e outras APIs e como publicar essa aplicação.
Local: Câmpus II
Ministrante: San Gritti Jr. (Sales Farm)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é introduzir o Laravel e a sua arquitetura, abordando o padrão MVC, rotas, controle de usuário, migrations e muito mais. No decorrer do curso, utilizaremos esses conceitos para criar uma aplicação como um verdadeiro artesão.
Local: Câmpus II
Ministrante: Juliano Santin
Data:
Início:
Término:
Observações: Este curso vai proporcionar o conhecimento sobre os componentes essenciais para o funcionamento de um computador. A intenção é repassar conhecimentos para que o estudante consiga executar todas as tarefas que abrangem a profissão, como instalação de componentes, limpeza, configuração e atualização de hardwares entre outros serviços.
Local: Câmpus II
Ministrante: Andrey Fernandes Soares (SENAC)
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortados os conceitos básicos da nuvem, a infraestrutura global da AWS, suas vantagens e desvantagens, seus serviços fundamentais, assim como o modelo de responsabilidade compartilhada, os pilares para uma boa arquitetura e entender como a AWS nos cobrará pela utilização dos seus serviços. Será criada uma infraestrutura com os principais serviços, como Amazon EC2, Elastic Load Balancing, Identity Access Management e Grupos.
Local: Câmpus II
Ministrante: Janô Falkowski Burkard
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abordados conceitos e prática relacionados com o tema. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a segurança e proteção de dados assumem um papel crucial. A rápida evolução da tecnologia trouxe consigo ameaças cada vez mais sofisticadas, tornando imperativo adotar medidas robustas para salvaguardar informações sensíveis. O hackerismo, embora frequentemente associado a atividades ilegais, também desempenha um papel na melhoria da segurança cibernética, através da identificação de vulnerabilidades e do desenvolvimento de soluções proativas. No entanto, é essencial diferenciar entre hackers éticos, que utilizam suas habilidades para o bem comum, e criminosos cibernéticos que visam causar danos. A implementação de protocolos de segurança eficazes e a conscientização sobre práticas seguras são fundamentais para mitigar os riscos e garantir a integridade dos dados em um ambiente digital cada vez mais interconectado.
Local: Câmpus II
Ministrante: Emerson Pereira da Silva (Compass UOL)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é ensinar a criar jogos para PCA Unity (uma engine que suporta criar jogos para Windows, Mac, Linux, Android, etc), Durante o curso os estudantes trabalharão com projetos de jogos em 2D e em 3D. Parte do conteúdo consiste na aplicação da física, áudio e animações dentro de cada projeto. Trabalho em equipe e a interação com os códigos, boas práticas de programação e padrões de projetos utilizados nesta área.
Local: Câmpus II
Ministrante: Lucas Bucior
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortadas as tecnologias utilizadas na construção de aplicações web modernas, contemplando as tecnologias básicas como HTML, CSS e Javascript Básico e as tecnologias avançadas como Javascript Avançado e a biblioteca REACT, sendo os tópicos avançados o foco do minicurso. Será utilizado a biblioteca REACT para desenvolver ao longo do curso uma aplicação web, além disso será demonstrado como realizar a integração dessa aplicação com um back-end e outras APIs e como publicar essa aplicação.
Local: Câmpus II
Ministrante: San Gritti Jr. (Sales Farm)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é introduzir o Laravel e a sua arquitetura, abordando o padrão MVC, rotas, controle de usuário, migrations e muito mais. No decorrer do curso, utilizaremos esses conceitos para criar uma aplicação como um verdadeiro artesão.
Local: Câmpus II
Ministrante: Juliano Santin
Data:
Início:
Término:
Observações: Este curso vai proporcionar o conhecimento sobre os componentes essenciais para o funcionamento de um computador. A intenção é repassar conhecimentos para que o estudante consiga executar todas as tarefas que abrangem a profissão, como instalação de componentes, limpeza, configuração e atualização de hardwares entre outros serviços.
Local: Câmpus II
Ministrante: Andrey Fernandes Soares (SENAC)
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortados os conceitos básicos da nuvem, a infraestrutura global da AWS, suas vantagens e desvantagens, seus serviços fundamentais, assim como o modelo de responsabilidade compartilhada, os pilares para uma boa arquitetura e entender como a AWS nos cobrará pela utilização dos seus serviços. Será criada uma infraestrutura com os principais serviços, como Amazon EC2, Elastic Load Balancing, Identity Access Management e Grupos.
