Escola Básica

Terceirão da Escola prepara-se para viagem de estudos à serra gaúcha | | URI Câmpus de Erechim

Terceirão da Escola prepara-se para viagem de estudos à serra gaúcha

09/08/2024 - 122 exibições

Na tarde de terça-feira, 06, alunos do Terceirão do Ensino Médio da Escola da URI deslocaram-se ao Campus II da Universidade, acompanhados do professor de Biologia, Alan José Bresolin, e da psicopedagoga Rejane Carbonari Paludo, para estudo dirigido in loco acerca da sistemática, morfologia e ecologia das gimnospermas, plantas conhecidas popularmente como coníferas. As gimnospermas, como a própria etimologia do nome sugere (gymnos = nua; sperma = semente), são plantas que possuem semente mas não possuem fruto e seu exemplo mais conhecido é a araucária ou pinheiro brasileiro... e sua semente, o pinhão. Neste grupo vegetal também encontramos as espécies de pinheiros em geral, ciprestes, cicas, sequóias, dentre outros.

Sendo assim, os alunos puderam observar remanescentes naturais da Floresta Ombrófila Mista (Mata com Araucárias - nativa), pequenas porções de plantio de Pinus sp. (pinheiro americano - exótica) e as especificidades ecológicas, morfológicas, reprodutivas, fisiológicas, socioeconômicas e inclusive as bases legais que permeiam o cultivo e/ou conservação de cada uma delas.

Como atividade interdisciplinar preparatória à viagem de estudo do Terceirão/2024 (de 20 a 23/08 em Cambará do Sul, Gramado, Canela e Três Coroas), na tarde de estudo dirigido também foram feitas filmagens para produção de mini documentários científicos e as medições da circunferência de pinheiros americanos para cálculo de cubagem de madeira.

Esta é uma etapa, realizada juntamente com a Matemática, ministrada pela Professora Lisane Severo, e Educação Física, sob a responsabilidade do Professor Bruno Faleiro, que também dá início ao trabalho avaliativo de culminância da viagem.