A Extensão tem por objetivo integrar a Universidade à sociedade, bem como fazer desta uma beneficiária direta das conquistas do ensino e da pesquisa.
O Centro de Extensão – CETEX, conjuntamente com as coordenações dos cursos de graduação da URI – Campus de Erechim, a fim de concretizar este objetivo, desenvolve as seguintes atividades:
- Coordenação e realização de cursos - Assessoria técnica a prefeituras - Treinamentos - Assessoria técnica à iniciativa privada - Seminários - Recadastramento urbano |
- Encontros - Sistema tributário municipal - Fóruns - Concursos públicos - Palestras |
EXTENSÃO
EXTENSÃO
Viver a Felicidade é um curso de extensão de 15 horas que tem como objetivo favorecer a reflexão sobre a busca da felicidade alicerçada no campo da saúde e do autoconhecimento. O participante do curso, por meio de um percurso formativo 100% EAD, será guiado para um estudo inicial sobre a Psicologia Positiva, área de estudo da Psicologia datada dos anos 2000, que foca seu desenvolvimento nas virtudes e forças de caráter.
Pessoas interessadas na temática da felicidade, qualidade de vida e bem-estar.
15 horas.
Favorecer a reflexão sobre saúde, autoconhecimento e felicidade a partir da perspectiva da Psicologia Positiva.
Investimento: R$ 39,00
Prof. Felipe Biasus
- URI Erechim
- Curso de Psicologia
Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição, acesse o seguinte link:
https://www.uricer.edu.br/evento/
Faça login, encontre seu curso, clique no ícone verde e depois em AULAS DO CURSO.
Vivemos um momento de transformação e mudanças no cenário educacional. Um dos fenômenos em destaque é a crescente dependência do uso da tecnologia no cotidiano dos alunos e pessoas. Encontramo-nos na era digital e, explícita ou implicitamente, o uso dessas ferramentas digitais está presente diariamente, seja como forma de lazer, de trabalho ou de estudo. Visto que a educação necessita caminhar em conjunto com a evolução da sociedade, o campo educacional precisa adaptar-se ao uso das novas tecnologias, integrando-as ao seu cotidiano de forma produtiva.
Pessoas interessadas na temática dos movimentos sociais e mobilização social.
45 horas.
Promover e favorecer a reflexão sobre três modalidades de avaliação da aprendizagem
Investimento: 1 parcela de R$ 58,00.
• Início imediato do curso logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição, acesse o site uricer.edu.br/evento
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereita@uricer.edu.br
Curso de Psicologia - URI Erechim.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
• O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: Introdução às modalidades de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa - 5 horas
Unidade 2: Avaliação diagnóstica - 5 horas
Unidade 3: Avaliação formativa - 5 horas
Unidade 4: Avaliação somativa - 5 horas
Unidade 5: Principais instrumentos de desenvolvimento e aprendizagem - 5 horas
Unidade 6: Avaliar por meio de portfólios - 5 horas
Unidade 7: Autoavaliação: como favorecer esse processo em sala de aula - 5 horas
Unidade 8: A avaliação em projetos de trabalho - 5 horas
Unidade 9: Para que servem os resultados das avaliações e como fornecer feedbacks aos alunos - 5 horas
A metodologia proposta será à distância, por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem vinculado à plataforma SAGAH –, visando a compreensão dos conteúdos abordados. Cada unidade de aprendizagem (UA) terá um professor disponível para dúvidas e orientações. Na referida plataforma encontra-se todos os tipos de metodologias ativas, possibilitando interação corpo docente/aluno resultando na construção do conhecimento.
• O Acompanhamento das disciplinas do curso será feita pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade. Não haverá professores responsáveis pelas disciplinas no curso;
• O material didático é elaborado especificamente para a metodologia a distância e contribui não só para a aprendizagem do aluno, como também para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experiências e prosseguir sua atualização;
• O curso terá certificação mediante inscrições prévias no sistema de eventos da URI, posteriormente com a validação das presenças, de forma presencial com assinaturas ou on-line com verificação dos participantes na sala via ferramenta virtual;
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Profissionais do setor alimentício ou áreas afins que estejam envolvidos na manipulação e processamento de alimentos, além do público em geral que deseja atualizar-se/aperfeiçoar-se no assunto.
45 horas.
Fornecer atualização sobre conhecimentos específicos em boas práticas de fabricação nos processos de manipulação e produção de alimentos.
Investimento: 1 parcela de R$ 58,00.
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereita@uricer.edu.br
Curso de Engenharia de Alimentos - URI Erechim
SEGURANÇA DE ALIMENTOS - 15 horas
Unidade 1: 24178 - Introdução aos alimentos seguros - 5 horas
Unidade 2: 13836 - Microbiologia dos alimentos - 5 horas
Unidade 3: 29957 - Controle de segurança alimentar - 5 horas
HIGIENE DOS ALIMENTOS - 15 horas
Unidade 4: 18059 - Legislação vigente nacional de higiene e manipulação de alimentos - 5 horas
Unidade 5: 29968 - Uso e higienização de equipamentos de proteção em unidades de alimentação e nutrição - 5 horas
Unidade 6: 29956 - Higienização do ambiente físico - 5 horas
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO - 15 horas
Unidade 7: 13247 - Boas práticas de manipulação e fabricação de alimentos - 5 horas
Unidade 8: 18060 - Boas práticas de Fabricação de alimentos - 5 horas
Unidade 9: 29959 - Boas práticas de fabricação de alimentos - 5 horas
A ação que a informatização exerce nas mais diversas experiências é visível, pois, de certa forma, as tecnologias digitais prometem facilitar e dar praticidade à vida das pessoas, inscrevendo-se cada vez mais em suas rotinas. Visto que a educação necessita caminhar em conjunto com a evolução da sociedade, dirige-se ao campo educacional uma demanda por adaptar-se ao uso das novas tecnologias digitais. Assim o curso visa oportunizar a uma reflexão sobre temáticas relacionadas à inserção digital na educação.
Alunos e Comunidade em geral.
30 horas.
Reconhecer as bibliotecas escolares digitais como instrumentos no processo educacional e aprofundar elementos conceituais relacionados à Cultura Digital e Educação. Também, compreender a Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação.
Investimento: R$ 48,00.
Curso de Pedagogia - URI Erechim
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
• O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: 19391 - Cultura Digital e Educação - 5 horas
Unidade 2: 15862 - Importância da Fluência Digital na Sociedade da Informação - 5 horas
Unidade 3: 26535 - A tecnologia digital e as práticas educativas não formais - 5 horas
Unidade 4: 19395 - Jogos Digitais na prática pedagógica - 5 horas
Unidade 5: 19392 - O processo de Ensino e de Aprendizagem na Cultura Digital - 5 horas
Unidade 6: 12569 - A Virtualidade na Educação: limites e possibilidades - 5 horas
O curso está organizado e será desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem. Todo o percurso se desenvolver na Plataforma Google Classroom e integrada com a plataforma Sagah.
• O acompanhamento das disciplinas do curso será feita pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade. Não haverá professores responsáveis pelas disciplinas no curso.
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Pessoas interessadas na temática dos movimentos sociais e mobilização social.
10 horas.
Favorecer a reflexão sobre movimentos sociais e mobilização social.
Investimento: R$ 29,00.
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereira@uricer.edu.br
Curso de Psicogia - URI Erechim
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: 17702 - Velhos e novos movimentos sociais - 5 horas
Unidade 2: 17703 - Trabalho social com comunidades: empoderamento e controle social - 5 horas
O melhoramento genético de plantas é a ciência que tem como objetivo aumentar a frequência de bons alelos nas populações dos vegetais, para que sejam desenvolvidas suas qualidades ou para adicionar características que vão desempenhar uma função benéfica à produção agrícola.
Engenheiros Agrônomos e Técnicos em Agropecuária.
60 horas.
Gerar conhecimento sobre as principais bases teóricas do melhoramento de plantas, que é um processo de aprimoramento das características das culturas, com a finalidade de deixá-las mais produtivas, rentáveis e com maior qualidade.
Investimento: 1 parcela de R$ 83,00.
• Início imediato do curso logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição, acesse o site uricer.edu.br/evento
Gilberto Pereira
E-mail: gilbertopereira@uricer.edu.br
Curso de Agronomia – URI Erechim
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
• O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade
• A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Conteúdos que serão vistos no curso e respectivas cargas horárias:
Unidade 1: Introdução ao melhoramento de plantas - 5 horas
Unidade 2: Modo de reprodução das plantas superiores - 5 horas
Unidade 3: Centros de origem das plantas cultivadas - 5 horas
Unidade 4: Conservação de germoplasma e bancos de germoplasma - 5 horas
Unidade 5: Macho-esterilidade utilização no melhoramento de plantas - 5 horas
Unidade 6: Melhoramento de plantas de propagação vegetativa - 5 horas
Unidade 7: Melhoramento de populações de plantas cultivadas - 5 horas
Unidade 8: Melhoramento de plantas alógamas - 5 horas
Unidade 9: Cultivares híbridos - 5 horas
Unidade 10: Resistência de plantas a insetos - 5 horas
Unidade 11: Resistência de plantas a doenças e nematóides - 5 horas
Unidade 12: Biotecnologia e biossegurança - 5 horas
A metodologia proposta será de estudo à distância, por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem vinculado à plataforma SAGAH –, visando a compreensão dos conteúdos abordados. Na referida plataforma encontram-se todos os tipos de metodologias ativas. O conteúdo a ser desenvolvido organizar-se-á por UAs (unidades de Aprendizagem) disponíveis na plataforma BlackBoard com cargas horárias próprias e atividades específicas. Cada Unidade de aprendizagem contar como os seguintes itens a serem acessados e efetivados: “apresentação”, “desafio”, “infográfico”, “conteúdo do livro”, “dica do professor”, “exercícios”, “na prática” e “saiba +” e ainda a aprendizagem por meio do laboratório virtual com uma prática simulada. O material didático é elaborado especificamente para a metodologia a distância e contribui não só para a aprendizagem do aluno, como também para sua maturidade intelectual, pois propicia-lhe ampliar experiências e prosseguir sua formação profissional.
Fisioterapeutas e alunos que estão cursando fisioterapia que buscam melhorar e aperfeiçoar seus conhecimentos referentes às correntes elétricas de estimulação muscular em sua atuação profissional.
20 horas.
Investimento: R$ 40,00.
Elvis Wisniewski
E-mail: 1441@ueicer.edu.br
Curso de Fisioterapia – URI Erechim
A certificação do Curso acontecerá quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de entrega de até 90 dias após o término das aulas.
Avaliação da Aprendizagem - (40 horas)
A metodologia proposta será à distância, por meio do AVA - Ambiente Virtual de Aprendizagem vinculado à plataforma SAGAH. O curso conta com a presença de um Coordenador, cuja responsabilidade consiste no acompanhamento e na orientação sistemática aos alunos. O conteúdo a ser desenvolvido, organizar-se-á com cargas horárias próprias e atividades específicas, seguindo as UAs (Unidades de Aprendizagem) e os trilhos do conhecimento disponibilizados na plataforma SAGAH com suporte do sistema TOTVS e viabilidade no G Suíte – Classroom.
Fisioterapeutas e alunos de Fisioterapia que tenham interesse na temática do Envelhecimento Humano
40 horas.
Objetiva-se através da atividade proporcionar aos participantes conhecimentos básicos necessários para a avaliação global nos aspectos físico funcionais da população idosa, visto que existe a necessidade de conhecimento multifatorial e demandas específicas.
Investimento: R$ 58,00
Márcia Bairros de Castro
E-mail: mbairros@uricer.edu.br
Curso de Fisioterapia – URI Erechim
Avaliação da Aprendizagem (40 horas)
Unidade 1: 20244 - Anamnese e Exame Físico Geral - 5 horas
Unidade 2: 20252 - Avaliação do Sistema Neurológico- 5 horas
Unidade 3: 20256 - Avaliação de força muscular- 5 horas
Unidade 4: 23788 - Avaliação física para o idoso- 5 horas
Unidade 5: 25498 - Estabilometria e a Baropodometria - 5 horas
Unidade 6: 25499 - Avaliação cinemática da marcha - 5 horas
Unidade 7: 452 - Mobilidade e integridade das articulações - 5 horas
Unidade 8: 460 - Avaliação da postura estática e dinâmica - 5 horas
Professores, funcionários e esrudantes da URI Erechim.
• O presente projeto visa promover a melhora em um dos fatores que promovem a Qualidade de Vida dos funcionários, professores e acadêmicos da URI e da comunidade em geral, por meio de estratégias para estimular a prática regular de atividades físicas proporcionando, dessa forma, a diminuição dos fatores de risco preponderantes para o desenvolvimento de doenças crônicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Divulgar e motivar esta população para que façam parte do levantamento para elaborar Perfil Epidemiológico;
• Avaliar e prescrever atividades que levem em conta as individualidades biológicas;
• Iniciar o programa de atividade física orientada, estimulando a adesão e regularidade;
• Reavaliar periodicamente para mensurar os resultados, que servirão como indicativos do programa.
Local: Sala de Musculação e Sala de dança II
Sala 14.115-1 (Prédio 14, Câmpus I)
Horários: Tarde/Noite das 17h45min às 19h.
Investimento:
Atividade 5x por semana (alongamento, funcional e musculação)
Valor: R$ 100,00
Atividade 3x por semana (musculação)
Valor: R$ 80,00
Atividade 2x por semana (alongamento e funcional)
Valor: R$ 60,00
*Funcinários têm desconto especial!
Alessandra Dalla Rosa da Veiga
E-mail: aledalla@uri.com.br
ATIVIDADES OFERECIDAS
Serão oferecidos exercícios físicos de academia em geral:
▪ Musculação → É um tipo de exercício resistido, com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade controláveis;
▪ Treinamento Funcional→ É um método de condicionamento físico que visa desenvolver a resistência muscular localizada de um músculo ou grupamento muscular;
▪ Alongamento e Flexibilidade → Estas aulas tem como objetivo a manutenção da flexibilidade, relaxamento e alívio de algias comuns do dia a dia (alongamento) e aumento da amplitude articular (flexibilidade).
VAGAS E FUNCIONALIDADE
Na fase inicial da Etapa 2 as atividades serão desenvolvidas como segue a descrição abaixo:
Horários de Funcionamento
▪ Tarde/Noite: 17h45 às 18h45min
Obs.: o horário de funcionamento Tarde/Noite acontecerá até as 19h em razão do horário de início das aulas (19h15min) do Curso de Educação Física, o qual utiliza estes espaços para as aulas da graduação.
Locais de Funcionamento
▪ Sala de Musculação e Sala dança II-14.115-1
Capacidade de pessoas atendidas
▪ 25 pessoas p/hora na Sala de Musculação
▪ 25 pessoas p/hora na Sala de Dança II/14.115-1 (Treinamento Funcional e Alongamento/Flexibilidade);
▪ Totalizando 50 pessoas/dia atendidas por dia;
Percentual de faltas
O aluno terá que apresentar uma frequência mensal de, no mínimo, 75% das aulas. Esta condição acontecerá em função de uma possível lista de espera de participantes que queiram participar do projeto.
O curso de Habilitação em Laserterapia da URI-Erechim acontecerá em três módulos, divididos em aulas teóricas, laboratoriais e clínicas. Será utilizado como metodologia aulas expositivas e discussões de casos clínicos. As aulas práticas ocorrerão com aulas laboratoriais e atendimentos clínicos na clínica escola do curso de odontologia da URI-Erechim.
Graduados em Odontologia.
60 horas.
• Promover conhecimentos técnicos e teóricos sobre laserterapia de alta e baixa potência.
• Capacitar o cirurgião-dentista nas mais diversas áreas em laserterapia, complementando seus conhecimentos específicos;
• Assegurar a prática profissional de forma ampla e segura em todas as áreas da odontologia, respeitando o limite de atuação do campo profissional, conforme a resolução 082/2008, do Conselho Federal de Odontologia.
Período: Até 18 de março de 2024
Investimento: 3 parcelas de R$ 550,00
Caroline Pietroski Grando
e-mail: carolinepietroski@uricer.edu.br
- URI Erechim
- Curso de Odontologia
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Terapia Fotodinâmica Aplicada a Odontologia
Aplicações clínicas dos lasers em alta e baixa intensidade e leds nas diversas áreas da odontologia
Laserterapia na prática clínica
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Terapia Fotodinâmica Aplicada a Odontologia
Aplicações clínicas dos lasers em alta e baixa intensidade e leds nas diversas áreas da odontologia
Laserterapia na prática clínica
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Terapia Fotodinâmica Aplicada a Odontologia
Aplicações clínicas dos lasers em alta e baixa intensidade e leds nas diversas áreas da odontologia
Laserterapia na prática clínica
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Terapia Fotodinâmica Aplicada a Odontologia
Aplicações clínicas dos lasers em alta e baixa intensidade e leds nas diversas áreas da odontologia
Laserterapia na prática clínica
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Aspectos Físicos e Biológicos do Uso do Laser em Odontologia
Laserterapia na prática clínica
Mecanismos de Ação dos Lasers de alta e baixa potência
Diagnóstico Óptico e Segurança no Uso do Laser e Fontes de Luz
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Aspectos Físicos e Biológicos do Uso do Laser em Odontologia
Laserterapia na prática clínica
Mecanismos de Ação dos Lasers de alta e baixa potência
Diagnóstico Óptico e Segurança no Uso do Laser e Fontes de Luz
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Aspectos Físicos e Biológicos do Uso do Laser em Odontologia
Laserterapia na prática clínica
Mecanismos de Ação dos Lasers de alta e baixa potência
Diagnóstico Óptico e Segurança no Uso do Laser e Fontes de Luz
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Aspectos Físicos e Biológicos do Uso do Laser em Odontologia
Laserterapia na prática clínica
Mecanismos de Ação dos Lasers de alta e baixa potência
Diagnóstico Óptico e Segurança no Uso do Laser e Fontes de Luz
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Laserterapia na prática clínica
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Laserterapia na prática clínica
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Laserterapia na prática clínica
Local: URICEPP
Data:
Início:
Término:
Observações:
Estabelecendo Protocolos na Fotobiomodulação
Laserterapia na prática clínica
Crianças de 5 a 9 anos.