Local: Câmpus II
Ministrante: Janô Falkowski Burkard
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abordados conceitos e prática relacionados com o tema. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a segurança e proteção de dados assumem um papel crucial. A rápida evolução da tecnologia trouxe consigo ameaças cada vez mais sofisticadas, tornando imperativo adotar medidas robustas para salvaguardar informações sensíveis. O hackerismo, embora frequentemente associado a atividades ilegais, também desempenha um papel na melhoria da segurança cibernética, através da identificação de vulnerabilidades e do desenvolvimento de soluções proativas. No entanto, é essencial diferenciar entre hackers éticos, que utilizam suas habilidades para o bem comum, e criminosos cibernéticos que visam causar danos. A implementação de protocolos de segurança eficazes e a conscientização sobre práticas seguras são fundamentais para mitigar os riscos e garantir a integridade dos dados em um ambiente digital cada vez mais interconectado.
Local: Câmpus II
Ministrante: Emerson Pereira da Silva (Compass UOL)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é ensinar a criar jogos para PCA Unity (uma engine que suporta criar jogos para Windows, Mac, Linux, Android, etc), Durante o curso os estudantes trabalharão com projetos de jogos em 2D e em 3D. Parte do conteúdo consiste na aplicação da física, áudio e animações dentro de cada projeto. Trabalho em equipe e a interação com os códigos, boas práticas de programação e padrões de projetos utilizados nesta área.
Local: Câmpus II
Ministrante: Lucas Bucior
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortadas as tecnologias utilizadas na construção de aplicações web modernas, contemplando as tecnologias básicas como HTML, CSS e Javascript Básico e as tecnologias avançadas como Javascript Avançado e a biblioteca REACT, sendo os tópicos avançados o foco do minicurso. Será utilizado a biblioteca REACT para desenvolver ao longo do curso uma aplicação web, além disso será demonstrado como realizar a integração dessa aplicação com um back-end e outras APIs e como publicar essa aplicação.
Local: Câmpus II
Ministrante: San Gritti Jr. (Sales Farm)
Data:
Início:
Término:
Observações: O objetivo do curso é introduzir o Laravel e a sua arquitetura, abordando o padrão MVC, rotas, controle de usuário, migrations e muito mais. No decorrer do curso, utilizaremos esses conceitos para criar uma aplicação como um verdadeiro artesão.
Local: Câmpus II
Ministrante: Juliano Santin
Data:
Início:
Término:
Observações: Este curso vai proporcionar o conhecimento sobre os componentes essenciais para o funcionamento de um computador. A intenção é repassar conhecimentos para que o estudante consiga executar todas as tarefas que abrangem a profissão, como instalação de componentes, limpeza, configuração e atualização de hardwares entre outros serviços.
Local: Câmpus II
Ministrante: Andrey Fernandes Soares (SENAC)
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abortados os conceitos básicos da nuvem, a infraestrutura global da AWS, suas vantagens e desvantagens, seus serviços fundamentais, assim como o modelo de responsabilidade compartilhada, os pilares para uma boa arquitetura e entender como a AWS nos cobrará pela utilização dos seus serviços. Será criada uma infraestrutura com os principais serviços, como Amazon EC2, Elastic Load Balancing, Identity Access Management e Grupos.
Local: Câmpus II
Ministrante: Janô Falkowski Burkard
Data:
Início:
Término:
Observações: Neste minicurso serão abordados conceitos e prática relacionados com o tema. Em um mundo cada vez mais digitalizado, a segurança e proteção de dados assumem um papel crucial. A rápida evolução da tecnologia trouxe consigo ameaças cada vez mais sofisticadas, tornando imperativo adotar medidas robustas para salvaguardar informações sensíveis. O hackerismo, embora frequentemente associado a atividades ilegais, também desempenha um papel na melhoria da segurança cibernética, através da identificação de vulnerabilidades e do desenvolvimento de soluções proativas. No entanto, é essencial diferenciar entre hackers éticos, que utilizam suas habilidades para o bem comum, e criminosos cibernéticos que visam causar danos. A implementação de protocolos de segurança eficazes e a conscientização sobre práticas seguras são fundamentais para mitigar os riscos e garantir a integridade dos dados em um ambiente digital cada vez mais interconectado.
Local: A definir
Data:
Início:
Término: