Institucional | Acessibilidade | Núcleo de Acessibilidade | URI Câmpus de Erechim

Núcleo de Acessibilidade (Portaria Nº 2293 de 25 de maio de 2017)

O Núcleo de Acessibilidade oferece Atendimento Educacional Especializado (AEE) dirigido aos estudantes da URI Erechim como forma de apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns, constituindo-se como parte diversificada do currículo dos estudantes da Educação Especial e garantindo o acesso e a permanência – no Ensino Superior da Instituição – de estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação.

Preocupada com o atendimento de qualidade, a URI Erechim compreende a acessibilidade em seu amplo espectro – o que contempla a acessibilidade atitudinal, arquitetônica, digital, nas comunicações, pedagógica, em transportes, entre outras. Isso pressupõe medidas que ultrapassem o campo arquitetônico, contemplando também a legislação, o currículo, as práticas avaliativas e metodológicas.

A URI Erechim assume o compromisso de materializar os princípios da inclusão educacional para além de condições de acesso à instituição, garantindo condições plenas de participação e de aprendizagem de todos seus estudantes.

Em relação à legislação, destacam-se as Diretrizes da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008), as quais orientam que no ensino superior a educação especial deverá se efetivar por meio de ações que promovam o acesso, a permanência e a plena participação de todos os estudantes.


Representantes

Profa. Andréa Denise Ceni
Prof. Antônio Augusto Iponema Costa
Profa. Jacqueline Raquel Bianchi Enricone


Público-Alvo

O público-alvo a ser atendido pelo Núcleo de Acessibilidade é constituído por estudantes com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação do ensino superior da Instituição.


Objetivos

O Núcleo de Acessibilidade tem como principal objetivo a eliminação de barreiras atitudinais, arquitetônicas, digitais, de comunicação e de informação que restringem a participação e o desenvolvimento acadêmico e social de estudantes com deficiência, bem como apontar condições necessárias para garantir o acesso e a permanência do estudante com deficiência, transtorno do espectro autista (TEA) e altas habilidades/superdotação no ensino superior da Instituição.


Atendimento

O Núcleo de Acessibilidade está localizado no Câmpus I, Prédio 3, Sala 3.11 e no Câmpus II, Prédio 1, Sala 1.101, onde se encontra à disposição professora de AEE.
Atendimentos podem ser agendados.


Contato

Fone: (54) 3520-9000 ramal 9215 (Câmpus I)
Fone: (54) 3520-9000 ramal 9410 (Câmpus II)