1 hora/aula
• Oportunizar o ensino da natação a crianças de 5 a 9 anos;
• Maximizar a utilização da piscina em horários que a mesma não está sendo utilizada;
• Fomentar os Cursos de Educação Física, através de subsídios gerados pelo projeto;
• Abrir campo de estágio para os acadêmicos e futuros locais de trabalho para profissionais de Educação Física.
• Disponibilizar um banco de dados para futuros projetos de pesquisa dentro da área da Natação.
• Promover as ações ligadas ao tripé acadêmico do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
Local: CER Atlântico
Quintas-feiras das 9h Às 9h45min
Mensalidade: R$ 140,00
Alessandra Dalla Rosa da Veiga
Curso de Educação Física da URI Erechim.
Crianças de 3 a 5 anos.
1 hora/aula
• Oportunizar o ensino da natação a crianças de 8 a 10 anos;
• Maximizar a utilização da piscina em horários que a mesma não está sendo utilizada;
• Fomentar os Cursos de Educação Física, através de subsídios gerados pelo projeto;
• Abrir campo de estágio para os acadêmicos e futuros locais de trabalho para profissionais de Educação Física.
• Disponibilizar um banco de dados para futuros projetos de pesquisa dentro da área da Natação.
• Promover as ações ligadas ao tripé acadêmico do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
CER Atlântico
Quintas-feiras das 11h às 11h30min
Mensalidade: R$ 350,00 - Pareclado em 3x de R$ 116,67.
Valores referentes às aulas de outubro, novembro e dezembro.
Alessandra Dalla Rosa da Veiga
Curso de Educação Física da URI Erechim.
Comunidade em geral.
1 hora/aula
• Maximizar a utilização da piscina em horários que a mesma não está sendo utilizada;
• Fomentar os Cursos de Educação Física, através de subsídios gerados pelo projeto;
• Abrir campo de estágio para os acadêmicos e futuros locais de trabalho para profissionais de Educação Física.
• Disponibilizar um banco de dados para futuros projetos de pesquisa dentro da área da Natação.
• Promover as ações ligadas ao tripé acadêmico do Ensino, da Pesquisa e da Extensão.
Local: CER Atlântico
Quintas-feiras às 8h
Mensalidade: R$ 140,00
Alessandra Dalla Rosa da Veiga
Curso de Educação Física da URI Erechim.
• Acadêmicos, professores e funcionários da URI Erechim;
• Alunos, professores e funcionários da Escola de Educação Básica da URI Erechim
2 horas.
Abordar as temáticas:
• Educação Olímpica e os Valores Olímpico: Respeito, Amizade e Excelência;
• Como preservar a integridade do esporte;
• A contribuição do esporte para a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas;
• A luta contra a corrupção no esporte;
• O futuro do esporte;
• O uso do esporte para promover o empoderamento dos jovens
Período: Até 01 de dezembro de 2023.
Evento Gratuito.
Prof. José Luis Dalla Costa
• URI Erechim
• Departamento de Ciências da Saúde
Local: Sala de Práticas Pedagógicas - Sala 14.115-4 - Prédio 14
Palestrante: José Luis “Nino” Dalla Costa, Larissa Tressi e Pedro Henrique Baidek
Data:
Início:
Término:
O Departamento de Linguística, Letras e Artes da URI aplica e avalia exames de proficiência em Línguas Estrangeiras - Inglês e Espanhol, para Cursos de Pós-graduação (stricto sensu), cabendo a cada curso determinar a(s) línguas(s) em que seus alunos deverão demonstrar conhecimento.
Acadêmicos dos Cursos de Pós-graduação stricto sensu.
• Avaliar a capacidade de leitura, compreensão textual e tradução de Línguas Estrangeiras: Língua Inglesa e Língua Espanhola, com vistas ao bom cumprimento das atividades de aprendizagem e pesquisa no âmbito dos cursos de Mestrado e/ou Doutorado, em conformidade com a Resolução nº 11/69 do Conselho Federal de Educação e com a Resolução 2344/CUN/2017.
• Fornecer aos Programas de Pós-Graduação informação acerca do desempenho dos alunos que se submetem à prova, sobre o desempenho em leitura, compreensão e tradução de aspectos relativos às Línguas Estrangeiras, por meio de Declaração de Proficiência.
Período: 09 a 23 de outubro de 2023
Data da Prova: 17 de novembro de 2023 (sexta-feira)
Taxa de Inscrição:
Alunos da URI | R$ 111,00
Professores e Funcionários | R$ 200,00
Demais interessados | R$ 444,00
Prof. Paulo Antonio Molossi
- Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
- URI Erechim
- Departamento de Linguística, Letras e Artes
RESULTADO DO EXAME
Acesse o Resultado do exame do dia 07 de julho de 2023.
Acesse o Resultado do exame do dia 15 de setembro de 2023.
Acesse o Resultado do exame do dia 17 de novembro de 2023.
REGULAMENTO
Acesse o Regulamento do Exame de Proficiência em Línguas Estrangeiras para Cursos de Pós-Graduação stricto sensu.
CALENDÁRIO DE PROVAS:
Inscrições | Data da prova |
05 a 19 de junho de 2023 | 07 de julho de 2023 |
07 a 21 de agosto de 2023 | 15 de setembro de 2023 |
09 a 23 de outubro de 2023 | 17 de novembro de 2023 |
Local: Sala 4.400 (Prédio 4)
Ministrante: Prof. Paulo Antonio Molossi
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 4.400 (Prédio 4)
Ministrante: Prof. Paulo Antonio Molossi
Data:
Início:
Término:
"Questões de Gênero: Diversidade e Tolerância” é um curso de extensão de 15 horas, que tem como objetivo discutir sobre as questões de gênero e favorecendo a compreensão da diversidade e fomentando a tolerância. O participante do curso, por meio de um percurso formativo 100% EAD, será guiado para um estudo inicial sobre a diversidade e a tolerância a fim de refletir sobre as questões de gênero e a promoção de igualdade de gênero e orientação sexual.
Pessoas interessadas na temática, Profissionais de diferentes áreas do conhecimento e comunidade em geral.
15 horas
Refletir sobre as questões de gênero favorecendo a compreensão da diversidade e fomentando a tolerância.
• Inscrições e matrículas on-line
• Início do curso imediato, logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Investimento: R$ 34,90
Prof. Felipe Biasus
Contato: relacionamento@uricer.edu.br
- Curso de Psicologia
- URI Erechim
Programação:
• Diversidade e Tolerância (Código UA – 19872)
• Promoção da Igualdade de Gênero e de Orientação Sexual (Código UA – 19873)
• Questões de Gênero (Código UA – 19572)
Acesso:
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição com login e senha, acessar portais + aprenda mais + meus cursos.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade.
Certificação:
A certificação do Curso acontecerá de forma eletrônica no link: https://www.uricer.edu.br/evento/, quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de expedição de até 60 dias após o término das aulas.O prazo para término do curso é 90 dias após o primeiro acesso na plataforma Sagah. Após esse período, a inscrição será cancelada automaticamente.
“Psicodiagnóstico: conhecendo o processo” é um curso de extensão de 25 horas, que tem como objetivo diferenciar o psicodiagnóstico da avaliação psicológica e identificar as etapas e objetivos do psicodiagnóstico. É destinado, principalmente, para estudantes do Curso de Psicologia.
Pessoas interessadas na temática, Profissionais de diferentes áreas do conhecimento e comunidade em geral.
25 horas
Diferenciar o psicodiagnóstico da avaliação psicológica e identificar as etapas e objetivos do psicodiagnóstico.
• Inscrições e matrículas on-line
• Início do curso imediato, logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Investimento: R$ 43,90
Profa. Fernanda Grendene
Contato: relacionamento@uricer.edu.br
- URI Erechim
- Curso de Psicologia
Programação:
• Psicodiagnóstico e Avaliação Psicológica (Código UA – 53227)
• Principais aspectos da entrevista e das abordagens teóricas no psicodiagnóstico (Código UA – 53228)
• Anamnese e Avaliação da Alteração das Funções Mentais e das Emoções (Código UA – 53229)
• Integração dos Dados e Diagnóstico Diferencial (Código UA - 53231)
• Devolução do Psicodiagnóstico e Elaboração de Documentos ( Código UA – 53232)
Acesso:
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição com login e senha, acessar portais + aprenda mais + meus cursos.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade.
Certificação:
A certificação do Curso acontecerá de forma eletrônica no link: https://www.uricer.edu.br/evento/, quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de expedição de até 60 dias após o término das aulas.O prazo para término do curso é 90 dias após o primeiro acesso na plataforma Sagah. Após esse período, a inscrição será cancelada automaticamente.
“Refletindo sobre o autismo e a Aprendizagem” é um curso de extensão de 30 horas, que tem como objetivo favorecer a reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista e sua interface com a aprendizagem e a educação. O participante do curso, por meio de um percurso formativo 100% EAD, será guiado para um estudo inicial sobre o desenvolvimento humano na infância, adolescência e vida adulta. Na sequência poderá compreender as definições do TEA, suas implicações para a aprendizagem, bem como as potencializações da aprendizagem, com ênfase à construção da linguagem em sujeitos autistas.
Profissionais das áreas da educação e saúde.
15 horas
Favorecer a reflexão sobre o Transtorno do Espectro Autista e sua interface com a aprendizagem.
• Inscrições e matrículas on-line
• Início do curso imediato, logo após o preenchimento correto do formulário de inscrição e pagamento.
• Investimento: R$ 47,50
Prof. Felipe Biasus
Contato: relacionamento@uricer.edu.br
- URI Erechim
- Curso de Psicologia
Programação:
• Desenvolvimento Humano: Infância, Adolescência e Idade Adulta (Código UA – 1253)
• Definição de Transtornos Globais do Desenvolvimento (Código UA – 12221)
• Transtorno do Espectro Autista (Código UA – 17506)
• TGD e Implicações para Aprendizagem (Código UA – 12220)
• Construção da Linguagem em Sujeitos com Transtorno do Espectro Autista (Código UA – 10239)
• TGD e Potencialização da Aprendizagem (Código UA 12219)
Acesso:
• Para acessar as atividades do curso, após receber o e-mail de confirmação de inscrição com login e senha, acessar portais + aprenda mais + meus cursos.
• Este curso está estruturado para ser desenvolvido em ambiente virtual de aprendizagem, 100% on-line. Todo o percurso será desenvolvido na Plataforma Sagah. O curso se desenvolve em unidades de aprendizagem com 5 horas de materiais para estudo.
O Acompanhamento do curso será feito pelo Coordenador, porém não haverá nenhum tipo de interatividade.
Certificação:
A certificação do Curso acontecerá de forma eletrônica no link: https://www.uricer.edu.br/evento/, quando o aluno percorrer 100% das unidades de aprendizagens, com prazo de expedição de até 60 dias após o término das aulas.O prazo para término do curso é 90 dias após o primeiro acesso na plataforma Sagah. Após esse período, a inscrição será cancelada automaticamente.
Local: Hidrelétrica de Itaipu
Data:
Início:
Término:
Local: Ciudad del Este
Data:
Início:
Término:
Local: Parque nacional do Iguaçu
Data:
Início:
Término:
O evento busca oportunizar a qualificação pública e a socialização dos temas de estudo, bem como computar horas em atividades complementares aos alunos ouvintes. Compreende-se, desse modo, o fortalecimento da tríade universitária, ensino-pesquisa-extensão.
Acadêmicos do 6º semestre do curso de Medicina, matriculados em Pesquisa Científica em Medicina.
56 horas
- Incentivar o desenvolvimento de pesquisas científicas na área da saúde;
- Fomentar a produção científica em medicina, bem como o espírito e a atualização científica permanente, necessária para a formação do médico;
- Institucionalizar, por meio de ato legal, as ações de pesquisa oriundas em projetos de TCC, desenvolvidos no curso de medicina;
- Socializar as propostas de pesquisa realizadas na disciplina de Pesquisa Científica em Medicina.
Período:
Até 18 de outubro de 2023
Inscrição gratuita.
Público-alvo
Acadêmicos do 6º semestre do curso de Medicina, matriculados em Pesquisa Científica em Medicina.
Profa. Mariele Zawierucka Bressan
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Nathalia Demarco KielekOrientador: Elisabete M Zanin
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Gustavo Menegas LiebgottOrientador: Jean Zanardo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Diego Barbosa SucolottiOrientador: Paulo Dall Agnol
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Júlia ZaninOrientador: Simone Tuchtenagen
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Julia Bianchi PértilleOrientador: Simone Tuchtenagen
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Marina Oppermann SchneiderOrientador: Simone Tuchtenagen
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Nathana MüllerOrientador: Juliano Sartori
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Andressa Nicole SaconOrientador: Juliano Sartori
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Enzo Werlang BonassiOrientador: Juliano Sartori
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Debora Bauels AdamesOrientador: Itamar Gonçalves
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Iris VenancioOrientador: Arnaldo Nogaro
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Eduarda LorenziOrientador: Lázaro Jacobina
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Yasmin Benetti MartelloOrientador: Isadora Bigolin
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Tadeu Antosz SieslevskiOrientador: Paulo Dall’Agnol
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Emili Vitória DanielOrientador: Joel Serafini
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Rafaella CarlexoOrientador: Árien Oldoni
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Rafael V. PatzerOrientador: Árien Oldoni
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Ana Carolina SantinOrientador: Itamar Gonçalves
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: João Eduardo Ochial StankiewiczOrientador: Juliano Sartori
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: João Arthur DannebrockOrientador: Juliano Sartori
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Raphaela Jarré de MelloOrientador: Itamar Gonçalves
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Luana Simionato MartinsOrientador: Arnaldo Nogaro
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Gabriel Lazzarotto SpenglerOrientador: Helissara Diefenthaeler
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Laura Skomra PezzinOrientador: Juliane Sauter Dalbem
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Lucas Blazejuk ImlauOrientador: Márcio Correa Silveira
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Flávia Cesca AntonioliOrientador: Márcio Correa Silveira
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Poliana Zago PerondiOrientador: Márcio Correa Silveira
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Isadora Rosa SoaresOrientador: Fábio Paiz
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Caroline Hoelscher FontanaOrientador: Fábio Paiz
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Vítor Gabriel MeninOrientador: José Felipe G. Juchem
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Carla Maria Frosi CervoOrientador: Mariusca Rachevski
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Larissa Ellen AgostiniOrientador: Mariusca Rachevski
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Marcella Culau VieiraOrientador: Alexandra Nava Brezolin
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Daniel Mews DeifeldOrientador: Alessandra Giollo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Mariah Maestri ZepkaOrientador: Alessandra Giollo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Maria Luíza Remonti LodiOrientador: Juliano Sartori
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Julia Tolfo SoaresOrientador: Helissara Diefenthaeler
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Fernanda DevensOrientador: Jaqueline B Graeff
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Júlia Dalla VecchiaOrientador: Jaqueline B Graeff
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Gabriela Elis Dalla CostaOrientador: Rejane Stroher
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Carina Viviane PiovesanOrientador: Rejane Stroher
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Benjamin SauerOrientador: Monique Fardo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Jorgiana Luíza Copini MazzettiOrientador: André Hsu
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Maria Luiza Moratelli CunhaOrientador: Lázaro Jacobina
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Lucas Gaspareto MorescoOrientador: Ângelo Stroher
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Amanda LuiSa HofmannOrientador: Alessandra Giollo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Caroline FaitãoOrientador: Alessandra Giollo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Bárbara Cristina GabrieleOrientador: Fernanda Dal Maso Camera
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Vitória Provin FiaccadoriOrientador: Fernanda Dal Maso Camera
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Diandro AmaralOrientador: Fernanda Dal Maso Camera
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Lays Messias de MoraisOrientador: Simone Tuchtenagen
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Rodrigo Noscoski de OliveiraOrientador: Simone Tuchtenagen
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Debora Alves PereiraOrientador: Silvane Roman
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Mariana Priscila Valmobida FrisonOrientador: Itamar Gonçalves
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Mariana da Conceição GiulianiOrientador: Mariana A Mari
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro (Prédio 3)
Ministrante: Acadêmico: Manoela Cunha Nicoletti JuchemOrientador: Mariana A Mari
Data:
Início:
Término:
Funcionários técnico-administrativos, professores, estagiários, menores aprendizes.
8 horas
● Refletir sobre a qualidade da comunicação entre os colaboradores da Instituição;
● Buscar aprimorar os relacionamentos interpessoais;
● Refletir sobre as suas necessidades e às dos outros;
● Avaliar o que fala e como fala;
● Conversar e refletir sobre a CNV ( Comunicação Não Violenta).
Até 05 de novemvro de 2023
Evento Gratuito
Vagas limitadas (20)
Vera Lúcia Anzolin
Paola dos Santos De Ré
- URI Erechim
- RH / SPTO
Local: Sala 3.16 (Prédio 3)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 3.16 (Prédio 3)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 3.16 (Prédio 3)
Data:
Início:
Término:
Local: Sala 3.16 (Prédio 3)
Data:
Início:
Término:
Local: Câmpus II
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Ana Carolina Rigo
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Júlia Lemos Basso
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Karoline Keiko Takahashi
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Bernardo Matos Longo Serraglio
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Alana Zanatta
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Lurdes Caroline
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Mylene Zotti
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Augusta Nicking Desordi
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Gustavo Freitas
Data:
Início:
Término:
Local: Anfiteatro - Prédio 3 - Câmpus I
Palestrante: Fabieli Medeiros
Data:
Início:
Término:
Local: Auditório - Prédio 6 - Câmpus II
Data:
Início:
Término:
Local: Prédio 8 - Câmpus II
Data:
Início:
Término: